Quer a tua bicicleta esteja equipada com travões de disco mecânicos ou hidráulicos, é essencial cuidar dos discos se quiseres manter a travagem ótima e segura. Boa notícia: esta operação é muito simples!
A manutenção dos discos de travão não é necessariamente a primeira coisa que nos ocorre quando pensamos em cuidar da nossa BTT, mas quando sabemos que o sistema de travagem é O ponto em que não devemos falhar para garantir a nossa segurança, compreendemos melhor porque é que nos é permitido insistir nisso. Além de ser um elemento de segurança por excelência, a manutenção dos travões - e de tudo o que é necessário para que funcionem, neste caso os discos - permite o correto funcionamento a longo prazo da tua BTT, mas também a preservação das outras peças da bicicleta; e com razão, dado que a parte mecânica da tua BTT é composta por peças que trabalham em interligação, é fácil compreender que um elemento defeituoso possa levar ao desgaste prematuro de outro elemento, depois de outro, etc.
💡 Recomendamos também que verifiques regularmente o desgaste e o estado geral dos discos (aplica-se igualmente a todas as peças da tua BTT), um disco partido ou estalado deve ser substituído de imediato; verificar se os discos não estão dobrados (uma dobra é considerada problemática quando é superior a 1 mm, e pode ser reparada com uma ferramenta específica); mas também manter os discos bem limpos.
Esta é também uma boa oportunidade para lembrar que quaisquer dúvidas que possas ter são legítimas. Portanto, se o aspeto ou funcionamento de qualquer peça da tua BTT parecer suspeito, não hesites em contactar um profissional que saberá aconselhar-te, tranquilizar-te e resolver o problema.
Esta pergunta quase parece uma pergunta retórica, não achas? A sério, qual é a tua opinião? "Bem,… Quando estão sujos?". Sim, é evidente… tendo em conta que não deves esperar até que os discos estejam imundos.
De facto, podes verificar o aspeto e desgaste dos discos após cada sessão de BTT: se tiver sido uma sessão atribulada, é provável que tenhas de arregaçar as mangas; caso contrário, com um pouco de sorte, a limpeza pode esperar um pouco mais! Como podes constatar, é bastante simples 😉
Correndo o risco de desapontar as fadas do lar que procuram produtos milagrosos inovadores para testar: na limpeza dos discos e de qualquer peça da bicicleta, impera a simplicidade.
➡️ Por exemplo, se tiveres derramado algumas gotas da tua bebida açucarada no quadro, não há nada melhor do que um pouco de água e detergente. Aplica-se o mesmo princípio relativamente aos travões de disco hidráulicos ou mecânicos; a primeira coisa a ter presente é que os discos são sensíveis a WD40, solvente, desengripante, álcool etílico e qualquer tipo de óleo (por isso, tem cuidado ao lubrificar a transmissão da tua BTT, todos nós já cometemos este erro ^^).
Os discos precisam de aderência para travar, e estes produtos deixam uma película gordurosa, o que dificulta o seu bom funcionamento.
Para limpares os discos de travão, podes optar por água ou por um desengordurante específico, disponível na loja.
Para a lavagem dos discos de travão, vais precisar de:
▪️ um desengordurante,
▪️ um pano limpo e seco… como a velha t-shirt de que a tua cara metade está farta ou até aquela t-shirt horrenda dela (mas a ideia não foi nossa).
Em primeiro lugar, aconselhamos-te a testar os travões para verificar o seu funcionamento, depois a inspecionar o seu aspeto geral, os discos e o desgaste das pastilhas.
Em seguida, tens de retirar a roda e desmontar as pastilhas de travão. Aproveita para lavá-las com um produto específico, e seca-as bem com um pano limpo e seco. Agora, podes limpar os discos de travão com um desengordurante e secá-los com um pano limpo e seco. Só tens de voltar a montar as pastilhas de travão e recolocar a roda. E pronto!
Estavas a lubrificar generosamente a corrente e aconteceu uma desgraça: um pouco de WD40 ficou nos discos… Não entres em pânico, explicamos-te como deves proceder para o remover.
Como te dissemos anteriormente, os discos e WD40, solvente, desengripante, álcool etílico e óleo não são compatíveis. De facto, os discos perdem toda a sua eficácia quando entram em contacto com estes líquidos, pelo que precisam de ser limpos. Certamente concordarás que os travões que não funcionam são simplesmente inúteis!
Talvez tenhas ouvido dizer que a acetona pode ser eficaz na remoção de uma película fina de gordura dos discos, mas aconselhamos-te a utilizar água quente com um pouco de detergente da loiça ou um desengordurante específico. Vês, é bem simples! :)
Agora já dominas a arte da limpeza dos discos de travão da tua BTT. Embora o procedimento seja bastante simples, recomendamos que procures um profissional se tiveres quaisquer dúvidas sobre a qualidade e/ou eficácia do teu material. Recordamos-te que a tua segurança está em jogo, assim como a durabilidade da tua bicicleta favorita e os bons momentos que partilham. Ah, se alguém te tivesse dito que um dia irias divertir-te a cuidar da tua BTT, certamente não terias acreditado, pois não?