Pequeno guia de reparação da bicicleta elétrica

A tua bicicleta elétrica precisa de algumas reparações? Explicamos-te como proceder para que fique como nova.

Pequeno guia de reparação da bicicleta elétrica

Queres fazer a manutenção da tua bicicleta elétrica, mas a mecânica não é o teu forte… Não é preciso teres vergonha, a arte da mecânica é um verdadeiro ofício e, por vezes, é melhor delegar certas tarefas em vez de as executares, pois corres o risco de as tuas ações terem consequências inesperadas.

Fica descansado(a): se o apelo da chave sextavada for mais forte do que tudo, a tua bicicleta dar-te-á a oportunidade de satisfazeres os teus desejos de bricolage!

Estás pronto(a) para abordar os princípios básicos de reparação da tua bicicleta elétrica?

Que peças de uma bicicleta/btt elétrica podem requerer reparação?

Tal como numa bicicleta normal, algumas peças da tua bicicleta terão inevitavelmente de ser reparadas ou até substituídas. Isto deve-se ao desgaste inevitável, embora seja normal, causado pelo uso frequente, mas também à possível corrosão devido à humidade externa ou ao local de armazenamento, ou a uma manutenção pouco cuidadosa.

Pequeno guia de reparação da bicicleta elétrica

Faz parte do quotidiano de qualquer praticante de bicicleta, pelo que poderás ter de lidar com problemas como furos, rodas empenadas (ligeiramente deformadas devido a um impacto, por exemplo), ou raios partidos. Além disso, as bicicletas elétricas pesam, em média, 17 a 25 kg, em comparação com os 15 kg de uma bicicleta normal, e as rodas têm de suportar mais peso, o que explica em parte a presença potencial dos dissabores anteriormente mencionados.

Pequeno guia de reparação da bicicleta elétrica

O ajuste dos travões é também um imperativo a não negligenciar, bem como o da corrente. Certamente não to ensinaram, mas a corrente pode desviar-se, afrouxar ou partir-se. Em qualquer caso, para o teu conforto de pedalagem e para preservares a corrente, recomendamos que esteja sempre bem lubrificada (sem ser em demasia, pois corres o risco de manchar irremediavelmente o teu melhor par de meias).

Por último, é essencial verificar regularmente o aperto dos parafusos de todas as peças na bicicleta elétrica para garantires a tua segurança.

Os cabos elétricos da bicicleta poderão ter-se danificado ao longo do tempo. Nesse caso, um diagnóstico com um técnico qualificado vai permitir identificar o problema e resolvê-lo. O mesmo se aplica ao motor e à bateria.

Evidentemente, a lista de peças nesta secção não é de forma alguma exaustiva, e recomendamos que te dirijas a uma oficina se qualquer peça da sua bicicleta parecer suspeita ou se sentires algum desconforto fora do comum ao pedalar.

Gostaríamos também de salientar que as peças que compõem uma bicicleta elétrica foram desenvolvidas e desenhadas para garantir a tua segurança; por conseguinte, é razoável supor que os engenheiros confiam na fiabilidade e robustez dessas peças. Deposita a tua confiança na sua perícia e faz questão de cuidar da tua fiel companheira!

Pequeno guia de reparação da bicicleta elétrica

Como fazer a manutenção das revisões efetuadas numa bicicleta elétrica?

Tudo depende de ti!

No que toca à manutenção, não há regras, tu continuas a ser o mestre do destino da tua bicicleta elétrica. És o(a) único(a) responsável pela tomada de decisões, pelo que te aconselhamos a levar este papel a sério. Além disso, é tudo uma questão de senso comum: não faças à tua bicicleta o que não gostarias que te fizessem a ti. Precisa de ser lavada? Lava-a. É necessária uma pequena revisão mecânica? Não hesites mais. A pessoa que assegura a manutenção deu-te alguns conselhos para garantir a longevidade da tua bicicleta elétrica? Aplica-os.

Pequeno guia de reparação da bicicleta elétrica

Na prática, isto significa uma manutenção regular e " rotineira", para conseguires andar na bicicleta confortavelmente e em total segurança. Para tal, antes do passeio, certifica-te de que:

a pressão dos pneus é adequada, utilizando como referência a pressão indicada pelo fabricante do modelo dos pneus da tua bicicleta;

a corrente da bicicleta está corretamente lubrificada;

• os travões… travam bem (é mesmo essencial);

• as rodas, o guiador, o selim e o avanço estão bem apertados;

• as mudanças funcionam corretamente;

• … e muito mais, se quiseres!


