Como limpar corretamente a sua bicicleta?

Irá encontrar nesta página todos os nossos conselhos para limpar bem a sua bicicleta. Com a ajuda da nossa equipa, partilhamos todos os nossos truques para que a sua bicicleta o acompanhe o máximo de tempo possível. Uma manutenção assídua e rigorosa permite-lhe evitar quebras e beneficiar de uma prática ótima e agradável com a sua bicicleta. Se não fizer uma manutenção com a devida regularidade, poderá ser obrigado a fazer reparações que implicarão mais custos para si! 

Como limpar corretamente a sua bicicleta?

Irá encontrar nesta página todos os nossos conselhos para limpar bem a sua bicicleta.

Com a ajuda da nossa equipa, partilhamos todos os nossos truques para que a sua bicicleta o acompanhe o máximo de tempo possível.

Uma manutenção assídua e rigorosa permite-lhe evitar quebras e beneficiar de uma prática ótima e agradável com a sua bicicleta. Se não fizer uma manutenção com a devida regularidade, poderá ser obrigado a fazer reparações que implicarão mais custos para si! 

Como limpar corretamente a sua bicicleta?

Uma manutenção regular da sua bicicleta significa mantê-la em bom estado para prolongar a sua durabilidade e o seu bom funcionamento.

Quer seja devido à meteorologia, às poeiras ou simplesmente às várias utilizações, é indispensável limpá-la para evitar o desgaste precoce das peças, eventuais quebras e assegurar-se que rola em total segurança!

A frequência e a forma como utiliza a sua bicicleta irá determinar o ritmo da manutenção para cuidar bem da sua duas rodas. A manutenção da sua bicicleta variará, deste modo, em função da sua prática.

Uma questão de localização:

 Se pedalar perto no mar em qualquer época, ou numa região montanhosa no inverno, 

não hesite em limpar a sua bicicleta logo após uma saída, nomeadamente devido à areia e ao sal. 

Estes dois elementos podem influenciar a transmissão, e mesmo o quadro, se não limpar regularmente essas zonas da bicicleta. 

Quando limpar a bicicleta?

Se utiliza uma BTT ou uma bicicleta de estrada de forma intensiva, aconselhamos a limpá-la após cada volta e/ou antes de cada competição, a fim de garantir o bom estado de funcionamento das peças e assegurar todas as corretas afinações.

Para bicicletas utilizadas numa prática diária, como as bicicletas de cidade, as bicicletas de trekking ou as bicicletas de criança, recomendamos a sua lavagem 1 vez por mês. Isto depende principalmente da acumulação de sujidade no seu material.

Os produtos de que necessitará:

> Suporte de pé de oficina 500,

> desengordurante para bicicleta em spray ou desengordurante biológico,

> acessório de limpeza de corrente,

> spray de limpeza e esponja,

> detergente concentrado,

> lubrificante à base de teflon.

A manutenção da sua bicicleta em 3 etapas apenas: 

Para fazer a manutenção correta da sua bicicleta, recomendamos que respeite as três etapas seguintes.

Mas antes de qualquer coisa, e para maior conforto, comece por instalar a sua bicicleta num suporte de pé de oficina.

Como limpar corretamente a sua bicicleta?

01/ Etapa 1 

Desengorduro a transmissão


Como desengordurar a corrente da bicicleta?
Para desengordurar corretamente a sua corrente, é conveniente pulverizar um produto desengordurante na corrente e em todos os elementos da transmissão. Com um pano limpo, deverá em seguida remover a sujidade da corrente e da cassete. Em função do estado geral da corrente, não hesite em insistir nas zonas mais sujas!
Para ser mais eficaz, mais rápido e sujar-se menos, poderá utilizar o acessório de limpeza de correntes.
Como utilizar o acessório de limpeza de correntes?
Por último, lave com água abundante para eliminar todos os resíduos. Efetivamente, pode ocorrer que ainda fiquem alguns depósitos de sujidade mesmo após a passagem do produto.
Para terminar, deixar atuar alguns minutos antes de limpar a corrente com um pano seco, para remover completamente os resíduos e os depósitos que restam. 

Maxime, o nosso designer de produtos, utiliza os seguintes produtos: desengordurante em spray para bicicletas ou desengordurante biológico, juntamente com o acessório de limpeza de correntes!

