Unselected
Como voltar a colar uma sola de calçado?

Como voltar a colar uma sola de calçado?

Voltar a colar, sozinho/a, uma sola de calçado que descolou é uma boa ideia ou não? Qual o procedimento para reparar adequadamente o calçado? Vamos contar-te tudo.

Unselected

O calçado desportivo faz parte do teu equipamento básico. Seja qual for a tua prática desportiva, contribui para garantir a tua segurança.
No entanto, pode acontecer que fique estragado e que a sola descole. O que fazer? Vamos explicar-te em que situação podes considerar voltar a colar sozinho/a uma sola de calçado, e o que precisas para esta reparação.

Unselected

Por que motivo é que a sola descola?

Tiras o teu calçado do armário depois de não o teres usado durante demasiado tempo e apercebes-te de que a sola está a descolar? Já te imaginamos a dizer "Mas nem o usei!". É precisamente esse o problema. Se já tiveres comprado o teu calçado desportivo há algum tempo, mas se não o tiveres usado ou o tiveres usado pouco, pode acontecer que a sola descole. Acontece ainda mais se o guardares num local quente e húmido. A melhor coisa a fazer para evitar que isso aconteça: usar regularmente o calçado desportivo mal o compras!

Podem existir outros fatores, como o passar do tempo (os materiais e as colas acabam sempre por envelhecer), o desgaste ou um dano que acontece durante a prática desportiva.

Unselected

Que cola usar para voltar a colar uma sola de calçado?

O ideal é usar uma cola especial para calçado. Se for em pele, usa uma cola especial para couro. O mesmo acontece com a borracha ou os outros materiais. Quanto mais a cola for adaptada ao material, mais a reparação se aguentará!

Em função das condições em que vais utilizar o calçado, pode ser interessante usar uma cola com uma elevada resistência à humidade ou ao calor.

Unselected
Como voltar a colar uma sola de calçado?

Como voltar a colar uma sola de calçado sem cola?

Já passaste por alguns truques "naturais" nos blogs para reparar o teu calçado com uma geleia adesiva feita em casa? O teu amigo com jeito para artes manuais já reparou calçado de forma artesanal, sem cola, e garante agora que o calçado está "como novo"? Nós não recomendamos que te inicies ao artesanato de reparação de solas sem cola.

O teu calçado de desporto continua a ser um equipamento prioritário, que garante a tua segurança. Uma sola mal colada pode ter consequências indesejadas (acidente, lesão...). Tem em mente que as reparações feitas em casa são sobretudo reparações de emergência neste caso.

Unselected

O que fazer para reparar adequadamente uma sola descolada?

Se a sola exterior se separar do teu calçado quase na totalidade: vai a um/a sapateiro/a ou troca de calçado! Se se tratar apenas de uma pequena parte (tacão, meio ou ponta da sola), eis o que fazer para voltar a colá-la:

➡️ As duas superfícies a colar devem estar limpas e secas. Limpa-as bem antes com um pano e um detergente de uso doméstico ou sabão. Se existirem resíduos da antiga cola, podes eliminá-los com álcool ou acetona. Deixa então secar as solas. É crucial retirar os resíduos entre a sola e o calçado, para garantir uma melhor reparação.

➡️ Aplica cola numa das duas partes a colar (tacão, meio ou ponta da sola). A cola tem de ser aplicada numa camada fina regular e uniforme. Não apliques demasiada cola. “Quanto mais puser, melhor cola?” Não. Corres o risco que transborde. Se acontecer, podes retirar o excesso de cola (depois de seca) com um solvente ou esfregar ligeiramente com papel de vidro.

➡️ Lê bem o manual! Em função das marcas, existem dois procedimentos: podes juntar as duas partes diretamente, ou deves esperar que a cola esteja seca antes de pressionar.

➡️ Junta as duas partes do calçado e pressiona-as uma contra a outra. Vai então ser importante pressionar durante cerca de 5 min. (mais uma vez, o período de tempo varia em função das marcas de cola). “Tenho de pressionar o meu calçado durante esse tempo todo para que a cola adira bem?” Não te preocupes: a não ser que queiras aproveitar para fazer musculação com os braços, podes também usar uma mola ou um elástico, pôr pesos em cima do calçado... Ou seja, tudo o que permita exercer uma pressão sem danificar o calçado.

➡️ A secagem realiza-se num local fresco e seco. O tempo de secagem varia em função das colas. Mais uma vez, consulta o manual.

Estás tão feliz por teres reparado o calçado que já só queres uma coisa: calçá-lo para a próxima sessão desportiva! Percebemos, mas não faças isso. Desculpa desiludir-te, mas não recomendamos que uses logo o calçado. Espera, pelo menos, 24 h para teres a certeza que a reparação correu bem. Testa também as solas dando alguns passos antes de voltares a praticar desporto com elas.

Unselected

É possível reparar solas de borracha ou de plástico?

Sim! O procedimento é o mesmo do que para as outras solas. Basta escolher uma cola especial para borracha ou plástico.

