RS520E

REF: 8823135

STILUS E-TOURING

2023

Precisas de ajuda para montar, fazer a manutenção, reparar ou encontrar um acessório para a tua bicicleta?

Vais encontrar aqui tutoriais e vídeos a explicar-te como fazer para saíres com toda a tranquilidade!

Poderás obter o Certificado de Conformidade CE para a tua bicicleta.

Manual de utilizador

Certificado CE

Primeira utilização

Descobre neste vídeo como dominar as funcionalidades do ecrã, navegar entre os diferentes modos de condução e te ligares à aplicação eBike Connect.

Verificar o estado da bicicleta

Lembra-te de verificar o estado da bicicleta antes de cada saída.

Roda dianteira: como a desmontar corretamente?

O teu modelo está equipado com uma roda com elo rápido. No vídeo, deves prestar especial atenção à primeira parte.

ATENÇÃO: se a roda traseira estiver solta, dirige-te à nossa oficina!

Travão: afinação dos travões de disco hidráulicos

Verifica se os travões funcionam corretamente. Se reparares que eles não travam suficientemente, tenta afiná-los com o nosso vídeo explicativo.

Se o problema persistir, vem visitar-nos à oficina!

Travão: uma boa rodagem é fundamental!

Quando a tua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.

Uma travagem a frio intensa e contínua (por exemplo numa descida), pode levar ao sobreaquecimento e à "vidragem" das pastilhas.

Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faças a rodagem aos teus travões. A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverás passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.

RIVERSIDE 100E

Pneus: como ter a pressão adequada?

A pressão dos pneus deve merecer uma atenção particular numa bicicleta elétrica. As rodas estão sujeitas a uma forte pressão do motor e do peso da bicicleta.

Para minimizar os riscos de furo e aumentar a autonomia da bicicleta, deverás encher os pneus com uma pressão de 2 a 3 bar. Escolhemos uma bicicleta sem suspensão para te permitir levares a tua bagagem. Assim, e para maior conforto, aconselhamos que escolhas uma pressão baixa.

Cabos

Verifica se as várias bichas de cabo não estão danificadas e se estão bem colocadas.

Se vires que uma bicha está danificada (exemplo: se vires o cabo metálico), tens de mudar o mais depressa possível.

Vai até à oficina para que os nossos mecânicos possam tratar da tua bicicleta!

Selim: como ajustar adequadamente a altura?

Uma altura correta do selim permite pedalar sem dores.

Segurança

Recomendamos o uso de um capacete e de luvas nas tuas saídas. Uma pequena queda pode acontecer depressa... 

RIVERSIDE 500e ⎟CINZENTO - VERDE⎟2020 - 2021
Bateria

Fecha bem a bateria com a chave e garante que a carga da bateria é suficiente para o teu percurso.
Evita rolar com a chave na fechadura da bateria.

Desejo fazer a minha primeira saída

VAIS FAZER UM PASSEIO ou UMA SAÍDA COM A TUA Bicicleta

Eis as nossas dicas:
1- PARA TUA SEGURANÇA

Usa um capacete recente e homologado, uma queda em cada duas envolve a cabeça!!
INFORMAÇÃO ÚTIL: Um capacete tem uma vida útil limitada, mesmo que não tenha sido submetido a um choque! Informa-te no momento da compra!
-Sai com uma bicicleta bem afinada e com uma manutenção adequada
-Leva um telemóvel (carregado!) para poderes telefonar em caso de problemas.
-Analisa o itinerário antes de saíres para seguires prioritariamente pistas, ciclovias e caminhos sem carros.
-Leva contigo um kit de primeiros socorros (num alforge por baixo do selim, por exemplo)
-Se pedalares à noite, instala as luzes dianteiras e traseiras

2- PARA MAIOR CONFORTO

-Se estás a iniciar-te na prática da bicicleta: aumenta gradualmente a duração dos passeios, começando por saídas de uma hora
-Usa vestuário adequado à duração da tua saída, assim como luvas.
- Não forces os pedais.Utiliza as mudanças para pedalar com a transmissão leve (rotação rápida das pernas): Irás mais longe, durante mais tempo
-Leva contigo roupa quente ou para chuva, dependendo do estado do tempo
-Não te esqueças dos alongamentos após o passeio
-HIDRATA-TE!!

3- LEVA SEMPRE CONTIGO O MATERIAL PARA REPARAR UM FURO!

