BTT ROCKRIDER XC 920 S

REF: 8641560

ROCKRIDER XC 920 S LTD AXS

2021

Esta BTT foi concebida para ganhar corridas de BTT Cross Country (XC) e de maratona XC.

Role conectado graças à nova transmissão sem fios SRAM GX AXS.
Componentes de topo de gama para um desempenho superior nos seus percursos favoritos.

Apresentação da btt rockrider xc 920 s ltd axs

BTT ROCKRIDER XC 920 S LTD AXS

Primeira utilização

Assumir o controlo da transmissão sem fios sram gx axs

A BTT XC 920 S LTD é a nossa primeira BTT equipada com uma transmissão sem fios SRAM Eagle AXS.

Este transmissão representa uma revolução neste domínio: acabaram as preocupações com cabos e bichas e a passagem das velocidades será mais suave e precisa.

Veja este vídeo para se assumir o controlo dos seus componentes Eagle AXS.

Transferir e gerir a aplicação móvel sram axs

A SRAM desenvolveu uma aplicação móvel para ajudar a configurar, medir, controlar e personalizar os componentes AXS.

A primeira utilização é facilitada por um pequeno tutorial disponível na abertura inicial da aplicação. Pode encontrar este tutorial em qualquer momento nos "Settings" (o pictograma da engrenagem na parte superior direita do ecrã).

Inscreva-se para ter acesso a todas as funcionalidades da aplicação e, em seguida, conecte-se aos componentes através de Bluetooth. Pode também ativar as notificações para saber quando a bateria dos componentes deve ser recarregada ou quando é necessária uma atualização.

Pode, em seguida:
-Criar diversos perfis para a bicicleta(caso partilhe a bicicleta, tenha várias bicicletas ou se pretende alterar os ajustes em função da sua saída de BTT)
-Personalizar em cada perfil o comportamento dos componentes em função do seu estilo de condução
-Controlar e atribuir comandos personalizados aos manípulos
-Monitorizar os desempenhos e o estado da BTT, bem como o nível da bateria dos componentes
-Atualizar o microprograma dos componentes AXS

PRIMEIRA UTILIZAÇÃO
Utilizar a ferramenta online axs web

A AXS Web é uma ferramenta online concebida para os praticantes de ciclismo que pretendem compreender melhor o funcionamento da sua bicicleta e desfrutar ainda mais do prazer de pedalar.

Esta ferramenta permite utilizar os medidores (potência, pressão dos pneus, transmissões eletrónicas) e os ciclocomputadores GPS GARMIN e WAHOO

Além de oferecer as mesmas funcionalidades da aplicação móvel SRAM AXS, transcreve, sob a forma de um painel de controlo, os dados das suas saídas (passagem das velocidades, cadências, zonas de potência, pressão dos pneus, ...) para ajudá-lo/a a compreender como anda na bicicleta e a progredir na prática da BTT .

PRIMEIRA UTILIZAÇÃO
Fazer a rodagem aos travões

Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e o desempenho dos travões é reduzido. Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e "vidragem" das pastilhas.

Para evitar este fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões. A rodagem será alcançada depois de 10 travagens em cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 a 5km/h, mas sem bloquear a roda, e utilizando um travão de cada vez.

Se for visível nas pastilhas uma capa fina de aspeto liso e brilhante, é sinal de que estão, sem dúvida, vidradas. Para corrigir o problema e evitar descartá-las, pode remover o vidrado afagando-as suavemente com papel de vidro relativamente fino (p120). Não se esqueça de usar luvas quando proceder a esta operação. Por fim, monte as pastilhas e efetue uma nova rodagem.

FAZER A RODAGEM AOS TRAVÕES
Determinar a pressão dos pneus com montagem tubetype

As pressões mínima e máxima do pneu na montagem original com câmara de ar (Tubetype) estão indicados no flanco do pneu.

Recorde-se, no entanto, que o enchimento dos pneus é personalizável e que a pressão vai depender do seu peso, do terreno onde se desloca e da sua experiência.
Necessita de encontrar o compromisso certo entre o rendimento da pedalada (alta pressão) e o conforto/aderência (baixa pressão).

Para tal, deve proceder da seguinte forma:
Encontre uma circuito curto (5-10 minutos) que passe pelo máximo possível de terrenos (lama, terrenos duros, raízes, empedrados,…). Encha os pneus à pressão máxima recomendada e complete o circuito. Se o pneu estiver demasiado rígido e não sentir conforto ou aderência suficiente nas curvas, reduza um pouco a pressão. Recomece até encontrar a pressão ótima para os seus pneus.

