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Como afinar o desviador de uma bicicleta?

Como afinar o desviador de uma bicicleta?

A tua bicicleta, quer seja ou não elétrica, faz ruídos estranhos durante as mudanças? A tua bicicleta desestabiliza-se regularmente no meio da rua, o que é incómodo quando tens um compromisso (profissional ou pessoal)? Estará certamente na altura de verificares o desviador da bicicleta.

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Como afinar o desviador de uma bicicleta?

Como utilizar as mudanças da bicicleta?

Antes de chegarmos ao cerne da questão, vamos examinar rapidamente as mudanças da tua bicicleta. As mudanças permitem ajustar o comprimento da corrente para otimizar o teu esforço. A parte superior da pedaleira inclui o(s) pratos(s) (dependendo da bicicleta) e atrás encontram-se os carretos nos quais a corrente assenta e que possibilitam as mudanças de velocidade. O desviador dianteiro permite mudar de prato, e o desviador traseiro permite mudar as relações entre a roda pedaleira e a roda livre (ou carretos). Mediante o ajuste dos pratos e das mudanças, adaptas o comprimento da corrente às tuas necessidades.

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A combinação do prato pequeno com o carreto grande permite-te subir facilmente uma colina. Por sua vez, a combinação do prato grande com o carreto pequeno vai fazer-te trabalhar as coxas, mas irás mais depressa. Tem em atenção que estas duas configurações implicam o cruzamento da corrente, podendo desgastá-la mais depressa e até fazer com que a bicicleta desestabilize. Portanto, pensa nisso, faz as tuas transições tranquilamente e, se necessário, mantém-te no prato do meio.

Para facilitar a vida a todos os praticantes de bicicleta, os pratos e as mudanças fáceis são os números mais pequenos dos manípulos: 1 = mudança fácil. Quanto mais sobes de número, mais difíceis são as mudanças.

As bicicletas elétricas também têm mudanças. Utilizá-las corretamente permite poupar a bateria! Escolhe uma relação pequena nas subidas: irás menos depressa, mas mais longe. ;)

Após este pequeno lembrete rápido, chegamos à questão essencial:

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Como afinar o desviador de uma bicicleta?

Porque motivo o desviador salta?

O desviador salta ou faz ruídos estranhos (o que pode indicar que está prestes a saltar) e não sabes qual o motivo. Há várias possibilidades:

► O desviador, ou uma peça do mesmo, está danificado. Deves conseguir constatá-lo mediante a sua observação. Se for o caso, será certamente necessário substituir a peça danificada ou todo o desviador.
● Podes ser tu a efetuar esta substituição. Criámos um conteúdo específico para te ajudar: hiperligação em breve
● Ou dirige-te a uma oficina Decathlon para procederem à substituição:

► No entanto, se a bicicleta estiver em bom estado, talvez seja apenas necessário afinar o desviador. Explicamos-te como:

⚠️ Atenção: antes de qualquer trabalho mecânico numa bicicleta elétrica, retirar sempre a bateria da bicicleta!

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Como afinar o desviador de uma bicicleta?

Qual dos desviadores deve ser afinado em primeiro lugar para resolver os problemas de mudança de velocidades?

Olharás primeiro para o desviador dianteiro, mas normalmente o problema está no desviador traseiro. Se o desviador dianteiro faz ruído mas passa facilmente nos pratos, uma gota de desengripante deve resolver o problema.

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Como afinar o desviador traseiro?

Para ajudar-te a afinar, de forma fácil e eficaz, a transmissão da tua bicicleta, criámos um tutorial em vídeo com a Marion, engenheira de produtos de bicicleta.
Antes de começares, retira a bateria da bicicleta e coloca a bicicleta num suporte, se tiveres um, ou virada para baixo, para girares os pedais após cada operação. Utiliza uma chave de fendas cruciforme.

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1 - Começa pelo ajuste dos batentes

Os batentes garantem que a corrente da bicicleta fica num intervalo de distância bem definido, nomeadamente o carreto pequeno e o carreto grande. Caso contrário, a corrente pode descarrilar! Os batentes ajustam-se com dois parafusos. Um tem um H (high) para ajustar o batente superior, e o outro tem um L (low) para o batente inferior.

Começamos pelo batente inferior (L). É necessário engatar a bicicleta na mudança mais pequena e verificar se, ao rodar o manípulo, não há qualquer ruído e se a corrente se mantém alinhada com o carreto. Podes premir suavemente a patilha do desviador para garantir que tudo permanece no sítio certo. Se não for o caso, podes ajustar a afinação com o parafuso L.

Prosseguimos com o ajuste do parafuso superior (H). Engata a bicicleta na mudança mais alta. Verifica se está tudo correto: sem ruído e a corrente mantém-se no lugar. Se não for o caso, podes ajustar a afinação com os parafusos dos batentes, girando um quarto de volta de cada vez, para a maior precisão possível.

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2 - Afinar o engate das mudanças

Vais girar a pedaleira para verificar se cada entalhe no manípulo de mudanças provoca uma mudança de velocidade. Se não for o caso, gira o botão tensor no cabo de transmissão para o apertar, enquanto pedalas para verificar se a corrente está a subir ou a descer para a posição correta. De seguida, repete a operação no sentido contrário: se estiveres sentado(a) na bicicleta, desce, e vice-versa. Se as mudanças não se posicionarem corretamente, continua a regular o botão tensor para que cada encaixe da corrente fique no carreto correto.

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Vê o nosso vídeo com o tutorial para afinares o desviador traseiro com a marion!

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Já sabes tudo sobre o desviador traseiro de bicicleta elétrica? Os termos batente superior, botão tensor e carreto têm um novo sentido? Perfeito! Nunca mais deverás ter a preocupação de a corrente descarrilar no meio da rua!

Se, apesar de tudo, o desviador parecer estar a dar as últimas, não hesites em solicitar ajuda às oficinas para bicicletas da Decathlon, teremos muito gosto em ajudar-te!