BTT ROCKRIDER RACE 900 TE

REF: 8649304

Bicicleta BTT Rockrider Feel 700 LT

2024

Precisas de ajuda para a manutenção ou reparação da tua BTT FEEL 700 LT? Encontra todos os nossos conselhos de preparação para desfrutares totalmente da tua BTT.

Primeira utilização

RODAGEM DOS TRAVÕES

Quando a tua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase. Uma travagem intensa e contínua (por exemplo numa descida), com travões que nunca foram usados, pode levar ao sobreaquecimento e à "vidragem" das pastilhas.

Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faças a rodagem aos teus travões. A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Em cada travagem, utilizando um único travão para reduzir a velocidade da bicicleta, deverás passar de cerca de 25 km/h para 5 km/h sem bloquear a roda. Repete com o outro travão.

Se vires uma fina camada brilhante na parte de cima das tuas pastilhas de travão, provavelmente significa que estão vidradas. Para evitares teres de as deitar fora, podes resolvê-lo lixando-as ligeiramente com uma lixa relativamente fina (P120). Lembra-te de usar luvas e máscaras quando lixares as tuas pastilhas de travão. Depois volta a montá-las e a fazer a rodagem.

DETERMINAR A PRESSÃO DOS PNEUS COM CÂMARA DE AR

Numa configuração normal, a pressão mínima e máxima de um pneu com câmara de ar é exibida na lateral do pneu.

No entanto, lembra-te que a pressão dos pneus é personalizável e irá depender do teu peso, do teu terreno de prática e das tuas preferências.
Deves encontrar a relação correta entre eficiência de pedalagem (pressão elevada) e conforto/aderência (pressão baixa).

Para o conseguires, faz o seguinte:
Encontra um pequeno percurso (5-10 minutos) que passe pelo máximo de tipos de terreno possível (lama, terreno acidentado, raízes, calçada, etc.). Enche os pneus à pressão máxima recomendada e dá uma volta. Se o pneu estiver demasiado rijo e não te sentires suficientemente confortável, ou se te sentires a perder a aderência nos cantos, baixa a pressão. Repete até encontrares a pressão de pneu certa.

Assegura-te de que não desces abaixo da pressão mínima recomendada ou corres o risco de ter furos por trilhamento.
Um pneu corretamente enchido é essencial para o teu desporto. Como tal, lembra-te de verificar a pressão dos pneus frequentemente.

BUZINA HUTCHINSON
DETERMINAR A PRESSÃO DOS PNEUS TUBELESS

O tubeless é uma boa forma de beneficiar plenamente do trabalho do pneu. A pressão é mais baixa (cerca de meio bar) do que num pneu com câmara de ar. Como está menos cheia, a "carcaça" do pneu vai poder entrar em contacto com o solo. E tudo isto sem ser impedido pela câmara de ar.

Na montagem tubeless, o objetivo é reduzir a pressão para beneficiar totalmente do trabalho do pneu sem que a jante toque no solo ao ultrapassar um obstáculo.

Se as tuas jantes forem em carbono, tem cuidado para não ultrapassar a pressão de 2,5 bares em tubeless porque podem ficar danificadas.

Um pneu com um enchimento correto é um elemento essencial no ciclismo. Como tal, lembra-te de verificar a pressão dos pneus frequentemente.

BUZINA HUTCHINSON
PASSAR PARA RODAS TUBELESS

Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, melhorar a adesão e o conforto, podes passar as rodas da BTT para Tubeless.

As rodas e pneus desta BTT são Tubeless Ready, ou seja, o fundo de jante estanque está já colocado e o pneu é compatível com tubeless. Apenas precisas de um par de válvulas tubeless Presta e líquido preventivo (antifuros). Não te esqueças de levar luvas e óculos para proteção em caso de rebentamento.

Para passar as rodas para Tubeless, segue as seguintes etapas:

1. Desmonta a roda
2. Retira o pneu e a câmara de ar da jante
3. Verifica se o fundo de jante está bem colado e não apresenta bolhas ou cortes
4. Insere uma válvula tubeless Presta pelo interior (no orifício da jante )
5. Acrescenta 90 ml de líquido preventivo (antifuros)
6. Monta o pneu de origem específico tubeless
7. Enche bem a roda para que o pneu fique bem encaixado na jante. Atenção: não excedas nunca os 2,5 bares de pressão para não danificares as jantes de carbono.

