Como reparar uma vareta de tenda partida?

As varetas são um pouco como o esqueleto da tenda: formam a sua estrutura e permitem-nos dormir debaixo de uma tela direita. Mas quando uma vareta se parte, torna-se logo gregos. Segue o nosso guia para as reparares tu mesmo!

Como reparar uma vareta de tenda partida?

Sem varetas, não poderíamos passar uma noite em campismo ou num acampamento debaixo de uma tela de tenda esticada e que fica na vertical. Mas com o desgaste provocado pela montagem, pela desmontagem e pelas sacudidelas do vento, podem acabar por quebrar. Sem contar com os casos em que as pisamos sem querer! Mas garantimos que reparar uma vareta de tenda não é nada de outro mundo.

Como reparar uma vareta de tenda quechua, forclaz ou outra?

Pouco importa a marca da tenda, antes de deitar fora uma vareta danificada e de comprar uma nova, aconselhamos a passares pela etapa da inspeção para identificares que parte está danificada. As varetas das tendas são geralmente compostas por alumínio ou fibra de vidro, dois materiais resistentes que sustentam a tela e resistem ao vento. Nestas varetas, encontrarás:

- hastes de vareta: montam-se umas nas outras para formarem a vareta, dando-lhe a sua forma semicircular
- casquilhos: situados numa extremidade da cada haste de vareta, estes anéis circulares permitem fixar as hastes entre si
- um elástico: atravessam a totalidade das hastes de vareta e permite ligá-las e evitar perder alguma delas quando se arruma a tenda.

A estrutura da tua tenda também pode ser composta por varetas insufláveis. Este tipo de vareta poupa-te tempo ao montar e desmontar a tenda. Não encontrarás nem hastes, nem casquilhos, nem elástico em varetas insufláveis. A sua estrutura é composta por uma única peça que forma um arco de circunferência quando se enche com ar.

Conjunto de reparação

💡 Não esperes até te deparares com uma vareta partida para arranjar algo com que a substituir. Aconselhamos a levar um conjunto de reparação contigo sempre que fores acampar ou fazer campismo. Desta forma, caso tenhas problemas com as varetas, poderás repará-la logo sem comprometeres a tua sessão.

Tens duas opções: obter um conjunto de reparação de varetas de tenda pré-feito ou compor o teu próprio conjunto. Caso optes pela segunda solução, nas tendas com varetas insufláveis, mune-te apenas de uma vareta extra em forma de peça sobresselente. Para os outros tipos de vareta, guarda numa sacola ou na mala para as estacas da tenda:

- 1 ou 2 hastes de vareta suplentes,
- 1 ou 2 casquilhos a mais,
- 1 elástico de vareta suplente.

Certifica-te sobretudo de que têm o diâmetro certo quando estiveres a escolher as peças de substituição.

como reparar uma vareta de tenda partido?

Como reparar a haste de uma vareta de fibra de vidro ou de alumínio?

Ao instalares a tenda, apercebeste-te (tarde de mais) que uma das hastes de vareta está partida ao meio e que não consegues montar a vareta. Antes que penses que terás de encurtar a tua aventura ou passar a noite debaixo de uma tela apenas semiesticada, damos-te as nossas dicas!

1. O adesivo multifunções

Talvez tenhas levado na mochila de caminhada ou de trekking o adesivo multifunções. Se for o caso, pode ser a tua salvação! Enrola um pedaço grande de adesivo à volta da haste, no ponto da quebra, para atamancar a haste de vareta e conferir-lhe a sua forma direita.

Quando fores acampar ou fazer campismo, aconselhamos-te a levar sempre o adesivo contigo. Além de te ajudar a reparar uma vareta partida, também pode servir para remendar um rasgo num saco-cama, num casaco acolchoado, na tela da tenda, etc.

2. A anilha de reparação

Se foste precavido(a), terás levado uma anilha de reparação de vareta contigo. É possível que esta pequena peça metálica tenha vindo já com a tenda quando a compraste e se encontre no seu saco de transporte.
Desliza a anilha de reparação pela haste de vareta para a colocar no ponto de quebra e fixa-a com a ajuda do adesivo multifunções. Se não tiveres nenhuma à mão, tenta encontrar outra coisa para fixar a anilha à haste partida: um cordel, um pedaço de tecido para atar à volta, etc.

