Ref: 8560401
2023
O bastão MT900 ergonómico foi feito para ser robusto e resistente.
Utilizas um destes bastões e tens uma dúvida sobre a sua manutenção ou reparação?
Damos-te todas as informações necessárias sobre este artigo.
Os bastões são muito apreciados pelos praticantes de caminhada por apresentarem inúmeras virtudes. A sua utilidade responde principalmente a três aspetos:
- A segurança para evitar o risco de quedas e ter mais equilíbrio
- A procura de performance para aqueles que desejam ir mais rápido e praticar durante mais tempo
- A saúde para ter uma melhor postura e assim aliviar as costas e articulações
O bastão MT900 diferencia-se dos outros pelo facto de se dobrar sobre ele mesmo. Para abrir o bastão, destaque o velcro e deixe que ele se desdobre sozinho. De seguida puxe a argola de alumínio castanha até que a ponta metálica chamada push-pin saia (puxe com alguma força) e se encaixe no orifício.
Pode encontrar mais pormenores na página em baixo.
Em repouso, para utilização do bastão do tipo cana, a abertura será maior (cerca de 140°), como na fotografia.
Cada utilizador poderá escolher a maneira como caminha com os bastões de caminhada. Marcha alternada ou simultânea, um ou dois bastões, cabe-te a ti escolher o que é mais natural para ti.
Recomenda-se que pouses as pontas dos teus bastões longe de ti, à tua frente ou nos lados, para não tropeçares nelas enquanto caminhas.
O sistema de bloqueio externo é o mais utilizado e permite um ajuste fácil e preciso para o comprimento que desejar.
Uma vez desdobrado o bastão, basta abrir a patilha no bloqueador externo, deslizar a haste o comprimento desejado e fechar novamente a patilha. Cuidado para não ultrapassar a linha de stop vermelha.
Se sentir que o seu bastão está um pouco solto e as hastes começam a deslizar, não hesite em apertar o bloqueador externo com o botão de ajuste.
Existem diversos locais nas mochila de caminhada indicados para transportar os seus bastões quando não os está a usar durante a sua caminhada.
A vantagem do bastão MT900 e dos bastões com mais de 3 hastes em geral, é ser dobrável, o que lhe permite guardá-lo facilmente dentro da sua mochila ou num bolso lateral.
Não é obrigatório utilizar anilhas e pode perfeitamente passar sem elas. No entanto, podem revelar-se muito úteis para evitar que a ponta fique presa numa rocha e correr o risco de partir o bastão. Pode ainda utilizar anilhas de inverno, ligeiramente maiores, para não se afundar na neve ou mesmo na areia.
Deves fazer a manutenção do teu bastão de caminhada regularmente de forma a melhorar a sua vida útil e conservar a sua eficácia.
Um bastão bem cuidado é um bastão bem limpo! Lembra-te de limpar o bastão por fora e por dentro. De seguida, indicamos-te os passos que deves seguir.
Quando não estiverem a ser utilizados, dobra os bastões e deixa os bloqueadores desamarrados para manter a força de aperto.
O teu bastão tem um pequeno defeito ou está partido? Não o deites fora, repara-o! Faz as reparações tu mesmo com a ajuda dos nossos vídeos!
Trocar a ponta do bastão com rosca (bastão, por norma, adquirido a partir de 2023, verificar nos respetivos bastões)
Trocar a ponta do bastão (bastão, por norma, adquirido antes de 2023, verificar nos respetivos bastões)
Não vês mais nenhuma solução além de deitar fora os bastões? Cria o hábito de não os deitar no lixo ou na reciclagem e dirige-te a um centro de recolha de resíduos para que sejam reutilizados. Na sua maioria feito de alumínio, este bastão deverá ser colocado no metal, enquanto as anilhas serão colocadas no plástico.
Já não usas os teus bastões e não sabes o que fazer com eles? Em vez de os deitares fora, não hesites em vendê-los em segunda mão, utilizando a plataforma Decathlon Segunda Vida! Indica no site todas as informações sobre o teu produto. Iremos propor-te as melhores soluções de venda e poderás entregar o teu produto na loja para concluir o procedimento.