Se a operação te parecer demasiado delicada, dirige-te ao serviço pós-venda Decathlon mais próximo para que o façam por ti.

DETERMINAR OS AJUSTES CORRETOS PARA A SUSPENSÃO DIANTEIRA

O ajuste da suspensão dianteira ROCKSHOX deve ser personalizado em função do teu estilo de condução, do terreno e do teu gosto pessoal, mas também, e sobretudo, em função do teu peso.

Para saber a pressão e o ressalto recomendados para a tua suspensão dianteira, clica na hiperligação seguinte. Ser-te-á pedido que introduzas o teu peso equipado (com capacete, calçado e acessórios) e o modelo da tua bicicleta: uma BTT.

A aplicação irá então calcular a pressão recomendada (em psi) e o ressalto em número de cliques a partir de uma posição totalmente apertada (no sentido dos ponteiros do relógio).

A pressão determina o que é conhecido como sag, que é a percentagem em que a suspensão desce no seu curso quando sobes para ela e tiras os pés do chão. Numa BTT de suspensão integral, para uma prática mais macia ou para maior conforto, queres um sag elevado (entre 30 % e 35 %). Para uma prática mais competitiva, irás preferir que seja mais firme (entre 25 % e 30 %).

O ressalto determina a velocidade com que a suspensão regressa à sua posição original após amortecer um impacto. Recomendamos ajustar o ressalto com base no teu nível de aptidão física e capacidades de condução. O regulador de ressalto pode ser encontrado por baixo da bainha direita da suspensão dianteira.

Agora que determinaste os ajustes recomendados para a tua suspensão dianteira, confere o nosso artigo sobre "AJUSTAR O SAG DA SUSPENSÃO DIANTEIRA".

AJUSTAR A SUSPENSÃO DIANTEIRA
AJUSTAR O SAG DA SUSPENSÃO DIANTEIRA

Depois de teres determinado os ajustes corretos da tua suspensão dianteira, irás precisar de um par de mãos extra e de uma bomba de alta pressão desenhada para sistemas de suspensão.

Confere este vídeo para aprenderes a ajustar o sag da tua suspensão dianteira.

Nota: A tampa da válvula existe para a proteger do pó. Não tem influência na retenção da pressão. Logo, não vale a pena apertá-la demasiado!

AJUSTAR O SAG DO TEU AMORTECEDOR

Para que a BTT se comporte de forma previsível, o afundamento (sag) da suspensão deve estar correlacionada com o afundamento do amortecedor. O processo é quase idêntico ao da suspensão dianteira:

Depois de determinar os ajustes corretos, terás de te fazer acompanhar por uma pessoa e de ter à mão uma bomba de alta pressão para suspensão e uma régua ou fita métrica.

Primeiro, enche a suspensão de acordo com os valores recomendados no amortecedor. Pede a alguém que segure a BTT para poderes subir para a bicicleta. Uma vez sentado na bicicleta, mede até onde o amortecedor afunda. Diminui a pressão da suspensão para aumentar o afundamento e aumenta-a para reduzir o afundamento.

Como para a suspensão dianteira, para uma prática mais macia e confortável, queres um afundamento elevado (entre 30 % e 35 %). Para uma prática mais competitiva, irás preferir que seja mais firme (entre 25 % e 30 %).

Nota: A tampa da válvula existe para a proteger do pó. Não tem influência na retenção da pressão. Logo, não vale a pena apertá-la demasiado!

Primeira utilização

FAZER A MANUTENÇÃO DA BTT

A manutenção da tua BTT é fundamental para aumentar a durabilidade dos componentes e te fornecer ainda mais prazer na prática do teu desporto. Além do aspeto estético de ter uma bicicleta limpa, uma manutenção descuidada pode provocar alguns problemas que podem causar acidentes: cabos gripados, ferrugem, desgaste prematuro.

Uma boa manutenção é benéfica para a tua prática desportiva. Os teus componentes irão durar mais tempo e o impacto ambiental da bicicleta será menor.

