VTT ROCKRIDER XC 100 S

Ref: 8558247, 8558245, 8558246, 8731765

BTT ROCKRIDER XC/RACE 100S

2020

Esta mountain bike foi projetada para progredir na prática de Cross Country (XC)

O quadro de suspensão total com 120 mm de curso proporciona controlo em trilhos acidentados

Apresentação da XC/RACE 100S

BTT ROCKRIDER XC 100 S

Primeira utilização da minha XC/RACE 100S

Fazer a rodagem aos travões

Quando a bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e o desempenho dos travões é reduzido. Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo, numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e "vidragem" das pastilhas.

Para evitar este fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faças a rodagem aos travões. A rodagem será alcançada depois de umas dez travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverás passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.

Se uma camada fina com aspeto liso e brilhante for visível nas pastilhas, significa que estão provavelmente vidradas. Para solucionar isto e evitar deitá-las fora, podes lixá-las ligeiramente com uma lixa fina (pág. 120). Lembra-te de usar luvas e uma máscara.
Depois, volta a montar as pastilhas e sujeita-as a uma nova rodagem.

FAZER A RODAGEM AOS TRAVÕES
Determinar a pressão dos pneus em montagem tubetype

As pressões mínimas e máximas do pneu na montagem de origem em câmara de ar (Tubetype) estão indicadas no flanco do pneu.

No entanto, lembra-te que o enchimento dos pneus é personalizável e a pressão depende do teu peso, do terreno em que andas e da tua sensação.
Tens então de encontrar o compromisso certo entre rendimento de pedalada (pressão alta) e conforto/aderência (pressão baixa).

Para isso, podes fazer o seguinte:
Dá uma volta breve (5-10 minutos) que passes pelo máximo de terrenos possível (lama, terrenos acidentados, raízes, paralelos…). Enche os pneus com a pressão recomendada máxima, e dá uma volta. Se o pneu estiver demasiado rígido e não tiveres conforto ou aderência suficiente nas curvas, baixa a pressão. Repete até encontrares a pressão ideal dos teus pneus.

Assegura-te de que não desces abaixo da pressão mínima recomendada ou terás mais trilhamentos e furos.
Um pneu bem cheio é um elemento crucial para a prática do teu desporto. Lembra-te então de verificar regularmente a pressão dos teus pneus.

DETERMINAR A PRESSÃO DOS PNEUS EM MONTAGEM TUBETYPE
Determinar a pressão dos pneus em montagem tubeless

O TUBELESS é um excelente meio para aproveitar ao máximo o trabalho do pneu. A pressão é mais fraca (na ordem do meio bar) do que num pneu Tubetype. Dado que está menos cheio, a "carcaça" do pneu vai poder entrar em contacto com o chão. Tudo isto sem ser parado pela câmara de ar.

Numa montagem Tubeless, o objetivo é baixar a pressão para aproveitar todo o trabalho do pneu sem que a jante toque no chão durante uma passagem de obstáculos.

Cuidado para não exceder os 3 bar de pressão numa montagem TUBELESS, as jantes em alumínio podem deformar-se.

Exemplo de profissional: Joseph DE POORTERE, com peso de 73 kg, enche os pneus de 29" para 1,5 bar na frente e 1,8 bar atrás em condições secas sobre pisos mais acidentados e para 1,3 bar na frente e 1,6 bar atrás em condições húmidas.

Um pneu bem cheio é um elemento crucial para a prática do seu desporto. Lembra-te então de verificar regularmente a pressão dos teus pneus.

DETERMINAR A PRESSÃO DOS PNEUS EM MONTAGEM TUBELESS
Passar para rodas tubeless

Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, melhorar a aderência e o conforto, é possível passar as rodas para TUBELESS. As rodas e pneus (HUTCHINSON KRAKEN) são Tubeless Ready, o que significa que o fundo de jante estanque já está instalado e o pneu é compatível com Tubeless. Apenas falta um par de válvulas Tubeless PRESTA e líquido preventivo (antifuros). Lembra-te de usar luvas e óculos para se proteger no caso de um eventual rebentamento.

Para passar as rodas para Tubeless, segue estes passos:

1. Desmontar a roda
2. Retirar o pneu e a câmara de ar da jante
3. Verifica que o fundo de jante está bem colado e que não apresenta bolhas nem cortes
4. Insere uma válvula TUBELESS PRESTA pelo interior, no orifício da jante
5. Adiciona 90 ml de líquido preventivo (antifuros)
6. Monta o pneu de origem específico TUBELESS
7. Enche bem a roda para que o pneu fique bem encaixado na jante. Cuidado para não ultrapassar os 3 bar de pressão porque isso pode danificar as jantes em alumínio.

