No campismo, uma boa noite de sono é essencial para partir com o pé direito todas as manhãs. Por isso, adquiris-te um colchão compacto e confortável para desfrutar das tuas noites em plena natureza. E acabas-te por te apegar a ele, porque um companheiro que zela pelo teu bem-estar é precioso.
Aqui, damos-te todas as dicas para usufruir do teu colchão o máximo de tempo possível!
- Pega numa esponja ou pano húmido embebido em sabão ou detergente de loiça e esfrega suavemente para retirar qualquer poeira ou resíduos de terra que se tenham alojado no colchão.
- Deixa secar ao ar livre, protegido do sol.
Para dobrar o colchão depois de o teres lavado, precisas de retirar o máximo de ar no seu interior:
- Retira a tampa do colchão.
- Posiciona-te na extremidade contrária e pressiona para empurrar o máximo de ar para a saída
Dobra o colchão ao meio.
- Recomeça a operação enrolando o colchão, com o cuidado de pressionar e apertar ao máximo para retirar todo o ar restante.
- Fecha a tampa e guarda-o na sua bolsa.
As costuras soldadas dos colchões insufláveis e autoinsufláveis tornam-nos sensíveis à humidade e ao calor. Deves ter o cuidado de os guardar deitados na horizontal, com a válvula aberta, num local seco e com temperatura amena.
Por exemplo, uma cave húmida ou um sótão não isolado não são locais adequados.
Quando fores buscar o colchão para acampar, lembra-te de o desdobrar e encher antes de partir para garantires que continua em perfeito estado! Seria uma pena descobrir uma fuga em plena noite ao ar livre…
Uma pedra afiada ou ramo raspou e furou o colchão? Felizmente, lembraste-te de levar um adesivo - em formato pequeno ou formato grande - contigo!
E para evitar danos futuros ao teu colchão, tem o cuidado de desviar todos os ramos e pedrinhas antes de pousares a tenda!
Como reparar um furo no colchão?
O método mais eficaz continua a ser passar água com sabão na superfície do colchão 100% cheio: se surgirem bolhas, é muito provável que haja um furo nesse local específico.
Apura os ouvidos para ter a certeza!
Um outro método consiste em mergulhar o colchão cheio numa banheira cheia de água e prestar atenção à formação de bolhinhas à superfície.
Se te parecer que a fuga está situada na zona da válvula de enchimento/esvaziamento, o melhor é levares o colchão a um Serviço Pós-Venda Decathlon.
Se a fuga estiver situada na zona de uma soldadura, podes aplicar uma cola adaptada, atentando nas instruções de utilização e às precauções.
Para todos os outros tipos de fuga, explicamos-te como aplicar um adesivo por cima!
Antes de mais, certifica-te de que a superfície a reparar está limpa, seca e não está escorregadia.
O teu colchão tem um revestimento tipo “veludo”
Com o raspador incluído no conjunto, esfrega gentilmente a superfície para retirar os pequenos "pelos" e garantir que o adesivo adere bem ao local. Aplica o adesivo em cima do rasgo e pressiona durante 1 minuto para unir bem as duas partes.
O teu colchão tem um revestimento tipo "veludo"
O teu colchão tem um revestimento de "tecido"
E pronto, podes voltar a desfrutar de belas noites na tenda ou ao ar livre! Tens algumas dicas ou ideias para cuidar bem de um colchão insuflável? Não hesites em partilhar!