nettoyer des chaussures en cuir

Dicas para cuidares do calçado de couro

Quando encontras um calçado que se adapta a ti, queres poder aproveitá-lo o mais tempo possível! Descobre os nossos conselhos de manutenção para o teu calçado de couro para caminhadas, passeios a cavalo e outros desportos ao ar livre.

Os 5 passos para manter corretamente o calçado em couro

  1. 1 Lavar e secar
  2. 2 Engraxar
  3. 3 Re-impermeabilizar
  4. 4 Arrumar
  5. 5 Reparar
  6. 6 Outras questões

Como limpar o calçado de couro de flor integral?

Podes não saber, mas a lama, a água e os elementos que encontras ao ar livre enfraquecem o couro do teu calçado e fazem com que percam a sua flexibilidade e repelência à água.
Lavar bem o calçado é a garantia de as conservar durante mais tempo e, consequentemente, de renovar menos o teu equipamento!

Prepara o seguinte equipamento para a manutenção completa do teu calçado:
- Uma bacia com água morna
- Sabonete em pasta especial para couro
- Uma escova macia para calçado de couro
- Um pano limpo
- Uma escova de dentes velha (opcional)
- Jornal (opcional, mas recomendado)
- Um spray reativador de repelência à água

Laver des chaussures de rando en cuir

Passo 1: Lavagem
Se o teu calçado estiver enlameado: deixa a sujidade secar e depois elimina-a batendo as solas uma na outra.
Em seguida, retira os atacadores dos sapatos: se estiverem sujos, ensaboa-os com cuidado para não danificar as pontas (todos nós já experimentamos a ponta do atacador que se desfia), depois enxagua e deixa secar ao ar livre.
Remove a palmilha para evitar que ela se molhe durante a limpeza.
Em seguida, pega a escova macia e esfrega grosseiramente a haste para remover as marcas e manchas maiores. Em seguida, molha-o na bacia com água morna. Começa a esfregar a parte inferior da sola para remover os resíduos de lama. Em seguida, ainda com a escova, pega num pouco de sabão e limpa o sapato, tomando cuidado para não esfregar muito as áreas frágeis, como as costuras e as áreas de união entre o couro e o solado. Também toma cuidado para não riscar o couro.
Se ficar um pouco de lama nas reentrâncias do calçado, usa uma escova de dentes velha para removê-la.

E para o interior? Se estiveres com pouco tempo, podes trapacear um pouco usando desinfetante para calçado ou espalhando um pouco de bicarbonato de sódio para absorver os odores.
Caso contrário, retira a palmilha (também conhecida como “sockliner”) e verifica se está na hora de trocá-la. Evita a todo custo esfregar o interior, pois isso podes danificar as membranas internas.

Passo 2: Secagem
A secagem é um passo importante no cuidado do calçado porque, se for feito incorretamente, pode danificá-lo.
Boa prática: deixa o calçado secar num local ventilado, à temperatura ambiente. Podes enchê-los com jornal para absorver a humidade, mas lembra-te de trocá-lo regularmente para evacuar essa humidade.
É bom saber: se secares os sapatos todas as noites no acampamento, também reduzes o risco de bolhas! Deixa a palmilha secar e guarda os sapatos dentro da tenda para evitar que se molhem com o orvalho da manhã.
> A falsa boa ideia: secar os sapatos num local quente: à frente de uma lareira ou de um radiador, por exemplo. Isso corre o risco de ressequir o couro, danificando os diferentes materiais que compõem a estrutura do sapato e causando deformações.

Como lubrificar e nutrir o couro do meu calçado?

Passo 3: Impermeabilizar o calçado de couro com graxa

Por que engraxar calçado de couro? Com o tempo e as intempéries, o couro resseca, com risco de rachar, e deixa de ser impermeável quanto nos primeiros dias. Assim como um hidratante vai nutrir e amaciar a pele, a graxa nutre, amacia e protege o couro.
Ao alimentar regularmente o calçado de couro, prolonga a vida útil e garante a sua impermeabilidade!
É bom saber: a lubrificação é especialmente útil para couros de flor integral. Queres saber por que não usar um simples leite para cuidar do couro? Um leite amaciará e nutrirá, mas não deixará essa fina película de gordura que atua como impermeabilizante. Além disso, a graxa é um verdadeiro bálsamo para o couro, é mais gordurosa e vai nutrir profundamente o couro.

Prepare os seguintes materiais:
- Graxa para sapatos de couro
- Um pano macio

Nourrir des chaussures en cuir

Antes de qualquer tratamento, certifica-te de que o calçado de couro estão limpos e secos (ver parágrafos anteriores).
- Remove ou afrouxa os atacadores para que possas ir a qualquer lugar onde haja couro.

- Mergulha o pano macio em graxa e espalha a graxa no couro em pequenos círculos. Desta forma, a graxa conseguirá penetrar bem no couro.

Uma vez que o sapato tenha sido completamente tratado, limpa o excesso de graxa com uma parte limpa do pano macio.
Por fim, deixa secar num local seco e em temperatura ambiente.

Como re-impermeabilizar calçado de couro?

Passo 3 bis: Impermeabilização com spray

Sapatos que absorvem água podem ser um problema real ao caminhar ou caminhar. Lubrificar o couro do calçado já é uma boa solução para reativar a repelência à água (ver parágrafo anterior). Mas se os seus sapatos são em couro invertido, um material misto (sintético e couro) ou simplesmente já impermeáveis ​​graças a uma membrana do tipo Gore-tex para devolver um pouco de repelência à água ao seu couro entre duas saídas, você também tem a possibilidade de usar um spray reativador repelente de água.