- Uma bomba. Alguns modelos podem ser fixados nos parafusos para porta-bidon existentes no quadro.
- 3 desmonta-pneus, uma câmara de ar, (uma chave de fendas de 15mm Riverside 100): que podes colocar num alforge de selim.

4- HIDRATA-TE REGULARMENTE

- Equipa a tua bicicleta com um bidon e porta-bidon (para poderes beber enquanto pedalas) ou leva uma garrafa de água numa mochila.
- Pensa em beber água regularmente (todos os 20 minutos e pelo menos 500 ml por hora).

5- NÃO TE ESQUEÇAS DE COMER

- Leva barras energéticas (podes transportá-las num alforge de quadro ou de guiador).
-Não esperes até teres fome para comer. Alimenta-te a cada hora para dares energia aos teus músculos.

Carregamento da bateria

Quanto tempo a bateria deve ficar a carregar?

A bateria precisa de 6h00 para realizar uma carga completa (de 0 % a 100 %). No entanto, bastam 2h30 para passar de uma carga de 0% para 50%.

Carregador
Posso utilizar a bicicleta se a bateria estiver descarregada?

Trata-se de uma bicicleta com assistência elétrica. É perfeitamente possível pedalar sem esta assistência.

Nestas condições, o peso adicional relacionado com o sistema de assistência poderá fazer-se sentir.

Posso deixar o carregador ligado à bateria mesmo se esta já estiver totalmente carregada?

Sim, o carregador e a bateria podem estar ligados 24 horas.

Quando a bateria está totalmente carregada, o carregador desliga-se. 

Devo esperar que a minha bateria esteja totalmente descarregada para a pôr a carregar?

Não, as baterias células de iões de lítio não têm efeito de memória. Podem assim ser carregadas a qualquer momento.

É aconselhável não deixar a bateria descarregar abaixo dos 20 % para preservar a sua longevidade.

Bateria, vida útil, armazenamento e autonomia

O que devo fazer com a minha bateria quando ela estiver gasta?

Quando a tua bateria atingir o fim de vida útil, poderás entregá-la na tua loja DECATHLON para que ela seja reciclada por um organismo especializado para tal.

Qual é o tempo de vida útil da minha bateria?

As baterias de lítio têm uma longevidade prolongada; em caso de problemas, aplica-se a garantia Bosch.

Como armazenar corretamente a minha bateria?

É obrigatório guardar e carregar a tua bateria à temperatura ambiente (20 °C), em local seco e abrigado do sol.

Não guardar a bateria descarregada (com menos de 20% de carga) para evitar uma descarga total, uma vez que isto pode provocar um mau funcionamento.

Se vais guardar a bateria por mais de 3 meses, esta deve estar carregada entre 50 e 60 %.

Carrega a bateria (mesmo se não for utilizada) pelo menos a cada 6 meses para evitar a descarga profunda e a alteração das capacidades da bateria.

Onde posso adquirir uma segunda bateria?

Podes comprar uma nova bateria: Power Tube 750.

Quanto tempo posso guardar a bateria sem a recarregar?

A bateria pode ser guardada até 6 meses sem ser recarregada, com toda a segurança, sem alterar as suas capacidades. Deverá contudo estar carregada entre 50 e 60 % antes de um tal período de armazenamento prolongado.

Calcular a autonomia da bateria

A BOSCH disponibiliza, no seu website, uma aplicação para calculares a autonomia da tua bateria em função da tua utilização.

Se não tens a certeza de que a tua bateria tem carga suficiente para a tua saída, podes utilizar este simulador, indicando os modos de condução, o teu peso completamente equipado, a tua frequência de pedalagem e os equipamentos da tua Stilus E Touring e fornecendo informações sobre o ambiente.

Existem carregadores mais rápidos?

O carregador Bosch fornecido com a bicicleta é o carregador mais rápido.

BATERIA, VIDA ÚTIL, ARMAZENAMENTO E AUTONOMIA
PbAutonomia

A autonomia é fraca ou diminuiu

1. Assegura-te de que estás a seguir as boas práticas de utilização e de armazenamento.

A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:

> DA CARGA DA BICICLETA: A autonomia reduz-se se a bicicleta estiver sujeita a uma carga excessiva.

> DO TIPO DE PERCURSO: A autonomia diminui nas subidas.

> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia é reduzida com tempo frio (até -50 %).

> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomenda-se a redução do modo de assistência, quando o nível da bateria está baixo.

> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARGA E DE ARMAZENAMENTO DA BATERIA.


2. Com o tempo, uma bateria pode perder as suas capacidades.

A autonomia de uma bateria envelhecida é reduzida. Contacta a tua loja Decathlon para realizar um teste de desempenho da bateria.

Os nossos acessórios compatíveis

Tenho um problema mecânico

Após várias utilizações, a minha roda ficou empenada

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.

É o caso dos raios que ouvirás certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem.

Isto não significa que a roda está empenada. Se estiver empenada, aproveita a revisão gratuita oferecida nos primeiros 12 meses e dirige-te a uma das nossas oficinas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno.

Empeno roda
As mudanças não engatam corretamente

A passagem incorreta das mudanças (carretos) pode dever-se a vários fatores.

1- Verifica o posicionamento dos terminais de bicha. O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças (carretos) na traseira. Se for o caso, posiciona o terminal de bicha corretamente à mão.

2- É possível que o cabo e as bichas estejam gripados. Se a descida para as velocidades (carretos) mais pequenas não acontecer, se o desviador não se mexer mesmo após o acionamento da manete de mudanças, então significa que o cabo e as bichas estão certamente gripados. As bichas e o cabo devem ser substituídos.

3 - Leva a tua bicicleta à oficina de uma loja DECATHLON para um novo ajuste do desviador.

4 - Verifica se a ponteira de desviador não está empenada. Se for esse o caso, consulta a secção "PARTI A PONTEIRA DO DESVIADOR"

ATENÇÃO: se utilizas regularmente a tua bicicleta em condições húmidas ou com lama, ou se lavas regularmente a tua bicicleta com água abundante, deverás substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

Desviador Riverside 500e
Tenho um furo

Antes de voltar a colocar a câmara de ar, passa a mão pelo interior do pneu para verificar se ficou algum elemento cortante no interior.

Perdi a minha chave

Se perdeste a chave da bateria, deves refazer a fechadura na Abus com novas chaves.

Tenho um problema mecânico

Tenho um problema elétrico

A minha bateria não carrega

1. VERIFICAR A LIGAÇÃO ENTRE BATERIA > CARREGADOR > TOMADA ELÉTRICA


Verifica se o carregador utilizado é o carregador de origem fornecido pela BOSCH.

Liga o carregador à bateria e a uma tomada de alimentação elétrica.

Todos os LED estão apagados = a bateria está descarregada.
Os LED estão a acender, um a um(cada LED corresponde a 20 % de carga) = a bateria está a carregar
Todos os LED estão acesos = a bateria acabou de carregar.

O tempo de carga de uma bateria totalmente descarregada é de 6h.


2. CERTIFICA-TE DE QUE NENHUM RESÍDUO ESTÁ A CRIAR OBSTÁCULOS À CARGA

Os conectores do carregador e da bateria devem estar limpos. Nenhum resíduo deve impedir o contacto entre o carregador e a bateria.


3. É POSSÍVEL QUE APENAS OS LED INDICADORES SOBRE A BATERIA ESTEJAM COM DEFEITO

Dirige-te a uma oficina DECATHLON para reparação.

Um ou mais LED da minha bateria estão a piscar

Os cinco LED indicadores do estado de carga (6) indicam o nível de carga da bateria, quando está ligada.

Cada LED corresponde a cerca de 20% do nível de carga. Quando a bateria está completamente recarregada, os cinco LED estão acesos.
O nível de carga da bateria é exibido no ecrã do computador de bordo quando esta está ativa. Consulta, e segue, as instruções de utilização sobre a unidade de comando e o computador de bordo.

Quando o nível de carga da bateria é inferior a 5 %, todos os LED do indicador do estado de carga (6) estão apagados, mas ainda está ativa uma função de afixação no ecrã de bordo. 

Quando terminar a carga, desliga a bateria do carregador e o carregador da tomada

LED bateria
A minha assistência está a funcionar de forma irregular

1- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ CARREGADA

Uma bateria quase descarregada associada a um modo de assistência demasiado elevado pode resultar num funcionamento irregular antes do descarregamento completo da bateria.

> Retira a bateria da bicicleta.

> Carrega no botão da bateria.

> Verifica se há, pelo menos, uma luz LED acesa.

