Material
As tuas mãos!
Sabão
Uma escova de dentes usada ou um pincel de pêlo rijo
Fazer a correta manutenção dos bastões permite prolongar a sua duração e facilita o seu funcionamento (regulação e aperto nomeadamente). Segue os nossos conselhos e descobre o prazer da caminhada com bastões!
As tuas mãos!
Sabão
Uma escova de dentes usada ou um pincel de pêlo rijo
O objetivo é ter bastões limpos e secos.
Separa todas as hastes sem preocupações, os nossos bastões foram concebidos para isso. Retira a poeira ou, eventualmente, a lama das superfícies e mecanismos dos tubos. Lembra-te também das paredes internas das hastes.
Se houver acumulação de sujidade ou lama nas peças dos mecanismos, podes limpá-los com água ou a seco com uma escova de dentes.
Se os mecanismos estiverem gordurosos, podes limpá-los com sabão. Lembra-te de passar bem por água corrente de seguida.
Seca bem. Quando todas as hastes do bastão estiverem secas, volta a montar o bastão.
Bastão limpo e seco
Mecanismo sujo
Limpeza do bastão
Recomendo que não tentes lubrificar ou olear os teus bastões (mecanismos ou tubos).
Se o lubrificante verter para as superfícies de fixação do bastão, este deixa de estar operacional, pois pode haver o risco de acidente.
Neste caso o orifício e o push-pin não estão alinhados.
Atenção ao montar novamente o bastão MH 500, verifica que o push-pin está alinhado com o orifício de saída que se encontra no bastão superior. Caso contrário a parte de plástico preta chamada "tulipa" corre o risco de se partir e o push-pin deixará de funcionar.
Neste caso o bastão e o orifício estão corretamente alinhados.
Se os bastões ficarem armazenados por um período prolongado (por exemplo, durante o inverno), deixa os bloqueadores desapertados.
Conservará assim a sua força de aperto. Quando voltarem a ser utilizados, verifica mesmo assim se estão devidamente ajustados.