O grip faz parte dos consumíveis mais procurados pelos praticantes de skate. Explicamos-te como cuidar dele para que não se gaste tão depressa, e como substituí-lo sem te enervares ;)
A limpeza regular do grip (ou "griptape") é um elemento imprescindível para a manutenção do teu skateboard e para preservar o seu desempenho. Esta camada preta fina e rugosa que se assemelha a fibra de vidro cobre toda a prancha, para que o teu calçado adira na perfeição à superfície. O grip deixa de desempenhar o seu papel quando fica sujo, levando-o a perder aderência durante a prática. Descobre as nossas dicas para cuidares dele!
Com o tempo, o grip do teu skate acaba por acumular sujidade: o calçado deixa resíduos de terra e as poeiras ficam incrustadas. A sujidade que se fixa no grip reduz a aderência e, a longo prazo, o seu tempo de vida. A boa notícia é que é fácil, rápido e económico limpar um skateboard.
O problema com a terra reside no facto de ela se colar ao grip e secar, o que a torna difícil de retirar. As poeiras incrustam-se rapidamente e permanecem coladas ao grip. Para resolveres o assunto com aquilo que tens à mão, a primeira opção é escovar com uma escova. Para isso, precisarás de:
- Um recipiente com um pouco de água
- Não importa o tipo de escova de cerdas macias que usas (se as cerdas forem duras, poderão danificar o grip), por exemplo, uma escova de dentes serve perfeitamente.
➡️ Humedece muito ligeiramente as cerdas da escova com água, sem acrescentar qualquer outro produto.
➡️ Esfrega o grip com a escova, efetuando movimentos circulares e repetitivos para descolar a terra.
Quando estiveres satisfeito com o resultado e a cor do grip se aproximar da cor original, deixa secar o skate naturalmente (sem o expores à luz direta do sol se sem o colocares num local demasiado quente).
Durante a limpeza do grip do teu skate, procura não molhar demasiado a escova: a água não deve escorrer pelas cerdas e, mesmo que o grip esteja muito sujo e que penses ser necessário derramar água diretamente sobre ele para o lavar, mais vale escová-lo com um pouco mais de força e durante mais tempo. Evitarás assim danificar o grip e a tábua que se encontra por baixo dele, a qual acabaria por inchar com a humidade.
Existe ainda outro método para eliminar as manchas e as poeiras do grip: a borracha de limpeza, também designada "grip cleaner" (e que também funciona com trotinetes). Existem lojas especializadas nestes artigos.
Utiliza-a como uma borracha normal, esfregando-a sobre o grip seco. Os resíduos acabarão por desaparecer gradualmente e voltarás a ver a cor (quase) original do griptape, novamente limpo e aderente.
Para reduzir a sujidade no grip e espaçar as limpezas, antes de subires para a prancha, lembra-te de verificar o estado das tuas sapatilhas. Se estiverem demasiado sujas, mais vale limpá-las e deixá-las secar primeiro, ou utilizar outro par de sapatilhas, se for possível.
Regra geral, um grip dura o mesmo tempo que uma prancha, por isso, é raro proceder à sua renovação sem a substituição simultânea da prancha.
O tempo de vida útil depende de vários fatores, além dos materiais que compõem o próprio grip: o teu peso, o teu estilo de prática, a frequência de utilização e a manutenção do skateboard.
Ainda assim, se estiver demasiado gasto e deixar de ter aderência e se a prancha ainda estiver em bom estado, é possível retirá-lo para o substituir.
Para substituíres o teu grip, tens duas opções: fazê-lo tu mesmo ou confiar essa missão a outra pessoa (a oficina da tua loja DECATHLON pode fazê-lo). Se gostares de desafios e preferires substituí-lo tu mesmo, a operação será rápida e não necessitará de muito material.
Explicamos-te as diversas etapas para substituíres o grip do teu skateboard.
Provavelmente já tentaste raspar a borda do grip com as unhas para descolá-lo da tábua. Não é fácil, pois não? Propomos-te um método mais fácil e mais rápido!
Vais precisar de:
・Um secador de cabelo
・Um x-ato
Posiciona o secador por cima de uma das bordas da griptape para que o calor amoleça gradualmente a cola.
Com os dedos, puxa pouco a pouco o grip descolado até retirares toda a superfície.
