Montagem
A RCR é entregue na respetiva embalagem com o guiador desbloqueado; são estas as etapas para assegurar a montagem correta da bicicleta:
REF: 8787599, 8751169, 8771103
2023
Bem-vindo/a à ficha Serviço Pós-Venda da tua bicicleta RCR SRAM RIVAL AXS.
Esta bicicleta foi feita para ganhar. Se és um/a praticante apaixonado/a pela corrida e que só te importa ganhar, a RCR foi feita para ti.
Encontras nesta ficha todos os nossos melhores conselhos para utilizar, manter e reparar corretamente a tua RCR SRAM RIVAL AXS: instruções, manutenção, reparação e peças de substituição.
A RCR é entregue na respetiva embalagem com o guiador desbloqueado; são estas as etapas para assegurar a montagem correta da bicicleta:
ALTURA DO SELIM
Para ajustar a altura do selim, podes encontrar o parafuso de aperto na frente do espigão de selim da RCR. Apenas tens de levantar a tampa para ter acesso. A chave é fornecida na caixa de acessórios da bicicleta.
SUPORTE CONTA-KM
Com a RCR é entregue um suporte para o conta-km dedicado. Dispõe de dois ganchos, um para o conta-km e outro para luz/câmara de ação. Compatível com Garmin, Wahoo e Bryton.
Para entenderes corretamente a tua nova bicicleta, eis alguns conselhos para a primeira utilização da RCR:
PRESSÃO DOS PNEUS
Para a primeira saída, pensa na escolha da pressão dos pneus em função das condições meteorológicas e do teu peso.
RODAGEM DAS PASTILHAS DE TRAVÃO
A rodagem das pastilhas de travão é um ponto essencial na primeira utilização de uma bicicleta.
Para uma rodagem ideal, aconselhamos fazer 20 a 30 travagens sem bloquear a roda, a partir de 25 km/h. Também não deves parar entre as travagens para não "vidrar", logo colar as pastilhas nos discos.
BINÁRIOS DE APERTO
Deves respeitar os binários de aperto, nomeadamente no que se refere ao avanço/guiador (ver as instruções de utilização) que poderiam provocar um queda se mal apertados.
Para definires corretamente a tua posição na bicicleta, equipa-te com um jogo de chaves Allen nas tuas saídas.
Para ajustares a tua posição, podes retirar os "espaçadores" situados sob o avanço. No entanto, estes não podem ser colocados sobre o avanço, o pivot da forqueta deve ser cortado como necessário.
O espigão de selim foi concebido especialmente para a RCR e apenas pode ser utilizado nesta bicicleta.
Respeita o binário de aperto de 6 nm para o instalares corretamente.
Se tiveres algum problema, aconselhamos-te que te dirijas à oficina Decathlon mais próxima de ti.
CARREGAR AS BATERIAS
Para engatar as mudanças, os desviadores e as manetes utilizam uma bateria. Cada desviador tem uma bateria que podes recarregar com o carregador fornecido com a bicicleta.
Efetuar a manutenção da bicicleta é fundamental para prolongar a sua vida útil. E tal começa com uma bicicleta regularmente limpa, quadro e transmissão.
Etapa 1
Aplica um produto desengordurante na transmissão. Coloca um pano por baixo dos discos de travão para não espalhar o desengordurante em baixo.
Etapa 2
Limpa a transmissão com uma escova. Aplica um produto de limpeza adaptado no quadro.
Etapa 3
Seca a bicicleta e lubrifica a transmissão.
O pneu é o único elemento em contacto com o solo pelo que é importante minimizar os riscos de perda de aderência; para tal, é essencial saber escolher o tipo de pneu e adaptar a pressão em função dessa escolha.
É de notar que a RCR dispõe de rodas tubeless ready.
Encontra os nossos conselhos na ligação seguinte:
Para manter um ajuste ideal do selim, é necessário apertá-lo corretamente. Um espigão de selim mal apertado arrisca-se a descer durante a utilização.
Por outro lado, se o apertares demasiado, arriscas-te a esmagar o espigão de selim e a danificar a bicicleta.
A melhor forma de apertar um espigão de selim é com uma chave dinamométrica. O aperto recomendado é de 6 Nm.
Atenção, não deverá ser ultrapassada a altura máxima indicada no espigão de selim.
