Como limpar o desviador da bicicleta?

Os desviadores da bicicleta são essenciais na transmissão da corrente, permitem à corrente movimentar-se sobre os pratos e os carretos quando queres aumentar ou diminuir o ritmo. Para que o conjunto da transmissão funcione de forma duradoura, vamos explicar com o manter.

Como limpar o desviador da bicicleta?

Descobre como efetuar uma limpeza eficaz dos roletes dos desviadores, e de toda a transmissão, em 4 etapas. 

Passo 1: lavar toda a bicicleta 

Antes de te lançares na limpeza dos desviadores, dedica algum tempo a fazer uma lavagem completa da bicicleta para eliminar os resíduos da estrada, o pó e toda a sujidade acumulada durante as saídas ou quando a bicicleta esteve guardada.
Efetua a lavagem com muita água e um pano ou uma esponja, para libertar a sujidade que resiste. Se necessário, junta um pouco de detergente de louça, ou um produto de limpeza especial para bicicletas, para facilitar a tarefa.

Se tiveres acesso a uma mangueira para limpar a bicicleta, aproveita para limpar a transmissão: desviadores, corrente, carretos e pratos, para retirar uma primeira camada de limpeza (lama, pó, etc.). 

Passo 2: instalar adequadamente a bicicleta antes da limpeza dos desviadores

Para acederes com mais facilidade às peças a limpar, e para conseguir rodar a corrente, dedica algum tempo a instalar a bicicleta adequadamente. A ideia é estabilizar a bicicleta sobre um suporte de oficina ou um sistema semelhante, se possível.
Em qualquer caso, aconselhamos que te instales sobre uma superfície protegida: ao desengordurar pode haver derrames de produto, misturado com a sujidade que está na transmissão.
É por esta razão que aconselhamos que efetues a limpeza dos desviadores e da corrente com a bicicleta deitada sobre o selim e o guiador.

Como limpar o desviador da bicicleta?

Não é necessário desmontar a roda traseira para limpar o desviador traseiro e a cassete, mas se tiveres uma bicicleta de estrada com travões de disco, deverias protegê-los com um pano.

Passo 3: desengordurar a transmissão da bicicleta

Para libertar o desviador e toda a transmissão da correia de restos de óleo, não há nada mais eficaz do que uma boa limpeza com desengordurante! Este produto vai permitir limpar facilmente os traços negros dos restos de óleo acumulados com sujidade na corrente e na transmissão.

A primeira etapa consiste em impregnar o desviador traseiro e o conjunto da transmissão e corrente, se não o desmontaste. Para uma correta manutenção da bicicleta, nomeadamente dos desviadores, aconselhamos que desmontes a corrente  e a limpes em profundidade, seguindo os nossos conselhos.

A maioria dos desengordurante têm um spray ou um aerossol para facilitar a colocação; caso contrário, podes distribuir o produto em toda a transmissão com um pincel. Uma vez repartido o produto, com uma escova de dentes passa por todos os recantos dos roletes dos desviadores e dos elos da corrente.

Como limpar o desviador da bicicleta?

Que produto devo utilizar para desengordurar a transmissão?

A Decathlon propõe-te dois modelos de desengordurantes:

➤ um desengordurante em spray que permite repartir facilmente o produto sobre os desviadores (e o resto da transmissão) e também nos travões de disco
➤ um desengordurante natural, 100% de origem vegetal, para aplicar com um pincel.

produtos desengordurantes para a transmissão

Como limpar corretamente a corrente da bicicleta?

Para prolongar a vida da tua bicicleta, quando fizeres a limpeza dos desviadores, deves também fazer uma boa limpeza da corrente da bicicleta.
O conjunto do sistema de transmissão (desviadores, corrente, carretos e pratos) está submetido a fricções importantes, pelo que é necessário mantê-lo e limpá-lo regularmente para evitar o envelhecimento prematuro.

O ideal será desmontar a corrente para aceder mais facilmente ao conjunto dos elos e facilitar a limpeza. Vamos explicar aqui como desmontar e limpar a corrente: 

Passo 4: passar por água e secar a transmissão 

Uma vez desengordurado o desviador, limpar com água e secar. Para começar, limpar o desviador (e o resto da transmissão) com água limpa.
Em seguida, secar minuciosamente com um pano limpo e seco. Passa por todos os recantos dos desviadores, da corrente e de todo o sistema de transmissão.

A transmissão está de novo brilhante, deverá estar livre de todos os traços negros de óleo. Antes de partir para a estrada, não te esqueças de uma última etapa: deves lubrificar toda a transmissão

Passo 5: como lubrificar a corrente e a transmissão da bicicleta?

A etapa final para uma correta manutenção da tua bicicleta consiste na lubrificação do desviador e do conjunto da transmissão.

Para uma lubrificação eficaz, é preferível dispor de um apoio para a bicicleta do tipo 'suporte de oficina'. Posiciona a corrente sobre o carreto mais pequeno e coloca lubrificante sobre toda a corrente, entre os elos e na parte interior.
Em seguida, o método consiste em mudar as velocidades ao mesmo tempo que acionas manualmente a pedaleira. Quando mudas a velocidade, a corrente passa de um carreto para outro e reparte a massa lubrificante pelo conjunto do sistema de transmissão, incluindo o desviador.
Limpa ligeiramente para remover o excesso de lubrificante na corrente, e podes voltar a percorrer as estradas!

Uma outra solução consiste em colocar o lubrificante numa escova de dentes e mantê-la sobre a corrente ao mesmo tempo que a fazes girar. Podes, em seguida, passar com a escova de dentes sobre a cassete e os desviadores, se achares que não estão suficientemente lubrificados.
Este técnica permite evitar o desperdício, e o excesso de lubrificante que teria o efeito contrário: a sujidade iria acumular-se mais rapidamente na transmissão.

Como limpar o desviador da bicicleta?

Manter e lubrificar regularmente a tua bicicleta 

Com dissemos anteriormente, as fricções produzidas pela ação da corrente sobre o desviador traseiro, a cassete e os pratos favorecem o envelhecimento prematuro do sistema. Mesmo que não faças uma limpeza completa da corrente, é fortemente aconselhada uma lubrificação regular para garantir o funcionamento correto do conjunto da transmissão.

Quando passares a bicicleta por água após uma saída, verifica o estado e a lubrificação da corrente. Se for necessário, limpa a corrente e/ou lubrifica a transmissão. Como regra geral, recomendamos uma boa limpeza a cada 300 km para preservar a bicicleta o maior período de tempo possível!

Tens um problema? uma dúvida sobre a manutenção da transmissão?

Posso limpar a transmissão com detergente de louça?
A lavagem do desviador: o que fazer se vivo num apartamento?
Como lubrificar a transmissão se não disponho de um suporte de oficina?
Como limpar a ferrugem do desviador?
decathlon serviço-pós venda - visita à oficina

Precisas de ajuda para a manutenção da tua bicicleta?

Encontra os nossos técnicos na oficina da loja Decathlon mais perto de ti, e a tua bicicleta pode ser mantida e reparada por especialistas!

Os roletos dos desviadores são peças sensíveis, uma boa manutenção permite preservá-las e assegurar o funcionamento correto da transmissão. Ta como para a corrente, os carretos e os pratos, é necessário um desengorduramento regular. E também não deves negligenciar a etapa de lubrificação que é igualmente importante e evita prejudicar todo o sistema. Boas saídas!

Também recomendamos: