COMO AFINAR O DESVIADOR DIANTEIRO?

Se fores um praticante de bicicleta habituado a percorrer longos trajetos, sabes a importância do bom funcionamento das mudanças. É assim fundamental que os desviadores estejam perfeitamente afinados, para que te confiram o conforto de que precisas.

desviador

INDISPENSÁVEL SABER    

DURAÇÃO: Cerca de 20 min 

DIFICULDADE: 2 de 5

FERRAMENTAS A UTILIZAR

Como afinar o desviador dianteiro da bicicleta?

ANTES DE COMEÇAR     

Coloque a sua bicicleta num suporte de pé para oficina, para maior conforto durante as manobras. 

1 | VERIFICO O ALINHAMENTO E A ORIENTAÇÃO DO DESVIADOR

A corrente deve estar no prato pequeno do meio e no carreto grande atrás. Antes de mais, desconectar o cabo do desviador recorrendo a uma chave sextavada. Iremos em seguida ajustar a altura do desviador, mas também a sua inclinação.

Quanto à altura, devem deixar-se 3 mm entre a parte superior dos dentes e a parte inferior da forqueta do desviador. Quanto à orientação, basta que o prato seja paralelo ao desviador.

2 | REGULO OS BATENTES INFERIORES E SUPERIORES   

Deves agora regular o batente baixo com o parafuso: deve haver 1 mm de espaço entre a corrente e a placa interna do desviador. Deves assegurar-te de que apertas-te bem o parafuso micrométrico de regulação de fundo a nível do shifter, depois desapertar meia volta. Vamos em seguida voltar a conectar o cabo de desviador e voltar a apertar bem o parafuso de suporte do cabo. 

Para afinar o batente alto, a bicicleta é regulada no prato grande e com o carreto pequeno atrás. Se a corrente não chegar a passar para o prato grande, deves obrigatoriamente desapertar progressivamente o parafuso micrométrico de regulação do shifter. Para terminar, podes exercer uma ligeira pressão no shifter. 
Se a corrente sair do pedaleiro, reaperta o parafuso de cima (com a sinalização H) até que a corrente deixe de sair do pedaleiro.

3 | TESTO A MUDANÇA DAS VELOCIDADES

Para afinar o ajuste, mudar as velocidades uma a uma e privilegiar a regulação nos carretos centrais.

Se a corrente tiver tendência para subir, deves voltar a apertar o parafuso, mas se a corrente não conseguir subir, desapertar o parafuso.

4 | CONFIRMO SE OS MEUS AFINAMENTOS FUNCIONAM

Para confirmar que o desviador está afinado, o truque é puxar e carregar nele com o polegar. Se empurrar o desviador enquanto pedala, a corrente não deve passar do carreto grande e saltar fora do pedaleiro.

Se tiver dificuldades, joga com o cabo de tensão.

pictoSPV

... E PARA REPARAR

Acede à página do SPV!

Encontrarás todos os nossos conselhos, tutoriais e peças para reparar e fazer a manutenção da tua bicicleta.

Vê TODOS OS NOSSOS CONSELHOS RELATIVOS À REPARAÇÃO OU À MANUTENÇÃO DA SUA BICICLETA