Primeira utilização
Descobre neste vídeo como dominar as funcionalidades do ecrã, navegar entre os diferentes modos de condução e te ligares à aplicação eBike Connect.
REF: 8823135
2023
Precisas de ajuda para montar, fazer a manutenção, reparar ou encontrar um acessório para a tua bicicleta?
Vais encontrar aqui tutoriais e vídeos a explicar-te como fazer para saíres com toda a tranquilidade!
Poderás obter o Certificado de Conformidade CE para a tua bicicleta.
Instruções da bateria
Instruções do motor
Instruções do ecrã
Certificado de conformidade
Descobre neste vídeo como dominar as funcionalidades do ecrã, navegar entre os diferentes modos de condução e te ligares à aplicação eBike Connect.
Lembra-te de verificar o estado da bicicleta antes de cada saída.
O teu modelo está equipado com uma roda com elo rápido. No vídeo, deves prestar especial atenção à primeira parte.
ATENÇÃO: se a roda traseira estiver solta, dirige-te à nossa oficina!
Quando a tua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.
Uma travagem a frio intensa e contínua (por exemplo numa descida), pode levar ao sobreaquecimento e à "vidragem" das pastilhas.
Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faças a rodagem aos teus travões. A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverás passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.
A pressão dos pneus deve merecer uma atenção particular numa bicicleta elétrica. As rodas estão sujeitas a uma forte pressão do motor e do peso da bicicleta.
Para minimizar os riscos de furo e aumentar a autonomia da bicicleta, deverás encher os pneus com uma pressão de 2 a 3 bar. Escolhemos uma bicicleta sem suspensão para te permitir levares a tua bagagem. Assim, e para maior conforto, aconselhamos que escolhas uma pressão baixa.
Uma altura correta do selim permite pedalar sem dores.
Fecha bem a bateria com a chave e garante que a carga da bateria é suficiente para o teu percurso.
Evita rolar com a chave na fechadura da bateria.
VAIS FAZER UM PASSEIO ou UMA SAÍDA COM A TUA Bicicleta
Eis as nossas dicas:
1- PARA TUA SEGURANÇA
Usa um capacete recente e homologado, uma queda em cada duas envolve a cabeça!!
INFORMAÇÃO ÚTIL: Um capacete tem uma vida útil limitada, mesmo que não tenha sido submetido a um choque! Informa-te no momento da compra!
-Sai com uma bicicleta bem afinada e com uma manutenção adequada
-Leva um telemóvel (carregado!) para poderes telefonar em caso de problemas.
-Analisa o itinerário antes de saíres para seguires prioritariamente pistas, ciclovias e caminhos sem carros.
-Leva contigo um kit de primeiros socorros (num alforge por baixo do selim, por exemplo)
-Se pedalares à noite, instala as luzes dianteiras e traseiras
2- PARA MAIOR CONFORTO
-Se estás a iniciar-te na prática da bicicleta: aumenta gradualmente a duração dos passeios, começando por saídas de uma hora
-Usa vestuário adequado à duração da tua saída, assim como luvas.
- Não forces os pedais.Utiliza as mudanças para pedalar com a transmissão leve (rotação rápida das pernas): Irás mais longe, durante mais tempo
-Leva contigo roupa quente ou para chuva, dependendo do estado do tempo
-Não te esqueças dos alongamentos após o passeio
-HIDRATA-TE!!
3- LEVA SEMPRE CONTIGO O MATERIAL PARA REPARAR UM FURO!
- Uma bomba. Alguns modelos podem ser fixados nos parafusos para porta-bidon existentes no quadro.
- 3 desmonta-pneus, uma câmara de ar, (uma chave de fendas de 15mm Riverside 100): que podes colocar num alforge de selim.
4- HIDRATA-TE REGULARMENTE
- Equipa a tua bicicleta com um bidon e porta-bidon (para poderes beber enquanto pedalas) ou leva uma garrafa de água numa mochila.
- Pensa em beber água regularmente (todos os 20 minutos e pelo menos 500 ml por hora).
5- NÃO TE ESQUEÇAS DE COMER
- Leva barras energéticas (podes transportá-las num alforge de quadro ou de guiador).
-Não esperes até teres fome para comer. Alimenta-te a cada hora para dares energia aos teus músculos.
A bateria precisa de 6h00 para realizar uma carga completa (de 0 % a 100 %). No entanto, bastam 2h30 para passar de uma carga de 0% para 50%.
Trata-se de uma bicicleta com assistência elétrica. É perfeitamente possível pedalar sem esta assistência.
Nestas condições, o peso adicional relacionado com o sistema de assistência poderá fazer-se sentir.
Sim, o carregador e a bateria podem estar ligados 24 horas.
