A manutenção adequada da corrente atrasa o tempo em que vais precisar de a trocar ou reparar. Quando a sujidade se acumula e forma lodo, é hora de fazer uma limpeza.
Uma boa limpeza terá um efeito imediato: toda a sujidade acumulada durante a condução cria uma fricção supérflua que leva a uma perda significativa de energia (até 15Watts). Esta perda de energia tem grandes consequências no desempenho dos ciclistas, qualquer que seja o teu nível ou a tua utilização. Vais ganhar eficiência ao pedalar, mas também melhor a vida útil da tua bicicleta.
Ao lavares a corrente, aproveita para limpares toda a transmissão: desviadores, cassete e carretos.
As condições climáticas também afetam a frequência com que trocas o lubrificante. Por exemplo, quando chove regularmente, provavelmente precisas de lubrificar a tua corrente com mais frequência.
Para que a lubrificação seja eficaz, a corrente deve estar limpa, seca e completamente desengordurada.
Para uma lavagem rápida da tua corrente, podes fazê-lo diretamente na tua bicicleta, sem desmontar. Usa um produto desengordurante, detergente líquido para remover a sujidade, depois esfrega com uma escova. Em seguida, enxagua e seca a corrente antes de lubrificá-la. Também podes usar um lava-corrente, o que facilita a operação.
Lembra-te de realizar uma lavagem completa da tua corrente regularmente: é recomendável desmontar a corrente e também podes limpar toda a transmissão. Conhece todos os passos para uma boa limpeza, abaixo.
O ideal para uma boa limpeza é desmontar a corrente da bicicleta que será mais prática de lavar uma vez fora da transmissão. Reserva um tempo para memorizar ou tirar uma foto do sistema para depois voltares a montar corretamente.
Se a corrente tiver um elo rápido, pode usar as mãos e forçar um pouco para desfazer o aperto rápido. Para fazer isso, pressione com força as extremidades deste elo para abrir a corrente e removê-la facilmente da transmissão.
Se a corrente da tua bicicleta não tiver um elo rápido, deves ter um descravador de corrente para poderes abri-la e removê-la. O ideal é ter uma corrente solta para colocar o descravador de corrente, para que possas puxá-la para fora da pedaleira como se tivesse saltado.
Posiciona o descravador num dos elos e aparafusa, certificando-te de que a ponta da ferramenta de corrente esteja apoiada no eixo. Em seguida, aperta a ferramenta de corrente suavemente até sentires um ponto apertado, neste ponto apenas dá mais uma volta e solta a ferramenta de corrente. Esta manipulação torna possível não remover completamente o pino do link, então será mais fácil voltar a montar.
Uma vez que a corrente esteja aberta, podes removê-la do conjunto de transmissão.
Uma das soluções para limpares a corrente da bicicleta: usa detergente! Este produto de uso diário é muito eficaz para desengordurar a corrente e remover toda a sujidade.
Podes optar por molhar a corrente e esfregá-la com uma escova de dentes ou um pano ou, segunda opção, mergulhar a corrente da bicicleta em água quente e detergente por um tempo.
Se depois de deixares a corrente de molho ainda houver resíduos pretos, limpa-a com uma escova ou um pano.
Por fim, enxagua e seca a corrente da bicicleta antes de montá-la novamente.
Quando o lodo se deposita na corrente da bicicleta, é necessária uma grande limpeza. Se o detergente líquido for um bom substituto, recomenda-se o uso de um desengordurante especial para bicicletas.
Senta-te numa superfície protegida e usa luvas, a maioria dos produtos desengordurantes são agressivos para a pele. Em seguida, mergulha a corrente em desengordurantes antes de esfregar bem entre cada elo para remover todos os vestígios.
Por fim, enxagua a corrente com água para remover os últimos depósitos e seca-a com um pano seco.
Se fizeres uma boa limpeza da corrente da tua bicicleta, aproveita também para limpar toda a tua transmissão para uma boa manutenção da bicicleta a longo prazo.
Existem muitos produtos desengordurantes no mercado: spray, biodegradáveis, etc.
Na Decathlon desenvolvemos um desengordurante de correntes de bicicleta 100% vegetal.
As nossas equipas aconselham-no a aplicá-lo com uma escoval na tua corrente e na tua transmissão para depois realizares uma limpeza eficaz.
