Como fazer a manutenção e reparação de um colchão insuflável ou autoinsuflável?

No campismo, uma boa noite de sono é essencial para partir com o pé direito todas as manhãs. Por isso, adquiris-te um colchão compacto e confortável para desfrutar das tuas noites em plena natureza. E acabas-te por te apegar a ele, porque um companheiro que zela pelo teu bem-estar é precioso.
Aqui, damos-te todas as dicas para usufruir do teu colchão o máximo de tempo possível!

lavar um colchão insuflável ou autoinsuflável?

Como lavar devidamente um colchão insuflável ou autoinsuflável?

- Pega numa esponja ou pano húmido embebido em sabão ou detergente de loiça e esfrega suavemente para retirar qualquer poeira ou resíduos de terra que se tenham alojado no colchão.
- Deixa secar ao ar livre, protegido do sol.

Como dobrar devidamente um colchão insuflável ou autoinsuflável?

Para dobrar o colchão depois de o teres lavado, precisas de retirar o máximo de ar no seu interior:
- Retira a tampa do colchão.
- Posiciona-te na extremidade contrária e pressiona  para empurrar o máximo de ar para a saída
Dobra o colchão ao meio.
- Recomeça a operação enrolando o colchão, com o cuidado de pressionar e apertar ao máximo para retirar todo o ar restante.
- Fecha a tampa e guarda-o na sua bolsa.

Como guardar um colchão insuflável ou autoinsuflável?

As costuras soldadas dos colchões insufláveis e autoinsufláveis tornam-nos sensíveis à humidade e ao calor. Deves ter o cuidado de os guardar deitados na horizontal, com a válvula aberta, num local seco e com temperatura amena. 
Por exemplo, uma cave húmida ou um sótão não isolado não são locais adequados.
Quando fores buscar o colchão para acampar, lembra-te de o desdobrar e encher antes de partir para garantires que continua em perfeito estado! Seria uma pena descobrir uma fuga em plena noite ao ar livre…

Como reparar um furo num colchão insuflável?

Uma pedra afiada ou ramo raspou e furou o colchão? Felizmente, lembraste-te de levar um adesivo - em formato pequeno ou formato grande - contigo!
E para evitar danos futuros ao teu colchão, tem o cuidado de desviar todos os ramos e pedrinhas antes de pousares a tenda!

Como reparar um furo no colchão?
O método mais eficaz continua a ser passar água com sabão na superfície do colchão 100% cheio: se surgirem bolhas, é muito provável que haja um furo nesse local específico. 
Apura os ouvidos para ter a certeza!
Um outro método consiste em mergulhar o colchão cheio numa banheira cheia de água e prestar atenção à formação de bolhinhas à superfície.

Se te parecer que a fuga está situada na zona da válvula de enchimento/esvaziamento, o melhor é levares o colchão a um Serviço Pós-Venda Decathlon.
Se a fuga estiver situada na zona de uma soldadura, podes aplicar uma cola adaptada, atentando nas instruções de utilização e às precauções.
Para todos os outros tipos de fuga, explicamos-te como aplicar um adesivo por cima!

Como colocar um adesivo num colchão de campismo

Como colar um adesivo num colchão insuflável ou autoinsuflável?

Antes de mais, certifica-te de que a superfície a reparar está limpa, seca e não está escorregadia.

Como colocar um adesivo num colchão de campismo

E pronto, podes voltar a desfrutar de belas noites na tenda ou ao ar livre! Tens algumas dicas ou ideias para cuidar bem de um colchão insuflável? Não hesites em partilhar!

Outros conselhos que podem ser do seu interesse