... E para reparar
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O desgaste da corrente pode comprometer toda a transmissão, se não for substituída. Um controlo e uma manutenção rigorosos evitam este tipo de problemas, que podem ser dispendiosos.
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DURAÇÃO: Cerca de 15 min
DIFICULDADE: 3 de 5
ELEMENTOS A INSTALAR: Uma nova corrente de bicicleta
FERRAMENTAS A UTILIZAR :
Para tal, vais precisar de uma ferramenta específica: um verificador do desgaste da corrente.
Antes de mais, insere a ferramenta num elo da corrente. Depois, insere o lado da ferramenta com as percentagens.
Se não conseguires inserir o lado direito da ferramenta num elo, ou se este não superar os 50 % de desgaste, não precisas de substituir a corrente.
Se o indicador de desgaste parar nos 75 %, é altura de substituir a corrente.
Por fim, se o indicador de desgaste chegar ao 100 %, precisas de substituir a corrente e a cassete/roda livre ao mesmo tempo.
Se precisares de substituir a corrente, a próxima etapa é escolher a corrente certa.
Para escolher a corrente compatível com a tua bicicleta, é essencial conhecer o número de velocidades na parte de trás da bicicleta. Podes contar o número de carretos na parte de trás da tua cassete ou roda livre.
As nossas correntes Decathlon são compatíveis com as marcas Shimano, Sram e Campagnolo.
Se tiveres uma bicicleta elétrica com motor na caixa do pedaleiro, recomendamos que escolhas uma corrente reforçada.
Agora que fizeste a escolha certa, vamos ver como remover a corrente atual.
Colocar a corrente no carreto mais pequeno e no prato pequeno, para diminuir a tensão e facilitar a mudança.
Para remover a corrente, vais precisar de um alicate de elos rápidos. Se não tiveres elo rápido na tua corrente, usa um descravador de corrente. Atenção, neste caso é conveniente verificar a compatibilidade do descravador de corrente com o número de velocidades.
Localizar a posição do elo rápido, inserir o alicate nos elos e apertar o alicate para abrir a corrente. Podes guardar o elo rápido para uma eventual reparação.
Remover a corrente, confirmando bem que passa no desviador traseiro. O nosso chefe de produto recomenda que faças uma foto para validar a passagem da corrente nos roletes do desviador traseiro.
Insere a corrente no desviador dianteiro, depois passa pelo carreto pequeno e pelas roldanas de desviador.
Passa a corrente pelo prato grande e pelo carreto grande sem passar pelo desviador traseiro.
Em seguida, estica a corrente ao máximo para colocar o elo interno da parte superior em frente a um elo interno da parte inferior.
Adiciona em seguida quatro elos suplementares, se tiveres um monoprato, ou dois elos suplementares, se tiveres um parto duplo/triplo. Se não chegar diretamente a um elo interno, adiciona um elo suplementar. Marca o eixo com um marcador.
Quando souberes o comprimento certo, vais precisar de um descravador de corrente para encurtar a corrente no elo selecionado.
Assegura-te que tens uma corrente com as extremidades internas, para poderes unir o conjunto com um elo rápido. Bloqueia o elo rápido recorrendo ao alicate de elos rápidos. Se o teu alicate não permite uma nova montagem, coloca o elo rápido na parte superior da corrente, aperta o travão traseiro e apoia-te no pedal para bloquear o elo rápido.
Quando a corrente estiver montada, confirma o comprimento posicionando-a no prato grande e no carreto grande.
O desviador traseiro não deve ter tensão excessiva.
Tem sempre contigo um elo rápido de emergência em caso de avaria no terreno.
Para prolongar a durabilidade da transmissão, recomendamos que a desengordures regularmente. A frequência irá depender das condições climatéricas. Lembra-te de lubrificar a corrente em seguida.
Abaixo vais encontrar os nossos truques para desengordurar e lubrificar a corrente.
E que posso fazer com a corrente para não a descartar?