PORQUÊ EFETUAR A MANUTENÇÃO DOS DISCOS DE TRAVÃO HIDRÁULICOS OU MECÂNICOS DE UMA BICICLETA BTT?
A manutenção dos discos de travão não é necessariamente a primeira coisa que nos ocorre quando pensamos em cuidar da nossa BTT, mas quando sabemos que o sistema de travagem é O ponto em que não devemos falhar para garantir a nossa segurança, compreendemos melhor porque é que nos é permitido insistir nisso. Além de ser um elemento de segurança por excelência, a manutenção dos travões - e de tudo o que é necessário para que funcionem, neste caso os discos - permite o correto funcionamento a longo prazo da tua BTT, mas também a preservação das outras peças da bicicleta; e com razão, dado que a parte mecânica da tua BTT é composta por peças que trabalham em interligação, é fácil compreender que um elemento defeituoso possa levar ao desgaste prematuro de outro elemento, depois de outro, etc.
💡 Recomendamos também que verifiques regularmente o desgaste e o estado geral dos discos (aplica-se igualmente a todas as peças da tua BTT), um disco partido ou estalado deve ser substituído de imediato; verificar se os discos não estão dobrados (uma dobra é considerada problemática quando é superior a 1 mm, e pode ser reparada com uma ferramenta específica); mas também manter os discos bem limpos.
Esta é também uma boa oportunidade para lembrar que quaisquer dúvidas que possas ter são legítimas. Portanto, se o aspeto ou funcionamento de qualquer peça da tua BTT parecer suspeito, não hesites em contactar um profissional que saberá aconselhar-te, tranquilizar-te e resolver o problema.