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Como ajustar corretamente suas suspensões de btt?

Hoje, as suspensões são parte integrante do BTT. Para aproveitar e tirar o máximo proveito delas, deves aprender a ajustá-los.

Descobre todas as nossas dicas para ajustar a tua suspensão ou amortecedor!

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O ajuste das tuas suspensões é importante e pessoal, pois depende do teu peso, da tua prática, mas também de como te sentes na bicicleta.
Ajustar as tuas suspensões corretamente é essencial para o BTT, o ajuste incorreto pode levar a quedas.

Então queres saber como fazer estes ajustes? Que pressão deves colocar?
Aqui estão todas as nossas dicas para ajustar as tuas suspensões!

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1/ Os diferentes tipos de btt

Em termos de suspensão, existem três tipos de bicicletas BTT:

-A BTT totalmente rígida não tem suspensão, é um pouco como a ancestral da BTT de hoje, mesmo que ressurja entre alguns amadores. Perfeita em terrenos (muito) ondulados, proporciona uma bicicleta responsiva com bom desempenho de pedalada, mas permanece relativamente desconfortável em comparação com as outras duas.

-A BTT semi-rígida possui uma suspensão dianteira: um garfo chamado "suspenso". Existem muitos deles: garfos de coroa dupla, garfos invertidos, "single-arm"... Aqui, falaremos apenas dos garfos clássicos de mola pneumática ou helicoidal, mas que no geral as configurações são quase as mesmas .

-A BTT de suspensão total tem duas suspensões: uma suspensão dianteira com garfo de suspensão e uma suspensão traseira comumente chamada de amortecedor.

Estas três bicicletas têm em comum duas "suspensões" que muitas vezes esquecemos: o quadro e os pneus. O quadro, por sua arquitetura, sua geometria e sua composição, absorverá e amortecerá certos choques por deformação. Em seguida, vêm os pneus que, dependendo do tamanho e da pressão, absorvem pequenos choques e suavizam o solo. Descobre todas as nossas dicas para calibrares corretamente os teus pneus clicando no link abaixo.

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2/ Sabe tudo sobre a suspensão

Como funciona a suspensão de BTT? A tua suspensão garfo e amortecedor (se tiveres um), funcionam globalmente da mesma maneira: uma mola se deformará para absorver a energia de um choque. Mas para aprenderes a ajustar as tuas suspensões, precisas de saber do que estamos a falar!

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1. Tipo de mola

Para funcionar, a suspensão e o amortecedor precisam de um "efeito de mola" permitindo que a energia seja absorvida e devolvida para retornar à sua posição inicial. Existem dois tipos de mola para essas suspensões: a mola helicoidal e a mola pneumática (ar).

A vantagem da primeiro é que é mais simples, muitas vezes menos cara, limita o atrito e não altera o seu comportamento em longas descidas.
A segunda é um pouco mais difícil de ajustar e manter, mas é mais leve, o bom ajuste torna-a adequada tanto para pesos leves como para pesos pesados.

2. Curso

O curso da tua suspensão é expresso em mm, é o curso máximo do garfo antes de entrar no batente. Este comprimento vai de 80 mm para bicicletas muito rápidas a mais de 200 mm para bicicletas de montanha Downhill!

Se tens um amortecedor, é um bocado diferente: o amortecedor, além de se comprimir, move o triângulo traseiro do quadro.

3. Sag

Sag é o curso da bobina ou mola pneumática ao amortecer um choque. Sob o efeito das irregularidades do terreno, as pernas da suspensão sobem nas escoras para absorver os choques (e é o mesmo para o amortecedor).

Por extensão, chamamos SAG à percentagem de depressão da suspensão quando o utilizador sobe na bicicleta. Lembra-te deste termo, ele vai ser usado no futuro!

4. O sistema hidráulico

O sistema hidráulico está presente na maioria dos amortecedores e garfos de gama média e alta. Este cartucho composto por um pistão perfurado que circula em óleo permite, em particular, diminuir a velocidade de movimento dos mergulhadores nas bainhas para manter o controle da bicicleta. Isso é o que limita o rebote das suspensões após o efeito da mola.

Duas configurações são possíveis no cartucho hidráulico: compressão e rebound. A configuração de compressão varia a rapidez com que a suspensão afunda, enquanto a configuração de recuperação determina a rapidez com que a suspensão retorna à sua posição original após amortecer um choque.

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3/ Como ajustar o sag?

1. DETERMINAR A SAG DA MINHA SUSPENSÃO E AMORTECEDOR

O primeiro ajuste a ser feito nas tuas suspensões é o de SAG. Tentaremos definir a melhor dureza da mola de acordo com o peso do utilizador, o tipo de prática de btt, a sensibilidade e o tipo de terreno.

