A classificação abec dos rolamentos de skate não é pertinente
Antes de te dizermos como limpares eficazmente os teus rolamentos de skate, queremos debruçar-nos sobre uma presunção que ouvimos frequentemente. A classificação ABEC dos rolamentos é muitas vezes confundida com o nível de rapidez e robustez dos rolamentos. Isso não é verdade. Passamos a explicar.
ABEC significa «Annular Bearing Engineers Committee». Esta é uma norma que não tem como objetivo testar os rolamentos de cada fabricante e de os declarar bons ou maus, mas antes estabelecer as dimensões, as tolerâncias, a geometria e os limites de ruído dos rolamentos, com vista a ajudar os fabricantes e os utilizadores de rolamentos industriais a produzir, comparar e escolher rolamentos para aplicações de âmbito geral.
Numa utilização industrial, os rolamentos utilizados rodam por vezes a uma velocidade de 20 000 rotações por minuto. Num skate, com rodas de 54 mm isso equivaleria a rodar a mais de 200 km/h! Regra geral, um praticante de skate não ultrapassa os 50 km/h e, por isso, não necessita de tanta precisão. As exigências do skateboard são de outra natureza.
O sistema de avaliação ABEC não tem em conta a resistência aos impactos, a adequação da lubrificação, o tipo de retenção das esferas, a qualidade das esferas e a folga entre elas, etc. No entanto, estes são fatores muito importantes para os rolamentos de um skateboard. É por isso que a classificação ABEC, por si só, não permite avaliar a qualidade dos rolamentos numa utilização em skate.
Os nossos rolamentos foram especificamente desenvolvidos para a prática de skateboard, de forma a responderem às exigências extremas deste desporto em termos de robustez.