Sangrar os travões da tua bicicleta: instruções

Sangrar os travões da tua bicicleta: dicas

Sangrar os travões da tua bicicleta é um passo importante que garantirá a tua segurança enquanto andas de bicicleta. Explicamos como fazê-lo neste artigo.

Os teus travões já não estão em grande forma?Não sabes como os sangrar? Manu, engenheiro de produtos da Rockrider, explica os diferentes passos a seguir.
Dá 30 minutos por travão e está feito! Também precisarás de uma caixa de cartão grande para proteger o chão, um conjunto de sangramento, fluido adequado ao teu sistema de travagem, uma chave de travão Torx de 15 mm, alicate, álcool e trapos.

Como sei se e quando devo sangrar os meus travões ? (BTT, Bicicleta de estrada...)

Normalmente, não engana. Se a travagem é um pouco lenta e a alavanca de travagem está a cavar demasiado, apesar do bom estado das pastilhas de travão, é altura de tomar medidas.

Mas antes de mais nada, tem cuidado: Existem diferentes tipos de travões hidráulicos de disco. A diferença entre eles é o fluido que flui através das condutas de travagem.
Distinguir entre travões a DOT (como os carros), e travões de fluido mineral.


Neste artigo, vamos guiar-te através do sangramento dos travões hidráulicos de disco que funcionam com óleo mineral.
Na Decathlon, este tipo de travão é utilizado na maioria das nossas BTT.

Sangrar os travões da tua bicicleta: instruções

Primeira passo - remover a roda e as pastilhas de travão

Antes de começar :
Fica ciente de que durante esta etapa estarás a manusear óleo. Assim, para evitar levá-lo para todo o lado e especialmente sujar o disco de travões e pastilhas, aconselhamos-te a retirá-los.
Se estiveres a trabalhar num suporte de oficina, podes também remover a roda dianteira da tua bicicleta para a manter fora de equilíbrio. 

O que se segue? Retirar as pastilhas do travão. Uma vez que o pino na pastilha esteja direito, remove-o. Retirar as pastilhas do travão. Podes empurrá-las com uma ferramenta. Não entres em pânico quando as retirares, vêm com a mola de retorno.

Próxima etapa:
Bloquear os pistões dentro do bombito.

Usando uma chave hexagonal, empurra-os para as suas ranhuras. Empurrar primeiro o pistão esquerdo, depois o pistão direito. Tem cuidado para não os danificares. Uma vez posicionados corretamente, utilizar um bloco de pistão. Insere-o e prende-o no lugar com um elástico.

Segundo passo - limpar o fluído dos travões com seringas

Durante esta etapa, certifica-te de que não fica com bolhas. O truque é ter um eixo vertical.

Para um travão dianteiro, a caixa é geralmente vertical entre a alavanca e a pinça. Para um travão traseiro, terás de endireitar a bicicleta para ter a pinça na parte inferior e a alavanca na parte superior.

Um último ajsute a fazer antes de começar a limpeza: a alavanca do travão. Isto deve estar perfeitamente horizontal para que não se perca nenhuma gota de óleo.

Obtém o teu conjunto universal para limpares os teus travões.  Então:
➡️ Montar as duas seringas.
➡️ Aparafusar o tubo na seringa e o adaptador na extremidade do tubo. Apertar.
Nunca utilizar seringas que já tenham sido utilizadas para limpar os travões de outro fluido.

➡️ Encher uma das duas seringas três quartos cheias de líquido (a que tem a ponta mais longa primeiro).
➡️ Remover quaisquer bolhas de ar na seringa empurrando suavemente (não deve restar ar na tua seringa).
➡️ Fixar a seringa vazia à alavanca do travão e a seringa cheia à pinça do travão usando uma chave Torx de 15 mm.
➡️ Recuperar o parafuso e depois enroscar a seringa. o parafuso e depois enrosca a seringa. Apertar com os dedos e depois uma ligeira volta da chave para assegurar um selo apertado.


➡️ Faz o mesmo para o travão traseiro, mudando a posição da bicicleta. Também ajustar a posição da alavanca para que se mantenha horizontal.

➡️ Colocar a seringa cheia. Podes agora iniciar o sangramento. Para o fazer, espreme a seringa de baixo. O líquido irá então escorrer pela mangueira até à seringa superior. Aparecem bolhas de ar.

➡️ Continuar a empurrar para baixo. Depois empurrar a seringa em direção à pinça para pressionar o fluido para dentro de toda a bainha. As bolhas também podem aparecer no fundo. 🫧
Deixar sempre 1cm de líquido na seringa para evitar a introdução de bolhas de ar.

Fá-lo mais uma vez. E é tudo!


Se o óleo sair sujo, não o voltes a injetar no sistema, esvazia a seringa do líquido sujo.
➡️ Depois remove as seringas e reposiciona os parafusos.
➡️ Operar a alavanca. Se o contacto não estiver fechado, isto significa que ainda há ar no circuito. Por conseguinte, a operação deve ser repetida desde o início.

Se não o conseguires fazer, não hesites em pedir ajuda numa oficina DECATHLON.

Sangrar os travões da tua bicicleta: instruções

Terceiro passo - voltar a montar as pastilhas de travão

Para este último passo, reposicionar a bicicleta horizontalmente e o travão para a sua posição original. Em seguida, limpar o bombito e a alavanca para remover qualquer óleo.

Verificar se a mola de retorno está corretamente posicionada entre as pastilhas e introduzi-las no bombito. Não esquecer o pino.

Último passo: voltar a colocar a roda.

⚠️ Após o sangramento, não te esqueças de recolher o óleo usado das seringas num recipiente e de o eliminar num local de eliminação de resíduos.

Sangrar os travões da tua bicicleta: instruções

EM VÍDEO : como sangrar os teus travões?

Encontra todos os passos para sangrar os teus travões neste vídeo.

Agora que os travões da tua bicicleta estão como novos, podes andar em segurança!
Tem uma boa viagem!

Sangrar os travões da tua bicicleta: instruções

MANON

Jornalista e editora desportiva

Como corredora de coração, estou sempre disposta a experimentar novos desportos convosco!
O meu objetivo? Transmitir as minhas dicas e a minha paixão pelo desporto através do meu conteúdo

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