BTT ROCKRIDER XC 500 LIGHT BLUE 29

Ref: 8558254, 8643985, 8405440

BTT ROCKRIDER XC 900

2019

Concebida para treinar e participar em provas de BTT Cross Country. Dê tudo por tudo e meça forças com os outros.

Tenha um bom desempenho graças ao quadro rígido em carbono 29. Chegue mais depressa à linha de chegada graças à suspensão ROCKSHOX REBA RL 100 mm, às rodas MAVIC Crossmax e à transmissão SRAM GX EAGLE.

Apresentação da btt rockrider xc 900

BTT ROCKRIDER XC 900 VERMELHO E AMARELO

Primeira utilização

Fazer a rodagem aos travões

Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, oferecendo ainda uma travagem reduzida nesta fase. Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo, numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e ""vidragem"" das pastilhas.

Para evitar esse fenómeno (que inutiliza os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões. A rodagem será alcançada depois de umas dez travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.

Se uma camada fina com aspeto liso e brilhante for visível nas suas pastilhas, significa que estão provavelmente vidradas. Para solucionar isto e evitar deitá-las fora, pode raspá-las ligeiramente com um papel de vidro relativamente fino (pág. 120). Lembre-se de usar luvas e uma máscara durante a raspagem das suas pastilhas. Depois, volte a montar as suas pastilhas e sujeite-as a uma nova rodagem.

FAZER A RODAGEM AOS TRAVÕES
Determinar a pressão dos meus pneus na montagem tubetype

As pressões mínimas e máximas do pneu na sua montagem de origem em câmara de ar (Tubetype) estão indicadas no flanco do pneu.

No entanto, lembre-se que o enchimento dos pneus é personalizável e a pressão depende do seu peso, do terreno em que anda e da sua sensação.
Tem então de encontrar o compromisso certo entre rendimento de pedalada (pressão alta) e conforto/aderência (pressão baixa).

Para isso, pode fazer o seguinte:
Dê uma volta breve (5-10 minutos) que passe pelo máximo de terrenos possível (lama, terrenos acidentados, raízes, paralelos…). Encha os pneus com a pressão recomendada máxima, e dê uma volta. Se o pneu estiver demasiado rígido e não tiver conforto ou aderência suficiente nas curvas, baixe a pressão. Repita até encontrar a pressão ideal dos seus pneus.

Assegure-se de que não desce abaixo da pressão mínima recomendada ou terá mais trilhamentos e furos.
Um pneu bem cheio é um elemento crucial para a prática do seu desporto. Lembre-se então de verificar regularmente a pressão dos seus pneus.

HUTCHINSON KRAKEN
Determinar a pressão dos meus pneus na montagem tubeless

O TUBELESS é uma boa forma de aproveitar totalmente o trabalho do pneu. A pressão é mais reduzida (em meio-bar) do que num pneu Tubetype. Dado que está menos cheio, a "carcaça" do pneu vai poder entrar em contacto com o chão. Tudo isto sem ser parado pela câmara de ar.

Numa montagem Tubeless, o objetivo é baixar a pressão para aproveitar todo o trabalho do pneu sem que a jante toque no chão durante uma passagem de obstáculos.

Cuidado para não exceder os 3 bar de pressão numa montagem TUBELESS, as suas jantes em alumínio podem deformar-se.

Exemplo de profissional: Joseph DE POORTERE, com peso (todo equipado) de 73 kg, enche os pneus para 1,5 bar na frente e 1,8 bar atrás em condições secas sobre pisos mais acidentados e para 1,3 bar na frente e 1,6 bar atrás em condições húmidas.

Um pneu bem cheio é um elemento crucial para a prática do seu desporto. Lembre-se então de verificar regularmente a pressão dos seus pneus.

HUTCHINSON KRAKEN
Passar para rodas tubeless

Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, melhorar a aderência e o conforto, é possível passar as rodas da sua BTT para TUBELESS. As suas rodas são Tubeless Ready, o que significa que o fundo de jante estanque já está colocado e o pneu é compatível com Tubeless. Já só precisa de um par de válvulas Tubeless PRESTA e de líquido preventivo (antifuros). Lembre-se de usar luvas e óculos para se proteger no caso de um eventual rebentamento.