Existem duas outras soluções (somente para couros não patenteados) para reativar a repelência à água de seus sapatos:
- Spray reativador hidrófugo: eficaz e sem gás propulsor: pulverizar o produto a 15 cm do sapato. Se necessário, espalhe o produto com um pano limpo. Por fim, deixe secar por 3 a 4 horas.
- O aerossol reativador de repelência à água: rápido e eficaz: para aplicar ao ar livre, seguindo as instruções de uso.

É bom saber: um sapato que não era impermeável na base não se pode tornar um! Esses tratamentos permitem reativar a repelência à água do couro, ou seja, a sua propriedade de ser hidrofóbico e não absorver gotas na sua superfície.

Comment bien entretenir des chaussures de randonnée en cuir ?

Como guardar calçado de couro?

Melhores práticas para guardar calçado de couro:
- O calçado deve estar limpo, seco e engraxado
- Escolhe um local de armazenamento seco, à temperatura ambiente, longe de uma fonte de calor forte (radiador, caldeira, etc.).
- Enche o calçado com jornal para mantê-los em forma durante o tempo de inatividade!

É bom saber: se já investis-te numa bolsa de arrumação para proteger as roupas da lama da mochila, agora é uma boa hora para trazê-la à tona! O teu calçado está assim protegido do pó durante o armazenamento.

Como reparar calçado de couro?

Se tiveres dor, a palmilha pode não ser adequada para ti ou ter deixado de o ser. Portanto, podes simplesmente removê-la e substituí-la por uma mais adequada.

Para qualquer outro problema (sola lisa ou a descascar, membranas rasgadas, etc.) o melhor é recorrer à perícia de um sapateiro!

É bom saber: compras-te calçado há vários anos, quase não os usas-te, mas eles foram guardados num local bastante quente e húmido. Eles ainda parecem em perfeitas condições, mas depois de alguns passos a sola sai? És uma vítima do que é chamado de hidrólise. O poliuretano da sola desfez-se, endureceu e tornou-se poroso. Os sapatos ficam mais danificados se não forem usados! Mais uma boa desculpa para apanhar ar fresco!

Outras questões sobre como cuidar do calçado de couro

Devo passar graxa nos meu calçado de couro?

Tudo depende do tipo de calçado e de como o usas. Não há necessidade de usar graxa para calçado de caminhada, pois a graxa protege o couro.
No entanto, para calçado de equitação ou para dar um pouco de cor ao calçado, podes usar uma graxa colorida ou transparente.

Posso passar graxa em camurça ou couro reverso?

Não é recomendado, porém podes, mas vai mudar a aparência e a cor do couro. Além disso, como o material não é liso, a graxa será absorvida e o couro não será realmente impermeável. Em vez disso, usa um spray reativador repelente de água e produtos especializados para remover manchas.

Com que frequência devo limpar o meu calçado de couro?

É aconselhável lavar os sapatos apenas uma vez por temporada ou apenas se estiverem muito sujos ou manchados.

Com que frequência devo alimentar o couro do meu calçado?

Em geral, é recomendável nutrir regularmente o couro (a cada 4 a 6 meses), mas isso obviamente depende da frequência de uso e do mau tempo que eles sofreram!

Qual é a vida útil de uns ténis de caminhada?

A vida útil de um ténis de caminhada não é contada em anos, mas em quilómetros! De facto, a maioria dos modelos de trekking e caminhadas ou mesmo trilhos são testados para um determinado número de quilómetros percorridos. No entanto, uma manutenção inadequada, armazenamento inadequado ou uso indevido do calçado podem diminuir a vida útil dos mesmos. Por exemplo, se andares no asfalto e não na natureza, a sola desgasta-se muito rapidamente.

Socorro, o meu calçado cheira mal: como faço para limpar o interior?

Evita molhar totalmente os sapatos. Então, para eliminar os odores, será preciso apostar tudo em duas etapas:

- Refresca a palmilha limpando-a com muita delicadeza, apenas do lado do tecido, usando água morna e sabão neutro.

- Elimina os odores com um spray neutralizador de odores.


Bons hábitos para evitar chegar lá:

Após cada saída, retira a palmilha do calçado, deixa-o arejar num local fresco e seco, longe das variações de temperatura e dos raios UV. Se o calçado ficar molhado, coloca um pouco de jornal neles para absorver a humidade. Finalmente, o bicarbonato faz milagres em caso de odores persistentes. Dica da vovó!

Agora que os sapatos estão limpos, impermeabilizados e cheirosos, estás pronto para pegar as trilhas, faça chuva ou faça sol!

Agora que o calçado está limpo, reimpermeabilizado e cheira bem, estás pronto para voltar aos trilhos quer chova ou faça sol!
Outras dicas para a manutenção do calçado em couro? Não hesites em partilhá-las nos comentários.

Outros conselhos que podem ser do teu interesse

serrer_lacer_chaussure_teaser

Como colocar e apertar bem os atacadores do seu calçado de caminhada?

Na montanha, para o seu conforto e segurança, é fundamental ajustar bem os atacadores do seu calçado. Para ter um bom suporte ao longo de toda a caminhada, tanto nas subidas como nas descidas.

calçado mh500 mulher quechua

Como escolher o calçado de caminhada ou de trekking?

Como caminhante ou trekker, o teu calçado é a parte mais importante do teu equipamento. Aqui encontras o guia completo!

Pessoas a caminhar na neve

Como escolher calçado quente ou para depois do ski?

Calçado ou botas, impermeáveis ou não...Descobre aqui os nossos conselhos para escolheres o modelo ideal para ti!