VAN RYSEL EDR CF DISCO SHIMANO 105

REF: 8788491

VAN RYSEL EDR CF DISCO SRAM FORCE eTap AXS

2022

Bem-vindo à ficha do serviço Pós-Venda da tua bicicleta EDR CF DB SRAM Force eTap AXS.
Esta bicicleta de disco é a primeira de uma longa série de VAN RYSEL!

Graças aos nossos engenheiros, esta EDR irá permitir-te desfrutar independentemente do tipo de terreno!

Esta bicicleta de estrada em carbono está dedicada a acompanhar os ciclistas em treino ou para principiar as competições.

Descobre os nossos conselhos para cuidares da tua bicicleta.

VAN RYSEL EDR CF DB SRAM FORCE eTap AXS (2022): Manuais, reparação

Montagem da EDR CF DB SRAM FORCE eTap AXS

Precisas de ajuda a montar a tua bicicleta? Vê o vídeo de montagem.

Atenção à montagem do avanço. Os parafusos que fixam o guiador ao avanço devem ser apertados em cruz e com um binário de 6Nm.

Durante a primeira utilização da bicicleta, é muito importante fazer a rodagem das pastilhas.

Para ficares mais esclarecido, vê a demonstração neste vídeo:

Manutenção da EDR CF DB SRAM FORCE eTap AXS

Encontra todas as informações para manteres a tua bicicleta em bom estado

As ferramentas indispensáveis na tua oficina

Para poderes manter o bom estado da tua bicicleta de forma eficaz, convém teres as ferramentas adequadas.

Como limpar corretamente a bicicleta?

Passo 1: Eu desengorduro

Passo 2: Eu limpo

Passo 3: Eu lubrifico

Para mais informações, clica no link abaixo:

Que pressão de pneu deve ter a bicicleta de estrada?

O pneu é o único elemento em contacto com o solo e é, por isso, importante minimizar os riscos de perda de aderência, sendo, assim fundamental ter uma boa pressão de pneus.
A informação da pressão recomendada encontra-se na lateral dos pneus.

O que fazer se me aperceber de um estalido ao pedalar?

O quadro é em carbono, assim como o espigão do selim, podendo, por vezes, este último fazer um ruido de estalido quando se pedala.

Tal deve-se frequentemente a um espigão de selim que não está bem lubrificado.

Desmonta o espigão de selim, aplica um pouco de massa lubrificante própria para carbono no espigão espigão e ajusta-o à tua altura.

Como apertar bem o espigão de selim?

Para manter um ajuste ideal do selim, é necessário apertá-lo corretamente. Um espigão de selim mal apertado poderá descer durante a tua saída.
Por outro lado, se o apertares demasiado, arriscas-te a esmagar o espigão de selim e a danificar a bicicleta.


A melhor forma de apertar um espigão de selim é com uma chave dinamométrica. O aperto recomendado é de 6 a 7 Nm.


Atenção, não deverá ser ultrapassada a altura máxima indicada no espigão de selim.

Como apertar bem o teu espigão de selim?
Quando substituir a corrente?

Não existe especificamente uma suspensão quilométrica para saber exatamente quando deves substituir a corrente.

Isso depende da tua prática de cicloturismo/ciclodesporto/competição;

Mas também em função da tua delicadeza nas mudanças de velocidades, ou seja, se alterares regularmente as velocidades durante as tuas saídas ou não.

Os primeiros sinais de desgaste são:

Tiveste alguma dificuldade nas mudanças de velocidades?
Mesmo após ter efetuado um ajuste!
Isso significa que talvez esteja na altura de mudar a corrente, antes que esta fique solta em plena atividade.

Se te aperceberes também que uma bicha ou um cabo está em vias de se desfiar, apressa-te a substituir o/a mesmo/a

Quando substituir as pastilhas de travão? 

Está na altura de substituir as pastilhas quando notares que as mesmas estão menos reativas do que inicialmente, ou seja quando existe uma perda de desempenho.

Se notares, várias vezes, um barulho anormal aquando de uma travagem brusca, isso pode ser um sinal de desgaste.

E por fim, podes verificar a espessura que resta das borrachas dos mesmos na pastilha.
Se for inferior a 0,5 mm, é necessário substituir por prevenção para evitar uma perda de eficácia de travagem.

Quando substituir as pastilhas de travão? 
Quando mudar os discos? 

Embora os travões de disco sejam concebidos para que se usem as pastilhas dos travões e não o disco, este último acaba sempre por ser utilizado devido a estar sujeito a solicitações .

Pode ser perigoso circular com um disco demasiado gasto, este poderia ceder aquando de uma travagem brusca e intensa.

O grau de desgaste máximo para um disco corresponde a cerca de 10% ao seu valor de origem.

Quando mudar os discos? 

Reparação da EDR CF DB SRAM FORCE eTap AXS

Encontras certamente a resposta nas FAQ

SUBSTITUIR OS PEDAIS

Os teus pedais estão estragados? Desejas substituir os pedais por travessas automáticas? Segue o nosso conselho.

Atenção, é necessário ter em consideração que a rosca do pedal esquerdo está invertida, o pedal está virado, portanto, no sentido contrário ao dos ponteiros de um relógio. O pedal direito, esse tem uma rosca normal.

Utiliza a ferramenta adequada para desmontar os pedais, pois é necessário aplicar um pouco de força para os desapertar.

COMO SUBSTITUIR A CÂMARA DE AR?

Caso ocorra um furo, segue as indicações do nosso tutorial para substituir a câmara de ar.

COMO SUBSTITUIR A FITA DO GUIADOR?

