COMMENT CHANGER SA CHAMBRE À AIR ?

Como substituir a câmara de ar?

Depois de ter cumprido o seu dever, a câmara de ar merece ser trocada. Não entres em pânico, explicamos como removê-la e substituí-la por uma nova em poucos passos.

TUTO - Comment enlever une chambre à air ? 🚲 I Decathlon

Quando trocar a câmara de ar da tua bicicleta?

A troca completa da câmara de ar não é automática, em caso de furo podes optar pela reparação com os nossos remendos autocolantes.

Em certos casos, a reparação não é suficiente devido a um furo demasiado grande ou à obsolescência do tubo interno. Se precisares de trocar o pneu, troca também a câmara de ar: uma câmara de ar velha tende a expandir-se, ou seja, fica porosa e vaza sozinha.
Neste caso, também pode enrugar dentro do pneu, ficar presa entre o pneu e o aro e finalmente furar.

Como substituir corretamente a câmara de ar em 4 passos?

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Passo 1: Remove a roda da tua bicicleta

Para remover as rodas da bicicleta, se não tiveres um suporte, coloca-a de cabeça para baixo no chão (apoiada no selim e no guiador).
- Para a roda dianteira, basta aliviar a alavanca e desapertar o eixo. Na maioria das bicicletas, podes remover a roda depois de desaparafusar levemente o eixo, caso contrário, desparafusa o eixo passante até ao fim para soltar a roda.

- A roda traseira requer um pouco mais de atenção na desmontagem, pois fica presa na corrente da bicicleta. Primeiro, muda as mudanças até que a corrente esteja no carreto menor, isso facilitará a sua remoção. Podes então soltar o eixo, como na roda dianteira.

Para remover a roda traseira, segura o desviador traseiro para frente (a corrente deve então soltar-se) e solta a roda do eixo e da corrente.

Uma vez que as rodas estão fora, estás pronto para cuidar dos pneus e câmaras de ar!

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Passo 2: Remove o pneu

O primeiro passo para desmontar o pneu é esvaziar a câmara de ar pressionando a válvula. Em seguida, solta as laterais do pneu do aro, empurrando-as em direção ao centro do aro para dar folga ao pneu. Esta etapa é importante, pois facilita a remoção do pneu.

Em seguida, pega num desmonta de pneu para retirar o pneu do aro com um movimento de alavanca e bloqueia o desmonta num raio (a maioria dos desmontas de pneu possui um gancho, isto facilita a manobra). Coloca o segundo desmonta perto do primeiro e desliza-o ao longo do aro para removeres totalmente a lateral do pneu.

Podes então remover completamente a câmara de ar.

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Passo 3: Verifica se existem objetos estranhos no pneu

Antes de instalares uma nova câmara de ar na roda, verifica o estado do pneu e do aro. Portanto, passa a mão ao longo do pneu para verificar se nenhum objeto estranho ou pontiagudo está presente e não perfura a nova câmara de ar. Se o pneu estiver danificado, descobre como repará-lo sem teres que trocá-lo!

Verifica também o estado do aro da mesma forma que o pneu. Com o tempo, os raios podem perfurar o aro e, portanto, são a causa dos furos. Nesse caso, provavelmente precisarás de reparar a roda da tua bicicleta.

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Passo 4: Coloca a nova câmara de ar

Se tudo estiver em ordem, é hora de instalares a nova câmara de ar!

Enche ligeiramente a câmara de ar antes de a colocares entre o pneu e a jante, depois coloca a válvula no orifício previsto para o efeito.

Uma vez que a câmara de ar estiver no lugar, volta a montar o pneu no aro manualmente se a lateral for flexível ou usando o desmonta. Uma vez no lugar, basta encher o pneu, respeitando a pressão nele indicado.

Como não trilhar a nova câmara na montagem?

Tem cuidado para não trilhares a câmara de ar entre a lateral do pneu e o aro ao fazer a substituição. 

É durante esta operação que podem haver erros e levar a um novo furo. Para isso, avança pouco a pouco para recolocar o pneu no aro e verifica se a lateral já colocada está no centro do aro e não na borda. 
As bordas dos pneus ficam unidas no aro durante o enchimento.

Como saber o tamanho da nova câmara?

Não é fácil encontrar o caminho em volta de uma secção de câmaras de ar com anotações como: "700X23/32", "700X35/45", ou mesmo 27,5X1,90/2,50, etc!

Antes de comprares uma nova câmara de ar, anota as referências do teu pneu que estão indicadas nas paredes laterais do mesmo. Esses números correspondem à largura e ao diâmetro do pneu, vê como decifrá-los:

• Primeiramente, as referências escritas no pneu 37-622 correspondem às dimensões no padrão ETRTO (em milímetros);
• Em seguida, encontras 28x1,4, as dimensões em polegadas;
• Às vezes aparece após as dimensões em polegadas, a medida francesa que aparece desta forma: 700x35C;
• Finalmente, encontras a faixa de pressão tolerada pelo pneu da seguinte forma: 2,2-4,3 bar 32-62 psi.

(As dimensões utilizadas são a título de exemplo, variam de acordo com o tamanho e tipo de roda que tens montada)

Anota essas referências para comprares uma nova câmara de ar e também observa o tamanho e tipo da válvula. Existem 3 tipos de válvulas:

• A válvula Presta, chamada de “válvula francesa”, frequentemente presente em bicicletas desportivas, são as finas;
• A válvula Dunlop, conhecida como "válvula holandesa", encontrada na maioria das bicicletas urbanas alemãs ou holandesas;
• Assim como a válvula Schrader ou "válvula automática" com bocal mais largo e que é mais frequentemente encontrada em bicicletas de montanha.

Mais dicas e truques!

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Pneu vazio: Trocar ou reparar?

Quando a câmara de ar vaza sem motivo (sem furo), ela está muito velha e precisa de ser substituída. Nesta situação, uma mudança é, portanto, inevitável.

Por outro lado, em caso de pequenos furos, podes reparar facilmente a câmara de ar, com um kit de reparação. O processo é o mesmo explicado acima, exceto que terás que realizar a reparação antes de substituir a câmara de ar no pneu.

Reparar uma câmara de ar com poucas ferramentas

1. Encontra o furo: se não for visível a olho nu, mergulha numa bacia com água. Bolhas vão aparecer onde está perfurado.

2. Seca a câmara de ar e esfrega suavemente com uma lixa ao redor do orifício.

3. Limpa bem a área onde vais colar o remendo para remover qualquer resíduo.

4. Aplica a cola (geralmente fornecida no kit) uniformemente ao redor do furo e aguarda alguns minutos.

5. Coloca o remendo sobre o furo e segura-o firmemente.

6. Deixa secar antes de voltares a montar a câmara de ar e o pneu.

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A montagem e desmontagem da câmara de ar para realizar uma troca ou reparação não tem mais segredos para ti!

O nosso conselho final? Leva um kit de reparação ou mesmo uma câmara de ar nova contigo para reparares ou trocares a câmara de ar na beira da estrada... se necessário, caso contrário terás que empurrar a bicicleta!

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