Como fazer a manutenção de um saco-cama de penas?

Como fazer a manutenção e reparar um saco-cama de penas?

Gostas de dormir quente e confortável? Por isso adquiris-te um saco-cama de penas. Mas sentes-te um pouco inquieto porque as penas, como sempre te disseram, é um material um pouco complicado.
Segue os nossos conselhos para garantir que tudo corre sem problemas ao deitares-te nos braços de Morfeu no campismo.

As 4 etapas para fazer a manutenção correta de um saco-cama de penas

  1. 1 Lavar e secar
  2. 2 Reativar a resistência à água
  3. 3 Arrumar
  4. 4 Reparar

Como fazer a manutenção de um saco-cama de penas?

Como lavar um saco-cama de penas?

Lavar um produto contendo penas é muito mais simples do que parece, desde que se tenha um pouco de cuidado: as penas suportam mal a água e tendem a aglomerar-se quando molhadas.
Na medida do possível, evita lavar o teu saco-cama de penas com demasiada frequência e utiliza um lençol de saco-cama  !

Como limpar um saco-cama?
Tens de arejar as penas e a penugem em todas as etapas da lavagem:
- Fecha o saco-cama e coloca-o na máquina de lavar
- Acrescenta 2 ou 3 bolas de ténis (idealmente já um pouco usadas para evitar a perda de filamentos amarelos).
- Inicia um ciclo de lavagem a 30°C com o teu detergente habitual (utiliza um pouco menos de detergente do que o habitual) ou um detergente especial edredons para preservar as características isolantes
- Enxagua 2 vezes e escolhe um programa de centrifugação muito delicado para evitar que as penas fiquem aglomeradas

O teu saco de dormir é feito de chumaço?

- Coloca o teu saco de dormir no tambor da máquina de lavar.
- Adiciona duas ou três bolas de tênis (bolas novas ou previamente limpas com lixivia). Estas bolas vão permitir um melhor espancamento do saco-cama e consequentemente uma melhor lavagem, sem o danificar.
- Inicia um programa a 30°, mas sem centrifugação.
- Seca o saco de dormir ao ar.

Como secar um saco-cama?

De uma maneira geral, a utilização de uma máquina de secar roupa é bastante eficaz e consome menos tempo do que a secagem ao ar livre. É a altura certa para descobrir a lavandaria do bairro ou perguntar aos familiares e amigos se têm uma máquina de secar roupa!

- Máquina de secar roupa
Coloca o saco-cama na máquina de secar roupa com as bolas de ténis ou bolas de lavagem. Inicia 2-3 ciclos de secagem delicada e bata/sacuda o saco-cama entre cada ciclo para quebrar as aglomerações de penas e penugem.

- Não tens acesso a uma máquina de secar roupa?
Coloca o saco-cama na horizontal não te esquecendo de bater/sacudir o saco-cama várias vezes para evitar as bolas de penas.
Idealmente, deixa-o secar num local seco à temperatura ambiente (não em cima de um aquecedor... Estamos atentos!). Se persistirem algumas bolas de penas, é porque a secagem não foi efetuada corretamente.

Como reativar a resistência à água de um saco-cama?

Quase todos os sacos-cama são resistentes à água mas não são impermeáveis uma vez que a impermeabilidade impede a correta eliminação da humidade produzida pelo corpo: Por essa razão é impossível (e inútil) impermeabilizá-los.
De forma a assegurar uma boa impermeabilidade, é melhor utilizar um sobre-saco.

No entanto, é perfeitamente possível reativar a resistência à água, a sua propriedade de ser hidrofóbica e não absorver gotículas na sua superfície.

As diferentes etapas para reativar a resistência à água de um saco-cama:
- Lavagem: segue as instruções apresentadas em cima.
- Impregnação: utiliza um líquido reativador da resistência à água num alguidar de água (30°C e 15 minutos de molho) ou na máquina de lavar roupa com as bolas de ténis (compartimento amaciador, ciclo delicado 30°C).
- Ativação: é feita aplicando calor ou numa máquina de secar roupa (seguir as instruções acima) ou num estendal utilizando um secador de cabelo com calor suave.

Como guardar um saco-cama dentro da tua bolsa?

Boa notícia, a maior parte dos sacos-cama foram concebidos para serem facilmente arrumados: já não é necessário dobrá-los cuidadosamente na tua bolsa (mesmo os mais compactos)!
E isto é particularmente verdade para os sacos-cama de penas: é sempre necessário “enfiar” o saco-cama dentro da sua bolsa de transporte ou de compressão, pois caso o dobre sempre da mesma forma, as penas podem ficar marcadas e esmagadas. E uma pena esmagada é menos eficaz em termos de isolamento do que uma pena que mantém a tua estrutura intacta.