Não reduza logo até à pressão mínima recomendada ou ficará sujeito a mais furos ou trilhamentos.
Um pneu corretamente enchido é um elemento essencial da sua prática desportiva. Não se esqueça de verificar regularmente a pressão dos pneus.

HUTCHINSON KRAKEN
Determinar a pressão dos pneus com montagem tubeless

O TUBELESS é uma boa forma de beneficiar plenamente do trabalho do pneu. A pressão é mais baixa (cerca de meio bar) do que num pneu Tubetype. Menos enchida, a "carcaça" do pneu vai poder entrar em contacto com o solo. E tudo isto sem ser impedido pela câmara de ar.

Na montagem Tubeless, o objetivo é reduzir a pressão para beneficiar totalmente do trabalho do pneu sem que a jante toque no solo ao ultrapassar um obstáculo.

Tenha cuidado para não ultrapassar a pressão de 2,5 bar numa montagem TUBELESS, as jantes em carbono poderiam ficar deformadas.

Exemplo de um profissional: Joseph DE POORTERE, com um peso totalmente equipado de 73 kg, enche os pneus com 1,5 bar à frente e 1,8 bar atrás, em condições de terreno seco e duro, e 1,3 bar à frente e 1,6 bar atrás em condições húmidas.

Um pneu corretamente enchido é um elemento essencial da sua prática desportiva. Não se esqueça de verificar regularmente a pressão dos pneus.

HUTCHINSON KRAKEN
Passar para rodas tubeless

Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, melhorar a adesão e o conforto, pode passar as rodas da BTT para TUBELESS.

As rodas e pneus desta BTT são Tubeless Ready, ou seja, o fundo de jante estanque está já colocado e o pneu é compatível com TUBELESS. Apenas falta um par de válvulas Tubeless PRESTA e líquido preventivo (antifuros). Não se esqueça de levar luvas e óculos para proteção em caso de rebentamento.

Para passar as suas rodas para Tubeless, siga as seguintes etapas:

1. Desmonte a roda
2. Retire o pneu e a câmara de ar original da jante
3. Verifique se o fundo de jante está bem colado e não apresenta bolhas ou cortes
4. Insira uma válvula TUBELESS PRESTA pelo interior, no orifício da jante
5. Acrescente 90 ml de líquido preventivo (antifuros)
6. Monte o pneu de origem específico TUBELESS
7. Encha bem a roda para que o pneu fique bem encaixado na jante. Atenção, não exceda nunca os 2,5 bar de pressão para não danificar as jantes de carbono.

Se a operação lhe parecer demasiado delicada, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para efetuá-la.

Determinar a regulação da suspensão

A regulação da sua suspensão ROCKSHOX SID RL precisa de ser personalizada em função do seu estilo de condução, do terreno e do seu gosto pessoal, mas também, e sobretudo, em função do seu peso.

Para saber a pressão e a descompressão recomendadas para a sua suspensão, clique na hiperligação seguinte. Ser-lhe-á pedido que indique o seu peso totalmente equipado (capacete, calçado e mochila de hidratação) e o modelo da sua bicicleta: um MTB.

Desta forma, a aplicação calculará a pressão recomendada (em psi) e a descompressão em número de cliques, partindo da posição totalmente apertada no sentido dos ponteiros do relógio (posição lenta).

A pressão permite definir aquilo a que chamamos o SAG, ou seja, a percentagem de afundamento quando o ciclista monta nela. Para uma prática mais suave ou para maior conforto, preferimos um SAG elevado (entre 20 e 30%). Para uma prática mais competitiva, mais performante, preferimos firmeza (entre 15 e 25%).

A descompressão (ou o ressalto) determina a velocidade à qual a suspensão regressa à posição inicial depois de amortecer um choque. Recomendamos que ajuste o ressalto em função da sua condição física e do seu nível de condução. O botão de regulação encontra-se sob o forro direito da sua suspensão.

Agora que já determinou as regulações recomendadas da sua suspensão, pode consultar a rubrica "REGULAR O SAG DA SUSPENSÃO".

AFINAR A SUSPENSÃO
Regular o sag da suspensão

Depois de determinar as regulações da sua suspensão, terá de se fazer acompanhar de uma pessoa e de se equipar com uma bomba de alta pressão para a suspensão.

Assista ao vídeo para aprender a regular o SAG da sua suspensão.