Além disso, relembramos que este espigão de selim foi concebido unicamente para a RCR.
Diversos sinais podem indicar a necessidade de substituir as pastilhas de travão :
- A RCR está menos reativa do que quando a compraste e tem falta de mordente,
- Há um ruído anormal quando travas bruscamente,
- A espessura da guarnição é inferior a 0,5 mm.
Encontra neste artigo o método para substituir as pastilhas de travão :
Embora os travões de disco sejam concebidos para que se usem as pastilhas dos travões e não o disco, este último acaba sempre por ser utilizado devido a estar sujeito a solicitações.
Pode ser perigoso circular com um disco demasiado gasto; este poderia ceder aquando de uma travagem brusca e intensa.
O valor do desgaste máximo da espessura do disco corresponde sensivelmente a 10% do seu valor original. Recomendamos vivamente a sua substituição uma vez alcançado este valor.
Os cabos e as bichas passam no interior do guiador, avanço e quadro. Para os substituir, em caso de desgaste, deves respeitar o mesmo caminho.
Podes também retirar ou juntar "espaçadores" para levantar ou baixar o teu posto de condução. Começa por desapertar o parafuso de compressão situado na parte de cima da forqueta e, em seguida, os parafusos laterais do avanço. Retira, e seguida, o conjunto avanço/guiador para juntar/retirar os "espaçadores".
Desengordurantes, lubrificantes...
Correntes, cassete, pedais
Pastilhas, discos de travão, cabos...
Pneus, câmaras de ar, remendos...
QUADRO VAN RYSEL RCR CF:
1 cor: PRETO
2XS/XS/S/M/L/XL
Nesta secção, inventariámos os problemas mais frequentes que podem afetar a RCR. Para prolongar a vida dos componentes e evitar problemas, estes são os nossos conselhos:
MANUTENÇÃO/LAVAGEM DA BICICLETA
Para prolongar a duração da vida de cada peça da bicicleta e da transmissão, deves lavá-las regularmente.
Consulta a secção acima para saber como proceder.
DESGASTE DAS PEÇAS
Os consumíveis da bicicleta têm limites de utilização. Se não os respeitas, podes acelerar o desgaste de outras peças ou provocar danos :
corrente: 5000 km,
- cassete : 10 000 km
- controlar o desgaste dos dentes dos pratos e dos roletes do desviador.
BINÁRIOS DE APERTO
Para não solicitar demasiado os diferentes componentes da RCR, não te esqueças de respeitar os diferentes binários de aperto que preconizamos.
Se os binários de aperto são demasiado elevados, podem causar danos e provocar quedas.
Os teus pedais estão estragados?
Atenção, é necessário ter em consideração que o passo da rosca do pedal esquerdo está invertido, o pedal aparafusa-se, portanto, no sentido contrário ao dos ponteiros de um relógio. O passo da rosca do pedal direito é normal.
Utiliza a ferramenta correta para desmontar os pedais, pois terás de forçar para os desaparafusar.
Com o tempo, a fita do guiador degrada-se, sendo assim necessário ponderar a sua substituição quando a mesma está gasta.
Para a substituir, segue o nosso tutorial:
Se reparas que a tua travagem está menos eficaz, existem várias soluções:
- Limpa o disco com um desengordurante de travões.
- Verifica o desgaste das pastilhas de travão.
- Verifica se a tensão do cabo está boa.
Se as pastilhas de travão estão gastas, deves substituí-las. Podes seguir o nosso tutorial abaixo.
Se o teu disco faz ruído:
- Verifica se a roda está bem centrada. Para tal, desaperta-a, depois volta a apertá-la.
- Verifica se a pinça de travão está bem afinada.
- Verifica o desgaste das pastilhas de travão.
- Verifica a tensão dos cabos dos travões.
Se as mudanças saltam, deves de imediato verificar:
- O desgaste da transmissão.
- A tensão dos cabos.
Se o problema não provém de um destes pontos, deves ajustar o desviador.
VAN RYSEL RCR
SRAM RIVAL AXS POWER
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Instruções da bicicleta
VAN RYSEL RCR SRAM RIVAL AXS POWER
Transmissão
SRAM RIVAL AXS POWER
Rodas
ZIPP 303S
A VAN RYSEL garante o quadro RCR SRAM RIVAL AXS por 5 anos.
Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.