Para passar as suas rodas para Tubeless, siga estes passos:

1. Desmonte a roda
2. Retire o pneu e a câmara de ar de origem da jante
3. Verifique que o fundo de jante está bem colado e que não apresenta bolhas nem cortes
4. Insira uma válvula TUBELESS PRESTA pelo interior, no orifício da jante
5. Adicione 90 ml de líquido preventivo (antifuros)
6. Monte o seu pneu de origem específico TUBELESS
7. Encha bem a roda para que o pneu fique bem encaixado na jante. Cuidado para não ultrapassar os 3 bar de pressão porque isso pode danificar as jantes em alumínio.

Se a operação lhe parecer demasiado delicada, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para efetuá-la.

Determinar a regulação da suspensão

A regulação da sua suspensão ROCKSHOX REBA RL precisa de ser personalizada em função do seu estilo de condução, do terreno e do seu gosto pessoal, mas também, e sobretudo, em função do seu peso.

Para saber a pressão e a descompressão recomendadas para a sua suspensão, clique na hiperligação seguinte. Ser-lhe-á pedido que indique o seu peso totalmente equipado (capacete, calçado e mochila de hidratação) e o modelo da sua bicicleta: uma MTB.

Desta forma, a aplicação calculará a pressão recomendada (em psi) e a descompressão em número de cliques, partindo da posição totalmente apertada no sentido dos ponteiros do relógio (posição lenta).

A pressão permite definir aquilo a que chamamos o SAG, ou seja, a percentagem de afundamento quando o ciclista monta nela. Para uma prática mais suave ou para maior conforto, preferimos um SAG elevado (entre 20% e 25%). Para uma prática mais competitiva, com maior desempenho, preferimos mais firmeza (entre 15% e 20%).

A descompressão (ou o ressalto) determina a velocidade à qual a suspensão regressa à posição inicial depois de amortecer um choque. Recomendamos que ajuste o ressalto em função da sua condição física e do seu nível de condução. O botão de regulação encontra-se sob o forro direito da sua suspensão.

Agora que já determinou as regulações recomendadas da sua suspensão, pode consultar a rubrica "REGULAR O SAG DA SUSPENSÃO".

AFINAR A SUSPENSÃO
Regular o sag da suspensão

Depois de determinar as regulações da sua suspensão, terá de se fazer acompanhar de uma pessoa e de se equipar com uma bomba de alta pressão para suspensão.

Assista ao vídeo para aprender a regular o SAG da sua suspensão.

NB : A tampa da válvula serve para protegê-la de poeiras e não retém, em caso algum, a pressão da suspensão. Portanto, de nada serve apertá-la com força!

Cuido da minha btt

A manutenção da sua bicicleta é crucial para prolongar a vida útil dos seus componentes, aumentando assim o prazer na prática do seu desporto. Para além do aspeto estético de ter uma bicicleta limpa, uma manutenção descuidada pode provocar alguns problemas que podem causar acidentes: cabos gripados, ferrugem, fuga, desgaste prematuro…

Uma boa manutenção é benéfica para a sua prática desportiva, os seus componentes duram mais tempo e o impacto ecológico da bicicleta é menor.

Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si.
Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.

Como limpar a minha btt?

Para limpar bem a sua BTT, precisa de um detergente para bicicleta, de uma esponja e de uma escova.

Passe a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes. Depois, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente. É importante deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.
O enxaguamento deve ser feito a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.
Finalmente, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e macio.

Evite igualmente os sistemas de limpeza de alta pressão, pois a água pode penetrar nos rolamentos de esferas e danificar permanentemente a sua BTT.

Substituir as pastilhas dos travões

Para efetuar esta substituição, precisa de: pastilhas de travão, chave de fendas plana e uma chave Allen de 3 mm (travões SRAM).