Vamos então calcular o nosso SAG. Como lembrete, corresponde à percentagem de depressão da suspensão quando o mountain biker sobe na bicicleta. É uma percentagem do total de viagens. Por exemplo, se queres 20% de queda numa suspensão com 100mm de curso, precisas que a suspensão ceda 20mm (100*0.20=20) quando estiveres em posição na tua bicicleta.

Algumas ideias:
Para uma prática de Passeio, procuramos conforto e, portanto, teremos um SAG relativamente alto (em torno de 20-25%).
Para uma prática Cross-Country ou XC, mais orientada para o desempenho, preferimos mais firmeza (entre 15% e 20%).
Para a prática de All-Mountain ou Enduro/DH, buscaremos um SAG muito maior para suavizar o solo e absorver grandes choques (entre 25% e 30%).

Esses números estão aí para dar uma ideia. Confia neles se és um iniciante, podes então depois modificar o teu SAG de acordo com a forma que te sentes na bicicleta.

Se tiveres uma supsensão ROCKSHOX, podes usar o aplicativo TRAILHEAD fornecendo o número de série localizado na parte de trás da coroa da suspensão. Em seguida, clica em "Personalizar" e preenche os campos para obter a pressão recomendada e o número de cliques de rebound.

Nota: Para uma BTT com suspensão total, procuramos um pouco mais de amortecimento na suspensão traseira, até 5% mais SAG. No entanto, evita ter uma diferença muito grande entre a frente e a traseira, a tua bike não será homogênea e perderás a manobrabilidade.

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2. Ajustar o sag

Vamos começar com o mais simples: suspensões de molas helicoidais
Neste tipo de suspensão, muitas vezes você tem um botão de ajuste de pré-carga na coroa do seu garfo (lado direito). A indicação de pré-carga pode ser escrita nele. Basta girar o botão no sentido horário para apertar a mola e no sentido anti-horário para soltá-la.

Nos garfos U-FIT, é ainda mais fácil! O mostrador indica um número que corresponde ao peso totalmente equipado do piloto (capacete, bolsa, sapatos...). Gire o botão até atingir seu peso e o garfo será ajustado.

Para suspensões a ar (mola pneumática), você precisará se equipar com uma bomba de suspensão de alta pressão para inflar sua câmara de ar. Quanto maior a pressão dentro da câmara, mais dura será a mola. Em outras palavras, quanto mais queremos um SAG alto, menos ar injetaremos nele... e vice-versa! A entrada de ar está no lado esquerdo da coroa do garfo.

Nota: Não adianta apertar muito a tampa da válvula de ar, não serve para reter o ar, mas para proteger a válvula de ataques externos, como lama ou poeira.

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Agora que sabemos como ajustar a dureza da mola, precisamos de saber como obter o SAG correto!

Para verificar se o teu SAG está bom, coloca uma abraçadeira ou um cordel em torno de uma das coroas. Se a tua suspensão ou amortecedor tiver um O-Ring na coroa, não precisas de colocar nada. Equipa-te com todo o teu equipamento: capacetes, sapatos, bolsa, óculos, proteções... e monta-te na bicicleta!

Senta-te na bicicleta, pedais na horizontal e mãos no guiador, mantendo o apoio do cotovelo na parede ou deixando-o seguro.
Desliza o O-Ring todo para baixo até junto ao "tapa pó" e, em seguida, sai da bicicleta, tendo cuidado para não comprimir a suspensão.
Determina a quantidade de deslocamento obtida, medindo a distância entre o O-Ring e o "tapa pó".
Então calcula a proporção deste curso em relação ao curso máximo da tua suspensão e finalmente tens o teu SAG!

Aqui está uma pequena fórmula para ajudar-te:
(valor sag*100)/curso da suspensão = SAG

Se a curvatura for muito alta, solta a mola helicoidal ou remove o ar da mola pneumática. Se estiver muito baixa, é o contrário: aperta a mola ou adiciona ar. Então começa de novo! Cuidado, se mudares a pressão da tua suspensão, lembra-te de bombear a suspensão ou amortecedor duas ou três vezes para distribuir o ar nas câmaras positiva e negativa (se tiveres uma suspensão a ar).

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4/ Como ajustar o rebound?

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Depois de definires o teu SAG, é hora de definir o rebound!

Podes verificar se a suspensão tem um botão de ajuste de rebound. Na grande maioria das suspensões, está localizado sob a coroa direita. É muitas vezes acompanhado por um sinal LENTO (ou +) que designa a travagem do ressalto e um sinal RÁPIDO (ou -) correspondente à sua velocidade. Nas suspensões ROCKSHOX, o lembrete é feito com um coelho e uma tartaruga indicando a direção para girar o botão. Rápido para o coelho, lento para a tartaruga...

