Segundo passo - limpar o fluído dos travões com seringas
Durante esta etapa, certifica-te de que não fica com bolhas. O truque é ter um eixo vertical.
Para um travão dianteiro, a caixa é geralmente vertical entre a alavanca e a pinça. Para um travão traseiro, terás de endireitar a bicicleta para ter a pinça na parte inferior e a alavanca na parte superior.
Um último ajsute a fazer antes de começar a limpeza: a alavanca do travão. Isto deve estar perfeitamente horizontal para que não se perca nenhuma gota de óleo.
Obtém o teu conjunto universal para limpares os teus travões. Então:
➡️ Montar as duas seringas.
➡️ Aparafusar o tubo na seringa e o adaptador na extremidade do tubo. Apertar.
Nunca utilizar seringas que já tenham sido utilizadas para limpar os travões de outro fluido.
➡️ Encher uma das duas seringas três quartos cheias de líquido (a que tem a ponta mais longa primeiro).
➡️ Remover quaisquer bolhas de ar na seringa empurrando suavemente (não deve restar ar na tua seringa).
➡️ Fixar a seringa vazia à alavanca do travão e a seringa cheia à pinça do travão usando uma chave Torx de 15 mm.
➡️ Recuperar o parafuso e depois enroscar a seringa. o parafuso e depois enrosca a seringa. Apertar com os dedos e depois uma ligeira volta da chave para assegurar um selo apertado.
➡️ Faz o mesmo para o travão traseiro, mudando a posição da bicicleta. Também ajustar a posição da alavanca para que se mantenha horizontal.
➡️ Colocar a seringa cheia. Podes agora iniciar o sangramento. Para o fazer, espreme a seringa de baixo. O líquido irá então escorrer pela mangueira até à seringa superior. Aparecem bolhas de ar.
➡️ Continuar a empurrar para baixo. Depois empurrar a seringa em direção à pinça para pressionar o fluido para dentro de toda a bainha. As bolhas também podem aparecer no fundo. 🫧
Deixar sempre 1cm de líquido na seringa para evitar a introdução de bolhas de ar.
Fá-lo mais uma vez. E é tudo!
Se o óleo sair sujo, não o voltes a injetar no sistema, esvazia a seringa do líquido sujo.
➡️ Depois remove as seringas e reposiciona os parafusos.
➡️ Operar a alavanca. Se o contacto não estiver fechado, isto significa que ainda há ar no circuito. Por conseguinte, a operação deve ser repetida desde o início.
Se não o conseguires fazer, não hesites em pedir ajuda numa oficina DECATHLON.