Como lavar o calçado na máquina de lavar roupa?

O teu calçado de desporto ou caminhada foi assaltado pela lama na tua última caminhada, passeio na cidade ou sessão de desporto? Vamos explicar como o podes lavar na máquina de lavar roupa para o restaurar ao seu fulgor original.

Como lavar o calçado na máquina de lavar roupa?

O calçado de desporto ou de caminhada pode ser lavado na máquina de lavar roupa? 

Sim, mas atenção: o calçado em couro ou camurça não pode ser lavado na máquina de lavar roupa porque os materiais que o compõem não gostam de água, e ainda menos da imersão em água.

Mas, se tiveres calçado em tela, malha de rede, tecido ou num material sintético, podes dar-lhe facilmente uma segunda vida lavando-o na máquina. Desde logo, deves adaptar o ciclo de lavagem ao tipo de calçado e ao grau de sujidade.

Como lavar o calçado desportivo branco na máquina?

Para obter o melhor resultado possível, dedica algum tempo a preparar o teu calçado antes o colocar na máquina. Retira os atacadores para os lavares à parte; podes deixá-los de molho para os branquear e, neste caso, temos um conselho para ti. Podes também aplicar o mesmo procedimento para branquear o calçado.

Se o teu calçado tem muita lama ou pó, começa por bater um contra o outro, de preferência no exterior, para tirar a lama seca. Isto vai evitar a sobrecarga do filtro da máquina de lavar roupa. Uma pequena escovadela pode também ajudar.

Para limitar os movimentos do calçado na máquina e proteger a sua mecânica, junta no tambor roupa resistente, como toalhas espessas. Com efeito, a ação mecânica da máquina pode fazer com que o calçado bata nas paredes do tambor, e como é mais rígido do que a roupa, pode provocar danos nos elementos que permitem mexer a roupa (também chamados pás).

Se o calçado é em tela e está encardido, podes colocá-lo de molho em água quente com bicarbonato de sódio ou, ainda melhor, percarbonato de sódio, e um pouco de limão, durante a noite, e depois colocá-lo na máquina com um detergente líquido clássico e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. E a brancura está de volta!

COMO LAVAR O CALÇADO DESPORTIVO BRANCO NA MÁQUINA?

Que programa escolher para lavar calçado desportivo sujo na máquina?

O calçado e as toalhas estão prontos para uma sessão de lavagem? Deves utilizar um programa suave para lavar o calçado.
Algumas máquinas de lavar roupa propõem programas específicos para calçado desportivo, não hesites em os utilizar, se for esse o caso. 

Caso contrário, podes escolher um programa de 30º. Coloca o calçado numa bolsa para roupa, se tiveres, para limitar os seus movimentos contra as paredes do tambor da máquina.

Se puderes escolher as rotações da centrifugação, opta pela velocidade mais baixa para não estragar o calçado. 

Como secar o calçado desportivo em tela após a lavagem?

A lavagem do calçado é apenas uma pequena parte do trabalho! Em seguida, deves secá-lo. Prevê diversos dias para a secagem (exceto se puderes colocá-lo na máquina de secar roupa) porque antes de o colocar nos pés deve estar perfeitamente seco.

Se fazes parte do grupo de felizardos cuja máquina de secar tem uma função "calçado desportivo", basta utilizá-la! Tendo dito isto, podes verificar regularmente o calçado para decidir se ainda o podes deixar mais tempo ou se deves parar a secagem.

Se és como eu e não tens máquina de secar roupa ou uma função adaptada, opta por secar o calçado ao ar livre, à temperatura ambiente. Mas há algo que deves evitar a todo o custo: colocar o calçado sobre um radiador ou uma fonte de calor para secar mais depressa. Com efeito, podes danificar o material e deformar o calçado.

É preferível colocá-lo na corda de secar roupa, num local arejado, ao abrigo do sol.

Para acelerar o processo, podes colocar papel de jornal dentro do calçado, desde que o mudes logo que estiver molhado.

Como lavar o calçado na máquina de lavar roupa?

Posso colocar os atacadores na máquina ao mesmo tempo? 

Se seguiste o nosso conselho, retiraste os atacadores no início do processo de lavagem. Podes colocá-los num saco de lavagem para evitar que se percam no tambor e lavá-los na máquina ao mesmo tempo que o calçado, desde que sejam de tecido, bem entendido! Finalmente, basta deixar que sequem ao ar livre.

Se precisares de restaurar a brancura original dos atacadores, temos um conselho dedicado.

Como lavar o calçado na máquina de lavar roupa?

O calçado está limpo e os atacadores como novos? Bravo, agora só tens de sair para mostrar o resultado a todo o mundo e exibir-te um pouco!