LIMPAR A CASSETE DA BICICLETA EM SEIS PASSOS

LIMPAR A CASSETE DA BICICLETA EM SEIS PASSOS

Não fazes ideia de quando deves limpar a cassete da tua bicicleta e, caso necessário, como repará-la? Propomos-te um pequeno passeio pelas múltiplas razões pelas quais deves fazer a manutenção da tua cassete, e explicamos-te como fazê-lo em seis passos.

A cassete é um ponto central da transmissão da tua bicicleta pois é ela que permite a passagem das velocidades. Fixada na roda traseira, é composta por diversos carretos; sabes, as sucessivas camadas de " dentes " nas quais encaixam os elos da corrente, e nas quais a corrente gira. A posição particularmente baixa da cassete faz dela uma peça extremamente sensível aos elementos exteriores, por vezes parasitas e que perturbam o seu bom funcionamento: lamas, folhas, poeiras, óleo, etc. A cassete acaba por ficar obstruída ao longo das várias saídas, sendo necessário desmontá-la, pois uma simples limpeza da corrente acaba por se revelar insuficiente após um certo tempo. Através deste artigo, propomos detalhar todos os passos necessários a uma limpeza em profundidade, carreto após carreto. E se a tarefa te pode parecer fastidiosa, fica tranquilo: o nosso método é simultaneamente simples, rápido e eminentemente eficaz! 

Porquê efetuar a limpeza da cassete e da corrente da bicicleta (de estrada, elétrica ou BTT)? 

Tal como a corrente, a cassete é um elemento-chave da transmissão e deve, por isso, ser objeto de manutenção e estar sempre em bom estado. Com efeito, esta vai permitir a passagem das velocidades, e assim otimizar a tua potência ao máximo, em função das tuas capacidades e condição física. O resultado da combinação entre força de pedalagem e uma ferramenta cuja mecânica funciona perfeitamente e de maneira fluida (para a qual contribui largamente a cassete, mas também todas as peças da tua bicicleta) não é outro que a tua velocidade de cruzeiro. Estarás certamente de acordo se dissermos que nada iguala uma saída em bicicleta sem obstáculos à pedalagem, a começar por velocidades que se engrenam facilmente…

Além disso, uma boa manutenção da tua cassete permitir-te-á obter uma melhor transmissão de potência e uma passagem de velocidades perfeita e fluida, mas também prevenir o seu desgaste prematuro. Convém referir que uma cassete desgastada conduz irremediavelmente ao desgaste da corrente, e vice-versa. Assim, para prolongar ainda mais a duração da tua bicicleta, recomendamos que não negligencies a sua manutenção e que laves as duas peças regularmente, tal como toda a bicicleta.

Que material é necessário para limpar a transmissão de uma bicicleta? 

Para limpares a transmissão (nomeadamente a pedaleira, os pedais, a corrente, os desviadores e os carretos que constituem a cassete) da tua bicicleta, e em particular a cassete, deves munir-te do seguinte material:

● um balde com água,
● uma escova estreita (tipo escova de dentes… sim, afinal dissemos que os carretos eram semelhantes a dentes),
● um produto desengordurante,  
● um produto lubrificante
● e um pano limpo e seco.

Como limpar a cassete de uma bicicleta (e respetivos carretos, desviador e corrente)? 

Antes de mais, deixa-nos tranquilizar-te: não precisas de desmontar a cassete para limpá-la após cada saída. Ufa! Já podes respirar! Com efeito, na maioria das vezes, uma simples limpeza com desengordurante, um pouco de água e uma escova de dentes é suficiente. Em contrapartida, quando regressares de um treino por terrenos um pouco (ou muito) lamacentos, é imperativo proceder a uma limpeza completa. Tudo dependerá das sensações que quiseres perpetuar em bicicleta (sim, mas nós queremos apelar aos teus sentimentos)!

Eis portanto como limpar a cassete da tua bicicleta em seis passos ⤵️

1/ Desmontar a roda traseira 

🔧 Material: uma chave de bocas se a tua bicicleta não estiver equipada com roletes de aperto rápido.

