Como substituir as bichas e o cabo de desviador?

Substituir as bichas e o cabo de desviador é uma operação de manutenção fácil de realizar e não requer muito tempo: este tutorial ajuda-te a seguir as diferentes etapas da instalação!

desviador

Indispensável de saber    

DURAÇÃO: Cerca de 30 min

DIFICULDADE: 1 de 5

OS ELEMENTOS A INSTALAR: Cabo/Bicha/Ponteiras de bicha/Ponteiras de cabo de travão

AS FERRAMENTAS A UTILIZAR

Como trocar o cabo e a bicha do desviador traseiro na sua bicicleta?

Antes de começar     

Confirmo que a corrente está no carreto - prato mais pequeno, para que o cabo fique o mais solto possível.

É importante cortar a bicha ou o cabo corretamente, porque há o risco que a transmissão da bicicleta não funcione quando todas as afinações estiverem efetuadas.

1 | Removo os cabos e as bichas da minha bicicleta   

Antes de mais, é necessário cortar as ponteiras para remover corretamente o cabo. Estão localizadas na extremidade deste último, na zona do desviador traseiro. Depois de cortar as ponteiras do cabo, desapertamos o parafuso que fixa o cabo do desviador traseiro com uma chave sextavada. 
Podemos em seguida remover o cabo e as bichas até chegarmos à zona do manípulo, o que nos permite remover totalmente o cabo.

A saber: a maioria dos manípulos possui um furo para remover o cabo. É assim fundamental que a corrente esteja no carreto mais pequeno quando se executa esta operação, caso contrário o cabo não pode sair. Com isto dito, alguns manípulos estão equipados com um pequeno parafuso (ou uma cobertura) que deve ser desaparafusado para remover cabo.

2 | Aplico as novas bichas de cabo     

Após a remoção do cabo, a etapa seguinte consiste em cortar as novas bichas de cabo. O comprimento correto é sempre o mais curto, o que nos permite ângulos suaves com movimentos de guiador completo. 

Lembra-te também de não bloquear as bichas de travão e de desviador na zona do guiador. Quando viramos o guiador, devem ficar livres, para que não se prendam uns nos outros.

3 | Instalo o cabo do manípulo 

Quando todas as novas bichas estão instaladas, passamos ao cabo do manípulo a nível do desviador traseiro. É importante confirmar que todos os terminais das bichas estão corretamente instalados (e que as bichas não estão bloqueadas).

O cabo deve ser passado através do parafuso que o segura e apertado com a chave sextavada, para que fique bem seguro. Lembra-te sempre de deixar a corrente no carreto pequeno.

4 | Termino a operação

Para terminar, basta cortar o cabo com o alicate corta-bichas/cabos e colocar o terminal de cabo para que este não desfie.

O procedimento é o mesmo nos casos dos cabos de travões e de transmissão. A única diferença é sobretudo saber como afinar os desviadores e os travões quando as tampas e os cabos são substituídos.

pictoSPV

... E para reparar

Acede à página do Serviço Pós-Venda!

Encontrarás todos os nossos conselhos, tutoriais e peças para reparar a tua bicicleta.

Vê todos os nossos conselhos relativos à reparação ou manutenção da tua bicicleta