RÉPARER UNE CREVAISON SANS DÉMONTER SA ROUE

COMO VERIFICAR UMA RODA DE BICICLETA (REMOVENDO E SEM REMOVER)?

Afinar uma roda de bicicleta é uma reparação acessível e muito útil. Não sabe (ainda) como fazer isso? Não se preocupe, nunca é tarde para começar; a sua aprendizagem começa imediatamente, com este artigo!

A bicicleta é uma pequena jóia de tecnologia. Uma máquina em que tudo é união e simetria. Uma sincronização perfeita entre todas as partes que a compõem, e aqui está voçê, a pedalar com os cabelos ao vento. E se um quarto não tem o monopólio do outro, quando um deles perde um pouco de harmonia com os outros, é, no entanto, todo um equilíbrio que se torna vacilante e frágil... Algumas partes que vêm à mente primeiro quando falamos sobre andar de bicicleta, e o que literalmente permite que ande são as rodas (também explicamos aqui como proceder quando um pneu fura). Além disso, neste artigo, ensinamos as manobras a serem executadas para descobri-las e tudo o que há para saber sobre descobri-las. Vamos lá!

Comment dévoiler une roue de vélo (en la démontant et sans la démonter) ?

O QUE É o alinhamento?

Alinhar uma roda danificada é simplesmente colocá-la de novo em linha reta. É mesmo possível que tenha, ao longo do tempo, se desviado mais ou menos do seu eixo, o que dificulta o progresso efetivo e que desotimiza a pedalada. De fato, quando a roda está dobrada, a sua força não é 100% destinada a avançar, mas é desviada pela deformação da roda que a está obstruindo.

Falando em deformação, a sua roda pode sofrer dois tipos:

• Uma deformação lateral, este é o véu;
• Um afundamento do aro, chamado de salto de roda.

"alinhar UMA RODA" OU "alinhar um aro", QUAL A DIFERENÇA?

Bem, uma roda, todo o mundo sabe o que é, mas um aro então, o que exatamente é?

Um aro é o círculo que envolve os raios, é a borda externa da roda. Em outras palavras, alinhar uma roda é alinhar o aro, portanto, ambas as expressões estão corretas e, mais ainda, significam a mesma coisa.

POR QUE A RODA DE UMA BICICLETA empena?

Fique tranquilo, se a roda da sua bicicleta estiver empenada, isso não é anormal. De fato, uma das causas de um aro dobrado pode ser o simples desgaste: as cabeças dos raios se soltam e os raios ficam menos tensos; pode ter adivinhado, então eles devem ser apertados novamente. O desalinhamento de uma roda também pode ser causado por um choque ou uma queda, coisas que não desejamos, é claro.

Seja qual for a sua origem, o empeno continua a ser uma deformação normalmente reparável, com uma facilidade variável e proporcional à sua mão mais ou menos experiente (e se for menos, só melhorará à medida que for treinando).

COMO SABER SE UMA RODA ESTÁ empenada?

O que é reconfortante nessa história de uma roda empenada é que, se estiver, normalmente notará rapidamente. De fato, quando uma roda é dobrada, o fato de estar fora do centro faz com que ela toque nos calços de travão quando gira.
Então é relativamente simples: os lugares onde a roda toca nos calços são os lugares em que a roda está empenada...

Se a sua bicicleta não estiver equipada com calços de travão, também pode usar um pé centralizador. Para fazer isso, coloque a roda no pé e posicione os indicadores de excentricidade perto da roda. Em seguida, gire a roda sobre si mesma: como na técnica das pastilhas de freio, as zonas de contato mostram os lugares empenados. Não parece complicado, pois não?

É PERIGOSO CONDUZIR COM A RODA TORTA?

Não é recomendado andar com a roda torta. Deve-se dizer que o empeno gera vibrações e, portanto, menos estabilidade para o ciclista. O equilíbrio é, portanto, mais precário quando a roda é empenada, e quando sabemos que a estrada é partilhada, cabe a todos a responsabilidade e bom senso não se colocarem em perigo, nem os outros.

QUAIS FERRAMENTAS PRECISA PARA alinhar UMA RODA DE BICICLETA?

Para reparar uma roda de bicicleta empenada, precisa de pouca ferramenta:

• Primeiro, precisará de uma chave de raio.

• Depois, há o pé centralizador. Lembre-se, nós mencionamos isso alguns parágrafos antes. Esta ferramenta permitirá que verifique se a roda está reta e no seu eixo.

• Finalmente, também pode optar por um comparador de alinhamento. Como o próprio nome sugere, esta ferramenta permite comparar o alinhamento em ambos os lados da roda e se conecta ao cubo e ao aro.

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COMO alinhar UMA RODA DE BICICLETA (estrada, btt OU E-BIKE)?

Para alinhar a sua roda, deve primeiro identificar as áreas empenadas. Felizmente, existe uma ótima ferramenta projetada especificamente para isso: o pé centralizador.

Explicamos como funciona; para começar, desmonte a roda, coloque-a no pé e verifique a tensão de todos os raios da roda (algumas dicas sobre o assunto podem ser encontradas um pouco mais abaixo).

COMO ALINHAR OS RAIOS DE UMA RODA DE BICICLETA?

 Para alinhar os raios da sua roda de bicicleta, só precisa apertar levemente as cabeças dos raios que não parecem apertados o suficiente. Mas cuidado, é fundamental que vá devagar e com delicadeza para não deformar o aro ou partir os raios. Para fazer isso, dê meias voltas simples, ou mesmo quartos de volta; e se alguma cabrça resistir à sua chave de raio, use um pouco de WD40 e deixe o produto funcionar por cerca de 5 minutos.

