O que fazer para reparar adequadamente uma sola descolada?
Se a sola exterior se separar do teu calçado quase na totalidade: vai a um/a sapateiro/a ou troca de calçado! Se se tratar apenas de uma pequena parte (tacão, meio ou ponta da sola), eis o que fazer para voltar a colá-la:
➡️ As duas superfícies a colar devem estar limpas e secas. Limpa-as bem antes com um pano e um detergente de uso doméstico ou sabão. Se existirem resíduos da antiga cola, podes eliminá-los com álcool ou acetona. Deixa então secar as solas. É crucial retirar os resíduos entre a sola e o calçado, para garantir uma melhor reparação.
➡️ Aplica cola numa das duas partes a colar (tacão, meio ou ponta da sola). A cola tem de ser aplicada numa camada fina regular e uniforme. Não apliques demasiada cola. “Quanto mais puser, melhor cola?” Não. Corres o risco que transborde. Se acontecer, podes retirar o excesso de cola (depois de seca) com um solvente ou esfregar ligeiramente com papel de vidro.
➡️ Lê bem o manual! Em função das marcas, existem dois procedimentos: podes juntar as duas partes diretamente, ou deves esperar que a cola esteja seca antes de pressionar.
➡️ Junta as duas partes do calçado e pressiona-as uma contra a outra. Vai então ser importante pressionar durante cerca de 5 min. (mais uma vez, o período de tempo varia em função das marcas de cola). “Tenho de pressionar o meu calçado durante esse tempo todo para que a cola adira bem?” Não te preocupes: a não ser que queiras aproveitar para fazer musculação com os braços, podes também usar uma mola ou um elástico, pôr pesos em cima do calçado... Ou seja, tudo o que permita exercer uma pressão sem danificar o calçado.
➡️ A secagem realiza-se num local fresco e seco. O tempo de secagem varia em função das colas. Mais uma vez, consulta o manual.
Estás tão feliz por teres reparado o calçado que já só queres uma coisa: calçá-lo para a próxima sessão desportiva! Percebemos, mas não faças isso. Desculpa desiludir-te, mas não recomendamos que uses logo o calçado. Espera, pelo menos, 24 h para teres a certeza que a reparação correu bem. Testa também as solas dando alguns passos antes de voltares a praticar desporto com elas.