Como impermeabilizar uma tenda?

A tua tenda já conta com alguma saídas e a tela já não cumpre totalmente a sua função? É altura de a reimpermeabilizar. Segue o guia!

Como impermeabilizar uma tenda?

Mais vale assumir logo: uma tenda nova já é impermeável, ou melhor, a tela exterior foi sujeita a um tratamento de resistência à água. Este faz deslizar a água (como tantas outras gotículas) ao longo da tela para evitar que esta fique encharcada. Este tratamento, e o espaço que deverás sempre deixar entre a tela exterior e a tela interior (ou quarto da tenda), permitem que te mantenhas seco mesmo em caso de chuva forte.

Contudo, ao longo do tempo, devido aos raios UV e demais elementos, a resistência à água da tela diminui. O que fazer quando a tua tenda preferida já não resiste à chuva, sem ser começar a fazer trekking exclusivamente no deserto? 😁

Como impermeabilizar uma tenda de campismo (quechua ou outra)?

Começa por confirmar que a tenda está em boas condições. Limpa a tenda com um jato de água e, eventualmente, com água com sabão, passa por água e seca ao ar livre, protegida do sol.

Para impermeabilizar a tenda, ter-te-ás deslocado à loja de produtos desportivos ou de campismo preferida e terás comprado um produto impermeabilizante, resistente à água, para aplicar na parte de fora da tenda. De seguida, monta a tenda de modo que a tela fique bem esticada. Depois, com a ajuda de um spray, ou de um pulverizador, como aquele que se utiliza para regar as plantas, por exemplo (mas atenção: não voltes a reutilizá-lo depois para regar as plantas), borrifa a tenda com o produto o mais uniformemente possível. Deixa o produto secar bem antes de dobrar a tenda.

Se detetares algum ponto em que a água penetra no teto duplo, podes insistir nessa zona do tecido. As costuras das tendas Decathlon são impermeabilizadas através da aplicação de uma banda termocolada ao longo de toda a costura. Sem esta banda, os furos provocados pela agulha durante a costura criariam uma fenda na tenda, permitindo que a água penetrasse ao mínimo aguaceiro.

⚠️ Mas atenção: se houver fugas pelas costuras da tenda, precisarás de um produto que sele as costuras.

💡E se a tenda estiver equipada com janelas de plástico, enxuga o produto com um pano húmido: as janelas não precisam de impermeabilizante!

Como impermeabilizar uma tenda?

Posso utilizar um spray impermeabilizante para roupa para impermeabilizar a tenda?

Verifica bem a composição da tenda antes de utilizar um impermeabilizante para roupa nela. O modo de utilização do produto também te deverá esclarecer. Em teoria, se o tecido for compatível, o spray poderá funcionar. Mas atenção: precisarás necessariamente de mais do que um spray para conseguires um bom nível de impermeabilidade.

Utilizar um produto especialmente concebido para a impermeabilização de tendas parece mais sensato e será geralmente mais económico ao litro, por ser vendido num recipiente maior!

Como impermeabilizar as costuras da tenda?

Se houver fugas pelas costuras da tenda, vais ter trabalho! As costuras são os pontos mais delicados quer de uma tenda, quer de uma peça de roupa impermeável, porque, durante a montagem do produto, a agulha perfura o tecido para fazer o fio passar. Ora, estes furinhos têm de ser tapados para evitar que a água penetre. Por isso, são geralmente estanques graças à colocação de uma banda termocolada. Esta barreia física impede a água de penetrar nos furos da costura.

A não ser que tenhas material de ponta em casa, não conseguirás reparar uma costura cuja banda estanque se tenha descolado. Contudo, podes tentar a tua sorte com uma resina de estanqueidade.

O mais importante se escolheres esta opção é que o resultado pode variar em função do tecido que compõe o teto duplo:

Se a tua tenda for de poliéster, como é frequentemente o caso dos modelos mais recentes, podes untar as costuras e os fios da tenda, por dentro e por fora, com a resina. Esta deve selar facilmente os furinhos, melhorando assim a impermeabilidade da tenda.

