COMO REMOVER A CÂMARA DE AR SEM DESMONTAR?
1 – Posicionar bem a bicicleta
Se estiveres em casa e tiveres a sorte de possuir um suporte de bicicleta, apenas tens de levantar a tua bicicleta e posicioná-la no suporte!
Se estiveres no exterior, é melhor virar a bicicleta ao contrário para que se apoie no selim e nos punhos. Desta forma, terá facilmente acesso às rodas. A operação torna-se difícil se deixares a bicicleta direita.
Proteje o selim e os punhos para não os sujares, ou coloca-te num local limpo.
2 – Desapertar o travão
Porquê desapertar o travão se se quiser desmontar o pneu? Simplesmente porque vais passar a câmara de ar entre o calço do travão e a jante, para a posicionar entre o quadro e a roda.
Os travões V-Brake, por exemplo, desprendem-se facilmente. Nos outros tipos de travões, basta girar a roda de regulação para o mínimo.
3 – Desmontar o pneu e remover a câmara de ar
Usa dois ou três desmonta-pneus e desmonta o pneu da tua bicicleta. Se a câmara de ar ainda tiver ar, esvazia-a por completo.
Um conselho: No caso de uma roda traseira, remove o pneu do lado oposto ao da corrente, para evitar incómodos.
Remove em seguida a câmara de ar, passando-a entre a jante e o calço do travão, para a posicionares junto ao eixo da roda.
4 – Encher a câmara de ar e sinalizar o furo
Posiciona a câmara de ar entre o quadro e a roda, junto ao eixo, para poderes fazer a câmara de ar circular entre o quadro e a roda, quando cheia! É neste local que se tem mais espaço.