> Se todas as luzes LED estiverem desligadas ou se a última luz LED estiver a piscar, recarrega a bateria.

2- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ LIMPA, BEM ENCAIXADA E FECHADA

> Verifica se a cablagem da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.

> A bateria deve estar corretamente inserida no respetivo compartimento. (Tem o cuidado de colocar o cadeado na posição de aberto)

3- VERIFICAR A LIGAÇÃO DA CABLAGEM DO MOTOR

> A ligação do motor situada ao nível da escora traseira esquerda do quadro pode estar ligeiramente desconectada.

Basta engatá-la corretamente (não deve estar saliente nenhuma ranhura do conetor macho) para eliminar o ruído e os soluços do motor.



Se o problema persistir, contacta-nos através do pedido de assistência ou dirige-te à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON.

O ecrã não se ilumina ou a assistência falha

1- VERIFICAR SE O ECRÃ DE COMANDO ESTÁ BEM LIGADO

> Localiza o conetor do ecrã situado à frente do guiador.

> Desenrosca os dois botões rotativos e puxa de um lado e outro para desligar o ecrã e o cabo de ligação.

> Verifica se nenhuma ficha elétrica está dobrada.

> Volta a ligar as conexões, assegurando-te de que não te enganas no sentido e dobras uma ficha! Podes usar, como auxílio, as duas setas de posicionamento gravadas de cada lado dos conectores. Estas duas setas devem ser idênticas e ficar frente a frente antes de encaixarem

2- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ CARREGADA

Uma bateria quase descarregada associada a um modo de assistência demasiado elevado pode resultar num funcionamento irregular antes do descarregamento completo da bateria.

> Retira a bateria da bicicleta.

> Carrega no botão da bateria.

> Verifica se há, pelo menos, uma luz LED acesa.

> Se todas as luzes LED estiverem desligadas ou se a última luz LED estiver a piscar, recarrega a bateria.

3- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ LIMPA, BEM ENCAIXADA E FECHADA

> Verifica se a cablagem da bateria e do seu compartimento estão limpos.

> A bateria deve ser corretamente introduzida no capô inferior e a pega deve ficar totalmente rebatida (deverás ouvir um estalido, confirmando que ficou bem encaixada).

4 - DEIXAR O SISTEMA ARREFECER

Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer. Deixa a bicicleta arrefecer sem a usares durante alguns minutos antes de voltares a acionar a assistência elétrica.



Se o problema persistir, contacta-nos através do pedido de assistência ou dirige-te à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON.

A minha assistência elétrica exige mais esforço

1- VERIFICAR A PRESSÃO DOS PNEUS

> A pressão dos pneus é determinante para a eficácia da assistência elétrica. Antes de cada saída, certifica-te de que os pneus têm uma pressão entre 2 e 3 bar.
2- VERIFICAR A CARGA DA BATERIA

Em caso de bateria com pouca carga, o motor não receberá corrente suficiente para fornecer o nível de assistência pedido. Terás então de diminuir o modo de assistência selecionado.

3- VERIFICAR A CABLAGEM DA BATERIA

Se o motor parecer estar aos soluços, verifica se a cablagem do motor está bem encaixada.

> A ligação do motor situada ao nível da escora traseira esquerda do quadro pode estar desligada ou danificada.

Basta engatá-la corretamente (não deve estar saliente nenhuma ranhura do conetor macho) para eliminar o ruído e os soluços do motor.

4- NÃO SOBRECARREGAR A BICICLETA


Se o problema persistir, envia-nos um pedido de assistência ou dirige-te a uma das nossas oficinas DECATHLON.

RIVERSIDE 500e

Cuido do meu produto

A manutenção da tua Stilus E Touring é crucial para prolongar a vida útil dos seus componentes, aumentando assim o prazer na prática do desporto. Uma falta de manutenção pode causar-te alguns problemas: cabos gripados, ferrugem, fugas, desgaste prematuro...

O prolongamento da longevidade da bicicleta e dos seus componentes permite reduzir o seu impacto ecológico.

Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si.
É por isso que te propomos uma revisão gratuita da tua bicicleta nos 12 meses após a compra.

Uma limpeza de primavera

Deves, por vezes, realizar uma limpeza integral da tua bicicleta. Eis os nossos conselhos para limpares a tua bicicleta em profundidade, passo a passo. Quanto mais regular for a tua prática, mais recomendamos este tipo de limpeza.
Para lavares a tua Stilus E Touring, DEIXA a bateria NA bicicleta. Esta protegerá o controlador de eventuais infiltrações.

