Rolamentos limpos são rolamentos rápidos. A sujidade e os depósitos acumulam-se inevitavelmente no interior dos teus rolamentos e resultam no abrandamento ou bloqueio dos rolamentos de esferas.
Vamos ensinar-te a limpar os teus rolamentos de skate em 5 etapas fáceis.
Um rolamento de skate é constituído por dois anéis, um no interior e outro no exterior, entre os quais se encontram esferas de aço que, por sua vez, se encontram contidas em "gaiolas". Estas esferas estão protegidas por uma barreira de cada lado do rolamento, limitando assim a quantidade de poeiras e sujidade que se acumula no interior do mesmo. No entanto, os skates circulam um pouco por todo o lado, na rua ou em skateparks, o que significa que inevitavelmente os rolamentos irão acumular poeiras e sujidade apesar de estarem protegidos.
Antes de te dizermos como limpares eficazmente os teus rolamentos de skate, queremos debruçar-nos sobre uma presunção que ouvimos frequentemente. A classificação ABEC dos rolamentos é muitas vezes confundida com o nível de rapidez e robustez dos rolamentos. Isso não é verdade. Passamos a explicar.
ABEC significa «Annular Bearing Engineers Committee». Esta é uma norma que não tem como objetivo testar os rolamentos de cada fabricante e de os declarar bons ou maus, mas antes estabelecer as dimensões, as tolerâncias, a geometria e os limites de ruído dos rolamentos, com vista a ajudar os fabricantes e os utilizadores de rolamentos industriais a produzir, comparar e escolher rolamentos para aplicações de âmbito geral.
Numa utilização industrial, os rolamentos utilizados rodam por vezes a uma velocidade de 20 000 rotações por minuto. Num skate, com rodas de 54 mm isso equivaleria a rodar a mais de 200 km/h! Regra geral, um praticante de skate não ultrapassa os 50 km/h e, por isso, não necessita de tanta precisão. As exigências do skateboard são de outra natureza.
O sistema de avaliação ABEC não tem em conta a resistência aos impactos, a adequação da lubrificação, o tipo de retenção das esferas, a qualidade das esferas e a folga entre elas, etc. No entanto, estes são fatores muito importantes para os rolamentos de um skateboard. É por isso que a classificação ABEC, por si só, não permite avaliar a qualidade dos rolamentos numa utilização em skate.
Os nossos rolamentos foram especificamente desenvolvidos para a prática de skateboard, de forma a responderem às exigências extremas deste desporto em termos de robustez.
- Um recipiente (uma bacia serve)
- Um líquido de limpeza (acetona ou desengordurante, não utilizar solventes à base de água!)
- Um lubrificante
- Um pano seco
- Uma pequena agulha, um alfinete ou um x-ato (é preciso um objeto suficientemente fino para tirar as barreiras laterais dos rolamentos)
- Luvas (estas são opcionais, mas os solventes são muitas vezes nocivos para a pele, por isso recomendamos a sua utilização)
ETAPA 1: RETIRAR OS ROLAMENTOS DAS RODAS DE SKATE
Coloca o skate de lado para que o eixo do truck fique voltado para cima.
A seguir, desaperta a porca do truck e o speedring, se o tiver.
Volta a introduzir ligeiramente a roda no eixo, um pouco de viés, para fazer de alavanca no eixo do truck. Será necessário forçar um pouco, mas, na maioria das vezes, o rolamento sai com bastante facilidade da roda.
Quando os rolamentos estiverem fora das rodas, retira cuidadosamente as barreiras sem as dobrar. Podes usar uma agulha, um alfinete ou qualquer outra coisa suficientemente fina para fazer de alavanca.
ETAPA 2: ENCHER O RECIPIENTE E MERGULHAR NELE OS ROLAMENTOS
Enche um recipiente com acetona ou um solvente. Não é necessário enchê-lo até acima, basta que tenha líquido suficiente para mergulhares os 8 rolamentos. Move cuidadosamente os rolamentos para que o líquido de limpeza circule bem por todo o lado.
Podes pegar no rolamento segurando o anel entre dois dedos e fazendo-o rodar com a outra mão. Isto permite colocá-lo em movimento e retirar eventuais poeiras mais resistentes.
Repete este procedimento em cada rolamento.
Deixa ficar os rolamentos entre 5 e 10 minutos mergulhados no líquido de limpeza.
ETAPA 3: SECAR E LUBRIFICAR OS ROLAMENTOS
Retira os teus rolamentos do recipiente e seca-os com um pano seco. Podes deixá-los a secar sobre o pano, se necessário.
Depois de estarem bem secos, terás de os lubrificar. Para isso, aplica uma gota ou duas de lubrificante em cada rolamento. Tal como o procedimento anterior, podes segurar o anel interno entre o polegar e o indicador e fazer rodar o rolamento para que o lubrificante fique uniformemente distribuído no rolamento.
Em seguida, volta a instalar as barreiras dos dois lados dos rolamentos.
E pronto! Os teus rolamentos estão limpos e prontos a instalar!
Para voltares a instalar os rolamentos nas rodas do skate, coloca um rolamento no eixo do truck. Em seguida, pressiona a roda contra o rolamento com a palma da mão, até que o rolamento fique completamente inserido na mesma. Repete este procedimento com o outro rolamento e, depois, nas 3 rodas restantes. Quando colocares a porca no eixo, deixa um pouco de folga entre a porca e o rolamento para que o rolamento rode livremente e não sofra danos.