Encher os seus pneus de BTT: que pressão escolher?

Encher os seus pneus de btt: que pressão escolher?

Aderência, rendimento, segurança...: a pressão dos teus pneus de BTT influencia a tua condução. Explicamos-te como escolher corretamente a pressão dos teus pneus BTT.

Para andar de BTT, a pressão dos pneus deve estar totalmente adaptada à utilização. Tipo de pneu, peso do praticante, tipo de terreno, condições meteorológicas...: vamos descodificar juntos os vários parâmetros a considerar para escolher a pressão certa para os teus pneus de BTT.

A pressão que escolhes vai influenciar a velocidade, o esforço, a aderência e o conforto durante a prática! É também um critério importante para evitar furos por trilhagem e o desgaste prematuro dos teus pneus.

Vamos analisar os parâmetros um a seguir ao outro!

Antes de encheres os teus pneus de btt: observa as indicações na lateral do pneu

As indicações podem variar em função do fabricante. Quando enches os pneus da tua BTT, o que deves sempre fazer é observar a lateral do pneu. Aí encontras uma série de informações. Entre estas indicações, tens:

> As dimensões em polegadas e/ou em norma ETRTO (exemplo 29x2,3 e 55-622)
> O modelo e a marca do fabricante
> A pressão máxima e mínima do pneu (cuidado: a pressão máxima das tuas jantes podem ser diferente, nomeadamente para rodas em carbono)
> O sentido de montagem do pneu
> O número de lote, de série...

Estas informações ajudam a escolher a pressão certa. Não entres em pânico: explicamos-te tudo!

Cuidado com as pressões indicadas na lateral do pneu. São muitas vezes pressões mínimas e máximas numa montagem Tubetype (em câmara de ar), não são pressões "recomendadas" para a tua utilização. Não ultrapasses nunca estas pressões; caso contrário, o pneu pode rebentar ou as rodas podem ficar danificadas. Quando a pressão recomendada está indicada no pneu, isso é referido (por exemplo: Rec. Pressure 29 PSI / 2 BAR)

Encher os seus pneus de BTT: que pressão escolher?

Escolher a pressão dos teus pneus de bicicleta btt: que parâmetros devem ser analisados?

Para escolher a pressão certa dos teus pneus, precisas de considerar:

> O tipo de pneu de BTT

> A pressão máxima e mínima (em bar e/ou PSI)

> O peso total: bicicleta BTT e praticante de BTT todo equipado

> As dimensões do pneu de BTT

> O tipo de terreno

> As condições meteorológicas

> As diferenças entre a roda dianteira e a roda traseira

1/ O tipo de pneu de btt

1.ª pergunta a fazer: que tipo de pneu de BTT queres encher? Existem principalmente 2 tipos de pneus de BTT:

> Os pneus BTT TubeType, equipados com câmara de ar, são os mais correntes.

> Os pneus BTT Tubeless Ready podem ser usados com ou sem câmara de ar. Estes pneus, quando em formato Tubeless (sem câmara de ar), permitem-nos ter uma pressão relativamente baixa em comparação com um TubeType (cerca de menos de 0,5 bar). Isto permite-nos ganhar aderência e aproveitar o trabalho da carcaça do pneu.

A principal vantagem do Tubeless reside no facto de lhe evitar muitos furos. O líquido antifuros permite continuar a andar mesmo com um pneu furado e, mecanicamente, sem câmara de ar, o risco de furo por trilhamento é nulo. O Tubeless permite também eliminar as fricções entre a câmara e o pneu, sendo que a tua BTT beneficiará então de maior eficácia e o pneu, de melhor deformação.

Precisas de mudar os teus pneus? Consulta as nossas recomendações para escolher bem os pneus de BTT.

Zoom: que pressão para pneus de btt tubeless?

Com esta tecnologia sem câmara de ar, acabam-se os furos e os riscos de o pneu saltar da jante (ou quase).

