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Como afinar o desviador dianteiro?

Se fores um praticante de bicicleta habituado a percorrer longos trajetos, sabes a importância do bom funcionamento das mudanças. É assim fundamental que os desviadores estejam perfeitamente afinados, para que te confiram o conforto de que precisas.
Sabe como neste conselho.

O essencial para saberes afinar o teu desviador dianteiro (Decathlon, Shimano, Sram, Campagnolo...)

Duração da operação: Cerca de 20 minutos.
Dificuldade da tarefa: 2 de 5.
Ferramentas a usar: Chave Allen/Sextavada, alicate

Agora estás pronto para afinar o desviador! 🛠

Vídeo tutorial: como afinar o desviador dianteiro da tua bicicleta?

Descobre em vídeo, como afinar, passo a passo, o desviador dianteiro da tua bicicleta.

1) Verifico o alinhamento e a orientação do desviador

Para esta operação, a corrente deve estar no carreto pequeno na pedaleira e no carreto grande na parte traseira.
O garfo do desviador deve ser instalado paralelamente aos carretos.
Então, é o parafuso de fixação que permitirá que faças os ajustes corretos.

Próximo passo: ajustar a altura e a inclinação do desviador.

Para a altura, deve-se deixar 3mm entre a parte superior dos dentes e a parte inferior do garfo do desviador. Aqui também, o parafuso de fixação do desviador permite ajustar esta altura corretamente. Então podes verificar este ajuste manualmente pressionando o desviador.

Para orientação, o carreto simplesmente precisa estar paralelo ao desviador.

2) Verifico os limites "HIGH" e "LOW"

Os limites evitam que a corrente descarrile. Para ajustá-los, lembra-te de primeiro remover o cabo do desviador.

➡️ Ajusta o limite inferior (L ou LOW) do desviador dianteiro
Agora deves ajustar o limite inferior, também chamado de limite L, com o parafuso: deve haver um espaço de 1 mm entre a corrente e a placa interna do desviador.
Aperta totalmente o parafuso de ajuste micro no manípulo (e desviador em alguns casos) antes de aliviá-lo meia volta. Em seguida, reconecta o cabo do desviador e reaperta o parafuso de retenção do cabo.

➡️ Ajusta o limite superior (H ou HIGH) do desviador traseiro
Para definir o limite superior, também chamado de limite H, coloca a tua bicicleta no carreto grande e no carreto pequeno na parte traseira.
Se a corrente não conseguir passar para o carreto grande, deve-se aliviar gradualmente o parafuso micrométrico de ajuste.
Por fim, para finalizar, podes exercer uma leve pressão no desviador. Se a corrente sair do pedaleiro, aperta o parafuso superior (marcado H) até que a corrente não saia.

3) Ajusto a tensão do cabo

Passo 1: Coloca a corrente no carreto pequeno e verifica se o manípulo de mudanças está na última posição.
Passo 2: Aperta o afinador de ajuste antes de desapertá-lo 2 voltas.
Passo 3: Remove (desaperta) o parafuso de fixação do cabo do desviador.
Etapa 4: Tensiona o cabo esticando-o manualmente ou com um alicate, se preferires.
Passo 5: Aperta o parafuso do grampo do cabo e ajusta a tensão do teu cabo com o afinador.

4) Testo a passagem das mudanças

Para afinar as configurações, troque as mudanças uma a uma e privilegia a configuração nas carretos centrais.

Se a corrente tende a subir, então deves apertar o parafuso, mas se não conseguir subir, alivia o parafuso.

5) Verifico se a afinação do meu desviador ficou boa

Para verificar se o desviador está afinado corretamente, o truque é puxá-lo e pressioná-lo com o polegar. Se empurrares o desviador enquanto pedalas, a corrente não deve ultrapassar o carreto grande ou atingir os raios.

Se estiveres com dificuldades, joga com a tensão do cabo nos micro-afinadores do manípulo ou no próprio desviador.

E o desviador traseiro, como é afinado?

Afinar o desviador dianteiro ou traseiro é quase a mesma coisa!

Aqui estão os principais passos:

Passo 1: Verificar o alinhamento do desviador
Passo 2: Aprender a ajustar o cabo
Passo 3: Ajustar a altura do desviador à cassete ou roda livre
Etapa 4: Testar a passagem das mudanças

Encontra as etapas explicadas no nosso conselho para afinares o teu desviador traseiro.

Trocar o desviador dianteiro

Em caso de mau funcionamento ou quebra, pode ser necessário trocar o desviador ou os roletes/roldanas do desviador.

Para esta operação, podes confiar a tua bicicleta aos nossos técnicos em loja. Eles cuidarão da reparação da tua bicicleta..

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O ajuste do desviador dianteiro não tem mais segredos.
Agora aproveita ao máximo a tua bicicleta e voltas! Vemo-nos em breve nas estradas!

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