Mas não adianta correr: primeiro vou explicar-te o que é o rebound!

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Para relembrar, o ajuste de rebound determina a velocidade com que a suspensão retorna à sua posição inicial após ter absorvido um choque.
Se for muito rápido, podes sentir um efeito de mola que pode desestabilizá-lo ou jogá-lo para fora da bicicleta. Se és iniciante, não aconselhamos que coloques o rebound no mais rápido, exceto se o teu trabalho te habituou a assentos ejetáveis.
Por outro lado, se a recuperação for muito lenta, em terreno esburacado, a suspensão não terá tempo de se reposicionar completamente antes de absorver o segundo choque e a tua suspensão rapidamente parará.

Esse ajuste dependerá essencialmente de três critérios: o teu peso, o teu estilo de condução e o terreno em que praticas.
Por exemplo, um iniciante em terreno macio favorecerá um rebound mais lento do que um mais experiente passando por áreas acidentadas. Romper o terreno com pedras longas, passos ou saltos exigirá uma liberação rápida.

A melhor maneira de encontrar a configuração certa para o teu rebound é confiar nos teus sentimentos. Anda no SAG certo com um rebound médio e refina-o à medida que avanças. Aprende a reconhecer um rebound muito rápido ou um rebound muito lento. Não deves acabar numa BTT desajeitada por causa de um rebound muito rápido, nem correr o risco de que a suspensão caia com um rebound muito lento.
O rebound, para ser bom, tem que alisar o chão o máximo possível.

Nota: A aplicação ROCKSHOX TRAILHEAD oferece um ressalto recomendado para suspensões ROCKSHOX.

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5/ Como ajustar a compressão da suspensão?

Depois de ajustar a curvatura e o ressalto, agora podes ajustar a compressão da suspensão. Esta é uma configuração um pouco mais complexa do que as duas anteriores. Para relembrar, a configuração de compressão varia a velocidade em que a suspensão afunda. É materializado por um botão (geralmente na cor azul com as indicações CHARGER ou COMPRESSION) no lado direito da coroa.

As suspensões de nível básico geralmente não têm ajuste de compressão, outras têm apenas duas posições de ajuste (aberta e fechada), outras ainda têm um único ajuste de compressão em várias posições e, finalmente, os garfos de mountain bike de enduro / gravidade de ponta têm duas configurações de compressão.

1. Travando a suspensão
Em alguns garfos ou amortecedores, o botão de compressão tem apenas duas posições: aberto e fechado. Quando o botão está na posição aberta, a suspensão funciona normalmente. Quando está na posição fechada, a suspensão fica muito mais rígida, quase "bloqueada", o que tem vantagem em trechos rolantes, subidas ou alcatroados.
Para ativar este bloqueio, gire o botão que está posicionado no guidão ou diretamente na sua suspensão, dependendo do modelo.

2. Ajuste de compressão de baixa velocidade
Essa configuração aplica-se apenas a suspensões com uma ou duas configurações de compressão com várias posições de botão. Quando a suspensão ou amortecedor tem apenas uma configuração de compressão, essa configuração é para compressão de baixa velocidade.

O que é compressão de baixa velocidade?
Refere-se à compressão da suspensão no início da corrida ou em pequenos choques, na travagem ou no apoio do utilizador.

A compressão em baixa velocidade que está muito aberta pode fazer com que percas a aderência ao pressionar para baixo, travar, numa curva inclinada ou num declive. Por outro lado, uma compressão muito apertada em baixa velocidade torna as tuas suspensões muito firmes e  sentirás mais nos teus braços em pequenos choques.

3. A configuração de compressão de alta velocidade
Como deves ter entendido, essa configuração diz respeito apenas a suspensões com duas configurações de compressão. O anel central é para baixa velocidade e o anel externo para alta.

O que é compressão de alta velocidade?
Refere-se à compressão da suspensão no final da corrida ou em grandes choques, como em terreno esburacado ou em saltos de aterragem.

Se em grandes descidas em terreno acidentado, perdes o controlo e te sentes muito brusco, a tuua compressão de alta velocidade está muito apertada. Por outro lado, se sentires que a suspensão ou o amortecedor mergulham demais, a tua compressão de alta velocidade está muito aberta.

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Finalmente, não te esqueças de verificar regularmente a condição das tuas suspensões e mantê-las para manter a eficácia e prolongar a sua vida útil.

Agora estás pronto, portanto boa viagem!

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