Frequência de substituição e duração de vida das pastilhas dos travões
Como decerto sabes, estes parâmetros dependem largamente da utilização que dás à tua BTT. Em primeiro lugar, as pastilhas dos travões de uma BTT utilizada para fazer passeios ou para realizar descidas rápidas, onde os travões são extremamente solicitados, não se gastam ao mesmo ritmo.
Consequentemente, de acordo com o tipo de prática, a duração das pastilhas de travões varia de alguns dias a vários meses. As condições meteorológicas também desempenham um papel no desgaste prematuro das pastilhas dos travões. E por esse motivo, sendo a travagem ainda mais importante em tempo de chuva, altura em que também a lama vem bloquear as diferentes peças da bicicleta, as pastilhas dos travões necessitarão seguramente de ser substituídas com maior regularidade durante os períodos de mau tempo. O tipo de travão (de disco, de tambor, etc.), ou o material no qual são concebidas as pastilhas, também influenciam o tempo de vida e a frequência de substituição das pastilhas dos travões.
Uma pequena e última precisão: se és praticante experiente de BTT e preferes confiar a vertente mecânica da manutenção a um(a) profissional, recomendamos que mandes verificar, uma vez por ano, os travões e toda a BTT numa oficina.