Como encerar e afiar a prancha snowboard?
Escolher o bom snowboard é essencial. Mas para ter um bom desempenho e proporcionar ao praticante boas sensações de deslize, deves fazer uma manutenção regular do teu snowboard.

Escolher o bom snowboard é essencial. Mas para ter um bom desempenho e proporcionar ao praticante boas sensações de deslize, deves fazer uma manutenção regular do teu snowboard.
A cera para snowboard, que envolve o revestimento da parte inferior do snowboard com uma substância cerosa (cera) para o proteger, é recomendada aproximadamente a cada 10 saídas para manter a qualidade de deslize. É também preferível encerar a prancha no final da estação, a fim de a armazenar em condições ótimas, sem deterioração. Quanto aos bordos, elemento essencial para agarrar a neve, devem ser afiados 1 a 2 vezes por estação.
Segue este guia para uma boa manutenção do teu snowboard em 5 passos!
1. Limpar a prancha
2. Afiar o snowboard
3. Escolher a cera adaptada à prancha
4. Encerar
5. Arrumação do snowboard
Antes de mais, é essencial limpar a parte inferior do snowboard, onde se acumulam pó, alcatrão e resíduos de cera; se encerares por cima da sujidade, pode ficar incrustada na base. É possível utilizar, com a ajuda de um pano macio, acetona para limpar a base (como tende a secar rapidamente, é aconselhável realizar a aplicação de cera imediatamente após a limpeza).
A parafina para remover cera também pode ser utilizada, juntamente com cera amarela, certificando-te que o excesso de cera terá de ser raspado.
Para verificares se as bordas estão afiadas, basta passares uma unha por cima delas: se a unha não ficar riscada, as arestas têm de ser afiadas!
Com movimentos regulares de vaivém com um afiador posicionado nas extremidades, desde o nose até ao calcanhar, torna-la-á novamente operacional.
Em seguida, a passagem de uma pedra tornará possível remover quaisquer depósitos metálicos que se tenham formado.
Uma vez bem limpa a base do snowboard, o ferro de encerar pode ser aquecido. Depois, o bolo de cera é aplicado ao ferro, de modo a derreter ligeiramente, criando gotículas. Estas gotículas são depois aplicadas uniformemente sobre a base (por exemplo, criando um movimento em 8), depois "passadas a ferro " utilizando o ferro de cera.
Tem cuidado para não ficar mais do que alguns segundos no mesmo local com o ferro, a base pode ficar danificada!
Uma vez aplicada a cera, deixar repousar durante 30 mins, recomenda-se mesmo que deixes repousar durante a noite. Uma vez a base arrefecida, a raspagem e depois a escovagem removerão o excesso de cera. Ao armazenar no final da estação, o passo de escovagem não é necessário: é de facto preferível deixar a camada de cera na prancha de snowboard até à próxima estação, de modo a protegê-la melhor.
Os tipos de cera a utilizar dependem do tipo de neve, das temperaturas exteriores e da prática.(cera especial para competições, por exemplo).
Lembra-te de ventilar a sala quando aplicares a cera, de modo a não respirar vapores tóxicos!
Secar bem os bordos no final de cada sessão utilizando um pano macio ajuda a proteger da ferrugem. Uma escova pode ser utilizada para remover a neve deixada na base e nas fixações, para que a tábua não permaneça molhada. É aconselhável armazenar a prancha com a camada de cera não removida, num local seco e dentro de casa até ao ano seguinte!
É possível efetuares tu próprio a manutenção do teu snowboard, utilizando algumas ferramentas e algum equipamento:
- Removedor de cera
- Cera
- Ferro de cera
- Raspador de plástico
- Escova de bronze
- Afiador
- Lima
Em caso de dúvida, podes também confiar-nos o teu equipamento!
Gestor de produto e amante de snowboard DREAMSCAPE