FINAL DE TEMPORADA: PRESERVE O SEU MATERIAL DE SKI DE FUNDO

A temporada de ski de fundo está a terminar, é agora a altura de arrumar o seu material de ski. É importante importante limpá-lo, prepará-lo e arrumá-lo para o voltar a encontrar intato no próximo inverno.
Limpeza, enceramento, arrumação, veja os nossos conselhos!

FINAL DE TEMPORADA: 4 CONSELHOS PARA PRESERVAR O MATERIAL DE SKI DE FUNDO

1 - ARRUMAR OS SEUS skis DE FUNDO

Ao longo da temporada, acumulou impurezas sob a sola dos skis, por isso não os pode arrumar nesse estado.
É importante limpá-los e protegê-los para os poder arrumar nas melhores condições.

PARTE 1 - LIMPAR
Após a sua última saída, verifique que o equipamento seca corretamente.
Limpe os skis com um pano em microfibra para evitar infiltrações de humidade dentro do ski, sobretudo na parte inferior, mas também na parte superior e nas fixações.
Se calhar não sabe, mas a humidade é inimiga dos seus skis. Por isso a secagem após cada saída é um momento essencial.
Os seus skis estão secos? Pode agora passar para a segunda etapa. Remover a cera da parte inferior da sola.
1 -  Remova a cera da parte inferior dos skis aplicando um removedor de cera líquido ou de flúor clean com a ajuda de um pano.
Atenção nos skis de fundo clássicos, aplique o removedor de cera apenas na zona de aderência e não sobre toda a parte inferior dos skis.
Existem removedores de cera fabricados com produtos naturais, nomeadamente à base de citrinos, que não são nocivos para o ambiente.
2 - De seguida seque a parte inferior dos skis com um pano. Se apresentarem alguns riscos ou se as "lâminas estiverem" danificadas, não hesite em aplicar um raspador metálico para alisar e apagar estas imperfeições.

PARTE 2 - PROTEGER
Vamos passar agora para a proteção da parte inferior dos seus skis, aplicando uma camada espessa de cera. Esta camada vai proteger os seus skis de duas formas: Por um lado, a cera irá alimentar a sola, e por outro lado irá protegê-la da humidade.
1 - Escove a parte inferior dos skis com uma escova em nylon desde a espátula até ao calcanhar
2 - Ajuste a temperatura do ferro para aplicação de cera em função das recomendações indicadas na embalagem da cera.
2 - Aplique uma camada espessa e uniforme de cera de deslize com a ajuda do ferro de aplicação de cera. Para isso, aplique a cera sempre em movimento, deslocando o ferro da frente para trás. Ao contrário da aplicação de cera antes da saída, desta vez não retire o excesso de cera. Atenção: Num ski de fundo clássico, não aplique cera na parte reservada para a cera de retenção.
Se não tiver o equipamento necessário para remover ou aplicar cera, pode pedir ajuda a um profissional.

PARTE 3 - ARRUMAR
Quando a cera estiver aplicada, fixe os skis com a ajuda de fixação de skis sem os apertar demasiado para evitar que as partes inferiores fiquem em contacto. Também deve deixar espaço suficiente para que a curvatura original dos skis seja mantida. Poderá de seguida guardar os seus skis num saco de transporte limpo e seco. E depois guardar tudo num local seco com uma temperatura estável, abaixo dos 20°, protegido da luz e do calor. Atenção às garagens e outras caves que geralmente podem estar sujeitas a grandes variações de temperatura ou a demasiada humidade.

FINAL DE TEMPORADA: 4 CONSELHOS PARA PRESERVAR O MATERIAL DE SKI DE FUNDO

pequenas dicas

Utiliza-o durante toda a temporada para transportar os seus skis, deve estar certamente húmido e com vestígios de cera. Não se esqueça da limpeza e secagem do saco de transporte antes de arrumar os seus skis. Esta etapa é essencial para que todo o trabalho de manutenção dos seus skis seja proveitoso ;)

OS NOSSOS CONSELHOS PARA AS SUAS BOTAS DE SKI DE FUNDO

Tal como os seus skis, é importante limpar e secar as suas botas de ski de fundo antes de as arrumar.
1 - Retire as palmilhas interiores das suas botas para que sequem e arejem.
2 - Limpe as botas com um pano húmido, pode refrescá-las utilizando um desodorizante em spray ou em bolas para colocar no interior das botas.
3 - Depois deixe-as secar ao ar livre.
4 - Arrume as botas limpas e apertadas numa mochila para calçado para que não se deformem.

FINAL DE TEMPORADA: 4 CONSELHOS PARA PRESERVAR O MATERIAL DE SKI DE FUNDO
FINAL DE TEMPORADA: 4 CONSELHOS PARA PRESERVAR O MATERIAL DE SKI DE FUNDO

Vincent

" Chefe de produto da marca de ski de fundo INOVIK, sou antes de mais um esquiador de fundo aficionado!
É a observar e a escutar-vos durante as minhas sessões de ski de fundo que ganho inspiração para o desenvolvimento de futuros produtos.