Antes de guardares o teu saco-cama, certifica-te que está bem seco para evitar o aparecimento de bolor. Depois coloca-o dentro da bolsa começando pelos pés em direção ao capuz para eliminar o ar.

Como guardar um saco-cama?

Não o arrumes compactado durante longos períodos

Um saco-cama de penas que mantém o seu desempenho ao longo do tempo é um saco-cama que foi guardado fora da sua bolsa de compressão. Com efeito, comprimir as penas pode quebrá-las e aglomerá-las, o que deteriora as suas qualidades térmicas.
Alguns fabricantes propõem a compra de uma bolsa de armazenamento para que o saco-cama que permite que o saco-cama respire quando não o está a utilizar. A penugem mantém assim todo o seu poder insuflável e por isso o seu poder de isolamento.
Se não tiveres uma bolsa de armazenamento, podes arrumar o teu saco-cama dobrado dentro de uma caixa de plástico.

Não arrumes o saco-cama num ambiente húmido

O outro elemento importante é verificar que o saco-cama está guardado num local seco. Mais uma vez, as penas não gostam de água, por essa razão um ambiente húmido poderia provocar a sua aglomeração e levar à perda do poder insuflável e ao aparecimento de bolor no tecido.

Como reparar um saco-cama?

como acoplar um saco-cama

Problemas com o fecho de correr

Antes de pensar em reparação, vamos falar-tee na boa utilização do teu saco-cama. São muitos os clientes que nos contactam porque o fecho de correr do seu saco-cama está partido. No entanto, a maior parte das vezes, é simplesmente um problema de alinhamento dos cursores.

Com efeito, a maior parte dos saco-cama Forclaz são concebidos para poderem ser acoplados. Uma ideia engenhosa que permite partilhar o teu saco-cama com o teu companheiro ou companheira de trekking (com o consentimento expresso por parte um do outro, como é óbvio...). Mas, os fechos estando integralmente abertos, bem alinhados e enganchados requer alguma meticulosidade.
Elaborámos um esquema para o tornar mais claro.

Leva o tempo necessário para fechar corretamente o teu saco-cama evitando que o tecido fique preso no fecho e ter de forçar.

Também acontece por vezes os fechos partirem-se: se for o caso, recomendamos que tragas o teu saco-cama à loja ou mandes substituir o fecho por uma costureira.

REPARAR UM  BURACO NUM SACO-CAMA

Buracos e perda de penas

Atenção: a perda de penas é possível sem que haja um buraco visível. Apesar de todos os nossos esforços, algumas penas pequenas conseguem passar entre os fios de montagem do saco-cama, por isso não te preocupes, é perfeitamente normal.

Fizeste um buraco no saco-cama? Tens de o reparar rapidamente para evitar que as penas saiam!
Podes optar por cosê-lo tu mesmo ou recorrer ao serviço profissional de uma costureira.

Se escolheres repará-lo sozinho, opta por um adesivo de reparação autocolante! Basta recortar um retângulo com as pontas redondas com mais dois ou três centímetros que o buraco e colar sobre o tecido limpo e na horizontal.

  • lavar material de caminhada

    Todos os nossos conselhos de manutenção

  • Como fazer a manutenção de um saco-cama de penas?

    Os nossos sacos-cama

Com toda esta informação podes oferecer o teu saco-cama aos teus netos em 2080, pelo menos é o que te desejamos. Outras ideias para partilhar? Não hesites em escrever nos comentários!

Outros conselhos que o podem interessar

como-lavar-a-roupa-caminhada-de-forma-mais-ecológica decathlon

Como lavar a roupa de caminhada de forma mais ecológica

Lavar a roupa respeitando o ambiente, é simples e eficaz! Descobre os nossos conselhos para cuidar da tua roupa de caminhada preservando a natureza.

Pessoas a acampar no frio

5 dicas para nunca sentires frio dentro do teu saco-cama

A sensibilidade ao frio varia muito consoante cada organismo e as condições climatéricas. Vamos ajudar-te a estares bem preparado(a)!

Como instalar corretamente a tenda decathlon

COMO INSTALAR CORRETAMENTE A TENDA?

Veja alguns conselhos para melhorar a colocação da sua tenda e para uma instalação bem sucedida!