Em primeiro lugar, retire a roda. Utilize depois uma chave de fendas grande de modo a afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na sua posição inicial.

Retire então a cavilha e desenrosque o parafuso que mantém as pastilhas, e remova as pastilhas do seu compartimento. Prepare as novas colocando a mola de retorno entre elas.

Insira as novas pastilhas no estribo de travão e conclua a operação, instalando o parafuso e a cavilha. 

Pode voltar a montar a roda, e bombear os seus travões uma dezena de vezes para aproximar as pastilhas. Por fim, faça uma inspeção visual para verificar se as pastilhas estão bem colocadas e não encostam no disco. Lembre-se de fazer a rodagem das suas pastilhas novas.

Ajustar o estribo do travão de disco hidráulico

Para isso, vai precisar de uma chave Allen de 5 mm.

Desenrosque o estribo de travão e acione a manete do travão. É importante manter a manete do travão acionada antes de voltar a enroscar o estribo com 9,5 Nm.

Em seguida, realize uma inspeção visual para verificar se o disco e as pastilhas ainda estão em contacto.

AJUSTAR O TRAVÃO DE DISCO HIDRÁULICO

Purgar o meu sistema de travagem

Se a sua manete de travão perder rigidez e/ou vier tocar no guiador antes de travar, é necessário purgar o seu sistema de travagem. Para manter uma travagem ideal, recomendamos a purga dos seus travões uma vez por ano. 

Dirija-se a uma das oficinas DECATHLON para que isso seja feito por um dos nossos técnicos.

Fazer a manutenção da minha suspensão

A suspensão é um dos componentes mais solicitados numa BTT e deve ser sujeita a uma manutenção rigorosa para garantir um certo conforto e uma segurança total em terrenos técnicos. Recomendamos assim que cuide regularmente da sua suspensão.

São necessárias várias manutenções para prolongar, ao máximo, a vida útil da sua suspensão:

Após cada saída, lembre-se de limpar bem a sujidade nas pernas da suspensão e nos retentores de poeiras. Isto permite minimizar o risco de a sujidade entrar na bainha. Pode também adicionar lubrificante teflon para evitar que os retentores sequem. No entanto, limpe o excesso de lubrificante para evitar a acumulação de poeiras.

As duas manutenções seguintes são mais complexas porque exigem que se desmonte a suspensão. Se não estiver confiante ou não tiver as ferramentas adequadas, pode deixar a sua BTT numa das nossas oficinas DECATHLON para mandar realizar a manutenção junto dos nossos técnicos. Se pretender realizar esta manutenção autonomamente, pode consultar o manual da sua suspensão, existente na parte de baixo da página, na secção MANUAIS.

Depois de 50 h de prática, pode realizar a manutenção básica, ou seja, a mudança de óleo de lubrificação, das espumas e dos retentores da suspensão. É uma manutenção que requer a desmontagem da suspensão. Se não estiver confiante ou não tiver as ferramentas adequadas, pode deixar a sua BTT numa das nossas oficinas DECATHLON. Caso contrário, pode ver este vídeo e consultar o manual de manutenção da sua suspensão, existente na parte de baixo da página, na secção MANUAIS.

Depois de 200 h de prática, pode realizar a manutenção completa da sua suspensão, com mudança de todos os retentores, do óleo de lubrificação e do óleo contido no cartucho de amortecimento.

Verificar o desgaste da corrente

Uma corrente desgastada provoca uma má engrenagem das mudanças e um desgaste prematuro da cassete e do prato.

Pode verificar o desgaste da sua corrente graças ao verificador de desgaste. Basta colocar a ranhura do verificador entre duas malhas da corrente e deixar cair o outro lado em cima da corrente. Se ele afundar totalmente entre duas malhas, significa que a corrente está desgastada e que é importante mudá-la depressa para não estragar a cassete e o prato.