Com o tempo, a fita do guiador degrada-se, sendo assim necessário ponderar a sua substituição quando a mesma está usada.

A BICICLETA JÁ NÃO TRAVA TÃO BEM

Se reparas que a tua travagem está menos eficaz, existem várias soluções :

- Limpa com material desengordurante a tua jante

- Verifica o desgaste dos teus calços dos travões.

- Verifica se a tensão do cabo está boa.

A BICICLETA JÁ NÃO TRAVA TÃO BEM
COMO SUBSTITUIR AS PASTILHAS DOS TRAVÕES? 

As tuas pastilhas de travão estão gastas? Desejas substitui-las?

Vê neste vídeo a demonstração:

DISCO RUIDOSO

Se o disco faz ruído:

-Verifica se a roda está bem centrada. Para tal desaperta-a, depois volta a apertá-la.

- Verifica se o estribo de travão está bem afinado.

- Verifica o desgaste das pastilhas de travão.

- Verifica a tensão dos cabos dos travões.

COMO SUBSTITUIR AS BICHAS E O CABO DE TRAVÃO?

Precisas de substituir os cabos e/ou bichas de travão?

Segue as indicações do nosso tutorial:

COMO SUBSTITUIR AS MINHAS BICHAS E O MEU CABO DE TRAVÃO?
AS MUDANÇAS SALTAM

Se as tuas mudanças saltam, deves de imediato verificar:

- O desgaste da transmissão.

- A tensão dos cabos.

Em seguida, afinar o desviador.

COMO SUBSTITUIR AS BICHAS E O CABO DE DESVIADOR?

Precisas substituir os cabos e/ou bichas de desviador?

Segue o nosso tutorial :

COMO SUBSTITUIR AS MINHAS BICHAS E O MEU CABO DE DESVIADOR?
TORCI OU PARTI A PONTEIRA DE DESVIADOR

Se a ponteira de desviador estiver torcida ou partida, é necessário substituí-la.

COMO SUBSTITUIR A CORRENTE?

Encontras abaixo um conselho para substituir eficazmente a corrente da bicicleta.

COMO SUBSTITUIR A CASSETE DE BICICLETA?

Uma transmissão usada? Uma modificação do número de carretos na cassete?

Vê o nosso tutorial para substituir a cassete de bicicleta.

Atenção, o tamanho máximo de cassete na bicicleta é de 11 - 28.

COMO SUBSTITUIR A MINHA CASSETE DE BICICLETA?
COMO SUBSTITUIR OS PRATOS DE PEDALEIRO?

Os teus pratos estão desgastados? Desejas substituir o número de dentes?

Podes substituir facilmente os teus pratos.

Para o fazer, basta-te desapertar com uma chave Allen as roscas que prendem os pratos.
Instala de seguida os novos pratos.

Lembra-te que, nesta bicicleta, o tamanho mínimo do prato é de 36 dentes.

COMO SUBSTITUIR OS MEUS PRATOS?
COMO SUBSTITUIR O DESVIADOR TRASEIRO?

Para substituir o desviador traseiro, podes seguir o vídeo seguinte:

VAN RYSEL EDR CF DB SHIMANO 105 (2021)

Precisas de assistência?

Não conseguiste resolver o problema?
Entra em contacto com os nossos técnicos através do botão em baixo.

Peças de substituição para a da EDR CF DB SRAM FORCE eTap AXS

Necessitas de uma peça de substituição? Descobre todas as peças disponíveis

Manutenção e reparação nas oficinas Decathlon


Pretendes realizar as operações de reparação ou manutenção acima referidas ou então deixar a tua bicicleta na oficina da tua loja Decathlon?
Para mais informações sobre os serviços de oficina, clica no link abaixo.

Manual de utilizador

GARANTIAS

  • Compromisso

    A VAN RYSEL oferece uma garantia de 5 anos para o quadro em carbono da tua bicicleta (em condições normais de utilização).

    Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.

    Além disso, com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que te oferecemos uma revisão gratuita da tua bicicleta de estrada nos 12 meses a seguir à respetiva compra.

    O quadro adjacente apresenta os principais componentes de uma bicicleta, os fenómenos de desgaste não abrangidos pela garantia e a duração da garantia associada na União Europeia.

Especificações técnicas

Tamanhos: S / M / L

Cores: Preto 

Quadro: Full carbon
Peso: 890 g

Suspensão dianteira: Full carbon
Peso: 382 g

Rodas: ZIPP 303 S
Altura de perfil: 45 mm
Peso do par: 1530 g

Pneus: VITTORIA CORSA N.EXT
Tamanho: 700x28 mm
Peso do pneu: 300 g

Guiador: DEDA ZERO 2
Tamanho Largura eixo-eixo: XS, S: 400 mm; M, L, XL: 420 mm.

Avanço: DEDA ZERO 2
Tamanho Comprimento: XS: 90 mm, S: 100 mm, M: 110 mm,  L: 120 mm,  XL: 130 mm

Selim: FIZIK ANTARES R5 PRETO

Espigão de selim: VR Alumínio 27,2

Transmissão: SRAM FORCE eTap AXS
Peso total: 2788 kg

Cassete: SRAM FORCE 12 velocidades
10-11-12-13-14-15-17-19-21-24-28-33

Pedaleiro: SRAM FORCE AXS (48-35)
Comprimento cranques:
XS / S - 170 mm
M - 172,5  mm
L / XL - 175 mm

Travões de disco:
SRAM FORCE
Disco dianteiro: 160 mm
Disco traseiro: 140 mm

Peso da bicicleta (tamanho M): 7,8 kg.