Ao longo da vida útil da tua bicicleta, os quilómetros vão aumentar e será preciso mudar algumas peças por motivos de segurança e de funcionamento adequado.

A cada 100 km: limpa a corrente e lubrifica a transmissão.

A cada 1000 km: verifica as pastilhas de travão na oficina Decathlon mais próxima ou substitui-as tu mesmo graças ao nosso tutorial.
verifica os pneus ou substitui-os tu mesmo utilizando o nosso tutorial.

A cada 5000 km: manda substituir a corrente e os carretos traseiros na oficina Decathlon mais próxima

Como cuidar da bateria

Os contactos devem estar sempre limpos. Limpa-os com uma escova seca e não utilizes em caso algum ou objeto metálico.
Limpa o resto da bateria com um pano húmido, sem jatos de água e, sobretudo, sem imergir a bateria.

Como desengordurar e lubrificar adequadamente a transmissão

Como desengordurar a corrente da bicicleta?
Para desengordurar corretamente a tua corrente, é conveniente pulverizar um produto desengordurante na corrente e em todos os elementos da transmissão. Com um pano limpo, deverás em seguida remover a sujidade da corrente e da cassete. Em função do estado geral da corrente, não hesites em insistir nas zonas mais sujas!
Por fim, enxagua abundantemente para que não fiquem resíduos. Com efeito, é possível que, mesmo após a aplicação do produto, persistam alguns depósitos de sujidade.
Para terminar, deixa atuar alguns minutos antes de limpares a corrente com um pano seco para retirar totalmente os resíduos e os depósitos restantes.

Para uma maior eficácia, rapidez e limpeza, poderás também utilizar o nosso acessório de limpeza de correntes.

Atenção, o Stilus Touring tem um motor central, logo uma pedaleira livre; se pedalares para trás, a corrente não se vai mexer. Para lubrificar a transmissão, podes suspender a bicicleta num suporte de oficina, ou ver a dica que apresentamos no vídeo.

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Substituir as pastilhas

Após a substituição de pastilhas, recomendamos uma rodagem rápida para não "vidrar" as pastilhas (travagem menos eficaz).

Como verificar o desgaste dos pneus

O pneu de bicicleta desgastado tem consequências: desde a perda de aderência à queda, passando pelo furo. Para reduzir estes riscos, preparamos alguns conselhos para ajudar a verificar o desgaste dos teus pneus de bicicleta.

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Como mudar um pneu

O pneu pode ficar rígido com o passar dos anos, não hesites em fazer força!

Como mudar a cassete

Basta desapertar a cassete com o extrator de cassetes e o chicote de corrente, e apertar a nova cassete.

Poderás encontrar o extrator de cassetes e o chicote de corrente na ligação seguinte e, se precisares de uma cassete, ela encontra-se na secção "Peças de substituição".

Como mudar uma corrente

Para efetuar esta substituição, precisas de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.

Coloca a corrente no último dos carretos e no prato mais pequeno.

Em primeiro lugar, retira o elo rápido com um alicate e remove a antiga corrente da transmissão.

Posiciona a nova corrente no último pinhão e no prato mais pequeno, para definir o seu comprimento ótimo mais facilmente.
ATENÇÃO: determinadas correntes têm um sentido, lê bem as instruções.

A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador.

Quando o comprimento estiver definido, corta a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.

Por fim, instala o elo rápido na corrente e dá uma volta à pedaleira, para posicionar o elo rápido na parte superior da corrente. Assegura-te de que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.

Precisas de material para realizares as tuas manipulações? Apresentamos aqui os produtos essenciais para a manutenção e reparação da tua bicicleta.

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Solicitar Assistência

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Preenche este formulário, um dos nossos conselheiros entrará em contacto contigo.

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Manutenção e reparação nas oficinas Decathlon

Repara a tua bicicleta na loja ou diretamente em casa! Os nossos mecânicos qualificados terão todo o prazer em trabalhar na tua máquina.

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Os nossos
compromissos

A Riverside compromete-se a reduzir ao máximo as emissões de gases causadas pelo fabrico das bicicletas.
Todos os componentes são estudados para terem o menor impacto possível em termos de emissões de carbono.