SUBSTITUIR AS PASTILHAS DOS TRAVÕES DE UMA BTT

SUBSTITUIR AS PASTILHAS DOS TRAVÕES DE UMA BTT

Uma vez que a travagem é um aspeto essencial da bicicleta que te permite pedalar em segurança, é importante substituir as pastilhas dos travões quando estas estão gastas e, consequentemente, não eficientes. 

 Tal como uma boa limpeza após uma saída ou a verificação da pressão dos pneus, as pastilhas dos travões fazem parte dos elementos fundamentais para o bom funcionamento de uma bicicleta - seja ela uma bicicleta de estrada, uma bicicleta elétrica, uma bicicleta de cidade ou ainda uma BTT - o seu aspeto e eficácia devem ser regularmente controlados. Com efeito, pastilhas de travões em perfeito estado são um garante da tua segurança, mas também da dos outros, além de proporcionarem conforto enquanto pedalas; e revelam, desta forma, que tens confiança em ti, na tua bicicleta e nas tuas capacidades para melhorar as tuas performances e tirar prazer da prática da bicicleta. Para aqueles/as que pensam não possuir qualquer jeito para a bricolagem, fiquem tranquilos/as: a substituição das pastilhas dos travões é um procedimento muito simples. Vamos ver como se faz? 

Quando é preciso substituir as pastilhas dos travões e como saber se já estão muito gastas? 

Uma vez que uma boa travagem é indispensável a uma (boa) prática e que o funcionamento dos travões (que depende largamente do estado das pastilhas) deve ser irrepreensível, parece-nos sensato informar-te sobre questões como a duração de vida das pastilhas dos travões e a sua frequência de substituição ou ainda sobre a verificação do seu desgaste antes de te explicarmos como substituí-las.

Frequência de substituição e duração de vida das pastilhas dos travões 

Como decerto sabes, estes parâmetros dependem largamente da utilização que dás à tua BTT. Em primeiro lugar, as pastilhas dos travões de uma BTT utilizada para fazer passeios ou para realizar descidas rápidas, onde os travões são extremamente solicitados, não se gastam ao mesmo ritmo.

Consequentemente, de acordo com o tipo de prática, a duração das pastilhas de travões varia de alguns dias a vários meses. As condições meteorológicas também desempenham um papel no desgaste prematuro das pastilhas dos travões. E por esse motivo, sendo a travagem ainda mais importante em tempo de chuva, altura em que também a lama vem bloquear as diferentes peças da bicicleta, as pastilhas dos travões necessitarão seguramente de ser substituídas com maior regularidade durante os períodos de mau tempo. O tipo de travão (de disco, de tambor, etc.), ou o material no qual são concebidas as pastilhas, também influenciam o tempo de vida e a frequência de substituição das pastilhas dos travões.

Uma pequena e última precisão: se és praticante experiente de BTT e preferes confiar a vertente mecânica da manutenção a um(a) profissional, recomendamos que mandes verificar, uma vez por ano, os travões e toda a BTT numa oficina. 

Verificar o desgaste das pastilhas de travão 

Em matéria de verificação, nada melhor do que estar atento às próprias sensações! És tu que pedalas, és tu que sabes. Da mesma forma, se ouvires um chiar desagradável durante a travagem, ou se sentires que a travagem é menos nítida e eficaz do que antes, é muito provável que as pastilhas dos travões estejam deterioradas. Evidentemente, deverás substituí-las rapidamente, pois todas as peças de uma bicicleta que se encontrem gastas e não sejam rapidamente substituídas acabarão por contribuir para danificar outras peças da bicicleta. E obviamente é também uma questão de segurança.

Para verificares o desgaste das pastilhas dos travões, será necessário retirá-las e medir a espessura das mesmas. Se tiverem menos de 1 mm de espessura, as pastilhas deverão ser substituídas. Além disso, outros indicadores poderão também revelar-te que as pastilhas precisam de ser substituídas. Nomeadamente quando o desgaste te parecer demasiado evidente, ou quando a limpeza das mesmas deixar muito a desejar (presença de sujidade, lubrificantes, líquido dos travões, etc.).

Que pastilhas de travões escolher? 

Existem três tipos de pastilhas de travões: 

● a versão orgânica, também chamada de resina, 
● a versão metálica 
● e a versão cerâmica. 

Se utilizas travões de disco, fica a saber que certos discos só são compatíveis com certos tipos de pastilhas de travões. Recomendamos-te, por isso, que verifiques previamente com que versão de pastilhas de travões os teus discos são compatíveis, ou que te informes junto de uma pessoa competente na loja ou no serviço pós-venda.

 As pastilhas de travões orgânicas/de resina 

As pastilhas de travões orgânicas/de resina são as mais habituais. Equipam a maioria das bicicletas de estrada, das BTT e das bicicletas de cidade. Oferecem uma travagem rápida, nítida e contundente, mas desgastam-se mais rapidamente.

As pastilhas de travões metálicas 

Em comparação com as pastilhas de travões de resina, a versão metálica oferece-te uma travagem mais progressiva, ideal para os dias de chuva. As pastilhas de travões metálicas estão perfeitamente adaptadas à prática de enduro ou a prática em descida, disciplinas durante as quais os travões são muito solicitados. Por fim, ainda que durem mais do que as pastilhas em resina, por serem mais duras, as pastilhas metálicas são também ligeiramente mais caras. 