Para as cassetes de 11 ou 12 velocidades, recomendamos que mude a sua corrente a partir de um desgaste de 50%. Além dos 75%, deverá mudar a corrente, a cassete E o prato. Por isso, é preferível mudar regularmente a corrente para evitar desgastar prematuramente toda a transmissão.

VERIFICADOR DE DESGASTE DA CORRENTE DE BICICLETA

Reparo a minha btt

A BTT é uma prática desportiva exigente em que o ambiente por vezes hostil pode provocar estragos.
Mesmo com uma manutenção irrepreensível, é comum que alguns componentes possam deteriorar-se.

A maioria das reparações de bicicletas é relativamente fácil. Vamos ajudar a executá-las.
No entanto, se não se sentir à vontade ou se não tiver as ferramentas certas, dirija-se a uma oficina DECATHLON onde os nossos técnicos terão todo o gosto em reparar a sua bicicleta.

Para reparar a sua BTT, resolver um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesite em equipar-se adequadamente.
Algumas ferramentas são específicas para componentes de bicicleta (chicote de corrente, extrator de cassetes…)  e outras são mais comuns (chaves Allen, ganchos…)
Eis uma seleção de produtos que poderão vir em seu auxílio durante a manutenção e a reparação da sua BTT.

Reparar um furo tubetype

Para reparar um furo, precisa de: uma bomba, uma bacia de água, um pano e um conjunto de câmara de ar.

Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para identificar o furo, pode passar a câmara de ar na água ou colocá-la à frente dos seus lábios para sentir o ar escapar-se e localizar o furo.

Após ter localizado o furo, seque a câmara de ar com um pano e passe para a fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto. Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola.

Coloque a cola generosamente à volta do furo e espere 3 a 5 min.

Por fim, coloque o remendo no furo e pressione-o alguns minutos.

Já pode recolocar a câmara de ar no pneu!

BTT ROCKRIDER XC 500 29" EAGLE LIGHT BLUE

Reparar um furo tubeless

Para reparar um pneu TUBELESS, siga estes passos: 

1/ Retire o corpo estranho do pneu.
2/ Limpe o furo com a lima cheia de cola.
3/ Insira o taco no aplicador. Não hesite em fazer força porque isso garante a estanqueidade!
4/ Cubra o taco e o aplicador com cola.
5/ Insira metade do taco no buraco do pneu.
6/ Retire ligeiramente o taco da agulha.
7/ Corte o taco a 3 mm da carcaça do pneu.

Esta reparação é possível para os pequenos danos até 6 mm; se o furo for maior, é conveniente mudar o pneu. 

ACESSÓRIOS DE REPARAÇÃO TUBELESS
Desempenar a minha roda

À medida que anda e passa obstáculos, a tensão dos seus raios pode mudar e empenar a sua roda.

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar. É o caso dos raios que poderá ouvir "ranger". Esse "ranger" resulta da torção residual decorrente da montagem. Isto não significa que a roda está empenada. Se, no entanto, estiver empenada, aproveite a revisão gratuita oferecida nos primeiros 12 meses e dirija-se à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno.

Para desempenar a sua roda autonomamente, terá de se equipar, pelo menos, com uma chave para raios e, opcionalmente, com um suporte de pé para centragem e um comparador de alinhamento.

Posicione a sua bicicleta em cima de um suporte de pé para oficina ou pouse-a sobre o selim. Desmonte a sua roda e retire o pneu e a câmara de ar. Volte a montar a roda sem pneu na bicicleta (ou no suporte de pé para centragem) e coloque-se diante da roda. Faça-a girar e verifique se ela gira corretamente em relação ao quadro da bicicleta. Se parecer que a roda sobe ou desce em relação ao eixo vertical, dizemos que há um "salto"; se parecer que a roda oscila no eixo horizontal, há um "empeno".

Para corrigir isto, basta apertar ou desapertar a tensão dos raios ao nível do empeno ou do salto. Pode dirigir-se a uma das nossas oficinas DECATHLON para desempenar as suas rodas.

Mudar os cabos e as bainhas da minha transmissão

Se as suas mudanças engrenarem mal atrás e o seu manípulo das velocidades não responder corretamente, é possível que o seu cabo e as suas bainhas estejam gripados.