Os pneus de BTT Tubeless são uma excelente forma de aproveitar ao máximo o trabalho do pneu. A pressão é mais fraca (na ordem do meio bar) do que num pneu Tubetype. Dado que está menos cheio, a "carcaça" do pneu vai poder entrar em contacto com o chão. Tudo isso, sem que seja impedido pela câmara de ar.

Furo, conforto, rendimento,... Contamos-te todas as vantagens de passar para pneus Tubeless!

Encher os seus pneus de BTT: que pressão escolher?

2/ A pressão máxima/mínima e recomendada do pneu de btt

Cada fabricante de pneus vai definir as pressões mínimas e máximas (e recomendadas) do pneu de BTT. Estes valores estão indicados em PSI e em Bar. Nas bombas de BTT com indicadores, encontras muitas vezes estas 2 medidas.

Em que local da lateral do teu pneu está indicado isso?

Exemplo: Competition rec. Pressure (Competição Pressão recomendada) 29 PSI/2 Bar e Max. Pressure (Pressão máxima) 80 PSI 5.5 Bar

Isto significa que a pressão recomendada é de 29 PSI / 2 bar. A pressão máxima do pneu, quanto a ela, não deve exceder os 5,5 bar (sendo esta uma pressão elevada para uma BTT).

Observação: A pressão recomendada nem sempre está indicada na lateral do pneu.

3/ O peso total do praticante de btt e da btt

O teu peso todo equipado e o peso da BTT são um dos critérios para escolher um tipo de pneu de BTT adaptado e, sobretudo, a pressão com que o vais encher.

Quanto mais elevado for o teu peso total, maior será a pressão dos teus pneus.

Para o peso do condutor, muitos fabricantes propõem uma tabela de pressão recomendada, com pressões baixas, pressões médias, pressões altas.

Estas pressões recomendadas baseiam-se no teu peso todo equipado (capacete, calçado, sacos...)

4/ As dimensões: a largura ou a secção do pneu de btt

Muitas vezes, as dimensões do pneu estão indicadas em dimensões normais, ou seja, em polegadas.
Exemplo: 29×2.2, A primeira parte (29") corresponde ao diâmetro do tamanho de roda, a segunda parte (2,2") corresponde à largura (ou secção) do pneu de BTT.

Existem várias larguras de pneus: 2.1, 2.2, 2.3,... e até mesmo 2.8!

Quanto mais largo for o pneu, maior o contacto com o chão. Para garantir uma boa aderência e motricidade, quanto mais largo for o pneu, mais poderá andar com uma pressão baixa.

Para comparar as dimensões de pneus entre cada fabricante, podes também encontrar dimensões padronizadas pela ETRTO (European Tire and Rim Technical Organisation ou Organização Técnica Europeia de Pneus e Jantes). Aqui, estão indicadas em milímetros:

Exemplo: 50-559 50 mm corresponde à largura do pneu. 559 corresponde ao diâmetro interior do pneu de BTT.

Encher os seus pneus de BTT: que pressão escolher?
Encher os seus pneus de BTT: que pressão escolher?

5/ O tipo de terreno de btt

O percurso de BTT que vais fazer hoje é liso? Tem pedras? Tem desnível? O tipo de terreno entra no cálculo da pressão ideal de um pneu.

Isto pode parecer evidente: um pneu de bicicleta não vai ter o mesmo comportamento (e, logo, a mesma pressão) para um terreno com obstáculos e para um prado com lama.

Quanto mais pedras ou humidade tiver o terreno, mais o teu pneu de BTT terá de ter uma pressão baixa para abraçar o chão. Quanto mais liso for o terreno, mais aumenta a pressão para procurar velocidade.

6/ Roda dianteira e roda traseira: a pressão do pneu de btt é diferente

Último ajuste: a diferença de pressão entre a roda dianteira e traseira. A regra é bastante simples: a roda traseira precisa de uma pressão mais elevada do que a roda dianteira.