As pastilhas de travões em cerâmica 

Mais caras e menos duradouras do que as pastilhas metálicas, as pastilhas de travões em cerâmica são frequentemente utilizadas em competição, em provas de BTT em descida ou em corridas de estrada em montanha. Oferecem uma travagem digna da performance que prometem: ultrafiável e extremamente potente.

Descobre os conselhos de Nicolas para escolheres as tuas pastilhas de travões de disco. 

De que material te deverás munir para substituíres as pastilhas dos travões? 

🔧 Para substituíres as pastilhas dos travões gastas por um novo par, precisarás de: 

● um suporte de oficina (não é obrigatório),
● WD-40,
● um par de luvas,
● um pano limpo e seco,
● uma chave de fendas,
● uma pinça chata
 
… e um pouco de paciência ;) !

Como substituir as pastilhas dos travões hidráulicos de uma BTT (ou de uma bicicleta elétrica, de uma bicicleta de estrada, de uma bicicleta de cidade, etc.) ? tutorial express!

Antes de mais, recomendamos que verifiques se as novas pastilhas de travões são compatíveis com os teus discos e estribos, e se os discos não estão demasiado gastos (pois poderiam danificar prematuramente as pastilhas de travões novinhas em folha, o que seria uma pena!).

1/ Desmontar a roda 

Para substituíres as pastilhas dos travões da tua BTT, posiciona a bicicleta sobre um suporte ou vira-a ao contrário de modo a que fique assente no selim. 
Em seguida, retira a roda, desapertando o eixo da roda. É possível que este último ofereça alguma resistência. Nesse caso, utiliza um pouco de WD-40 para desbloqueá-lo.

SUBSTITUIR AS PASTILHAS DOS TRAVÕES DE UMA BTT

2/ Retirar as pastilhas de travões danificadas 

Afasta ligeiramente os pistões um do outro com a ajuda de uma chave de fendas. Em seguida, poderás desapertar o perno de segurança com uma pinça chata. Finalmente, retira as pastilhas dos travões, sem te esqueceres da mola de retorno que as mantém e que empurra as pastilhas contra os pistões dos travões. A mola não é, contudo, um elemento obrigatório, nomeadamente quando os pistões são magnéticos.

3/ Limpar o sistema de travagem  

Antes de substituíres as pastilhas dos travões, recomendamos que limpes o sistema de travagem da tua BTT com um pano limpo e seco e que apliques WD-40 (sendo o WD-40 um produto agressivo, recomendamos que uses um par de luvas). Não te esqueças de insistir nos discos e nos pistões, mas também nos estribos.

4/ Montar as novas pastilhas de travões 

Para a montagem das novas pastilhas dos travões, terás simplesmente de realizar o procedimento inverso daquele que acabaste de realizar. 
► Para começar, afasta ligeiramente os pistões com uma chave de fendas e depois posiciona a mola de retorno entre as duas pastilhas (procurando respeitar a posição das pastilhas: uma terá a indicação right/direita e a outra left/esquerda). 
► Em seguida, desliza o conjunto pela fenda do estribo e volta a colocar o perno de segurança. 
► Para terminar, não te esqueças de voltar a aparafusar o tampão que serve de proteção.

Como fazer a manutenção das pastilhas dos travões? 

Para prolongar o tempo de vida das tuas pastilhas de travões, recomendamos que evites derrapagens ou travagens muito bruscas. Recomendamos também que limpes os estribos dos travões após saídas com chuva, ou quando estiverem sujos com lamas ou poeiras.
Para fazeres a rodagem aos travões após a substituição das pastilhas dos travões, convém também efetuares travagens curtas e repetidas antes de utilizares a bicicleta. 

⚠️ Além disso, se optares por substituí-las após uma saída, espera que os discos arrefeçam para que não te queimes.

O/A teu/tua filho/a também tem uma BTT? Neste artigo, explicamos-te como fazer a manutenção dos travões.

Quanto custa substituir as pastilhas dos travões no serviço pós-venda? 

Se a certas pessoas, esta operação até pode parecer simples, outras não se veem a fazer reparações, e isso é perfeitamente compreensível, sobretudo quando percebemos a importância de poder contar com um sistema de travagem eficaz e perfeitamente fiável.
Assim, se preferires que as pastilhas dos travões sejam substituídas por um(a) profissional, conta com um gasto a rondar os 40 euros, desde que não existam outras manutenções a fazer na tua BTT.

👍 Precisas de ajuda? Podes dirigir-te ao serviço pós-venda da DECATHLON mais próximo de ti ou a uma oficina parceira, ou ainda pedir ao nosso parceiro que se desloque a tua casa. 

E pronto, já sabes tudo o que há para saber sobre a substituição das tuas pastilhas de travões! É claro que apenas a substituição das pastilhas dos travões não é suficiente para garantir o bom funcionamento da tua BTT nem a tua segurança. Há que harmonizar as mudanças das peças que precisam de ser substituídas ou limpas. Não nos esqueçamos que a bicicleta é uma máquina magnífica que exige perfeita homogeneidade entre todos os seus componentes, para que a possas utilizar tranquilamente e sem sobressaltos. O que queremos é que retires o máximo prazer de pedalar em estradas ou em caminhos!  

SUBSTITUIR AS PASTILHAS DOS TRAVÕES DE UMA BTT

Manon

Redatora

Filha, irmã e companheira de ciclistas. Praticante de bicicleta em trilhos*, criada ao ar livre, na escola do desporto. Partícula ultra* em curso de aquisição. Maratonista e campeã de França em Junior 2013 de 10 000 metros marcha atlética. Apaixonada por histórias de desportistas.

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