Se a operação te parecer demasiado delicada, agenda uma visita à oficina DECATHLON mais próxima.

Determinar a regulação da suspensão

A regulação da suspensão MANITOU MARKHOR precisa de ser personalizada em função do teu estilo de condução, do terreno e do teu gosto pessoal, mas também, e sobretudo, em função do teu peso.

A pressão recomendada em função do teu peso encontra-se na bainha esquerda da suspensão.

A pressão permite definir aquilo a que chamamos o SAG, ou seja, a percentagem de afundamento da suspensão quando o ciclista se põe em cima dela. Para uma prática mais suave ou para maior conforto, preferimos um SAG elevado (entre 20 e 30%). Para uma prática mais competitiva, mais performante, preferimos firmeza (entre 15 e 25%).

A descompressão (ou o ressalto) determina a velocidade à qual a suspensão regressa à posição inicial depois de amortecer um choque. Recomendamos que ajustes o ressalto em função da tua condição física e do teu nível de condução. O botão de regulação encontra-se debaixo do forro direito da tua suspensão (ver na fotografia).

Agora que já determinas-te as regulações recomendadas da tua suspensão, podes consultar o nosso conselho.

AFINAR A SUSPENSÃO
Regular o SAG da suspensão

Depois de terse efetuado a regulação da tua suspensão, terás de te fazer acompanhar de uma pessoa e de te equipares com uma bomba de alta pressão para suspensão e com uma régua, régua graduada ou metro.

Primeiro, enche a suspensão de acordo com os valores recomendados na bainha da suspensão. Pede à pessoa acompanhante para estabilizar a BTT, de modo a que possas montar nela. Mede o comprimento dos êmbolos, assim vez que estiveres estável em cima da bicicleta. Se constatares que o comprimento é 90 mm, significa que os êmbolos estão 30 mm dentro da bainha. Por outras palavras, tem um SAG de 25% (120x25%=30). Para afinar o SAG, baixa a pressão da tua suspensão para o aumentar e, para o reduzir, enche um pouco mais a tua suspensão.

ATENÇÃO: A tampa da válvula serve para protegê-la de poeiras e não retém, em caso algum, a pressão da suspensão. Portanto, de nada serve apertá-la com força!

REGULAR O SAG DA SUSPENSÃO
Regular o SAG do amortecedor

Para teres uma BTT homogénea no seu comportamento, recomendamos que concilies o SAG da suspensão com o do amortecedor. A manipulação é quase a mesma do que para a suspensão:

Terás de te fazer acompanhar de uma pessoa e de equipar com uma bomba de alta pressão para suspensão e com uma régua, régua graduada ou metro.

Em primeiro lugar, coloca as suspensões na posição "aberta" e, de seguida, enche a suspensão seguindo os parâmetros recomendados para o amortecedor. Pede à pessoa acompanhante para estabilizar a BTT, de modo a que possas montar nela. Mede a compressão uma vez que estiver estável em cima da bicicleta. Para afinares o SAG, baixa a pressão da suspensão para o aumentar e, para o reduzir, enche um pouco mais a suspensão.

ATENÇÃO: A tampa da válvula serve para protegê-la de poeiras e não retém, em caso algum, a pressão da suspensão. Portanto, de nada serve apertá-la com força!

REGULAR O SAG DO AMORTECEDOR

Manutenção da XC/RACE 100S

A manutenção da BTT é fundamental para aumentar a durabilidade dos componentes e para te fornecer ainda mais prazer na prática do desporto. Além do aspeto estético de ter uma bicicleta limpa, uma manutenção descuidada pode provocar alguns problemas que podem causar acidentes: cabos gripados, ferrugem, fuga, desgaste prematuro…

Uma boa manutenção é benéfica para a tua prática desportiva, os teus componentes duram mais tempo e o impacto ecológico da bicicleta é menor.

Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si.
É por isso que oferecemos uma revisão gratuita nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.

Como limpar a bicicleta?

Para limpares bem a tua BTT, precisas de um detergente para bicicleta, de uma esponja e de uma escova.