NB : A tampa da válvula serve para protegê-la de poeiras e não retém, em caso algum, a pressão da suspensão. Portanto, de nada serve apertá-la com força!

Regular o sag do amortecedor

Para ter uma BTT homogénea no seu comportamento, recomendamos que concilie o SAG da suspensão ao do seu amortecedor.

A SRAM recomenda que o enchimento do amortecedor seja feito em função do seu peso em libras: uma libra equivale a um psi.
Multiplique o seu peso completamente equipado em quilogramas por 2,2 para obter o seu peso em libras. Se pesar 73 kg completamente equipado, isso equivale a 160 libras (73x2,2), devendo então encher o amortecedor a 160 psi.

Clique na hiperligação seguinte para aprender a regular o SAG do seu amortecedor.

NB : A tampa da válvula serve para protegê-la de poeiras e não retém, em caso algum, a pressão da suspensão. Portanto, de nada serve apertá-la com força!

Montar um espigão de sela telescópico

A sua BTT é compatível com espigões telescópicos de 31,6 mm de diâmetro.

A passagem da bicha e do cabo é feita pelo interior a partir do alto do tubo diagonal e é facilitada pelo Internal Routing Access ao nível do pedaleiro (lado esquerdo).

Este vídeo vai ajudar montar o novo espigão de sela telescópico. Não se esqueça de que pode também levar a sua BTT a uma oficina DECATHLON para que um dos nossos técnicos proceda à montagem.

Cuido da minha btt

A manutenção da sua BTT é fundamental para prolongar a vida dos componentes e proporcionar-lhe ainda mais prazer na sua prática desportiva. Mas para além do lado estético de ter uma bicicleta limpa, negligenciar a manutenção pode provocar alguns problemas que podem levar a acidentes: cabos gripados, ferrugem, fugas, desgaste prematuro…

Uma boa manutenção será benéfica para a prática desportiva, os componentes terão uma maior longevidade e o impacto ecológico da bicicleta será menor.

Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si.
É por isso que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.

Como limpar a btt?

Para limpar bem a sua BTT, precisa de um detergente para bicicleta, de uma esponja e de uma escova.

Passe a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes. Depois, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente. É importante deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.
O enxaguamento deve ser feito a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.
Finalmente, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e macio.

Evite igualmente os sistemas de limpeza de alta pressão pois a água poderia penetrar nos rolamentos de esferas e danificar permanentemente a sua BTT.

Substituir as pastilhas dos travões

Para efetuar esta substituição, precisa de: pastilhas de travão, chave de fendas plana e uma chave sextavada de 3 mm (travões SRAM).

Em primeiro lugar, retire a roda. Utilize depois uma chave de fendas grande de modo a afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na sua posição inicial.

Depois, retire a cavilha e desaperte o parafuso que mantém as pastilhas e remova-as do seu compartimento. Prepare as novas colocando a mola de retorno entre elas.

Insira as novas pastilhas na pinça do travão e conclua a operação colocando de novo o parafuso e a cavilha.

Pode voltar a montar a roda e, em seguida, acione os travões uma dezena de vezes para aproximar as pastilhas. Por fim, efetue um controlo visual de modo a verificar se as pastilhas estão bem colocadas e se não tocam no disco. Não se esqueça da rodagem das novas pastilhas.

Ajustar a pinça de travão de disco hidráulico

Para isso, irá precisar de uma chave sextavada de 5 mm.

Desaparafuse a pinça de travão e acione a manete do travão. É importante manter acionada a manete do travão antes de voltar a aparafusar a pinça a 9,5 Nm.

De seguida, realize um controlo visual para verificar se o disco e as pastilhas ainda estão em contacto.

AJUSTAR A PINÇA DE TRAVÃO DE DISCO HIDRÁULICO

Purgar o sistema de travagem

Se a manete está frouxa e/ou toca no guiador antes de travar, deve purgar o sistema de travagem. Para garantir uma travagem ótima, recomendamos que purgue os travões uma vez por ano. 

Dirija-se a uma das nossas oficinas DECATHLON para que os nossos técnicos efetuem a operação.

Cuidar da suspensão

A suspensão é um dos componentes mais solicitados de uma BTT e deve ser mantida com rigor para garantir um certo conforto e uma total segurança em terrenos técnicos. Assim, recomendamos que cuide da sua suspensão com regularidade.

São necessárias diversas operações de manutenção para prolongar ao máximo a vida da suspensão:

Após cada saída, limpe a sujidade dos êmbolos e das juntas tapa pó. Isto vai permitir minimizar o risco de que a sujidade penetre na bainha. Pode também juntar lubrificante teflon para evitar que as juntas sequem. No entanto, limpe o excesso para evitar a acumulação de poeira.

