Precisas de verificar os pneus da tua bicicleta? Acompanhamos-te passo a passo para saberes se, sim ou não, é necessário trocá-los.
Numa bicicleta, andar com um pneu gasto pode ter consequências: desde a perda de aderência até uma queda, incluindo um furo. Para reduzir esses riscos, ajudamos-te a verificar o desgaste dos pneus da tua bicicleta com este artigo. Um método rápido que se aplica a bicicletas BTT, Estrada, Gravel, Trekking, Cidade, Dobrável, BMX,...
E acima de tudo, deixa-nos tranquilizar-te: um pneu de bicicleta gasto é facilmente detectado.
Os pneus estão em contacto direto com o solo. São o verdadeiro elemento de segurança!
É indispensável verificares regularmente, e antes de cada saída, o estado dos teus pneus. Uma rápida vista de olhos global vai dar-te uma ideia geral.
O meu pneu está parcialmente desgastado? ou totalmente desgastado?
A regra é simples: verificar sempre atentamente um pneu que começa a desgastar-se e não esperar muito para o substituir. E mais ainda no caso dos desportos como o BTT, Estrada ou Gravel.
Em seguida, podes verificar em pormenor 2 zonas do pneu:
👉 a banda de rodagem (zona com relevo e pitons que assentam no solo)
👉 o flanco do pneu (a lateral do pneu, a zona perpendicular ao solo).
A banda de rodagem é a área do pneu que fica em contato direto com o solo.
É por isso que se desgasta naturalmente. Para determinar se está gasto, inspeciona cuidadosamente o centro do pneu.
Nesse caso, é altamente recomendável trocar o pneu, pois essa camada inferior do pneu não é mais resistente a possíveis furos. Portanto, o pneu já não é seguro.
É muito fácil identificar: o subpêlo geralmente é de uma cor diferente do preto.
Aconselhamos-te a mudar o pneu da tua bicicleta. A banda protetora aparecerá em breve. Podes também evitar correr riscos e mudá-los.
Por exemplo, aqui vês um pneu que perdeu o padrão central, em comparação com o pneu padrão. Muitas vezes, o padrão da roda traseira tende a desgastar-se mais rápido porque travamos mais com os travões (e, portanto, com os pneus) traseiros.
O teu pneu está então “parcialmente gasto”. Os pneus (traseiros e dianteiros) devem, portanto, ser monitorizados de perto. Muitas vezes, é enquanto conduzes que detectas o momento de trocá-los. Por exemplo, travares com menos eficácia ou deslizará com mais facilidade, especialmente na chuva.
A nossa dica: compara o pneu traseiro com o pneu dianteiro para ver o nível de desgaste, como aqui na foto.
Dependendo da tua bicicleta e do teu uso ou prática desportiva, o desgaste dos pneus varia. Explicamos os diferentes tipos de desgaste dependendo da tua bicicleta.
Os pneus de BTT são equipados com pitões centrais (para ter boa tração) e laterais (para aderir em curvas técnicas e lamacentas). Os pitões centrais se desgastam mais rapidamente do que os pitões laterais.
Como num carro, conforme conduzes, os pitões centrais, que estão em contato com o solo, vão diminuindo de espessura. A borracha então afina.
Os pitões laterais tendem rasgar-se. Gradualmente, os pitões laterais desgastam-se e tu inconscientemente adaptas a tua pilotagem. Presta atenção a derrapagens anormais ou perda de aderência que podem anunciar o fim da vida útil de um dos teus pneus.
Finalmente, os pitões laterais são mais macios do que os centrais (especialmente para os chamados pneus “topo de gama”). Como resultado, quanto mais macia a borracha, mais facilmente os pneus se desgastam ou até rasgam, especialmente em caminhos rochosos.
Se vires o reforço anti-furo (observável por uma mudança na cor do piso), substitui o teu pneu de estrada sem demora.
Dependendo das marcas e condições a que expões os pneus, vários sinais de desgaste devem alertar-te.