Quando a bateria está totalmente carregada, o carregador desliga-se.
Não, as baterias células de iões de lítio não têm efeito de memória. Podem assim ser carregadas a qualquer momento.
É aconselhável não deixar a bateria descarregar abaixo dos 20 % para preservar a sua longevidade.
Quando a tua bateria atingir o fim de vida útil, poderás entregá-la na tua loja DECATHLON para que ela seja reciclada por um organismo especializado para tal.
As baterias de lítio têm uma longevidade prolongada; em caso de problemas, aplica-se a garantia Bosch.
É obrigatório guardar e carregar a tua bateria à temperatura ambiente (20 °C), em local seco e abrigado do sol.
Não guardar a bateria descarregada (com menos de 20% de carga) para evitar uma descarga total, uma vez que isto pode provocar um mau funcionamento.
Se vais guardar a bateria por mais de 3 meses, esta deve estar carregada entre 50 e 60 %.
Carrega a bateria (mesmo se não for utilizada) pelo menos a cada 6 meses para evitar a descarga profunda e a alteração das capacidades da bateria.
Podes comprar uma nova bateria: Power Tube 750.
A bateria pode ser guardada até 6 meses sem ser recarregada, com toda a segurança, sem alterar as suas capacidades. Deverá contudo estar carregada entre 50 e 60 % antes de um tal período de armazenamento prolongado.
A BOSCH disponibiliza, no seu website, uma aplicação para calculares a autonomia da tua bateria em função da tua utilização.
Se não tens a certeza de que a tua bateria tem carga suficiente para a tua saída, podes utilizar este simulador, indicando os modos de condução, o teu peso completamente equipado, a tua frequência de pedalagem e os equipamentos da tua Stilus E Touring e fornecendo informações sobre o ambiente.
O carregador Bosch fornecido com a bicicleta é o carregador mais rápido.
1. Assegura-te de que estás a seguir as boas práticas de utilização e de armazenamento.
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA DA BICICLETA: A autonomia reduz-se se a bicicleta estiver sujeita a uma carga excessiva.
> DO TIPO DE PERCURSO: A autonomia diminui nas subidas.
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia é reduzida com tempo frio (até -50 %).
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomenda-se a redução do modo de assistência, quando o nível da bateria está baixo.
> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARGA E DE ARMAZENAMENTO DA BATERIA.
2. Com o tempo, uma bateria pode perder as suas capacidades.
A autonomia de uma bateria envelhecida é reduzida. Contacta a tua loja Decathlon para realizar um teste de desempenho da bateria.
Atrelados
Porta-criança
Porta-bagagem dianteiro
Toda a oferta de acessórios compatíveis com a Stilus E Touring
Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.
É o caso dos raios que ouvirás certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem.
Isto não significa que a roda está empenada. Se estiver empenada, aproveita a revisão gratuita oferecida nos primeiros 12 meses e dirige-te a uma das nossas oficinas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno.
A passagem incorreta das mudanças (carretos) pode dever-se a vários fatores.
1- Verifica o posicionamento dos terminais de bicha. O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças (carretos) na traseira. Se for o caso, posiciona o terminal de bicha corretamente à mão.
2- É possível que o cabo e as bichas estejam gripados. Se a descida para as velocidades (carretos) mais pequenas não acontecer, se o desviador não se mexer mesmo após o acionamento da manete de mudanças, então significa que o cabo e as bichas estão certamente gripados. As bichas e o cabo devem ser substituídos.
3 - Leva a tua bicicleta à oficina de uma loja DECATHLON para um novo ajuste do desviador.
4 - Verifica se a ponteira de desviador não está empenada. Se for esse o caso, consulta a secção "PARTI A PONTEIRA DO DESVIADOR"
ATENÇÃO: se utilizas regularmente a tua bicicleta em condições húmidas ou com lama, ou se lavas regularmente a tua bicicleta com água abundante, deverás substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.
Antes de voltar a colocar a câmara de ar, passa a mão pelo interior do pneu para verificar se ficou algum elemento cortante no interior.
Se perdeste a chave da bateria, deves refazer a fechadura na Abus com novas chaves.
1. VERIFICAR A LIGAÇÃO ENTRE BATERIA > CARREGADOR > TOMADA ELÉTRICA
Verifica se o carregador utilizado é o carregador de origem fornecido pela BOSCH.
Liga o carregador à bateria e a uma tomada de alimentação elétrica.
Todos os LED estão apagados = a bateria está descarregada.
Os LED estão a acender, um a um(cada LED corresponde a 20 % de carga) = a bateria está a carregar
Todos os LED estão acesos = a bateria acabou de carregar.
O tempo de carga de uma bateria totalmente descarregada é de 6h.
