CERA OU ÓLEO: COM QUAL LUBRIFICAR A CORRENTE DA BICICLETA?
A cera é uma mistura de água e partículas de cerâmica. Ao aplicá-lo, a água evapora para permitir que as partículas se prendam à corrente da bicicleta.
Um dos grandes benefícios da cera é que ela repele poeira e lama. Também se aplica muito bem a todas as partes da cadeia e tem a vantagem de ser biodegradável.
Por outro lado, a cera é menos resistente à água. Portanto, deve ser aplicado com frequência suficiente para permanecer eficaz.
O óleo, por outro lado, é uma solução que podes encontrar na versão seca (óleo misturado com Teflon) ou húmida (com mais óleo).
Entre o pouco + do óleo, está o tempo de exposição: o óleo é resistente à água e dura muito tempo na tua corrente. Também se torna eficaz assim que é aplicado.
Ou seja, o óleo repele menos o pó e a lama e pode, pelo contrário, retê-los. Finalmente, o óleo funciona mais ou menos bem dependendo do tipo de corrente.
Outra opção: lubrificante. Da nossa parte, recomendamos que o utilizes para os restantes componentes da tua bicicleta, como o espigão do selim ou o pivô da forqueta, por exemplo.
Neste artigo, acompanhamos-te para a aplicação do nosso lubrificante de cera. É uma emulsão composta de água e cera.