COMO AJUSTAR AS TRAVESSAS AUTOMÁTICAS PARA BICICLETA DE ESTRADA?

Como ajustar as travessas automáticas para bicicleta de estrada?

Estás no nível principiante em bicicleta de estrada: já sabes usar as travessas automáticas ou tens experiência, mas falta-te precisão no ajuste: vamos dar-te um ajuda!

Como ajustar as travessas automáticas para bicicleta de estrada?

Porquê escolher travessas automáticas?

Já está, des-te o salto e estás pronto(a) para utilizar travessas automáticas. Mas porque é que utilizamos este sistema?

O calçado com travessas automáticas permite manter os pés em segurança nos pedais e empurrar e puxar, sem que o pé se mova. Isto permite uma pedalada mais fluida e mais eficaz.
Toda a tua força é transmitida nos pedais, ganhará velocidade e energia.

Como ajustar as travessas automáticas para bicicleta de estrada?

Como reconhecer o calçado e as travessas para bicicleta de estrada?

Podes reconhecer as travessas e o calçado específicos para bicicleta de estrada pelos 3 orifícios no fundo da sola ou pelos seus encaixes.

Estes 3 orifícios são onde os 3 parafusos fornecidos na embalagem de travessas devem ser aparafusados.

Como ajustar as travessas automáticas para bicicleta de estrada?

As diferenças de grau entre as travessas:

Voltemos à bicicleta de estrada.
Podes constatar que existem várias marcas, com diferentes códigos de cores. Estas cores correspondem a um grau angular entre o pedal e a travessa.
Ou seja, a liberdade de poder ou não mover um pouco o pé.
Existem graus fixos, pouco flexíveis e muito flexíveis.

Elaborámos uma lista das marcas mais conhecidas, com o respetivo código de cores.

LOOK

Fixas: pretas (O°)
Pouco flexíveis: cinzentas (4,5°)
Muito flexíveis: vermelhas (9°)

SHIMANO

Fixas: vermelhas (0°)
Pouco flexíveis: azuis (2°)
Muito flexíveis: amarelas (6°)

BBB

Fixas: cinzentas (0°)
Pouco flexíveis: vermelhas e pretas (6°)
Muito flexíveis: vermelhas (9°)

TIME & SPIDLAY

Relativamente a estas duas marcas, não há uma cor para determinar a liberdade angular das travessas. Este grau é indicado diretamente na travessa. Vai de 0° a 15°.

Como ajustar as travessas automáticas para bicicleta de estrada?

Que grau deves escolher?

Recomendamos as travessas fixas para os praticantes de nível elevado ou profissional.
Estas travessas têm a vantagem de a transferência de energia ser o mais eficaz possível, especialmente durante um sprint.
São recomendadas para praticantes de bicicleta de estrada sem problemas de joelhos, pois estas travessas chamadas “fixas” não têm liberdade angular.
Estes praticantes sabem com precisão qual é o ajuste das suas travessas.

As travessas “pouco flexíveis”, com um grau angular entre 2 e 6 graus (dependendo da marca), são recomendadas para praticantes de bicicleta de estrada que já usaram travessas automáticas muito flexíveis, ou para praticantes que não conseguem suportar travessas fixas.
Estas travessas permitem um pouco de movimento, mantendo ao mesmo tempo uma elevada eficácia de pedalada.
É o tipo de travessa mais utilizado.

Por último, recomendamos as travessas “muito flexíveis” aos praticantes de bicicleta de estrada que pretendem começar a usar pedais automáticos.
Estas permitem um movimento livre e exercem pouca tensão nas articulações devido à liberdade angular que proporcionam.
Lembramos que a liberdade angular das travessas “muito flexíveis” varia entre 6° e 9°.

Como ajustar as travessas automáticas para bicicleta de estrada?

Ferramentas necessárias para montar um par de travessas:

Seguem-se as ferramentas necessárias para montar as travessas no teu calçado automático.

Uma chave Allen de 3-4 mm ou uma ferramenta multiusos
Um conjunto de travessas
Um marcador
Uma fita adesiva
Um pano

Como ajustar as travessas automáticas para bicicleta de estrada?

9 Etapas para montar as travessas:

É a primeira vez que colocas travessas no calçado?
Seguem-se as nossas 9 etapas a seguir para montar as travessas.

1. Calça-te

2. Tira um pedaço de fita adesiva e cola uma faixa horizontal ao longo da sola na parte interior da biqueira.

3. Na fita adesiva, faz uma marca com o marcador ao nível do osso do dedo grande do pé (ou seja, no "primeiro metatarso").

4. Descalça-te e coloca as travessas por baixo da sola

5. Adiciona as 3 peças que fazem a junção entre a travessa e o parafuso

7. Começa a aparafusar, sem apertar. Ainda deves conseguir mover a travessa.

8. Alinha a marca do eixo das travessas com a que acabas-te de fazer (primeira falange)

9. Já podes apertar os parafusos.

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7 Etapas-chave para substituir as travessas:

Está na altura de substituir as travessas?
Sentes-te bem com o teu calçado?
Não sentes nenhum incómodo?

Seguem-se as nossas 7 etapas para SUBSTITUIR as travessas, mantendo a mesma posição de antes.

1. Usa um lápis ou um marcador

2. Traça com precisão o contorno das travessas nas solas do calçado

3. Desaperta os parafusos e retira as travessas

4. Limpa a sola com um pano e remove a sujidade nos orifícios

5. Posiciona as travessas novas no calçado

6. Coloca-as no contorno que desenhou

7. Por último, aperta os parafusos.

Como ajustar as travessas automáticas para bicicleta de estrada?

Observações:

Se a sola do teu calçado for em carbono, não apertes a fundo durante a última etapa para não danificar ou rachar o calçado.

Depois de montares ou substituires as travessas, aconselhamos-te a dar uma pequena volta de bicicleta, sem forçar em demasia.

Isto irá ajudar a determinar como te sentes e se tens alguma dor.

Leva contigo a ferramenta multiusos ou a chave, caso seja necessário mover a travessa.

No final da volta, verifica o aperto dos parafusos.
Esta verificação deve ser feita mensalmente, se praticares regularmente.

Se estiver tudo bem, desejamos-te passeios agradáveis.

Contudo, se sentires alguma dor, convidamos-te a ler a secção seguinte:

Como ajustar as travessas automáticas para bicicleta de estrada?

Como saber se as travessas estão bem ajustadas?

O ajuste correto vai permitir-te conjugar conforto e potência!

Logicamente, se as travessas estiverem bem ajustadas, não sentirás qualquer dor e, portanto, não há qualquer risco de lesão.

Em contrapartida, um ajuste incorreto pode ser doloroso ou até perigoso. Aprende a detetar um ajuste incorreto, com estes indicadores:

Se sentires dor no lado exterior do joelho, vira a travessa ligeiramente para fora.

Por outro lado, se sentires dor no lado interior do joelho, vira a travessa ligeiramente para dentro.

Por último, se sentires dor no tendão de Aquiles, move o pé para a frente, recuando a travessa.

Não hesites em repetir a operação de montagem das travessas desde o início, com a fita, se o primeiro ajuste não for adequado.

Por último, se tiveres optado por travessas fixas ou pouco flexíveis, opta por travessas muito flexíveis, o que te permitirá posicionar os joelhos de forma mais natural, com menos esforço.