Nas primeiras utilizações da bicicleta, é normal que algumas peças se desloquem ligeiramente. Não te esqueças de verificar regularmente os apertos.

COMO LIMPAR A BTT

Para limpar a bicicleta, precisas de um detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.

Passa a bicicleta por água antes de aplicar o detergente de bicicleta. Depois, utiliza a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente. É importante deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.
Essa operação deve ser feita a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.
Finalmente, seca a bicicleta com um pano seco, limpo e suave.

Não faças lavagem a alta pressão, uma vez que a água poderá entrar nos rolamentos esféricos e danificar de forma permanente a BTT.

MUDAR AS PASTILHAS DOS TRAVÕES

Para efetuar esta substituição, precisas de: pastilhas de travão, chave de fendas plana e uma chave sextavada.

Em primeiro lugar, deves desmontar a roda. Utiliza depois uma chave de fendas grande de modo a afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na sua posição inicial.

Retira então a cavilha e desenrosca o parafuso que mantém as pastilhas, e remove as pastilhas do seu compartimento. Prepara as novas colocando a mola de retorno entre elas.

Insere as novas pastilhas na pinça de travão e conclui a operação colocando de novo o parafuso e a cavilha. 

Podes voltar a montar a roda e bombear os travões uma dezena de vezes para aproximar as pastilhas. Por fim, faz uma inspeção visual para verificar se as pastilhas estão bem colocadas e não encostam no disco. Lembra-te de fazer a rodagem das pastilhas novas.

Ajustar a pinça de travão

Para esta operação, vais precisar de uma chave sextavada de 5 mm.

Desenrosca a pinça de travão e aciona a manete de travão. É importante manter a manete de travão acionada antes de voltares a enroscar a pinça com 9,5 Nm.

Em seguida, realiza uma inspeção visual para verificar se o disco e as pastilhas ainda estão em contacto.

AJUSTAR A PINÇA DO TRAVÃO DE DISCO MECÂNICO

PURGAR O SISTEMA DE TRAVAGEM

Se a manete de travão perder rigidez e/ou vier tocar no guiador antes de travar, é necessário purgar o sistema de travagem. Para manter uma travagem ideal, recomendamos a purga dos travões uma vez por ano. 

Dirige-te a um dos serviços pós-venda DECATHLON para que isso seja feito por um dos nossos técnicos.

MANUTENÇÃO DA SUSPENSÃO DIANTEIRA

A suspensão dianteira é um dos componentes mais solicitados de uma BTT e deve ser mantida com rigor para garantir um certo conforto e uma total segurança em terrenos técnicos. Assim, recomendamos que cuides dela com regularidade.

São necessárias diversas operações de manutenção para prolongar ao máximo a vida da suspensão dianteira:

Após cada saída, limpa a sujidade dos êmbolos e das juntas tapa pó. Isto vai permitir minimizar o risco de que a sujidade penetre na bainha. Podes também juntar lubrificante PTFE para evitar que as juntas sequem. No entanto, limpa o excesso para evitar a acumulação de poeira.

As duas manutenções seguintes são mais complexas uma vez que é necessário desmontar a suspensão dianteira. Se não te sentes confiante ou se não dispões das ferramentas adequadas, podes levar a tua BTT a um dos nossos serviços pós-venda Decathlon e os nossos técnicos terão todo o prazer em ajudar. Se a desejas fazer pessoalmente, podes consultar as instruções da suspensão dianteira no fundo da página, na secção MANUAL DE UTILIZADOR.

Após 50 h de prática, podes efetuar uma manutenção básica: a mudança do óleo de lubrificação, das espumas e das juntas de fricção. Podes obter ajuda com o vídeo SRAM TECH.

Após 200 h de prática, deves efetuar a manutenção completa da suspensão dianteira. Isto implica substituir todas as juntas, o óleo de lubrificação e o óleo contido no amortecedor.

VERIFICAR O DESGASTE DA CORRENTE

Uma corrente desgastada provoca uma má engrenagem das mudanças e um desgaste prematuro da cassete e do prato.