► Para desmontar a roda traseira, começa por colocar a corrente no prato mais pequeno e no carreto mais pequeno da pedaleira.
Aperta as pinças dos travões ao nível do cabo, retira este último e deixa os travões afastarem-se.
► O procedimento seguinte consiste em abrir os roletes de aperto rápido ou desapertar as porcas que fixam o eixo com uma chave de bocas.
► Para concluir, mantém o desviador orientado para trás, retira o eixo da roda e já está: já podes retirar a roda!

🎬 Aprende a desmontar a roda traseira com a ajuda deste vídeo ⤵️

2/ Desmontar a cassete da roda traseira 

🔧 Material: um extrator de cassete, um chicote de corrente e uma chave inglesa.

► Para começar, coloca o extrator de cassete no local previsto para o efeito.
► Em seguida, coloca o chicote de corrente em redor do maior carreto, para bloquear a rotação da cassete, e uma chave inglesa no extrator de cassete.
► Desaperta a contraporca, rodando a chave inglesa no extrator de cassete no sentido inverso ao dos ponteiros do relógio, bloqueando a rotação da cassete com o chicote de corrente.
Retira o extrator de cassete quando a contraporca estiver completamente desapertada.
► Por fim, retira a cassete procurando não perder arruelas ou carretos.

🎬 Aprende a desmontar e substituir a cassete com a ajuda deste vídeo ⤵️

3/ Limpar a cassete da bicicleta (com um produto desengordurante específico e/ou detergente da louça) 

🪣 🧼 Material: uma bacia com água, um desengordurante (ou detergente da louça), uma escova e um pano limpo e seco.

Mergulha os elementos que compõem a cassete numa bacia com água. 
Em seguida, pulveriza WD40 ou desengordurante à tua escolha nos carretos para os desengordurares. Deixa o produto atuar alguns minutos e depois esfrega com a ajuda de uma escova. 
► Por fim, enxagúa cada carreto com água e seca-os com um pano limpo e seco. 

4/ Voltar a instalar a cassete 

🔧 Material: um lubrificante, um extrator de cassete e uma chave inglesa.

► Em primeiro lugar, recomendamos que lubrifiques o centro da cassete
► Depois de lubrificado, podes voltar a posicionar os elementos da cassete na sua ordem correta. 
► Posiciona depois a contraporca com o extrator de cassete, apertando-a no sentido dos ponteiros do relógio com uma chave inglesa. 

5/ Voltar a montar a roda traseira 

Em primeiro lugar, puxa o desviador para trás para colocares a roda traseira na forqueta e, depois, posiciona a corrente no carreto mais pequeno.
Lentamente, liberta o desviador e verifica se a roda está bem centrada.
Em seguida, aperta o eixo aparafusando as porcas ou os roletes de aperto rápido.
Aperta os calços, substituindo o cabo nas pinças dos travões e procurando que o cabo não toque na roda ou, se tiveres travões de disco, coloca o estribo neste últimos.
Para terminar, testa os travões, que deverão estar plenamente operacionais.

🎬 Através deste vídeo, aprende a voltar a montar a roda traseira da tua bicicleta ⤵️

6/ Lubrificar a cassete ou aplicar massa lubrificante na corrente? 

🔧 Material: apenas lubrificante específico!

Depois de uma cassete de bicicleta limpa e reluzente, é hora de limpar a corrente.
É chegado o momento da lubrificação e há apenas um procedimento a reter: lubrifica-se a corrente, mais nada!
Isso porque, quando se lubrifica a corrente, esta, ao rodar pela cassete, vai lubrificar a segunda. É inútil, portanto, sobrecarregar a transmissão com lubrificante.

É claro que recomendamos que optes por um lubrificante adequado à tua bicicleta, às condições meteorológicas e ao tipo de terreno no qual costumas circular.

Queres espreitar a nossa gama de lubrificantes? Vem por aqui ⤵️

A limpeza da cassete da tua bicicleta já não tem segredos para ti: por isso, arregaça as mangas e esforça-te por fazê-la brilhar! 
Aproveitamos para te lembrar que cada peça da bicicleta merece toda a atenção e todo o cuidado. De facto, uma vez que todas elas estão ligadas umas às outras, negligenciar um elemento conduz a um desgaste prematuro, não só do mesmo, mas também ao das restantes peças da bicicleta em simultâneo. 

Por isso, mesmo que não morras de amores pela manutenção e pela limpeza, podes fazê-lo em nome da segurança ou do amor ao ciclismo?