Tem então de os mudar para voltar a engrenar adequadamente as mudanças. Pode dirigir-se a uma das nossas oficinas DECATHLON ou realizar autonomamente a mudança assistindo a este vídeo. Contrariamente ao vídeo, a sua BTT tem uma passagem interna de cabo, e requer mais precisão na manipulação. Pode colocar um liner antes de retirar o antigo cabo para conduzir o novo dentro do quadro, ou usar um pequeno íman para conduzir o cabo novo dentro do quadro.

NOTA: Se utiliza regularmente a sua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR CABO DE TRANSMISSÃO

Substituir a ponteira do desviador

Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função.

Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Se o dropout estiver empenado ou quebrado, dirija-se a uma oficina DECATHLON para o substituir ou substitua-o autonomamente com a ajuda deste vídeo.

DROPOUT-DESVIADOR-BTT-ROCKRIDER

Reparar ou substituir a corrente

Partiu a corrente? Faça a reparação autonomamente com a ajuda deste vídeo ou dirija-se a uma das oficinas DECATHLON para que isso seja feito por um dos nossos técnicos.

Se pretender fazer a reparação autonomamente, equipe-se com : um descravador de corrente ou uma pinça de aperto rápido, uma corrente nova e um aperto rápido.

Posicione a corrente no último dos carretos. Retire o aperto rápido graças a uma pinça de aperto rápido ou um descravador de corrente, e retire a corrente velha da transmissão. Posicione a corrente nova no último carreto e no prato mais pequeno para definir o comprimento ideal mais facilmente. A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador. Quando o comprimento estiver definido, corte a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.

Por fim, instale o aperto rápido na corrente e dê uma volta ao pedaleiro, para posicionar o aperto rápido na parte superior da corrente. Assegure-se de que o posicionamento é adequado exercendo pressão com a mão.

Lembre-se de levar consigo um aperto rápido nas suas saídas de BTT. Se a corrente partir, poderá repará-la facilmente no local.

Substituir a minha cassete

Para verificar o desgaste da sua cassete, basta olhar para o estado dos seus carretos. Se os dentes estiverem pontiagudos e finos, a cassete tem de ser mudada. Uma corrente desgastada vai favorecer o desgaste da cassete. Lembre-se então de verificar regularmente o estado da sua corrente.

Pode mandar substituir a sua cassete numa oficina DECATHLON ou realizar a operação autonomamente.

Para isso, precisa de se equipar com um extrator de cassetes compatível (neste caso, um extrator de cassetes SHIMANO) e de um chicote de corrente. Desmonte a sua roda traseira e coloque o seu chicote de corrente num carreto suficientemente grande para bloquear a rotação da cassete. Coloque então o extrator de cassetes no centro da cassete, e desenrosque-o com a ajuda de uma chave, bloqueando a rotação com o chicote. A sua cassete está agora separada da roda e pode retirá-la facilmente.

Antes de colocar a cassete nova, lembre-se de limpar bem o corpo de roda livre. Pode também lubrificar ligeiramente as ranhuras para facilitar uma futura desmontagem. Coloque a sua cassete nova no corpo de roda livre e aperte tudo. Não adianta apertar muito, se tiver uma chave dinamométrica, pode ajustá-la para 40 Nm para o aperto.

SRAM-CASSETE-10V

Peças de substituição

Precisa de mudar alguns componentes? Encontre aqui todas as peças para a BTT XC 900.

BTT ROCKRIDER XC 500 29" EAGLE LIGHT BLUE

Precisa de assistência?

Manual de utilizador

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Manual de garantia

Precisa das instruções da sua BTT XC 900?

Travagem

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SUSPENSÃO

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TRANSMISSÃO

Precisa das instruções da sua transmissão?

BTT ROCKRIDER XC 500 29" EAGLE LIGHT BLUE

Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia de 5 anos à sua BTT para o quadro em carbono, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).

Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.

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