Não é necessário retirar a roda traseira, mas se tiveres uma bicicleta com travões de disco proteje-os com um pano antes de começar.
O primeiro passo é colocar a bicicleta em um suporte ou pelo menos encontrar uma maneira de estabilizá-la ao trabalhar nela.
Em seguida, molhar todas as partes da transmissão com o produto desengordurante (muitas vezes equipado com um borrifador para facilitar esta etapa).
Quanto à corrente, esfrega bem com uma escova e/ou um pano todas as peças - com destaque para o desviador traseiro - para remover a camada gordurosa e os resíduos da estrada.
Alguns lubrificantes são mais adequados do que outros para determinadas condições climáticas. Aproveita para ler as vantagens de cada produto de acordo com o teu uso: ambiente salgado, exposição frequente à chuva, ambiente seco e poeirento, etc. Dependendo da tua prática, encontras o lubrificante que melhor protegerá a tua corrente e transmissão.
Uma vez que a corrente tenha sido desengordurada, enxaguada e seca - e todos os outros elementos da transmissão também deves montá-la antes da etapa de lubrificação.
Se tiver um elo rápido, a operação é fácil: basta colocar cada parte ponta a ponta e forçando um pouco o elo rápido estará no lugar.
Se a corrente não tiver um elo rápido, tens que usar o descravador de corrente novamente para montar. Se deixas-te uma pequena extremidade do eixo dentro das pastilhas conforme recomendado durante a desmontagem, a montagem será mais fácil.
Junta as duas pontas da tua corrente, a ponta pequena do eixo permite que mantenha os elos na posição correta. Em seguida, coloca a corrente de modo que a parte que aparafusa empurre o eixo para dentro do elo. Podes então aparafusar até que o eixo do elo sobressaia como nos outros elos.
Uma vez que a corrente tenha sido limpa e, idealmente, todo o sistema de transmissão, precisas de lubrificar tudo. Esta etapa tem dois propósitos:
➤ evitar o atrito mecânico da corrente nos dentes da transmissão ao pedalar
➤ proteger todo o mecanismo da humidade e, assim, evitar ferrugem.
A lubrificação, portanto, melhora a vida útil da tua bicicleta e evitará que precises trocar a corrente da bicicleta prematuramente.
O método mais eficaz é aplicar as mudanças para distribuir o lubrificante por toda a corrente e transmissão. Veja como fazer isso em 5 passos:
1️⃣ Coloca a bicicleta num suporte ou num sistema que permita levantar a roda traseira. Arranja ajuda se não conseguires estabilizar a bicicleta, pede a alguém que levante levemente a bicicleta para que a roda traseira fique fora do chão.
2️⃣ Posiciona a corrente na roda dentada pequena.
3️⃣ Aplica um pouco de lubrificante na parte interna da corrente, entre os elos.
4️⃣ Gira o pedaleiro para ativar toda a transmissão e ao mesmo tempo troque as mudanças para que a corrente suba em todas as rodas dentadas.
5️⃣ Usa uma toalha de papel para remover o excesso de lubrificante da corrente. De facto, muito lubrificante leva a um acumular mais rápido de sujidade!
Este método é válido para todas as bicicletas: bicicleta de cidade, elétricas, bicicleta de estrada, bicicleta de montanha, etc.
E sim, as bicicletas elétricas com motor central têm um pedaleiro livre e pode pedalar no sentido inverso, a corrente não se move!
Para lubrificar adequadamente a transmissão, podes pendurar a bicicleta num suporte ou pedir a outra pessoa para ajudar-te a carregar a bicicleta enquanto pedalas para frente.
Prestando atenção aos pontos de contacto da bicicleta no solo. Lembra-te de lubrificar a parte interna da corrente e não a parte externa!
As condições climáticas também afetam a frequência com que troca o lubrificante. Por exemplo, quando chove regularmente, provavelmente precisas de lubrificar a corrente com mais frequência.
Uma boa limpeza da corrente e de todo o teu sistema de transmissão é essencial para a manutenção da tua bicicleta. Vais ganhar eficiência ao pedalar, mas também melhorará a vida útil da tua bicicleta.
O lubrificante é distribuído por toda a transmissão, estás pronto para voltar à estrada novamente!
E não te esqueças: Cuida da tua bicicleta, ela vai cuidar de ti.