Passa a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes. Depois, utiliza a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente. É importante deixar atuar o produto antes de enxaguares a bicicleta.
O enxaguamento deve ser feito a uma distância razoável para não danificares os elementos mecânicos.
Finalmente, seca a bicicleta com um pano seco, limpo e macio.

Evita igualmente os sistemas de limpeza de alta pressão, pois a água pode penetrar nos rolamentos de esferas e danificar permanentemente a tua BTT.

Substituir as pastilhas dos travões

Para efetuar esta substituição, precisas de: pastilhas de travão, chave de fendas plana e uma chave Allen de 3 mm.

Em primeiro lugar, retira a roda. Utiliza depois uma chave de fendas grande de modo a afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na posição inicial.

Retira então a cavilha e desenrosca o parafuso que mantém as pastilhas, e remove as pastilhas. Prepara as novas colocando a mola de retorno entre elas.

Insere as novas pastilhas e conclui a operação colocando de novo o parafuso e a cavilha.

Podes voltar a montar a roda e bombear os travões uma dezena de vezes para aproximar as pastilhas. Por fim, faz uma inspeção visual para verificar se as pastilhas estão bem colocadas e não encostam no disco. Lembra-te de fazer a rodagem das pastilhas novas.

Ajustar a pinça de travão de disco hidráulico

Para isso, vais precisar de uma chave Allen de 5 mm.

Desenrosca a pinça de travão e aciona a manete do travão. É importante manter a manete do travão acionada antes de voltar a enroscar o estribo com 6,8 Nm.

Em seguida, realiza uma inspeção visual para verificar se o disco e as pastilhas ainda estão em contacto.

AJUSTAR O TRAVÃO DE DISCO HIDRÁULICO

Sangrar o sistema de travagem

Se a manete de travão perder rigidez e/ou vier tocar no guiador antes de travar, é necessário sangrar o sistema de travagem. Para manter uma travagem ideal, recomendamos o sangramento dos travões uma vez por ano.

Agenda uma visita a uma das oficinas DECATHLON para que isso seja feito por um dos nossos técnicos.

A manutenção da suspensão

A suspensão é um dos componentes mais solicitados numa BTT e deve ser sujeita a uma manutenção rigorosa para garantir um certo conforto e uma segurança total em terrenos técnicos. Recomendamos assim que cuides regularmente da tua suspensão.

São necessárias várias manutenções para prolongar, ao máximo, a vida útil da suspensão:
Após cada saída, lembra-te de limpar bem a sujidade nas pernas da suspensão e nos retentores de poeiras. Isto permite minimizar o risco de a sujidade entrar na bainha. Podes também adicionar lubrificante teflon para evitar que os retentores sequem. No entanto, limpa o excesso de lubrificante para evitar a acumulação de poeiras.

As duas manutenções seguintes são mais complexas porque exigem que se desmonte a suspensão. Se não estiveres confiante ou não tiveres as ferramentas adequadas, podes deixar a BTT numa das nossas oficinas DECATHLON para mandar realizar a manutenção junto dos nossos técnicos. Se pretenderes realizar esta manutenção autonomamente, podes consultar o manual da suspensão, existente na parte de baixo da página, na secção MANUAL DE UTILIZADOR.

Depois de 50 h de prática, podes realizar a manutenção básica, ou seja, a mudança de óleo de lubrificação, das espumas e dos retentores da suspensão. É uma manutenção que requer a desmontagem da suspensão. Se não estiveres confiante ou não tiveres as ferramentas adequadas, podes deixar a BTT numa das nossas oficinas DECATHLON. Caso contrário, podes consultar o manual de manutenção da suspensão, existente na parte de baixo da página, na secção MANUAL DE UTILIZADOR.

Depois de 200 h de prática, podes realizar a manutenção completa da suspensão, com mudança de todos os retentores, do óleo de lubrificação e do óleo contido no cartucho de amortecimento.

Suspensão-MANITOU
Verificar o desgaste da corrente

Uma corrente desgastada provoca uma má mudança das velocidades e um desgaste prematuro da cassete e do prato.

Podes verificar o desgaste da corrente graças ao verificador de desgaste. Basta colocar a ranhura do verificador entre duas malhas da corrente e deixar cair o outro lado em cima da corrente. Se ele afundar totalmente entre duas malhas, significa que a corrente está desgastada e que é importante mudá-la depressa para não estragar a cassete e o prato.