Se a tua tenda for de algodão, não utilizarás resina nas costuras: em princípio, os fios vão ficar encharcados e insuflar, tapando naturalmente os furinhos! Portanto, é preciso molhar a tenda antes da primeira noite em acampamento para verificar se isto funciona bem, claro.

Talvez tenhas algumas dúvidas, como:

Como impermeabilizar uma tenda?

➡️ como tornar a tela de uma tenda estanque ou resistente à água?

Sejamos claros: tornar uma tenda estanque ou absolutamente resistente à água nem é necessariamente desejável, nem totalmente fazível, a menos que tenhas um equipamento muito sofisticado em casa que te permita tornar a tela e as costuras estanques. Não é desejável porquê? Porque se conseguires tornar a tela estanque, isso significa que a condensação libertada pelo teu corpo enquanto dormes não poderá ser eliminada da tenda... E, por isso, vai tomar a forma de gotas de água! É irónico, não é?

➡️ como fazer a correta manutenção de uma tenda?

Quando compramos uma tenda, prevemos geralmente que a iremos manter tanto tempo quanto possível. O mais importante para a tenda te acompanhar ao longo do tempo é secá-la sempre antes de dobrar e arrumar.

Partiste cedo do teu local de campismo e a tua tenda estava cheia de orvalho? Retira-a da capa para a secar ao ar livre assim que chegares a casa. Para que seque bem, o ideal é montar a tenda num local seco, protegido do sol, como uma garagem, por exemplo. Podes aproveitar para aspirar o interior da tenda, para remover toda a poeira que se tenha depositado lá dentro.

Como impermeabilizar uma tenda?

Porque é que encontro água na tenda de manhã quando não choveu?

Despertas após uma noite tranquila debaixo da tenda, mas, do teto, parecem cair gotas finas como se de chuva se tratasse. Contudo, ao dar uma mirada lá fora, constatas que não choveu durante a noite. Então, de onde vem esta água?

De ti! Sim, porque a tua respiração e (eventual) transpiração durante a noite libertaram vapor de água, e se a tenda não for muito (demasiado) estanque, esse vapor não pôde ser eliminado. Se isso te acontecer, deixa uma pequena abertura na tenda (apesar de, sinceramente, isto não acontecer muitas vezes, a menos que durmas numa tenda 100% de plástico e absolutamente estanque).

Teto, teto duplo, quarto, como é composta uma tenda de campismo?

Falamos das diferentes partes da tenda neste artigo, mas talvez precises de esclarecimentos sobre aquilo a que nos referimos:

➡️ Comecemos por baixo: a parte de baixo da tenda, que está em contacto com o chão designa-se por chão de tenda. É impermeável, para evitar que fiques inundado em caso de chuva forte.

➡️ Segue-se o quarto da tenda: é a parte que se situa no meio, aproximadamente, e na qual dormes. Por vezes, vem equipada com bolsos para guardares o livro ou uma pequena lâmpada.

➡️ Para proteger o quarto e o chão de tenda (que, por vezes, está ligado ao quarto), o teto duplo posiciona-se por cima destes elementos. Para desempenhar devidamente a sua função, não deve tocar no quarto, caso contrário, podem ocorrer fugas em caso de chuva. O espaço que separa o quarto e o teto duplo permite também ao ar circular entre os vários elementos, eliminado assim a condensação.

Em função do teu tipo de tenda, também haverá varetas, ou mastros que permitem sustentar toda a tenda. E, por último, para que fique bem direita e se mantenha no chão em caso de vento, utilizam-se estacas!

Se tiveres uma tenda 2Seconds, todos os elementos da tenda vêm já montados, bastando desdobrá-la e puxar os cordões para fixá-la bem ao chão com as piquetas (ou estacas).

Sabes tudo sobre a melhor forma de impermeabilizar a tenda de poliéster ou de algodão! E se isto não funcionar, podes sempre dirigir-te a um serviço pós-venda Decathlon para obter o parecer de um especialista. Uma coisa é certa: uma noite protegido da chuva é garantia de um bom dia de caminhada!

Mais conselhos de campismo