Se não conseguires agarrar a borda do grip para a puxares, utiliza um x-ato inserindo cuidadosamente a lâmina entre a tábua do skate e o grip.
Para retirar os eventuais resíduos de cola do deck, usa um pedaço do grip que acabaste de descolar e esfrega-o cuidadosamente nos locais onde a cola ainda resiste. Não carregues demasiado para não danificares a tábua.
Assim que o grip estiver descolado e que a superfície da tábua esteja bem limpa, poderás passar à fase de colagem do novo grip. Para isso, precisarás de:
- uma T-tool (também podes utilizar uma chave de parafusos ou mesmo o truck)
- um x-ato
- uma nova griptape autocolante
・Solta os oito parafusos que fixam os trucks (os dois elementos em aço aparafusados à prancha e que fixam as rodas à mesma) e retira-os para evitar que o skateboard se mexa enquanto colocas o grip.
・Coloca a prancha diante de ti, com o lado dos elementos gráficos virado para o chão.
・Identifica corretamente o nose (dianteira) e o tail (traseira) da tua prancha, para não aplicares o grip ao contrário. Para te ajudar, é possível que o grip tenha um desenho que te permitirá distinguir facilmente as duas partes.
・Descola a griptape do seu papel protetor, procurando que não toque em nada (o papel retirado protegia a cola).
・Segura o grip pelas extremidades para pousá-lo sobre o nose e o tail, alinhando-o bem com a prancha de skate.
・Depois de aplicado o grip, faz pressão sobre ele partindo do centro da prancha e deslocando progressivamente as mãos para o exterior, de forma a eliminar as bolhas de ar.
・Insiste bem nas bordas do grip para que fiquem bem coladas ao deck. Se apesar de todas as precauções, reparares que se formaram bolhas de ar, elimina-as com uma agulha: fura o grip no local da bolha e pressiona com os dedos para fazer sair o ar.
・Depois da aplicação do grip, usa a T-tool para limar a zona ao longo da prancha e assim definir os contornos através do grip. Se tiveres uma lima, não hesites em utilizá-la para que seja mais rápido.
Assim que o gabarito da prancha for visível no grip, utiliza o x-ato para retirar as margens que ultrapassam a prancha. Recomendamos que as cortes com a lâmina do x-ato levemente inclinada e que comeces por uma ponta da prancha (nose ou tail), deslizando depois a lâmina a uma velocidade uniforme em direção a ti. Este é o procedimento mais delicado e sobretudo o mais perigoso, pois existe o risco de te ferires.
Por isso, protege-te bem e instala-te confortavelmente.
・Aproveita as margens do grip que acabaste de cortar, ou uma lima, para lixar todas as bordas da prancha de skate e assim conseguires um acabamento liso. Procura também que as bordas do grip fiquem bem coladas à prancha. Poderás depois deitar estes restos de grip no lixo.
Depois de colado o teu novo grip, falta apenas voltar a apertar os trucks!
・Vira o skateboard, pega nos parafusos destinados aos trucks (ou na tua chave de parafusos) e insere-os nos orifícios da prancha de modo a furar o grip nos mesmos locais.
・Volta a virar a prancha de skate e introduz os parafusos nos orifícios (se tiveres parafusos coloridos, utiliza-os de forma a distinguir claramente o nose do tail).
・Volta a aparafusar os trucks de modo a que os kingpin (o grande parafuso e os dois grandes pernos que mantêm os elementos dos trucks juntos) fiquem face a face, senão os trucks ficarão montados ao contrário.
Por fim, com a T-tool, aperta os parafusos até que a porca deixe de mexer.
The job is done, bravo!
Após cada utilização, limpa com um pano seco as rodas, a prancha e os trucks do teu skateboard. O local de armazenamento entre as duas utilizações é igualmente importante para manter o desempenho, pois os componentes do skate (grip, deck, rolamentos...) lidam particularmente mal com a água e a humidade. O sol e o calor também não são aconselhados.
O ideal é guardar o skate no interior, em local seco e fresco, ao abrigo da humidade (evita deixá-lo no porta-bagagens de um carro durante o inverno, por exemplo) para prolongar o seu tempo de vida útil. Podes igualmente guardá-lo num saco de proteção de skate, que serve para o proteger durante o transporte até ao local pretendido e durante a armazenagem.