Podes verificar o desgaste da corrente graças ao indicador de desgaste. Basta colocar a ranhura do indicador entre dois elos da corrente e deixar cair o outro lado em cima da corrente. Se ele afundar totalmente entre dois elos, significa que a corrente está desgastada e que é importante mudá-la depressa para não estragar a cassete e o prato.

Para as cassetes de 11 ou 12 velocidades, recomendamos que mudes a corrente a partir de um desgaste de 50 %. Além dos 75 %, deverás mudar a corrente, a cassete E o prato. Por isso, é preferível mudar regularmente a corrente: isto evita teres de substituir toda a transmissão.

INDICADOR DE DESGASTE DA CORRENTE

A BTT é uma prática desportiva exigente em que o ambiente por vezes hostil pode provocar levar a que as coisas se partam.
Mesmo com uma manutenção irrepreensível, é comum que alguns componentes possam deteriorar-se.

A maioria das reparações de bicicletas é relativamente fácil. Vamos ajudar a executá-las.
No entanto, se não te sentires à vontade ou se não tiveres as ferramentas certas, dirige-te a um serviço pós-venda Decathlon onde os nossos técnicos terão todo o gosto em reparar a tua bicicleta.

Para reparar a tua BTT, resolver um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, deves equipar-te adequadamente.
Algumas ferramentas são específicas para componentes de bicicleta (chicote de corrente, extrator de cassetes, etc.) e outras são mais comuns (chaves sextavadas, alicates, etc.).
Eis uma seleção de produtos que poderão vir em teu auxílio durante a manutenção e a reparação da tua BTT.

SUBSTITUIR OS CABOS E BICHAS DA TRANSMISSÃO

Se a tua bicicleta tem uma transmissão mecânica, vais precisar de substituir os cabos e as bichas para garantir o seu bom funcionamento.

Se as mudanças engrenarem mal e o manípulo das mudanças não responder corretamente, é possível que o cabo e as bainhas estejam gripados..

Neste caso, é necessário substituí-los para que as mudanças voltem a engrenar corretamente. Isto pode ser feito por um dos nossos técnicos do serviço pós-venda numa loja Decathlon, ou podes fazê-lo tu mesmo seguindo este vídeo tutorial. Ao contrário da bicicleta mostrada neste vídeo, a tua BTT tem cablagem interna (passa por dentro do quadro), o que torna esta operação um pouco mais delicada. Podes colocar uma guia antes de retirar o cabo antigo para passar o cabo novo pelo quadro, ou usar um pequeno íman para o fazer. Lembra-te de montar sempre o cabo do manípulo em direção ao desviador porque isso pode facilitar a passagem interna.

Nota: Se utilizas regularmente a tua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lavas regularmente a tua BTT com água abundante, deverás substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

Rockrider Race 900

REPARAR UM FURO NA CÂMARA DE AR

Para reparar um furo, precisas de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de reparação de câmara de ar.

Coloca um pouco de pressão na câmara de ar. Para reparar um furo, podes colocar a câmara de ar na água, ou passá-la frente aos lábios para sentires o ar escapar e localizares o furo.

Após teres localizado o furo, seca a câmara de ar com um pano e passa à fase de raspagem com a lixa fornecida no conjunto de reparação. Esta última permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola.

Coloca a cola generosamente à volta do furo e espera 3 a 5 minutos.

Por fim, coloca o remendo no furo e pressiona-o durante alguns minutos.

Já podes recolocar a câmara de ar no pneu.

BTT ROCKRIDER XC 500 29" (EAGLE AZUL CLARO)

REPARAR UM FURO TUBELESS

Para reparar um pneu tubeless, segue estes passos: 

1. Retira o corpo estranho do pneu.
2. Limpa o furo com a lima envolve-o em cola.
3. Insere o taco no aplicador. Não hesites em fazer força porque isso garante a estanqueidade!
4. Cobre o taco e o aplicador com cola.
5. Insere metade do taco no buraco do pneu.
6. Retira ligeiramente o taco da agulha.
7. Corta o taco a 3 mm da carcaça do pneu.

Esta reparação é possível para os pequenos danos até 6 mm. Se o furo for maior, é conveniente mudar o pneu. 

