Como fazer a manutenção correta do meu calçado de caminhada em couro?

Uma vez encontrado o calçado certo, temos vontade de desfrutar dele durante o máximo de tempo possível! Descobre os nossos conselhos para manter o teu calçado preferido com bom aspeto.

limpar o calçado de couro

Como limpar o calçado de trekking ou caminhada em couro?

Podes não o saber, mas a lama, a água e os elementos que encontras na natureza tornam o couro do teu calçado mais frágil e fazem-no perder a sua elasticidade e repelência à água.
Lavar bem o calçado de caminhada é a garantia de que irá durar mais tempo!

Prepara o seguinte material:
- Uma esponja suave
- Um alguidar com água morna e sabão (sabão suave)
- Uma escova macia para calçado em couro
- Papel de jornal

Etapa 1: lavagem
Se o calçado tiver lama: deixa secar a terra e depois sacode o calçado um contra o outro de forma a soltar os pedaços de terra seca
De seguida, retira os atacadores do calçado: se estiverem sujos, coloca-os na máquina de lavar. De seguida, reitra também a palmilha para evitar que fique molhada durante a limpeza.
E finalmente limpa o calçado com a esponja e a água com sabão.
Se ficar um pouco de lama nos cantos do calçado, utiliza uma escova macia para a remover. Atenção ao utilizar a escova: escova suavemente para não danificares o couro.

E o interior do calçado? Se tiveres pouco tempo, podes fazer um pouco de batota e utilizar um desodorizante para calçado ou espalhar um pouco de bicarbonato de sódio para absorver os odores.
Caso contrário, retira a palmilha  e verifica se não é altura de a substituir. Evita a todo o custo esfregar o interior, pois isto pode danificar as membranas internas..


Etapa 2: secagem
A secagem é uma etapa importante na manutenção do calçado, pois caso seja mal realizado, poderá danificar o teu calçado de caminhada.
> Boas práticas: deixa o calçado secar num local arejado à temperatura ambiente. Preenche o interior do calçado com papel de jornal de forma a absorver a humidade mas lembra-te de o substituir regularmente.
> Importante: secar o calçado todas as noites no acampamento, limita o risco de formação de bolhas! Seca a palmilha e coloca o calçado no interior da tenda para evitar que fiquem molhadas com o orvalho matinal.
> A ideia errada: secar o calçado num local quente: em frente a uma lareira ou sobre um radiador, por exemplo. Isto pode secar o couro e fazer com que o calçado fique deformado..

Como limpar o calçado de trekking ou caminhada em couro?

Porquê engraxar o calçado em couro? Com o tempo e as condições meteorológicas, o couro seca e pode estalar, tornando-se menos impermeável do que era nos primeiros tempos.
Ao protegeres regularmente o teu calçado de couro, podes prolongar a sua vida e garantir que mantêm a sua impermeabilidade!
Importante: a graxa é sobretudo útil para os couros de grão integral.

Prepara o seguinte material:
- Um tubo de graxa para calçado em couro
- Um pano macio

Antes de qualquer tratamento, certifica-te que o calçado de couro está limpo e seco (ver parágrafos anteriores).
Retira ou desaperta os atacadores de forma a poderes aceder a todos os locais com couro.
Mergulha o pano macio na graxa e depois espalha pelo couro em pequenos círculos para que a graxa penetre bem.
Uma vez o calçado completamente tratado, limpa o excesso de graxa com uma parte seca do pano macio.
Por fim, deixa secar num local seco à temperatura ambiente.

Como reimpermeabilizar o calçado de trekking ou caminhada em couro?

O calçado que deixa entrar água pode tornar-se um verdadeiro problema no trekking ou em caminhada. Engraxar o couro do calçado é à partida uma boa solução para reativar a repelência à água (ver parágrafo anterior).

Para ir mais longe, existem duas outras soluções (apenas para couros não envernizados) para reativar a repelência à água do teu calçado:
- O aplicador, preciso e de fácil utilização: basta pressionar a espuma contra o calçado para que este absorva o tratamento!
- O aerosol, rápido e eficaz: para aplicar no exterior seguindo corretamente o modo de utilização.

Importante: um calçado que não era originalmente impermeável, não se pode tornar à prova de água! Estes tratamentos reativam a repelência à água do couro, ou seja, a sua propriedade de ser hidrofóbico e não de absorver gotículas na sua superfície.

Como limpar o calçado de trekking ou caminhada em couro?

As boas práticas para arrumar calçado em couro:
- O calçado dever estar limpo, seco e engraxado
- Escolhe um local de arrumação seco, com temperatura ambiente, afastado de qualquer fonte de calor (radiador, aquecimento, etc.).
- Forra o interior do calçado com papel de jornal para que conservem a sua forma durante o tempo de repouso!

Importante: se já tinhas adquirido uma bolsa de arrumação para o teu calçado de forma a proteger a tua roupa da lama durante o transporte na mochila, é a altura para o ir buscar novamente! O teu calçado ficará assim protegido do pó durante o tempo que estiver guardado.

Como fazer a manutenção correta do meu calçado de caminhada em couro?

Como reparar o calçado de trekking ou caminhada em couro?

Se sentes algumas dores, pode acontecer que a palmilha já não esteja em condições. Podes simplesmente retirá-la e substituí-la por uma palmilha mais adaptada.

Para qualquer outro problema (sola exterior lisa ou descolada, membranas rasgadas, etc.) o melhor é recorrer à perícia do seu sapateiro ou do nosso Serviço Pós-Venda.

Importante: compras-te o calçado há vários anos, teve pouca utilização mas esteve guardado num local quente e húmido. Parecem em perfeito estado, mas após alguns passos, a sola exterior descolou-se? O calçado foi vítima da chamada hidrólise. O poliuretano na sola desintegrou-se após ter ficado rijo e tornou-se poroso. O calçado estraga-se mais rapidamente se não for utilizado! mais uma boa desculpa para ir apanhar ar!

Agora que o calçado está limpo, reimpermeabilizado e cheira bem, estás pronto para voltar aos trilhos quer chova ou faça sol!
Outras dicas para a manutenção do calçado em couro? Não hesites em partilhá-las nos comentários.

OUTROS CONSELHOS QUE PODEM SER DO tEU INTERESSE