2. CERTIFICA-TE DE QUE NENHUM RESÍDUO ESTÁ A CRIAR OBSTÁCULOS À CARGA
Os conectores do carregador e da bateria devem estar limpos. Nenhum resíduo deve impedir o contacto entre o carregador e a bateria.
3. É POSSÍVEL QUE APENAS OS LED INDICADORES SOBRE A BATERIA ESTEJAM COM DEFEITO
Dirige-te a uma oficina DECATHLON para reparação.
Os cinco LED indicadores do estado de carga (6) indicam o nível de carga da bateria, quando está ligada.
Cada LED corresponde a cerca de 20% do nível de carga. Quando a bateria está completamente recarregada, os cinco LED estão acesos.
O nível de carga da bateria é exibido no ecrã do computador de bordo quando esta está ativa. Consulta, e segue, as instruções de utilização sobre a unidade de comando e o computador de bordo.
Quando o nível de carga da bateria é inferior a 5 %, todos os LED do indicador do estado de carga (6) estão apagados, mas ainda está ativa uma função de afixação no ecrã de bordo.
Quando terminar a carga, desliga a bateria do carregador e o carregador da tomada
1- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ CARREGADA
Uma bateria quase descarregada associada a um modo de assistência demasiado elevado pode resultar num funcionamento irregular antes do descarregamento completo da bateria.
> Retira a bateria da bicicleta.
> Carrega no botão da bateria.
> Verifica se há, pelo menos, uma luz LED acesa.
> Se todas as luzes LED estiverem desligadas ou se a última luz LED estiver a piscar, recarrega a bateria.
2- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ LIMPA, BEM ENCAIXADA E FECHADA
> Verifica se a cablagem da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve estar corretamente inserida no respetivo compartimento. (Tem o cuidado de colocar o cadeado na posição de aberto)
3- VERIFICAR A LIGAÇÃO DA CABLAGEM DO MOTOR
> A ligação do motor situada ao nível da escora traseira esquerda do quadro pode estar ligeiramente desconectada.
Basta engatá-la corretamente (não deve estar saliente nenhuma ranhura do conetor macho) para eliminar o ruído e os soluços do motor.
Se o problema persistir, contacta-nos através do pedido de assistência ou dirige-te à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON.
1- VERIFICAR SE O ECRÃ DE COMANDO ESTÁ BEM LIGADO
> Localiza o conetor do ecrã situado à frente do guiador.
> Desenrosca os dois botões rotativos e puxa de um lado e outro para desligar o ecrã e o cabo de ligação.
> Verifica se nenhuma ficha elétrica está dobrada.
> Volta a ligar as conexões, assegurando-te de que não te enganas no sentido e dobras uma ficha! Podes usar, como auxílio, as duas setas de posicionamento gravadas de cada lado dos conectores. Estas duas setas devem ser idênticas e ficar frente a frente antes de encaixarem
2- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ CARREGADA
Uma bateria quase descarregada associada a um modo de assistência demasiado elevado pode resultar num funcionamento irregular antes do descarregamento completo da bateria.
> Retira a bateria da bicicleta.
> Carrega no botão da bateria.
> Verifica se há, pelo menos, uma luz LED acesa.
> Se todas as luzes LED estiverem desligadas ou se a última luz LED estiver a piscar, recarrega a bateria.
3- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ LIMPA, BEM ENCAIXADA E FECHADA
> Verifica se a cablagem da bateria e do seu compartimento estão limpos.
> A bateria deve ser corretamente introduzida no capô inferior e a pega deve ficar totalmente rebatida (deverás ouvir um estalido, confirmando que ficou bem encaixada).
4 - DEIXAR O SISTEMA ARREFECER
Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer. Deixa a bicicleta arrefecer sem a usares durante alguns minutos antes de voltares a acionar a assistência elétrica.
Se o problema persistir, contacta-nos através do pedido de assistência ou dirige-te à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON.
1- VERIFICAR A PRESSÃO DOS PNEUS
> A pressão dos pneus é determinante para a eficácia da assistência elétrica. Antes de cada saída, certifica-te de que os pneus têm uma pressão entre 2 e 3 bar.
2- VERIFICAR A CARGA DA BATERIA
Em caso de bateria com pouca carga, o motor não receberá corrente suficiente para fornecer o nível de assistência pedido. Terás então de diminuir o modo de assistência selecionado.
3- VERIFICAR A CABLAGEM DA BATERIA
Se o motor parecer estar aos soluços, verifica se a cablagem do motor está bem encaixada.
> A ligação do motor situada ao nível da escora traseira esquerda do quadro pode estar desligada ou danificada.