CONJUNTO DE REPARAÇÃO TUBELESS
DESEMPENAR A MINHA RODA

Com o uso e a passagem de obstáculos, a tensão dos raios pode mudar e empenar a roda.

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar. É o caso dos raios que ouvirás por vezes ranger. Isto é resultante da torção residual decorrente da montagem. Isto não significa que a roda está empenada.

Se quiseres desempenar a roda pelos teus meios, deves equipar-te com uma chave de raios, como mínimo, e, opcionalmente, com um suporte de centragem e um comparador de alinhamento.

Coloca a bicicleta num suporte de bicicleta ou vira-a ao contrário assentando-a sobre o selim. Desmonta a roda e retira o pneu e a câmara de ar. Volta a montar a roda (sem o pneu) na bicicleta ou no suporte de centragem e coloca-te em frente da roda. Fá-la rodar e verifica se roda corretamente em relação ao quadro da bicicleta. Se a roda subir ou descer em relação ao eixo vertical, dizemos que tem um "salto", se a roda parecer oscilar no eixo horizontal, tem um "empeno".

Para corrigir o problema, basta aumentar ou reduzir a tensão dos raios ao nível do empeno ou do salto. Podes recorrer a um dos nossos serviços pós-venda Decathlon para desempenar as rodas.

SUBSTITUIR A PONTEIRA DO DESVIADOR (DROPOUT)

Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função.

Coloca-te atrás da bicicleta e observa o alinhamento do desviador.
Se a ponteira estiver empenada ou quebrada, dirige-te a um serviço pós-venda Decathlon para substituí-la. Também a podes substituir autonomamente com a ajuda deste vídeo.

DROPOUT-DESVIADOR-BTT-ROCKRIDER

REPARAR OU SUBSTITUIR A CORRENTE

Partiste a corrente? Efetua a reparação com a ajuda deste vídeo. Alternativamente, dirige-te a um serviço pós-venda Decathlon para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.

Se preferires fazê-lo autonomamente, equipa-te com: um descravador de corrente ou um alicate para elo rápido, uma corrente nova e um elo rápido.

Coloca a corrente no último carreto. Retira o elo rápido com o alicate para elo rápido ou o descravador de corrente e, em seguida, retira a corrente antiga da transmissão. Posiciona a corrente nova no último carreto e no prato mais pequeno . Isto permite definir o comprimento ideal mais facilmente. Passa a corrente pelo rolete superior do desviador. Quando o comprimento estiver definido, corta a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.

Por fim, instala o elo rápido na corrente e dá uma volta ao pedaleiro, para posicionar o elo rápido na parte superior da corrente. Assegura que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.

Lembra-te de levar contigo um elo rápido nas tuas saídas de BTT. Caso a corrente parta, podes facilmente repará-la no local.

SUBSTITUIR A CASSETE

Para verificar o desgaste da tua cassete, basta olhar para o estado dos carretos. Se os dentes estiverem pontiagudos e finos, a cassete deve ser mudada. Uma corrente desgastada vai favorecer o desgaste da cassete. Lembra-te, então, de verificar regularmente o estado da tua corrente.

Podes mandar substituir a tua cassete num serviço pós-venda Decathlon ou realizar a operação autonomamente.

Se optares por realizar a operação autonomamente, precisas de te equipar com um extrator de cassetes compatível (neste caso, um extrator de cassetes Shimano) e um chicote de corrente. Desmonta a roda traseira e coloca o chicote de corrente num carreto suficientemente grande para bloquear a rotação da cassete. Coloca então o extrator de cassetes no centro da cassete, e desenrosca-o com a ajuda de uma chave, bloqueando a rotação com o chicote. A tua cassete está agora separada da roda e podes retirá-la facilmente.

Antes de colocar a cassete nova, lembra-te de limpar bem o corpo de roda livre. Podes também lubrificar ligeiramente as ranhuras para facilitar uma futura desmontagem. Coloca a cassete nova no corpo de roda livre e aperta tudo. Não adianta apertar muito. Se tiveres uma chave dinamométrica, podes apertar a 40 Nm.

CASSETE-SRAM-10S
BTT ROCKRIDER XC 500 29" (EAGLE AZUL CLARO)

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Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia de 5 anos para o quadro de carbono e vitalícia para o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).

Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.

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