Como regular uma prancha de skate?

Como regular uma prancha de skate?

Poderá ser necessário regular o skate, a longboard, o cruiser ou o surfskate por diversas razões: com o tempo, tens reparado que o skate se vai tornando mais difícil de controlar e de virar, notaste um comportamento ou ruído estranho (wheelbite, ranger...), ou pretendes simplesmente evoluir o teu estilo de ride. Explicamos-te como ajustar os teus trucks e rodas para encontrares a regulação mais adequada para ti.

Como regular uma prancha de skate?

Como regular os trucks de um skate?

Antes de começar, para poderes regular os diversos elementos da tua prancha, mune-te das ferramentas indispensáveis ao rider: a T-tool. Esta ferramenta multifunções permite fazer todos os ajustes necessários no teu skate. Se não tiveres esta ferramenta à mão, usa a tua caixa de ferramentas.

Que peças compõem um truck de skateboard?

Um truck é composto por diversas peças:

- a base: também designada “baseplate”, é a camada de base do truck que está fixa à prancha com quatro porcas
- o hanger: é a parte mais visível do truck, está ligada à base e é a zona dos trucks onde fazes grind (quando deslizas sobre um módulo como um rail ou um curb com uma parte do truck)
- o kingpin: é a peça que liga o hanger à base
- os eixos: encontram-se nas extremidades do hanger e é onde se inserem as rodas
- as borrachas ou "bushings": cada truck é composto por duas borrachas, a borracha alta (por cima do hanger) e a borracha baixa (entre a base e o hanger), a sua função consiste em permitir-te controlar os teus movimentos.

Agora que já sabes tudo, passemos à fase de ajustar os trucks do teu skate.

Como regular uma prancha de skate?

Como regular o truck de um skate?

Para regular a forma de girar de um truck, tudo se passa ao nível do kingpin. Se procuras mais manobrabilidade e facilidade de rodar, desaperta os kingpins do teu skate com a ajuda de uma T-tool (rodando para a esquerda). Em contrapartida, se pretendes ganhar estabilidade e rigidez, aperta os kingpins (rodando para a direita).

Estás a iniciar o skateboard, o longboard, o cruiser ou o surfskate? Aconselhamos-te a rolar com os kingpins apertados numa primeira fase. Assim que te sentires à vontade e estável durante a prática, desaperta ligeiramente os kingpins. A ideia consiste em ter uma prancha muito maneável para começar, de forma a conseguires manobrá-la com o peso do teu corpo.

Se o teu skate parar bruscamente durante a prática (e se, potencialmente, tiveres acabado no chão), podemos falar de wheelbite: a prancha toca na roda durante a viragem, bloqueando-a instantaneamente. Para evitar os wheelbites, aperta os quatro parafusos do hanger, sem exagerar para não danificares os anéis em redor.

Se apesar destas regulações e após diversas saídas, sentires que o skateboard não ficou mais manobrável, verifica se as borrachas dos trucks estão gastas.

Como regular uma prancha de skate?

Porque é que o teu skate não anda a direito?

Com o tempo, as borrachas ou bushings deterioram-se e podem mesmo rasgar-se. Isto também pode acontecer quando os trucks estão demasiado apertados na prancha. Esta fica então mais difícil de virar para um lado do que para o outro ou não rola de todo. 

Para resolver estes problemas, verifica regularmente as borrachas dos trucks: se estiverem fissuradas ou danificadas, será necessário substituí-las (desapertando o kingpin).

Como regular uma prancha de skate?

Como colocar ou substituir os trucks do skate?

A instalação ou substituição dos trucks não te levará mais do que alguns minutos. Vamos lá então!

● Vira a prancha de forma a que o grip fique voltado para o chão.
● Pega nos parafusos destinados aos trucks e insere-os nos orifícios da tua prancha para furar o grip ao nível dos parafusos dos trucks, caso isso ainda não tenha sido feito.
● Vira novamente a prancha e insere os parafusos nos orifícios. Se tiveres parafusos coloridos, utiliza-os de forma a conseguires identificar facilmente o nose (dianteira da prancha) e o tail (traseira da prancha).
● Se tiveres parafusos coloridos, utiliza-os de forma a conseguires identificar facilmente o nose (dianteira da prancha) e o tail (traseira da prancha).
● Com a T-tool, aperta os parafusos até que as duas porcas deixem de mexer.

The job is done, bravo!

Como regular as rodas de um skateboard?

Se o rolamento da tua prancha te parecer lento ou se ouvires um ruído estranho durante a prática, é possível que exista um problema relacionado com o aperto das rodas: é necessário encontrar um ponto de equilíbrio para que as rodas não fiquem demasiado apertadas nem demasiado soltas.

Como regular uma prancha de skate?

Como regular as rodas de um skate?

Se as rodas do skate estiverem demasiado apertadas, acabarão por comprimir os rolamentos e por abrandar a velocidade do skate.
Para verificar e ajustar as rodas, vira a prancha:
Verifica se existe alguma folga entre a roda e o respetivo eixo, fazendo-a deslizar ao longo do hanger.
● Se ela não se mexer, significa que está demasiado apertada: desaperta o eixo com a T-tool de modo a deixar alguns milímetros de folga na roda.
● Se ela se mexer muito, significa que não está suficientemente apertada: volta a apertar o eixo para deixar apenas alguns milímetros de folga na roda.

Depois de ajustares o aperto, verifica a fluidez e a velocidade das rodas fazendo-as girar com a mão e, se necessário, volta a ajustá-las.

Como colocar ou substituir as rodas do skate?

Para colocar ou substituir as rodas do teu skate, nada de preocupações: é fácil e rápido!

● Com a tua T-tool, retira a porca que segura a roda ao truck. ● Mantém a T-tool direita para não danificares as laterais da porca e desaperta-a rodando-a no sentido inverso ao dos ponteiros do relógio. É possível que a porca tenha sofrido vários embates, por isso deves retirá-la aplicando-lhe uma força delicada. Se tiveres dificuldades a retirá-la, recomendamos que mudes de porca para que a rosca do eixo do truck não se deteriore.
● Depois de retiradas as porcas, tem cuidado para não perderes as arruelas e assim poderes voltar a montá-las da mesma forma.
● Coloca a tua nova roda no eixo do truck e volta a apertar a porca deixando alguns milímetros de folga para que possa rolar facilmente.

Repete o gesto nas três outras rodas do teu skateboard para regulá-las e voltar à prática!

Se tiveres dúvidas sobre a regulação ou se preferires contratar um serviço profissional, não hesites em dirigir-te à oficina da tua loja DECATHLON.

Ler também

Como cuidar e limpar os rolamentos de um skateboard?

Como cuidar e limpar os rolamentos de um skateboard?

Rolamentos limpos são rolamentos rápidos. A sujidade e os depósitos acumulam-se inevitavelmente no interior dos teus rolamentos e resultam no abrandamento ou bloqueio dos rolamentos de esferas. Vamos ensinar-te a limpar os teus rolamentos de skate em 5 etapas fáceis.