Basta engatá-la corretamente (não deve estar saliente nenhuma ranhura do conetor macho) para eliminar o ruído e os soluços do motor.
4- NÃO SOBRECARREGAR A BICICLETA
Se o problema persistir, envia-nos um pedido de assistência ou dirige-te a uma das nossas oficinas DECATHLON.
A manutenção da tua Stilus E Touring é crucial para prolongar a vida útil dos seus componentes, aumentando assim o prazer na prática do desporto. Uma falta de manutenção pode causar-te alguns problemas: cabos gripados, ferrugem, fugas, desgaste prematuro...
O prolongamento da longevidade da bicicleta e dos seus componentes permite reduzir o seu impacto ecológico.
Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si.
É por isso que te propomos uma revisão gratuita da tua bicicleta nos 12 meses após a compra.
Deves, por vezes, realizar uma limpeza integral da tua bicicleta. Eis os nossos conselhos para limpares a tua bicicleta em profundidade, passo a passo. Quanto mais regular for a tua prática, mais recomendamos este tipo de limpeza.
Para lavares a tua Stilus E Touring, DEIXA a bateria NA bicicleta. Esta protegerá o controlador de eventuais infiltrações.
Ao longo da vida útil da tua bicicleta, os quilómetros vão aumentar e será preciso mudar algumas peças por motivos de segurança e de funcionamento adequado.
A cada 100 km: limpa a corrente e lubrifica a transmissão.
A cada 1000 km: verifica as pastilhas de travão na oficina Decathlon mais próxima ou substitui-as tu mesmo graças ao nosso tutorial.
verifica os pneus ou substitui-os tu mesmo utilizando o nosso tutorial.
A cada 5000 km: manda substituir a corrente e os carretos traseiros na oficina Decathlon mais próxima
Os contactos devem estar sempre limpos. Limpa-os com uma escova seca e não utilizes em caso algum ou objeto metálico.
Limpa o resto da bateria com um pano húmido, sem jatos de água e, sobretudo, sem imergir a bateria.
Como desengordurar a corrente da bicicleta?
Para desengordurar corretamente a tua corrente, é conveniente pulverizar um produto desengordurante na corrente e em todos os elementos da transmissão. Com um pano limpo, deverás em seguida remover a sujidade da corrente e da cassete. Em função do estado geral da corrente, não hesites em insistir nas zonas mais sujas!
Por fim, enxagua abundantemente para que não fiquem resíduos. Com efeito, é possível que, mesmo após a aplicação do produto, persistam alguns depósitos de sujidade.
Para terminar, deixa atuar alguns minutos antes de limpares a corrente com um pano seco para retirar totalmente os resíduos e os depósitos restantes.
Para uma maior eficácia, rapidez e limpeza, poderás também utilizar o nosso acessório de limpeza de correntes.
Atenção, o Stilus Touring tem um motor central, logo uma pedaleira livre; se pedalares para trás, a corrente não se vai mexer. Para lubrificar a transmissão, podes suspender a bicicleta num suporte de oficina, ou ver a dica que apresentamos no vídeo.
Após a substituição de pastilhas, recomendamos uma rodagem rápida para não "vidrar" as pastilhas (travagem menos eficaz).
O pneu pode ficar rígido com o passar dos anos, não hesites em fazer força!
Basta desapertar a cassete com o extrator de cassetes e o chicote de corrente, e apertar a nova cassete.
Poderás encontrar o extrator de cassetes e o chicote de corrente na ligação seguinte e, se precisares de uma cassete, ela encontra-se na secção "Peças de substituição".
Para efetuar esta substituição, precisas de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.
Coloca a corrente no último dos carretos e no prato mais pequeno.
Em primeiro lugar, retira o elo rápido com um alicate e remove a antiga corrente da transmissão.
Posiciona a nova corrente no último pinhão e no prato mais pequeno, para definir o seu comprimento ótimo mais facilmente.
ATENÇÃO: determinadas correntes têm um sentido, lê bem as instruções.
A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador.
Quando o comprimento estiver definido, corta a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.
Por fim, instala o elo rápido na corrente e dá uma volta à pedaleira, para posicionar o elo rápido na parte superior da corrente. Assegura-te de que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.
Precisas de material para realizares as tuas manipulações? Apresentamos aqui os produtos essenciais para a manutenção e reparação da tua bicicleta.
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Preenche este formulário, um dos nossos conselheiros entrará em contacto contigo.
Repara a tua bicicleta na loja ou diretamente em casa! Os nossos mecânicos qualificados terão todo o prazer em trabalhar na tua máquina.
A Riverside compromete-se a reduzir ao máximo as emissões de gases causadas pelo fabrico das bicicletas.
Todos os componentes são estudados para terem o menor impacto possível em termos de emissões de carbono.