Outras questões sobre como cuidar do calçado de couro
Devo passar graxa nos meu calçado de couro?
Tudo depende do tipo de calçado e de como o usas. Não há necessidade de usar graxa para calçado de caminhada, pois a graxa protege o couro.
No entanto, para calçado de equitação ou para dar um pouco de cor ao calçado, podes usar uma graxa colorida ou transparente.
Posso passar graxa em camurça ou couro reverso?
Não é recomendado, porém podes, mas vai mudar a aparência e a cor do couro. Além disso, como o material não é liso, a graxa será absorvida e o couro não será realmente impermeável. Em vez disso, usa um spray reativador repelente de água e produtos especializados para remover manchas.
Com que frequência devo limpar o meu calçado de couro?
É aconselhável lavar os sapatos apenas uma vez por temporada ou apenas se estiverem muito sujos ou manchados.
Com que frequência devo alimentar o couro do meu calçado?
Em geral, é recomendável nutrir regularmente o couro (a cada 4 a 6 meses), mas isso obviamente depende da frequência de uso e do mau tempo que eles sofreram!
Qual é a vida útil de uns ténis de caminhada?
A vida útil de um ténis de caminhada não é contada em anos, mas em quilómetros! De facto, a maioria dos modelos de trekking e caminhadas ou mesmo trilhos são testados para um determinado número de quilómetros percorridos. No entanto, uma manutenção inadequada, armazenamento inadequado ou uso indevido do calçado podem diminuir a vida útil dos mesmos. Por exemplo, se andares no asfalto e não na natureza, a sola desgasta-se muito rapidamente.
Socorro, o meu calçado cheira mal: como faço para limpar o interior?
Evita molhar totalmente os sapatos. Então, para eliminar os odores, será preciso apostar tudo em duas etapas:
- Refresca a palmilha limpando-a com muita delicadeza, apenas do lado do tecido, usando água morna e sabão neutro.
- Elimina os odores com um spray neutralizador de odores.
Bons hábitos para evitar chegar lá:
Após cada saída, retira a palmilha do calçado, deixa-o arejar num local fresco e seco, longe das variações de temperatura e dos raios UV. Se o calçado ficar molhado, coloca um pouco de jornal neles para absorver a humidade. Finalmente, o bicarbonato faz milagres em caso de odores persistentes. Dica da vovó!
Agora que os sapatos estão limpos, impermeabilizados e cheirosos, estás pronto para pegar as trilhas, faça chuva ou faça sol!