02/ Etapa 2 

Limpo o quadro e os seus componentes

Depois de ter removido a gordura, a segunda fase da manutenção da bicicleta consiste em limpar os componentes: o quadro, as rodas, os travões, o guiador e o selim. Uma boa limpeza da sua bicicleta permite evitar que a transmissão desafine, a perda de eficácia dos travões ou o aparecimento de ruídos parasitas suscetíveis de danificar o seu material e interromper a sua prática.

Como limpar a sua bicicleta?
Numa primeira fase, pode utilizar o spray de limpeza para bicicletas para uma limpeza rápida e eficaz. Basta aplicar alguns jatos do produto de manutenção no quadro e em toda a bicicleta, depois esfregar com uma esponja ou um pano de microfibras para remover as manchas e sujidades, bem como os restos de açúcar que podem cair dos seus bidons.
Para uma limpeza económica, recomendamos que utilize o nosso champô concentrado. Dilua o conteúdo de uma tampa num balde com 4 litros de água e utilize uma esponja tawashi ecológica e lavável para esfregar a bicicleta e remover as manchas e sujidades mais persistentes! Este produto tem também um poder lustrante que devolverá ao quadro da sua bicicleta o seu brilho natural.

Como limpar corretamente a sua bicicleta?

Lisa, a nossa engenheira de produto, recomenda o spray de limpeza e a esponja, assim como o detergente concentrado próprio para bicicletas (que permite fazer 14 lavagens) para uma limpeza em profundidade! 

Como limpar corretamente a sua bicicleta?

03/ Etapa 3

Lubrifico a corrente

Depois de desengordurar a transmissão e quando a bicicleta já estiver limpa, é tempo agora de lubrificar a sua transmissão para a proteger.

Porquê lubrificar a corrente da sua bicicleta?

A lubrificação da corrente permite melhorar o rendimento e o desempenho da bicicleta para melhor transmitir à bicicleta a força exercida pelas suas pernas nos pedais. Permite ainda evitar os rangidos da corrente que tornam a sua prática menos agradável.

Como lubrificar a corrente da bicicleta?

Para lubrificar a sua corrente, basta aplicar algumas gotas de óleo na parte inferior da corrente, rodando ao mesmo tempo os pedais para trás com a mão. O produto ficará assim distribuído por toda a transmissão. Se prefere utilizar um lubrificante em spray, basta pressionar a tampa orientando o jato para a transmissão. Se optar por este método, tenha muito cuidado para não projetar produto no disco do travão! 

Matthias, o nosso webmarketer, recomenda os nossos lubrificantes em embalagem com bico doseador ou em spray. O lubrificante à base de teflon é mais indicado para condições húmidas ou para a chuva, o lubrificante à base de cera permite lubrificar e manter a corrente limpa em condições secas. 

E para bicicletas de assistência eléctrica?

É a mesma coisa ! Mas ainda é preciso ter cuidado em alguns pontos:

Nunca podemos repetir o suficiente, não lave a sua bicicleta com muita água ou com um jato de alta pressão! O risco, além de sujar os rolamentos e todas as partes mecânicas, é danificar as vedações dos conectores do motor ou da bateria.

Para lavar uma e-bike, nada mais simples: deixe a bateria na bicicleta, ela protegerá os conectores, aplique o detergente, esfregue e enxague! Muitas vezes, as bicicletas elétricas são equipadas com um pequeno orifício de drenagem sob a proteção do motor para evacuar a água. Lembre-se de verificar se não está bloqueado. Dá preferência a deixar secar naturalmente ou com o compressor (sem exageros), rodas no chão e abrigado do sol para preservar a bateria.

COMMENT BIEN NETTOYER SON VÉLO ?

A sua bicicleta está agora pronta para ser utilizada. Boas pedaladas!

Atenção, não se esqueça que quando a sua transmissão ficar novamente suja, será necessário repetir as etapas de lubrificação e limpeza acima descritas para evitar que a gordura atraia mais sujidade e pó.

COMMENT BIEN NETTOYER SON VÉLO ?

Na teoria, é isto!

E, finalmente, para ajudá-lo a melhorar a sua manutenção, pode assistir ao vídeo tutorial.

Como limpar corretamente a sua bicicleta?

... E para reparar

Aceda à página do SPV!

Encontrará todos os nossos conselhos, tutoriais e peças para reparar e fazer a manutenção da sua bicicleta.

 Quer saber mais ?