Unselected

Como voltar a colar uma sola de chuteiras de futebol?

Se tiveres um problema com as tuas chuteiras de futebol, colá-las sozinho/a é uma eventual solução, mas tem em mente que será sobretudo uma reparação de emergência. Nada melhor do que uma reparação feita por um/a profissional!

Qual o procedimento se quiseres experimentar em casa? Continua a ser o mesmo procedimento explicado anteriormente.

Unselected
Voltar a colar uma sola de calçado de caminhada

Como voltar a colar uma sola de calçado de caminhada?

A primeira pergunta a fazer é: será uma boa ideia? Nós achamos que não.

Em trek ou caminhadas, o calçado é quase considerado como um equipamento de segurança. Um calçado com solas mal colocadas, reparado sem a ajuda de um/a profissional, pode ter consequências sérias quando estás na montanha. O nosso conselho: se a tua sola mostrar sinais de fadiga, não tentes repará-la sozinho/a. Contacta um/a profissional para lhe mostrar os danos e verem juntos se vale a pena considerar uma reparação.

Unselected

O bom reflexo: ir ao/à sapateiro/a

Tens dúvidas sobre o procedimento? Não tens a certeza que reparar a tua sola sozinho/a seja uma boa ideia? Se tiveres dúvidas, não há dúvida! Vai ao/à sapateiro/a e mostra-lhe o teu calçado. Ele ou ela poderá dar-te conselhos adequados e, se necessário, realizar uma reparação que se aguente realmente.

Unselected

Como reparar um buraco num calçado em tela?

Há 2 hipóteses:

➡️ Se o buraco ainda for muito pequeno, podes fazer uma primeira reparação com cola. Aproxima o tecido para preencher o buraco, aplica uma dose de cola, mantém o tecido uns minutos para que a cola fixe, e deixar secar umas horas.

➡️ Se o buraco for... um verdadeiro buraco, vais precisar de um pedaço de tecido (resistente e... maior que o buraco). Podes, então, cosê-lo com fio e uma agulha, ou colá-lo com cola adaptada.

Unselected

Reparação: como dar uma segunda vida ao teu calçado usado, estragado ou rasgado?

Antes de pensar em mudar de calçado, garante que já não podes fazer nada com ele. Com os truques certos, verás que podemos fazer milagres e prolongar a vida útil do teu calçado preferido. Vamos revelar-te todos os nossos segredos sobre a reparação de calçado aqui:

👉 Como reparar o teu calçado desportivo?

Unselected
Manutenção da palmilha do calçado

Quando mudar a palmilha das tuas sapatilhas de desporto?

Depois de falarmos na sola, e se falássemos da parte de dentro do teu calçado? Também designadas por palmilhas de limpeza, as palmilhas podem desgastar-se com o tempo e a utilização.

Maus odores, manchas, marcas de pés... Se for só o cheiro ou o aspeto, eis os nossos conselhos:
● Tira as palmilhas depois de um esforço que te fez transpirar muito, e areja-as!
● Se o cheiro persistir, podes usar um spray neutralizador de odores ou polvilhar bicarbonato de sódio (também um bom desinfetante) nas tuas palmilhas.

Se as palmilhas precisarem de uma limpeza, eis o procedimento:
● Para palmilhas em espuma, esfrega delicadamente com uma escova de pelo macio e água com sabão.
● Para palmilhas de pele, faz o mesmo com um pano macio, mas garante que não molhas em demasia o couro.

👉 Como limpar o interior do calçado desportivo? Para saberes absolutamente tudo, recomendamos que leias este artigo!

Buraco, rasgão, o que fazer? Desta vez, chegou a altura de trocar! Tiramos as palmilhas antigas e trocamo-las por umas novas.

Unselected

Voltar a colar o calçado desportivo é uma eventual solução em caso de problema, mas a operação deve ser realizada com o máximo cuidado! Trata-se da tua segurança. Com um tubo de cola e alguma paciência, a operação é bastante fácil. O nosso conselho: se tiveres a mínima dúvida quanto à hipótese de reparação (ou à qualidade da tua reparação), vai perguntar a um/a sapateiro/a.

Unselected

Como fazer a manutenção do teu calçado desportivo:

Como lavar o calçado na máquina de lavar roupa?

Como lavar o calçado na máquina de lavar roupa?

O teu calçado de desporto ou caminhada foi assaltado pela lama na tua última caminhada ou passeio na cidade? Vamos explicar como o podes lavar na máquina de lavar roupa para o restaurar ao seu fulgor original.

Como conservar o calçado de corrida

Conservar e lavar o calçado de corrida

Descobre os conselhos da nossa equipa para dares ao calçado de corrida a limpeza que ele merece!

Quando substituir o calçado de corrida?

Quando substituir o calçado de corrida?

Encontramos normalmente dois tipos de praticantes de corrida à beira da estrada: aqueles que gastam o seu calçado até ao fim e os que o substituem como se trocassem de camisola. Afinal, quando substituir o calçado de corrida? A verdade encontra-se algures entre estas duas equipas. Contamos-te tudo.