As duas manutenções seguintes são mais complexas uma vez que é necessário desmontar a suspensão. Se não se sente confiante ou se não dispõe das ferramentas adequadas, pode levar a sua BTT a uma das nossas oficinas e os nossos técnicos efetuarão a operação de manutenção. Se a deseja fazer pessoalmente, pode consultar as instruções da suspensão no fundo da página da secção MANUAL.

Após 50 h de prática, pode efetuar uma manutenção básica: a mudança do óleo de lubrificação, das espumas e das juntas de fricção. Pode obter ajuda com o vídeo SRAM TECH .

Após 200 h de prática, pode efetuar a manutenção completa da suspensão substituindo todas as juntas, o óleo de lubrificação e o óleo contido no amortecedor.

Verificar o desgaste da corrente

Uma corrente gasta provoca uma má passagem das velocidades e um desgaste prematuro da cassete e do prato .

Pode verificar o desgaste da corrente com a ajuda de uma ferramenta de teste de desgaste. Basta colocar o espigão da ferramenta entre dois elos da corrente e deixar tombar o outro lado sobre a corrente. Se esta se insere totalmente entre os dois elos, a corrente está usada e é importante substituí-la rapidamente para não danificar a cassete e o prato.

Para cassetes de 11 ou 12 velocidades, recomendamos que substitua a corrente a partir de 50% de desgaste. Para lá dos 75%, deve substituir a cassete E o prato; é por esta razão que é preferível substituir a corrente com regularidade para evitar o desgaste prematuro do conjunto da transmissão.

FERRAMENTA DE TESTE DA CORRENTE DA BICICLETA

Reparo a minha btt

A BTT é uma prática desportiva exigente em que o ambiente por vezes hostil pode levar a danos.
Mesmo com uma manutenção impecável, é normal que alguns componentes se deteriorem.

A maioria das reparações nas bicicletas são relativamente fáceis e vamos ajudar com a sua execução.
No entanto, se não se sentir à vontade ou se não tem as ferramentas adequadas, pode dirigir-se a uma oficina DECATHLON e os nossos técnicos terão todo o prazer em reparar a sua bicicleta.

Para reparar a sua BTT, um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesite em equipar-se.
Certas ferramentas são específicas às peças da bicicleta (chicote de corrente, extrator de cassete…)  e outras são mais comuns (chaves sextavadas, alicates…)
Eis uma seleção de produtos que poderão ser muito úteis para a manutenção e reparação da sua BTT.

Instalar, reparar e ajustar a transmissão sram gx axs

Com a transmissão sem fios SRAM AXS, a instalação é fácil. Não há mais passagens internas de cabos, cabos gripados ou substituição de bichas. Basta instalar os elementos na bicicleta e sincronizá-los entre eles. Pode igualmente visualizar o vídeo para obter ajuda.

Reparar um furo de um pneu tubetype

Para reparar um furo, precisa de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.

Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para reparar um furo, pode colocar a câmara de ar na água, ou passá-la frente aos lábios para sentir o ar escapar e localizar o furo.

Após ter reparado o furo, seque a câmara de ar com um pano e passe à fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto. Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola.

Coloque a cola generosamente à volta do furo e espere 3 a 5 min.

Por fim, coloque o remendo no furo e pressione-o alguns minutos.

Já pode recolocar a câmara de ar no pneu!

BTT ROCKRIDER XC 500 29" EAGLE AZUL

Reparar um furo de um pneu tubeless

Para reparar um pneu TUBELESS, siga as seguintes etapas: 

1/ Retire o corpo estranho do pneu.
2/ Limpe o furo com uma lima revestida de cola.
3/ Insira a mecha no suporte de mecha. Não hesite em forçar, para garantir a estanqueidade!
4/ Cubra a mecha e o suporte de mecha com cola.
5/ Insira metade da mecha no buraco do pneu.
6/ Remova cuidadosamente a mecha da agulha.
7/ Corte a mecha a 3 mm de fora da carcaça do pneu.

Esta reparação é possível para orifícios até 6mm, se o furo for mais importante, é preferível substituir o pneu. 

CONJUNTO DE REPARAÇÃO TUBELESS
Desempenar a roda

Com o uso e a passagem de obstáculos, a tensão dos raios pode mudar e empenar a roda.