Para as cassetes de 11 ou 12 velocidades, recomendamos que mudes a corrente a partir de um desgaste de 50%. Além dos 75%, deves mudar a corrente, a cassete e o prato. Por isso, é preferível mudar regularmente a corrente para evitar desgastar prematuramente toda a transmissão.

Tester de corrente

Reparação da XC/RACE 100S

A BTT é uma prática desportiva exigente em que o ambiente por vezes hostil pode provocar estragos.
Mesmo com uma manutenção irrepreensível, é comum que alguns componentes possam deteriorar-se.

A maioria das reparações de bicicletas é relativamente fácil. Vamos ajudar-te a executá-las.
No entanto, se não te sentires à vontade ou não tiveres as ferramentas certas, agenda uma visita a uma oficina DECATHLON onde os nossos técnicos terão todo o gosto em reparar a tua bicicleta.

Para reparares a tua BTT, resolver um furo, uma corrente ou qualquer outro problema grave, não hesites em equipar-te adequadamente.
Algumas ferramentas são específicas para componentes de bicicleta (chicote de corrente, extrator de cassetes…)  e outras são mais comuns (chaves Allen, ganchos…)
Eis uma seleção de produtos que poderão auxiliar-te durante a manutenção e a reparação da tua BTT.

Reparar um furo tubetype

Para reparar um furo, precisas de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.

Coloca um pouco de pressão na câmara de ar. Para reparares um furo, podes colocar a câmara de ar na água, ou passá-la frente aos lábios para sentir o ar escapar e localizar o furo.

Após teres reparado o furo, seca a câmara de ar com um pano e passa à fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto. Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola.

Coloca a cola generosamente à volta do furo e espere 3 a 5 min.

Por fim, coloca o remendo no furo e pressiona-o alguns minutos.

Já podes recolocar a câmara de ar no pneu!

BTT ROCKRIDER XC 500 29" EAGLE AZUL

Reparar um furo tubeless

Para reparar um pneu TUBELESS, segue estes passos:

1/ Retira o corpo estranho do pneu.
2/ Limpa o furo com a lima cheia de cola.
3/ Insere o taco no aplicador. Não hesites em fazer força porque isso garante a estanqueidade!
4/ Cobre o taco e o aplicador com cola.
5/ Insere metade do taco no buraco do pneu.
6/ Retira ligeiramente o taco da agulha.
7/ Corta o taco a 3 mm da carcaça do pneu.

Esta reparação é possível para os pequenos danos até 6 mm; se o furo for maior, é conveniente mudar o pneu.

ACESSÓRIOS DE REPARAÇÃO TUBELESS
Desempenar a minha roda

Com o uso e a passagem de obstáculos, a tensão dos raios pode mudar e empenar a roda.

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar. É o caso dos raios que ouvirá certamente "ranger". Esse "ranger" resulta da torção residual decorrente da montagem. Isto não significa que a roda está empenada. Se, no entanto, estiver empenada, aproveita a revisão gratuita oferecida nos primeiros 12 meses e agenda uma visita à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno.

Se quiseres desempenar a roda tu mesmo, deves equipar-te com uma chave de raios, como mínimo, e, opcionalmente, com um suporte de centragem e um comparador de alinhamento.

Coloca a bicicleta num suporte de bicicleta ou vira-a ao contrário assentando-a sobre o selim. Desmonta a roda e retira o pneu e a câmara de ar. Volta a montar a roda sem o pneu na bicicleta (ou no suporte de centragem) e coloca-te em frente da roda. Faz-la rodar e verifica se roda corretamente em relação ao quadro da bicicleta. Se a roda subir ou descer em relação ao eixo vertical, dizemos que tem um "salto", se a roda parecer oscilar no eixo horizontal, tem um "empeno".

Para corrigir o problema, basta aumentar ou reduzir a tensão dos raios ao nível do empeno ou do salto. 
Podes recorrer a uma das nossas oficinas DECATHLON para desempenar as rodas.

Mudar os cabos e as bainhas da transmissão

Se as mudanças entrarem mal e o manípulo das velocidades não responder corretamente, é possível que o cabo e as bainhas estejam gripados.

Tens então de os mudar para voltar a mudar adequadamente as mudanças. Podes agendar uma visita a uma das nossas oficinas DECATHLON ou realizar autonomamente a mudança assistindo a este vídeo. 

ATENÇÃO: Se utilizas regularmente a tua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lavas regularmente a tua bicicleta com água abundante, deves substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR CABO DE TRANSMISSÃO

Substituir a ponteira do desviador

Uma ponteira de desviador empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função.

