O que significa tecido de material impermeável: o que o distingue do resistente à água?
Quer seja impermeável, quer resistente à água, o objetivo é o mesmo: proteger da chuva, dos salpicos e de tudo o que te pode molhar. ☔️
Como é possível? Não é mais nem menos do que o resultado de investigação e experiências que permitiram desenvolver tratamentos químicos testados e aprovados para serem aplicados nas tuas peças de roupa.
Mas qual é a diferença entre eles?
A resistência à água consiste numa tecnologia que faz a água deslizar pela superfície do tecido sem ser absorvida por ele.
A impermeabilidade permite-lhe travar a passagem da água. Também não deixa a água penetrar no tecido.
Para ser mais preciso, existem efetivamente duas tecnologias impermeáveis: o revestimento e a membrana. Não nos vamos aborrecer muito com isto mas, resumidamente, o revestimento assemelha-se a uma pasta impermeável que se espalha na parte interior do tecido. Este impede a água de atravessar o tecido, embora permitindo eliminar a humidade produzida pelo teu corpo (quando transpiras, por exemplo). É ideal para te proteger de aguaceiros ligeiros e, ao mesmo tempo, manter-te quente, mas não dará conta do assunto se fores dar um passeio à chuva.
Depois, existe a técnica da membrana. Trata-se de um material em forma de película que se aplica na parte interior do tecido da peça de roupa. Acrescentam-se várias camadas de materiais em função do modelo e da utilização do equipamento.Esta tecnologia impede completamente a água de entrar, permitindo eliminar a transpiração: diz adeus ao efeito "panela de pressão".
Para distinguir estas duas categorias de proteção, existem testes, claro, mas ficamos por aqui. Afinal, prometemos que não te maçávamos com as soluções técnicas. No entanto, se não conseguires distinguir a natureza da tua peça ou precises de mais pormenores para escolher o equipamento, convidamos-te a ler o nosso artigo sobre como medir a impermeabilidade (brevemente em português).