Então, como explicamos anteriormente, convidamo-lo a colocar os indicadores de alinhamento do pé de centragem perto da roda, depois girá-la. Os locais onde o aro toca os indicadores de excentricidade, portanto, informam (sem surpresa) os locais onde a roda está empenada.

Basta ajustar a tensão dos raios nos locais onde a roda está empenada, com a ideia de que a tensão dos raios seja a mais uniforme possível... Uma operação delicada que exige paciência e destreza. qualidades que em breve irá desenvolver e adquirir… se ainda não o fez ;)!

Além disso, como o desvio designa uma deformação lateral do aro, é importante que saiba que, se desejar inclinar o aro para a esquerda (se parecer muito para a direita), poderá apertar os raios em questão do lado esquerdo, ou até mesmo aliviar os raios do lado direito, e vice-versa se quiser inclinar o aro para a direita.

Finalmente, se conseguir um, aconselhamos que use um comparador de alinhamento para verificar se a tensão dos raios é homogênea em ambos os lados da roda.

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VERIFICAR TENSÃO DOS RAIOS

Para verificar a tensão dos raios, convidamo-lo a confiar em si mesmo: aperte os raios dois a dois para comparar a tensão! Ouça os seus sentimentos e ajuste a tensão, se necessário.

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COMO USAR UMA CHAVE DE RAIOS?

Para apertar uma cabeça de raio, gire a chave de raio no sentido horário. Por outro lado, para soltar  uma cabeça de raio, precisa girar a chave de raio no sentido anti-horário.

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COMO ALINHAR UMA RODA DE BICICLETA (ESTRADA, BTT OU E-BIKE) sem desmontar?

Se o alinhamento de uma roda de bicicleta sem removê-la ainda for possível “mexendo” com indicadores de precisão usando, por exemplo, espetos, ou mesmo uma alavanca de pneu fixada ao longo do garfo com um elástico, essa manobra permanece, no entanto, pouco confiável e precisa.

PORquê REPARAR SEM REMOVER a RODA?

Reparar um furo ainda é mais fácil removendo a roda... Então, quais são as vantagens de repará-la sem desmontar tudo?

Remoção sem chave: Sim, na cidade ou na estrada, nem sempre tem a chave certa para retirar a sua roda se tiver um furo. Com esta técnica, não precisa mais de uma chave inglesa, pode consertar a sua biciceta em qualquer lugar e com poucas ferramentas!

- Reparação mais rápida: também é mais rápida, especialmente quando tem um furo na roda traseira... Economiza tempo na montagem e desmontagem da roda: se estiver com pressa, vale sempre a pena!

E sem se sujar: Outra grande vantagem para os citadinos: não se suja reparando um furo sem retirar a roda! E sim, quando tira a roda traseira, também tem que lidar com a corrente. Não desmonta a roda? As suas mãos ficam limpas (se o pneu estiver limpo também).

crevaison vélo

PARA QUAIS BICICLETAS UTILIZAR ESTA TÉCNICA?

Com uma BTT e ou uma bicicleta de estrada, essa técnica é menos usada porque as rodas são equipadas com sistemas de aperto rápido.

Por outro lado, se viaja de bicicleta urbana, trekking, bicicleta elétrica ou BMX, as rodas geralmente são fixadas por porcas. Se volta do trabalho de bicicleta, não tem necessariamente uma chave 15 para tirar a roda em caso de furo.

COMO REMOVER a câmara de ar SEM REMOVER A RODA?

1 – Posicionamos bem a bicicleta

Se estiver em casa e tiver a sorte de ter um suporte de bicicleta, tudo o que precisa fazer é levantar a bicicleta e posicioná-la no suporte!

Se estiver ao ar livre, é melhor virar a bicicleta para que ela fique apoiada no selim e no guiador. Desta forma, tem fácil acesso às rodas. A operação é difícil se deixar a bicicleta na posição vertical.

Proteja o selim e os punhos para não os sujar.

2 – Solte o travão

Porquê soltar o travão se deseja remover o pneu? Simplesmente porque terá que passar a câmara de ar entre o calço de travão e o aro para posicioná-lo entre o quadro e a roda.

Os travão V-Brake são, por exemplo, facilmente desengatados. Para outros tipos de travões, basta girar a roda de ajuste ao mínimo.

3 – Retire o pneu e retire a câmara de ar

Pegue nos desmonta de pneu e tire o pneu da sua bicicleta. Esvazie completamente a câmara de ar.

Um conselho: para uma roda traseira, remova o pneu do lado de fora para evitar desconforto.

Em seguida, retire a câmara de ar, passe-a entre o aro e o calço de travão para posicioná-lo próximo ao eixo da roda.

4 – Encha a câmara de ar e localize o furo

Posicione a câmara de ar entre o quadro e a roda, próximo ao eixo para poder circular entre o quadro e a roda uma vez cheia! É onde temos mais espaço.

REPARE O FURO QUANDO a câmara ESTIVER FORA

Tudo o que precisa fazer é seguir os passos clássicos para reparar um pneu furado com um kit de reparação de bicicletas:

► Seque a câmara de ar
► Lixe sempre que possível onde o furo está
► Aplique cola e aguarde 4-5 minutos
► Posicione o remendo e pressione por alguns minutos
► Verifique o pneu e remova o objeto se ainda não o fez
► Substitua a câmara de ar e/ou pneu e encha.

Semelhante à ourivesaria, alinhar uma roda de bicicleta é um ato verdadeiramente delicado e preciso que pode ser comparado a um músico afinando o instrumento. E se a manobra pode parecer um pouco complicada à primeira vista, queremos tranquilizá-lo: é tudo uma questão de prática. Lembre-se também que técnicos qualificados estão prontos para ajudá-lo nas lojas Decathlon.

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