Coloca-te atrás da bicicleta e observa o alinhamento do desviador.
Se a ponteira estiver empenada ou partida, agenda uma visita a uma oficina DECATHLON para substituí-la ou substitui-a autonomamente com a ajuda deste vídeo.

DROPOUT-DESVIADOR-BTT-ROCKRIDER

Reparar ou substituir a corrente

Partis-te a corrente? Faz a reparação autonomamente com a ajuda deste vídeo ou agenda uma visita a uma das oficinas DECATHLON para que isso seja feito por um dos nossos técnicos.

Se pretenderes fazer a reparação autonomamente, equipa-te com: um descravador de corrente ou uma pinça de aperto rápido, uma corrente nova e um aperto rápido.

Posiciona a corrente no último dos carretos. Retira o aperto rápido graças a uma pinça de aperto rápido ou um descravador de corrente, e retira a corrente velha da transmissão. Posiciona a corrente nova no último carreto e no prato mais pequeno para definir o comprimento ideal mais facilmente. A corrente deve ficar justa, passando perto do rolete superior do desviador. Quando o comprimento estiver definido, corta a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.

Por fim, instala o aperto rápido na corrente e dá uma volta ao pedaleiro, para posicionar o aperto rápido na parte superior da corrente. Assegura-te de que o posicionamento é adequado exercendo pressão com a mão.
Nesta BTT, na montagem de origem com um prato de 34 dentes e uma cassete 11x50, a corrente tem 118 elos (59 pares macho/fêmea)

Lembra-te de levar contigo um elo de ligação nas tuas saídas de BTT. Se a corrente partir, podes repará-la facilmente no local.

Substituir a cassete

Para verificares o desgaste da cassete, basta olhar para o estado dos carretos. Se os dentes estiverem pontiagudos e finos, a cassete deve ser mudada. Uma corrente desgastada vai favorecer o desgaste da cassete

Lembra-te, então, de verificar regularmente o estado da tua corrente.

Podes mandar substituir a tua cassete numa oficina DECATHLON ou realizar a operação autonomamente.

Para isso, precisas de te equipar com um extrator de cassetes compatível (neste caso, um extrator de cassetes SHIMANO) e de um chicote de corrente. Desmonta a roda traseira e coloca o chicote de corrente num carreto suficientemente grande para bloquear a rotação da cassete. Coloca então o extrator de cassetes no centro da cassete, e desenrosca-o com a ajuda de uma chave, bloqueando a rotação com o chicote. A cassete está agora separada da roda e podes retirá-la facilmente.

Antes de colocar a cassete nova, lembra-te de limpar bem o cepo. Podes também lubrificar ligeiramente as ranhuras para facilitar uma futura desmontagem. Coloca a cassete nova no cepo e aperta tudo. 
Não adianta apertar muito, se tiveres uma chave dinamométrica, podes ajustá-la para 40 Nm para o aperto.

SRAM-CASSETE-10V

Peças de substituição para a XC/RACE 100S

Precisas de mudar alguns componentes? Encontra aqui todas as peças para a XC/RACE 100S

BTT ROCKRIDER XC 500 29" EAGLE AZUL

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Contacta o nosso técnico de bicicletas para te assistir.

Manual de utilizador

BTT ROCKRIDER XC 500 29" EAGLE AZUL
Manual de garantia

Precisas do manual?

TRAVAGEM

Precisas do manual dos travões?

SUSPENSÃO

Precisas do manual da suspensão?

TRANSMISSÃO

Precisas do manual da transmissão?

RODAS

Precisas do manual das rodas?

AMORTECEDOR

Precisas do manual do amortecedor?

INSTRUÇÕES

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BTT ROCKRIDER

Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).

Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.

Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. É por isso que oferecemos uma revisão gratuita nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.

A tua opinião conta!

Positiva ou negativa, a tua opinião interessa-nos muito. Esta é a razão porque a tua opinião é tão importante:

  • Expressar-se

    Para te expressares a qualquer
    momento

    As opiniões dos clientes refletem o que eles pensam sobre a qualidade do produto!

  • Ajudar

    Para ajudar os outros praticantes de desporto

    A tua opinião será útil para todos os desportistas no momento de fazerem a sua escolha de compra!

  • Melhorar

    Para contribuir para a melhoria dos nossos produtos

    Utilizamos as tuas opiniões para melhorar a conceção dos nossos novos produtos!