5/ Como ajustar a compressão da suspensão?
Depois de ajustar a curvatura e o ressalto, agora podes ajustar a compressão da suspensão. Esta é uma configuração um pouco mais complexa do que as duas anteriores. Para relembrar, a configuração de compressão varia a velocidade em que a suspensão afunda. É materializado por um botão (geralmente na cor azul com as indicações CHARGER ou COMPRESSION) no lado direito da coroa.
As suspensões de nível básico geralmente não têm ajuste de compressão, outras têm apenas duas posições de ajuste (aberta e fechada), outras ainda têm um único ajuste de compressão em várias posições e, finalmente, os garfos de mountain bike de enduro / gravidade de ponta têm duas configurações de compressão.
1. Travando a suspensão
Em alguns garfos ou amortecedores, o botão de compressão tem apenas duas posições: aberto e fechado. Quando o botão está na posição aberta, a suspensão funciona normalmente. Quando está na posição fechada, a suspensão fica muito mais rígida, quase "bloqueada", o que tem vantagem em trechos rolantes, subidas ou alcatroados.
Para ativar este bloqueio, gire o botão que está posicionado no guidão ou diretamente na sua suspensão, dependendo do modelo.
2. Ajuste de compressão de baixa velocidade
Essa configuração aplica-se apenas a suspensões com uma ou duas configurações de compressão com várias posições de botão. Quando a suspensão ou amortecedor tem apenas uma configuração de compressão, essa configuração é para compressão de baixa velocidade.
O que é compressão de baixa velocidade?
Refere-se à compressão da suspensão no início da corrida ou em pequenos choques, na travagem ou no apoio do utilizador.
A compressão em baixa velocidade que está muito aberta pode fazer com que percas a aderência ao pressionar para baixo, travar, numa curva inclinada ou num declive. Por outro lado, uma compressão muito apertada em baixa velocidade torna as tuas suspensões muito firmes e sentirás mais nos teus braços em pequenos choques.
3. A configuração de compressão de alta velocidade
Como deves ter entendido, essa configuração diz respeito apenas a suspensões com duas configurações de compressão. O anel central é para baixa velocidade e o anel externo para alta.
O que é compressão de alta velocidade?
Refere-se à compressão da suspensão no final da corrida ou em grandes choques, como em terreno esburacado ou em saltos de aterragem.
Se em grandes descidas em terreno acidentado, perdes o controlo e te sentes muito brusco, a tuua compressão de alta velocidade está muito apertada. Por outro lado, se sentires que a suspensão ou o amortecedor mergulham demais, a tua compressão de alta velocidade está muito aberta.