Este pequeno check-up pode parecer complicado no início, mas fica descansado(a), não é! É apenas uma questão de hábito e, com o passar do tempo, vais aguçar o teu olho de especialista e serás capaz de detetar a mais pequena imperfeição técnica!

Após as revisões técnicas, não há nada melhor do que uma boa lavagem regular para fazeres a manutenção da tua bicicleta elétrica e das eventuais reparações a que terá tido sujeita. Poluição, ar marinho, lama, folhas e outros resíduos que podem penetrar nas peças da bicicleta podem contribuir para o seu desgaste prematuro... Por isso, não há segredo: uma lavagem! Consulta o nosso artigo Conselhos e sugestões para uma boa manutenção da bicicleta elétrica, onde vais encontrar uma descrição completa das diferentes etapas de lavagem da tua bicicleta.

Por último, uma boa manutenção requer também um armazenamento adequado.

Antes de mais, certifica-te de que a guardas dobrada (se a tua bicicleta elétrica for dobrável) e que a arrumas com cuidado para evitar danos nos cabos; o cuidado com os cabos é essencial; se os cabos ficarem danificados, a bicicleta deixa de ser elétrica!

Em relação à bateria, é essencial cuidar do seu armazenamento para garantir que continuará a funcionar corretamente. Para tal, recomendamos recarregá-la várias vezes, mesmo se não utilizares a bicicleta elétrica durante vários meses. E vice-versa: não vale de nada deixá-la no carregador. É tudo uma questão de dosagem!

Por último, guarda a bicicleta elétrica e a bateria num local ameno, ou seja, no qual a temperatura seja à volta dos 20 graus.

Se a bateria avariar, dirige-te à loja onde compraste a bicicleta, se esta ainda estiver na garantia. Caso não esteja, leva a bateria à oficina para que um técnico possa examiná-la e ver se é recuperável e, caso seja, dar-te um orçamento para a sua reparação.

Pequeno guia de reparação da bicicleta elétrica

Quando é necessário levar uma bicicleta elétrica à manutenção?

E ONDE A REPARAR (TÉCNICO DE REPARAÇÃO, LOJA, OFICINA, ETC.)?

Com uma manutenção adequada, normalmente uma bicicleta elétrica não requer mais do que uma revisão por ano… Um pouco como nós, é o seu check-up anual! Durante esta verificação na loja onde compraste a bicicleta, numa oficina ou loja especializada, um mecânico irá certificar-se de que a bicicleta está a funcionar corretamente, examinando cada uma das peças (pedaleira e respetiva caixa, quadro, rodas, direção, mudanças, etc.); de facto, é a mesma verificação que te recomendamos anteriormente, mas mais minuciosa. Quanto à parte elétrica, o profissional que se ocupará da bicicleta utilizará uma ferramenta para realizar o seu diagnóstico e atualizar o software ao qual a bicicleta está associada.

O ponto forte deste check-up? Para os curiosos: se o técnico tiver tempo, poderá até explicar-te como funciona uma bicicleta elétrica... ou, pelo menos, o básico!

Pequeno guia de reparação da bicicleta elétrica

Onde fazer um seguro para uma bicicleta elétrica?

Sabias que é possível subscrever um seguro para a tua bicicleta elétrica? Agora sim! 

Se esta opção te parece sensata, se podes suportar o custo, se te faz sentir seguro(a) e, sobretudo, se satisfaz as tuas necessidades, existem apólices de seguro específicas. No entanto, o seguro da tua bicicleta elétrica não é obrigatório, a menos que seja desencadeado: o seguro é obrigatório para bicicletas elétricas cuja potência ultrapasse 250 W ou cuja velocidade ultrapasse 25 km/h, pois é equiparada a uma motocicleta. O seguro a subscrever é o mesmo que para uma motocicleta".

Como terás compreendido, a reparação da tua bicicleta elétrica (ou BTT elétrica) não é uma tarefa que te compete só a ti. A tua função é reservares tempo para a levares a um profissional uma vez por ano, e sempre que tiveres dúvidas sobre a sua integridade mecânica e/ou elétrica.

Portanto, se quiseres desfrutar dos bons momentos de passeios ao ar livre durante muito tempo, não te esqueças de cuidar bem dela todos os dias ;)!

+ conselhos bicicleta elétrica