Porquê? Porque o peso do teu corpo está mais apoiado na traseira da tua BTT, mas não só! A roda dianteira permite ultrapassar melhor obstáculos, pelo que vamos procurar uma pressão ligeiramente mais baixa para abraçar o relevo do obstáculo. A roda traseira, quanto a ela, permite aumentar a propulsão da bicicleta, pelo que procuramos um pneu mais cheio para melhorar o rendimento/a eficácia.

Isto deve manter-se muito leve: recomendamos que comece com 0,1 ou 0,2 bars a mais na roda traseira. Depois, afina em função da tua sensação!

Encher os seus pneus de BTT: que pressão escolher?

Quais os riscos de um enchimento excessivo ou insuficiente de um pneu de btt?

Enchimento insuficiente: o risco principal é perder rendimento. Sentes que abranda, principalmente nas partes lisas. Se isto acontecer, não hesites em aumentar a pressão no trilho. Além disso, de um ponto de vista técnico, um pneu Tubetype com pressão insuficiente pode aumentar o risco de furos. Acelera também o desgaste da faixa de rolamento do teu pneu.

Enchimento excessivo: reduzir a zona de contacto com o chão. Sentes isto sobretudo ao ultrapassar obstáculos em terrenos com obstáculos ou pedras. Com efeito, com uma pressão elevada, o amortecimento é menos bom, o que reduz o teu conforto de condução. Nalguns terrenos mais "moles" (com lama, areia,...), isto pode inclusivamente levar a um risco de queda.

Encher adequadamente o pneu de btt

A melhor técnica para encontrar os parâmetros de pressão é a prática!

Dá uma volta breve (5-10 minutos) que passe pelo máximo de terrenos possível (lama, terrenos acidentados, raízes, paralelos…). Enche os pneus com a pressão recomendada alta, e dá uma volta. Se o pneu estiver demasiado rígido e não tiver conforto ou aderência suficiente nas curvas, baixa a pressão. Repete até encontrares a pressão ideal dos teus pneus.

Lembra-te de levar sempre uma bomba contigo. Pode ser muito útil!

Em resumo, enquanto praticante de BTT, está atento/a à tua pressão!

Em resumo, quanto mais baixa for a pressão, mais o pneu trabalhará e te garantirá conforto. Quanto mais alta for a pressão, mais o pneu irá buscar velocidade e rendimento. Quanto mais volume tiver o pneu, mais se poderá orientar para pressões baixas.


​Tens agora todas as orientações para escolher não só o teu pneu, como também a pressão ideal a usar para o teu conforto e segurança. Não esperes mais! Pega na sua bicicleta e aproveita a natureza nas tuas próximas saídas de BTT.

Um pneu bem cheio é um elemento crucial para a prática do teu desporto. Lembra-te então de verificar regularmente a pressão dos teus pneus.

Estes conselhos podem também ser do teu interesse...

Como ajustar adequadamente a suspensão?

Como ajustar adequadamente a suspensão?

Hoje, as suspensões são parte integrante do BTT. Para aproveitar e tirar o máximo proveito delas, deves aprender a ajustá-los. ‌ Descobre todas as nossas dicas para ajustar a tua suspensão ou amortecedor!

O que é a BTT de passeio?

O que é a BTT de passeio?

Novo (ou talvez não) no universo da BTT, já ouviste certamente falar das várias práticas... entre as quais a BTT de passeio (ou Trail). Não sabes em que consiste isso? Calha bem, vieste parar ao sítio certo: aqui, vamos contar-te tudo sobre esta prática de BTT muito conhecida!

Os 10 erros de principiante ao andar de BTT - conselhos desporto DECATHLON

Os 10 erros de principiante ao andar de BTT

Queres combinar atividade desportiva e saídas na natureza? Então, uma boa ideia é voltar a andar de BTT. Para que as tuas primeiras saídas não sejam um fiasco, preparámos para ti os 10 erros clássicos de um principiante de BTT. Com as nossas dicas para resolver as armadilhas, claro!