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar. É o caso dos raios que ouvirá certamente "ranger". Esse "ranger" resulta da torção residual decorrente da montagem. Isto não significa que a roda está empenada. Se, no entanto, estiver empenada, aproveite a revisão gratuita oferecida nos primeiros 12 meses e dirija-se à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno.

Se quiser desempenar a roda pelos seus meios, deve equipar-se com uma chave de raios, como mínimo, e, opcionalmente, com um suporte de centragem e um comparador de alinhamento.

Coloque a bicicleta num suporte de bicicleta ou vire-a ao contrário assentando-a sobre o selim. Desmonte a roda e retire o pneu e a câmara de ar. Volte a montar a roda sem o pneu na bicicleta (ou no suporte de centragem) e coloque-se em frente da roda. Faça-a rodar e verifique se roda corretamente em relação ao quadro da bicicleta. Se a roda subir ou descer em relação ao eixo vertical, dizemos que tem um "salto", se a roda parecer oscilar no eixo horizontal, tem um "empeno".

Para corrigir o problema, basta aumentar ou reduzir a tensão dos raios ao nível do empeno ou do salto. Pode recorrer a uma das nossas oficinas DECATHLON para desempenar as rodas.

Substituir a ponteira do desviador

Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função.

Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Se a ponteira estiver empenada ou quebrada, dirija-se a uma oficina DECATHLON para substituí-la ou substitua-a autonomamente com a ajuda deste vídeo.

PONTEIRA-DESVIADOR-BTT-ROCKRIDER

Reparar ou substituir a corrente

Partiu a corrente? Efetue a reparação com a ajuda deste vídeo ou dirija-se a uma das oficinas DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.

Se preferir fazê-lo autonomamente, equipe-se com: um descravador de corrente ou um alicate para elo rápido, uma corrente nova e um elo rápido.

Coloque a corrente no último pinhão. Retire o elo rápido com o alicate para elo rápido ou o descravador de corrente e, em seguida, retire a corrente antiga da transmissão. Posicione a corrente nova no último pinhão e no prato mais pequeno para definir o comprimento ideal mais facilmente. A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador. Quando o comprimento estiver definido, corte a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.

Por fim, instale o elo rápido na corrente e dê uma volta ao pedaleiro, para posicionar o elo rápido na parte superior da corrente. Assegure que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.

Nesta BTT XC 920 S LTD AXS, com uma montagem de origem com um prato de 34 dentes e uma cassete 10x52, a corrente tem 118 elos (59 pares macho/fêmea)

Leve um elo rápido nas suas saídas de BTT. Caso a corrente parta, pode facilmente repará-la no local.

Substituir a cassete

Para controlar o desgaste da cassete, basta verificar o estado dos pinhões. Se os dentes estão pontiagudos e afiados, a cassete deve ser substituída. Uma corrente usada favorece o desgaste da cassete, pelo que deve verificar o estado da corrente com regularidade.

Pode solicitar a substituição da cassete numa oficina DECATHLON ou executar essa operação autonomamente.

Para tal, deve munir-se de um desmonta-cassete compatível (neste caso, um desmonta-cassete SHIMANO), e um chicote de corrente. Desmonte a roda traseira e coloque o chicote de corrente sobre um pinhão suficientemente grande de forma a bloquear a rotação da cassete. Em seguida, coloque o desmonta-cassete no centro da cassete e desaparafuse-a com uma chave, ao mesmo tempo que bloqueia a rotação com o chicote. A cassete está agora desligada da roda e pode retirá-la facilmente.

Antes de colocar a nova cassete,não se esqueça de limpar o cepo. Pode também olear ligeiramente as caneluras para facilitar uma desmontagem futura. Coloque a nova cassete no cepo e aperte o conjunto. Não deve apertar com demasiada força, se tem uma chave dinamométrica, pode regulá-la a 40Nm para o aperto.

SRAM-CASSETE-10V

Peças de substituição

Precisa de mudar alguns componentes? Encontre aqui todas as peças de substituição para a BTT XC 920 LTD AXS.

BTT ROCKRIDER XC 500 29" EAGLE AZUL

Precisa de assistência?

Manual de utilizador

BTT ROCKRIDER XC 500 29" EAGLE AZUL
Manual de garantia

Precisa do manual da BTT ST 920 LTD AXS?

BTT ROCKRIDER XC 500 29" EAGLE AZUL

Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia de 5 anos à sua BTT para o quadro de carbono e vitalícia para a direção e o avanço (em condições normais de utilização).

Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.

Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. É por isso que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.

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