Qual o material necessário?
Encerar os teus skis de caminhada implica ter alguns utensílios, que utilizarás sempre que efetuares a manutenção dos skis. Podes optar por um conjunto de enceramento já preparado, ou compor o teu "conjunto de enceramento" com:
- um removedor líquido
- cera
- um ferro de enceramento
- uma escova de nylon
- um raspador em metal (ou raspador em plástico, mas a sua manipulação é mais difícil)
- um pano limpo e seco.
Durante o processo de enceramento, os skis devem estar imóveis para que estejas bem instalado/a e que possas realizar corretamente as diferentes etapas. Se ainda não estiveres equipado, vais precisar:
- uma mesa de encerramento (ou bancada)
- um torno para enceramento.
Tens tudo? Queremos recordar-te alguns termos utilizados no ski de caminhada antes de começares o enceramento!
1. A parte inferior: é a parte situado por baixo do ski, sobre a qual colocas as peles de foca e que está em contacto direto com a neve quando desces as pistas. É esta parte que vais encerar.
2. As lâminas:são as bordas em metal situadas sobre os lados do ski, ao nível da parte inferior.Cortantes, asseguram uma boa aderência na neve e o controlo das trajetórias.Quando as lâminas estão desgastadas (danificadas), é necessária uma afiação para devolver-lhes a aderência.
3. As peles de foca ou peles anti-recuo: estas duas tiras em tecido sintético têm pelos sobre um dos lados e cola no outro para que as possas colocar sobre a parte inferior dos skis. Permitem que os skis tenham boa aderência na neve nas subidas, para que não recues.
4. A espátula: é a ponta do ski que vês à tua frente quando tens os skis colocados nos pés. A sua forma é ligeiramente levantada.
5. O tail: desta vez é a parte de trás do ski, situada atrás do teu calcanhar. Quando falamos no "sentido de deslize", o movimento inicia-se na espátula em direção ao tail do ski.