Que pressão deve ter um pneu de bicicleta? Onde encontrar a pressão dos pneus de bicicleta?
A pressão dos pneus está indicada nos flancos. É indicada em bar ou em PSI. Podes ler a pressão máxima a não superar mas também, frequentemente, a gama de pressões na qual o pneu tem uma utilização ótima.
Exemplo: Pneu 1: pressão máxima (inflação máx.): 6,2 bar, 90 PSI; Pneu 2: Gama: 2,7 - 3,8 bar.
👉 Ajusta a pressão à tua atividade:
Se pedalares exclusivamente em estrada asfaltada, ajusta a pressão dos pneus ao topo da gama de pressões. Queres antes pedalar em estrada e caminhos? Neste caso, ajusta a pressão para o meio dos valores indicados na gama, não enchas demasiado.
Por fim, se fizeres trekking, a pressão deve ser mais baixa, mantendo-se no entanto nos limites de utilização do pneu. Uma pressão um pouco mais baixa favorece o conforto e o grip dos pneus em solos pedregosos e deformados.
👉 Ajusta a pressão ao teu peso: Também é necessário considerar o peso para ajustar a pressão do pneu traseiro. Quanto mais elevado for o teu peso, mais elevada deve ser a pressão. Mas não te esqueças, sempre nos limites do pneu.
Por fim, algo muito importante, dá-te ouvidos. Com a utilização, ao pedalares regularmente, irás rapidamente saber que pressão corresponde às tuas expectativas de conforto, de rendimento, de precisão de condução e de aderência. A verdade, a tua, revela-se com a prática!