Pneu de bicicleta vazio: quais as razões? O que fazer?

Pneu de bicicleta vazio: quais as razões? O que fazer?

Um pneu que se esvazia aborrece, sabemos bem. Explicamos-te porque se esvazia e como o voltar a encher, sem pressão.

O ar escapa do pneu de forma impercetível e, parece-te, incompreensível. Sem um furo, um pneu pode esvaziar-se? Como reparar um pneu que se esvazia lentamente? Indicamos-te como detetar a causa, reparar se necessário, e rolar tranquilamente!

pneu vazio

Como saber se um pneu está vazio ou furado: as diferentes causas 

Prendes o pneu com o indicador e o polegar... vazio, mas não completamente chato. Está furado? Talvez não. Belisca-te. Tem paciência, com o pneu e contigo. Um pneu que se esvazia sem furo, sem razão, é irritante, sem dúvida. Mas um pneu que se esvazia regularmente tem explicação, pode ser compreendido e, assim, reparado. Não te deixamos sem solução.

Porque é que o meu pneu se esvazia sozinho?

Um pneu esvaziar-se sozinho, lentamente, é normal. O ar aprisionado no pneu da bicicleta compõe-se de moléculas de azoto e de oxigénio. Estas moléculas, muito finas, podem passar através da câmara de ar e do pneu. É esta permeabilidade que origina o esvaziar. Com uma câmara de ar e um pneu de boa qualidade, esta perda de pressão é natural, demorando muito tempo, semanas ou mesmo meses.

Se, pelo contrário, esta perda de ar ocorre em alguns dias, sem furo detetado, isto pode indicar um pneu danificado, uma câmara de ar de má qualidade ou um defeito a nível da válvula.

Adicionalmente, com tempo quente, o ar dilata-se e ocupa mais espaço no pneu, um fenómeno que pode acentuar a perda de ar. Mas esta perda é marginal e dificilmente detetável a curto prazo.

Como reparar um pneu que se esvazia lentamente?

Para reparar um pneu que se esvazia lentamente, é necessário:
👉 Localizar a origem da fuga.
Para tal, verifica o desgaste dos flancos do pneu e da banda de rolamento.
💡 Se detetares rachas nos flancos, deformações anormais, uma superfície lisa em vez de tacos, o pneu evidencia sérios sinais de fadiga. Fica assim permeável, o que pode explicar o esvaziar acelerado. É necessário substituí-lo.
Indicamos-te aqui o que fazer para substituir o pneu da tua bicicleta.

👉 Dá também uma vista de olhos à câmara de ar, pode estar porosa, ou muito porosa, se for antiga. Ao longo do tempo, a qualidade da borracha deteriora-se, podendo assim deixar o ar escapar em alguns dias. Observa a qualidade da borracha quando esticas a câmara de ar.
💡 Se constatares que a câmara de ar está demasiado elástica, pouco densa, é necessário substituí-la.

👉 Verifica também o estado da válvula. Desmonta a câmara de ar, enche-a e coloca a válvula debaixo de água, para verificares se há ar a escapar-se sob a forma de bolhas.
💡 Se o ar escapa, é necessário substituir a câmara de ar.

pressão pneu

Que pressão deve ter um pneu de bicicleta? Onde encontrar a pressão dos pneus de bicicleta?

A pressão dos pneus está indicada nos flancos. É indicada em bar ou em PSI. Podes ler a pressão máxima a não superar mas também, frequentemente, a gama de pressões na qual o pneu tem uma utilização ótima.

Exemplo: Pneu 1: pressão máxima (inflação máx.): 6,2 bar, 90 PSI; Pneu 2: Gama: 2,7 - 3,8 bar.

👉 Ajusta a pressão à tua atividade:
Se pedalares exclusivamente em estrada asfaltada, ajusta a pressão dos pneus ao topo da gama de pressões. Queres antes pedalar em estrada e caminhos? Neste caso, ajusta a pressão para o meio dos valores indicados na gama, não enchas demasiado.
Por fim, se fizeres trekking, a pressão deve ser mais baixa, mantendo-se no entanto nos limites de utilização do pneu. Uma pressão um pouco mais baixa favorece o conforto e o grip dos pneus em solos pedregosos e deformados.

👉 Ajusta a pressão ao teu peso: Também é necessário considerar o peso para ajustar a pressão do pneu traseiro. Quanto mais elevado for o teu peso, mais elevada deve ser a pressão. Mas não te esqueças, sempre nos limites do pneu.

Por fim, algo muito importante, dá-te ouvidos. Com a utilização, ao pedalares regularmente, irás rapidamente saber que pressão corresponde às tuas expectativas de conforto, de rendimento, de precisão de condução e de aderência. A verdade, a tua, revela-se com a prática!

Como saber se tem um furo lento?

Um furo lento deteta-se através da duração do esvaziar do pneu. Se o pneu se esvazia em algumas horas ou alguns dias, há seguramente um furo ou um corpo estranho na câmara de ar.

Um furo lento provoca, em geral, um esvaziar mais rápido do que o de um pneu que se esvazia devido ao desgaste ou naturalmente.

Mas existe a possibilidade de um grande defeito da válvula ou da câmara de ar. Isto pode provocar uma fuga de ar suficientemente grande e rápida para se pensar num furo. Por descargo de consciência, mergulha a câmara de ar e a válvula numa tina com água. Se se libertarem bolhas de ar, trata-se de um furo.

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Pneus mal cheios: quais os riscos?

Um pneu mal cheio desgasta-se mais depressa, deforma-se e fura mais frequentemente.

👉 Gasto mais energia na utilização: sem estar suficientemente cheio, o pneu tem a sua superfície de contacto com o chão ampliada, o que aumenta as fricções e diminui o rendimento. Ou seja, para progredir à mesma velocidade, tens de fornecer mais energia do que se tiveres os pneus bem cheios.

👉 Diminuo a durabilidade do pneu : Adicionalmente, se o pneu estiver pouco ou demasiado cheio, a sua estrutura sobre agressões e forças anormais, o que reduz a sua durabilidade e perturba o seu desempenho.
 

Antes de subires para a bicicleta, lembra-te assim de verificar o enchimento dos pneus com uma bomba equipada com um manómetro (instrumento que mede a pressão), seguindo as indicações de pressão inscritas nos flancos. A diferença em termos de segurança, de grip, de rendimento e de durabilidade é grande! O prazer de pedalar depende dele. Isto vale bem umas bombadas, não?