➡️ Se perceberes que a banda de rodagem está a começar a ficar achatada, é hora de trocar o pneu.
➡️ Se observar rachadelas, microfissuras ou uma superfície desgastada ou desgastada prematuramente, os pneus precisam de ser substituídos.
Finalmente, se usas um rolo de treino para manter a forma, equipa as tuas rodas com um pneu traseiro específico... Caso contrário, podes desgastá-lo em poucas horas de treino!
Em pneus cravejados
O pneu com pregos de cascalho é equipado com pregos na parte central e lateral. Quando não consegues mais ver os pinos centrais, o pneu está gasto e precisas de trocá-lo, pois não terá mais aderência. Da mesma forma, se os pinos laterais forem arrancados durante uma prática mais intensa.
Em pneus semi-slick
Os pneus semi-slick são equipados com pinos na parte lateral, mas não na parte central. Se vires a carcaça do pneu, é hora de trocá-lo!
Além disso, se os pinos laterais estiverem rasgados, é sinal de um pneu gasto que precisa ser trocado.
As paredes laterais dos pneus não se desgastam naturalmente. Na verdade, está ligado a um "acidente".
Ao observares as paredes laterais do pneu, o objetivo é detectar uma anomalia. Inspeciona-os regularmente com cuidado quanto a cortes ou deformações.
Aqui estão algumas perguntas para ajudá-lo.
Procura rasgos, rachaduras ou até buracos na parede lateral dos pneus. Se encontrares algum, significa que o pneu está enfraquecido e deve ser substituído sem demora.
Às vezes podes até ver a câmara de ar. Neste caso, fica a saber que o risco de furo é muito alto.
Para ciclistas equipados com pneus Tubeless, é possível reparar um rasgo num pneu com um kit de reparação. Fica ciente, no entanto, que esta solução é temporária. 😉
Se assim for, então os pneus precisam de ser trocados. Andar com um pneu vazio pode deteriorar permanentemente o pneu da tua bicicleta. Deformações ou fissuras estão muitas vezes relacionadas com a pressão dos pneus das bicicletas. Podemos até dizer à subpressão dos pneus.
É importante verificar a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês e antes de cada viagem.
Um pneu de bicicleta, por ficar exposto e armazenado ao ar livre, pode secar e rachar na parede lateral.
Esfrega a parte inferior do pneu (geralmente de cor bege) com o dedo. Se esfarelar, significa que o pneu está gasto.
Aconselhamos-te, então, a mudar o pneu... e, se possível, a guardá-lo num local coberto.
Segundo os fabricantes de pneus (Btwin, Rockrider, Michelin, Hutchinson, Vittoria,...) . A vida útil de um pneu pode variar de algumas centenas a 10.000 quilômetros, a diferença obviamente varia de acordo com a prática, a intensidade e a qualidade do pneu utilizado.
É importante calibrar a pressão dos pneus correta e regularmente. Muitos pneus têm uma vida útil reduzida devido à falta de pressão adequada. Os teus pneus perdem pressão dia após dia, e isso é normal... Um pneu vazio deforma-se, envelhece prematuramente e rapidamente apresenta rachaduras na lateral.
O nosso conselho: verifica a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês e corrije-a se necessário. Podes também adquirir o hábito de fazer essa verificação rápida e fácil antes de cada pedalada.
Segundo conselho: guarde a sua bicicleta protegida das intempéries e das condições climáticas. Os seus pneus e os outros elementos da sua bicicleta terão uma maior longevidade.
A borracha dos pneus é um material particularmente sensível às temperaturas. É comum ver um pneu "secar" quando é guardado no exterior.
Descobre o nosso artigo com todas as nossas dicas para guardares a tua bicicleta.
Resumindo, depois de terrd feito uma revisão geral do estado do seu pneu, não se esqueça de inspecionar a parte central do rolamento (a banda de rodagem) para definir o nível de desgaste do pneu. Em seguida, completa sempre observando eventuais anomalias na lateral.
Demorou alguns minutos e pronto! A caminho!