Como fazer manutenção dos skis de pista sem enceramento?

Como fazer manutenção dos skis de pista sem enceramento?

De entre as várias etapas para a manutenção dos skis, o enceramento é um passo imprescindível. Então, como cuidar dos skis sem fazer o enceramento, é possível? Contamos-te tudo!

Fazes a manutenção dos skis de pista com a afiação, limpeza, reparação e o seu correto armazenamento. Mas falta uma etapa que te chateia um pouco:o enceramentoApesar de parecer um pouco complicada, vamos ao que interessa... Não podes fazer a manutenção dos teus skis sem procederes ao seu enceramento regular.
Não entres em pânico, é possível fazê-lo sozinho com algum material e os gestos certos.
E caso contrário, sempre podes recorrer a uma loja especializada para que fazer a manutenção dos teus skis.

Porquê o enceramento é indispensável?

Encerar os skis (ou snowboard) consiste em aplicar um produto adaptado, acera, na parte inferior do ski, local situado debaixo do ski e que está em contacto com a neve. A cera protege a parte inferior evitando que fique seca e assegurando um melhor deslize.Sem ela, o desempenho dos skis diminui e a parte inferior vai-se deteriorando, diminuindo a duração de vida dos skis. Existem vários tipos de cera: líquidas, sólidas e adaptadas a diferentes temperaturas.

👉 Ver as diferentes ceras
👉 Escolher a boa cera
👉 Ver o vocabulário do ski

Não te esqueças: Já deves ter ouvido falar de "skis sem enceramento". Este tipo de skis de pista não precisa de cera na zona de aderência da parte inferior, localizada na zona da fixação. Esta zona integra um sistema de anti-recuo com escamas. No entanto a zona de deslize, situada por baixo da espátula e do calcanhar do ski deve ser encerada. Recentemente, algumas marcas de skis de pista desenvolveram uma tecnologia da parte inferior do ski que não necessita de cera.Ainda com pouca expressão, são uma alternativa aos skis clássicos com menos manutenção.

Como fazer manutenção dos skis de pista sem enceramento?

Como saber se é necessário encerar os skis?

O enceramento dos skis deve ser feito pelo menos duas vezes durante a temporada de inverno : antes da primeira descida e depois da última.Também é possível proceder ao enceramento  durante a temporada  se utilizares os teus skis de forma intensiva ou se notares uma perda de eficácia da parte inferior.

Não tens a certeza se os teus skis precisam de enceramento? Observa-os! Se tiverem um aspeto esbranquiçado, se verificares manchas ou riscos, precisam de certeza de um bom enceramento. Não te esqueças de escolher uma cera adaptada  ao tipo de neve. Podes aprender a encerar tu próprio os teus skis seguindo o nosso tutorial dedicado ou dirigires-te ao serviço pós-venda de uma loja DECATHLON.

👉 Enceramento de skis de pista: como proceder?
👉 Mandar encerar os skis: utilização ocasional  
👉 Mandar encerar os skis: utilização intensiva 

Como fazer manutenção dos skis de pista sem enceramento?

Afiar as lâminas e evitar a ferrugem

Para além do enceramento da parte inferior dos skis, o afiamento das lâminas  também é uma etapa necessária para descer as pistas de forma agradável e com controlo. As lâminas são as bordas em metal afiadas sobre os lados do ski, ao nível da parte inferior. Permitem que o  ski adira à neve  e ao longo do tempo vão desgastando-se. Para que as lâminas voltam a ganhar eficácia, é necessário afiá-las.

👉 Afiamento de skis: como proceder?

A ferrugem também pode prejudicar o desempenho das lâminas. Para a evitar limpa bem os skis após cada saída e guarda-os num local seco.

Cuidar das fixações para prolongar a sua duração de vida

Ao contrário da parte inferior dos skis e das lâminas, as fixações de ski não precisam de muita manutenção.A ação principal é desapertar as fixações com uma chave de fendas para aliviar a mola quando arrumares os teus skis no final da temporada. Recomendamos-te também levantar o calcanhar da fixação, tal como se estivesses a colocar a bota de ski em cima.

Também podes verificar se o carrinho do calcanhar ainda está oleado (zona atrás da fixação onde colocas o teu calcanhar), para que deslize bem. Isto é especialmente aplicável aos skis de aluguer que são sujeitos a lavagens com alta pressão. Os fabricantes de fixações, em princípio, colocam óleo suficiente antes de as vender para evitar que o comprador tenha que se preocupar com isso.

Como fazer manutenção dos skis de pista sem enceramento?

Como fazer a manutenção dos skis no final da temporada?

Depois de teres aproveitado a neve com os teus skis, é preciso limpá-los, afiá-los e encerá-los  para os poderes guardar à enquanto não chega o próximo inverno. O enceramento no final da temporada é muito importante, uma vez que permite proteger a parte inferior do ski da humidade, das variações de temperatura e das sujidades durante o período em que vão ficar armazenado. Também  preserva as lâminas e evita o aparecimento de ferrugem. Para este tipo de enceramento, recomendamos uma cera universal.

👉 Porquê encerar os skis no final da estação?

As condições de armazenamento também são importantes para preservar os skis e os snowboards. 
Colocá-los num local seco, protegido da luz e da humidade.Para efetuar uma manutenção completa de final de temporada, segue o nosso tutorial dedicado.

Como fazer manutenção dos skis de pista sem enceramento?
Como fazer manutenção dos skis de pista sem enceramento?

Como fazer a manutenção dos skis sem gastar muito dinheiro?

A manutenção regular dos skis clássicos, de caminhada ou de fundo pode rapidamente tornar-se dispendiosa.Para reduzir os custos ao máximo, podes efetuá-la tu próprio totalmente ou parcialmente graças a algumas ferramentas e produtos adaptados, que poderás reutilizar várias vezes. Para as operações que preferes evitar, não hesites em dirigir-te ao serviço pós-venda de uma loja DECATHLON. Os nossos técnicos tratam da manutenção e reparação do material de ski para que possas voltar às pistas em segurança.

Como fazer a manutenção de skis com escamas e encerar skis de fundo?

A manutenção dos skis de fundo clássicos para enceramento, com escamas ou peles não é exatamente a mesma que nos skis de pista ou de caminhada. A primeira grande diferença, é que não têm lâminas, por isso não é necessário o afiamento. O enceramento dos skis com escamas ou peles faz-se apenas numa zona da parte inferior do skis, ao contrário dos skis para enceramento.Para saberes todos os segredos sobre manutenção dos diferentes tipos de skis, segue os nossos tutoriais!

👉 Como fazer a manutenção dos skis de fundo clássicos com peles
👉 Guia de manutenção de skis de fundo com escamas e peles
👉 Manutenção de skis de skating

De forma a reduzir o impacto dos equipamentos desportivos sobre o ambiente, fazemos o possível para te ajudar a prolongar a sua duração de vida útil.Não hesites em fazer perguntas na loja se tiveres quaisquer dúvidas sobre a manutenção e reparação do teu equipamento.

Como fazer manutenção dos skis de pista sem enceramento?

Marion

Jornalista

Bailarina, caminhante e ex-judoca, sou uma grande fã do Fit'Ballet, uma prática que combina fitness e dança clássica. Adoro dar-te as minhas dicas para te acompanhar nas tuas atividades desportivas!