3. Tudo o que tiveres à mão!

Mesmo que a tarefa parece ligeiramente mais difícil sem o adesivo nem a anilha de reparação, nem tudo está perdido. Será necessária uma dose redobrada de criatividade para improvisar uma anilha de reparação com aquilo que tiveres no saco ou ao teu redor: uma haste metálica, ramos finos, etc. Quando tiveres encontrado a tua anilha de improviso, coloca-a à volta do ponto de quebra para unir as duas partes da haste quebrada e faz o melhor para que se segurem no lugar (com um cordel, um pedaço de tecido...).

Assim que tiveres regressado, repara logo corretamente a vareta quebrada, substituindo a haste defeituosa. Podes adquirir hastes passíveis de serem cortadas para obteres o comprimento desejado ou encontrar o mesmo modelo de haste. Para substituir uma vareta de tenda partida, segue o nosso tutorial!

como reparar uma vareta de tenda partido?

Vídeo "como cortar e substituir a haste de alumínio da tenda?"

Considera inspecionar regularmente o estado das varetas para anteveres problemas. Em caso de microfissuras, substitui logo a haste relevante por uma nova antes que esta parta totalmente. E, acima de tudo, não tentes endireitar hastes de vareta que, por força de serem utilizadas, irão curvar ligeiramente. Esta flexão irá torná-las menos sensíveis e evita que se partam.

VARETA DE TENDA PARTIDA: COMO SUBSTITUIR UMA VARETA?

Como substituir o elástico quebrado de uma vareta de tenda?

Quando o problema é do elástico, que está lasso de mais e se foi alargando ao longo do tempo, podes voltar a esticá-lo antes de pensares em substituí-lo.

Passos:
➡️ Retira a extremidade da vareta, ➡️ Desfaz o nó na ponta do elástico (sem o soltar!),

➡️ Dá um novo nó mais baixo no elástico para esticar a vareta.

Se o elástico estiver realmente demasiado desgastado ou quebrado, troca-o seguindo estes passos!

COMO SUBSTITUIR O ELÁSTICO DE UMA VARETA DE TENDA?

Como substituir uma vareta de tenda insuflável

Quando uma vareta insuflável é furada ou perfurada, a única solução é trocá-la por uma vareta nova. Segue as nossas orientações em vídeo!

TENDA INSUFLÁVEL: COMO SUBSTITUIR UMA VARETA INSUFLÁVEL DEPOIS DE UMA FUGA?

Como substituir a vareta de uma tenda 2 seconds da decathlon?

As varetas de uma tenda 2 Seconds são muito particulares: formam um só elemento capaz de se curvar o suficiente para se poder arrumar a tenda num saco. É este tipo de vareta que te permite montar a tenda muito rapidamente (em 2 segundos, portanto) ;) ). Mas, apesar de terem sido estudadas para se curvarem sem quebrar quando as dobras, é possível que chegue o dia em que as varetas das 2 Seconds se partam. Para as trocares, segue o nosso tutorial!

Como substituir uma vareta de uma tenda 2seconds?

Como fazer a reparação de um buraco na tela da tenda?

Todas as tuas varetas foram reparadas, mas a tela da tenda ou do teto duplo está furado ou rasgado? O adesivo multifunções resolve! Bem te dissemos que ele podia ser útil em inúmeras ocasiões. Corta pedaços de adesivo ligeiramente maiores do que o buraco e cola-os de ambos os lados do tecido para reforçar bem o local danificado e garantir a impermeabilidade da tela ou do teto duplo.

como reparar uma vareta de tenda partida?

Vídeo tutorial: como reparar um buraco na tela da tenda?

COMO REPARAR UM BURACO NA TELA DA TENDA?

Estás pronto(a) para ir acampar ou fazer campismo com a tua tenda reparada! Em caso de dúvidas ou se preferires passar por um serviço profissional para reparar a tenda, não hesites em fazer uma marcação junto do serviço pós-venda da tua loja DECATHLON. A garantia da tua tenda DECATHLON pode nomeadamente cobrir algumas destas reparações.

Também te pode interessar