REPARAR UM PNEU TUBELESS DE BTT

REPARAR UM PNEU TUBELESS DE BTT

Se o pneu tubeless dá tanta felicidade, é porque a sua fiabilidade já não tem provas a dar! Assim, quando ocorre o impensável e descobrimos que afinal não é totalmente à prova de furos, convém estarmos seguros do procedimento a efetuar: respira, pode ser reparado.

O sucesso dos pneus BTT tubeless não é devido ao acaso. Efetivamente, a utilização de uma bicicleta de todo o terreno leva necessariamente a que encontres numerosos obstáculos no caminho, e consequentemente aumenta o risco de furo. 
Adicionalmente, os pneus tubeless impõem-se aqui como uma solução natural e, principalmente, muito prática: não é necessário parar a cada 10 minutos para substituir a câmara de ar localizada sob o pneu; com um pneu tubeless, não há câmara de ar e há, como bónus, um líquido preventivo muito simpático que se encarrega de reparar os pequenos furos sem que seja necessário pedir-lhe algo… 

É fantástico, não? Mas como ninguém é perfeito, por vezes um pneu tubeless fura apesar da sua espuma antifuros. Se isto acontecer, não te sintas atraiçoado, é normal que isto ocorra, mesmo com este tipo de pneus que pensamos serem infalíveis.
Se estiveres a ler estas linhas, isto talvez signifique que um dos pneus tubeless da tua BTT acabou de furar; se estiveres desamparado, tranquiliza-te: é possível reparar um pneu tubeless… E além de te darmos esta boa notícia, mostramos-te mesmo como proceder!

VANTAGENS E MONTAGEM DE UM PNEU TUBELESS

Um pneu de BTT tubeless garante conforto de condução e aderência máxima - para que possas desfrutar da tua saída a 1 000%!
Portanto, é claro que quando falamos de uma resistência otimizada aos furos (aqueles péssimos incómodos que aparecem sem serem convidados), os olhos dos apaixonados arregalam-se e o seu interesse aumenta, só podem estar a sonhar. O que é necessário agradecer é o líquido preventivo que ocupa o pneu. Este líquido um pouco mágico encarrega-se de reparar e combater as pequenas perfurações que pontilham o pneu ao longo das saídas de treino. Parece que o pneu tubeless tem tudo a seu favor! E se fosse só isso... Para não estragar, um pneu tubeless é também fácil de montar…

Para isto, começa por desmontar a roda, remove o pneu da jante e desengordura esta última. Com a jante seca, deves aplicar um fundo de jante em todos os furos dos raios e no furo da válvula, para assegurar a estanqueidade. Não te esqueças de fazer um furo para passar uma válvula no local previsto, depois instala a válvula tubeless. Com cuidado, minúcia e paciência, instala o pneu na jante (depois de a lubrificares) e controla o resultado: o pneu deve ficar posicionado de forma uniforme nos dois lados da jante. 

Enche agora o pneu até ao máximo autorizado (seguindo as recomendações do fabricante indicadas no pneu) e deixa o ar escapar antes de removeres o núcleo da válvula. Em seguida, despeja o líquido antifuros no núcleo da válvula, depois enche novamente o pneu ao máximo autorizado. Para terminar, aguarda umas horas, para que o pneu tubeless ganhe forma. E pronto!

Como por imagens fica por vezes mais fácil, mostramos-te como montar um pneu tubeless.

PORQUE É QUE O MEU PNEU TUBELESS SE ESVAZIA?

Não desesperes: sim, pode acontecer que um pneu tubeless fure ou se esvazie, pelo que a primeira etapa caso isto ocorra consiste em saber de onde provém o furo em questão. Para isto, aproxima a orelha do pneu e escuta, tentando muito simplesmente localizar a fuga de ar. Se este método não funcionar, tenta localizar algum sinal do líquido preventivo no pneu. Só precisas agora de remover a fonte do furo (agulha, vidro, ponta, etc.), tendo cuidado com as mãos. 

Por muito prático e eficaz que o líquido preventivo seja, não deixa de ser necessário verificar regularmente a sua presença e o seu aspeto, sem os quais irá perder as suas capacidades antifuro. Para te assegurares da presença de líquido antifuros no pneu, simplesmente sacode a roda para ouvires o produto a deslocar-se. Se não ouvires nada, isto significa que o pneu está vazio, pelo que deves recarregar o líquido preventivo, passando-o diretamente pela válvula ou por um dos flancos do pneu. 

Adicionalmente recomendamos que recarregues o líquido preventivo do pneu a cada seis meses, para te assegurares do seu bom funcionamento e longevidade. as doses de espuma antifuros variam consoante o tamanho e o modelo do pneu, e mesmo de acordo com os produtos utilizados. Em qualquer caso, encontras as indicações a seguir na ficha de produto do pneu em questão, ou na do líquido antifuros pelo qual optaste.

COMO REPARAR UM FURO NUM PNEU TUBELESS DE BTT (OU MESMO NUM DE BICICLETA DE ESTRADA)?

Quando ocorre um furo de grandes dimensões, o líquido preventivo nem sempre consegue colmatar o orifício. 
Deves assim intervir, através de duas manipulações à escolha: ou instalando uma mecha tubeless, ou instalando uma câmara de ar (e utilizando um remendo se o entalhe for demasiado grande).

REPARAR UM PNEU TUBELESS RECORRENDO A UM CONJUNTO DE REPARAÇÃO COM MECHA

Leve, rápido e permitindo manter a montagem tubeless, o conjunto de reparação com mecha apresenta numerosas vantagens. É no entanto importante especificar que reparar um pneu tubeless recorrendo a um conjunto de reparação com mecha nem sempre é possível, nomeadamente quando o entalhe que fura o pneu é demasiado comprido.

Antes de mais, os conjuntos de reparação têm constituições diferentes, mas a maioria deles inclui:

- mechas,
- uma lima,
- um tubo de cola,
- uma ferramenta para remover o objeto que danificou o pneu, e
- um porta-mechas para inserir a mecha no pneu.

Para começar, como explicando anteriormente, deves antes de mais localizar a origem do furo, ouvindo por onde o fluxo de ar se escapa ou tentando localizar um sinal de líquido preventivo no pneu. Quando o furo estiver identificado, remove (se ainda estiver presente) a causa do furo (agulha, vidro, etc.).
Em seguida, no conjunto de reparação, recorre à ferramenta concebida para alargar o furo, depois lima o entalhe para limpar a sua superfície e aumentar a aderência. Reveste a mecha com cola, e insere-a até meio recorrendo à ferramenta de inserção (contendo a mecha) no local do furo. Remove em seguida a ferramenta de inserção; a mecha deve ficar no local no pneu; aparecem dois braços das mecha fora do pneu. Mesmo que não seja indispensável cortá-las de imediato, podes no entanto fazê-lo para uma reparação mais limpa. Para terminar, e sem esperar que a cola seque, volta encher o pneu recorrendo a uma minibomba ou a um cartucho de CO2.

Para visualizares a reparação de um pneu tubeless, vem por aqui!

REPARAR UM PNEU TUBELESS DE BTT (OU DE BICICLETA DE ESTRADA) COM UMA CÂMARA DE AR

Se um entalhe for demasiado grande para ser reparado com uma mecha, podes utilizar uma câmara de ar e voltar a uma configuração tubetype, não tubeless. Naturalmente, essa operação irá requerer mais tempo que uma reparação com mecha, e requer também que transportes uma câmara de ar; mas proporciona, no entanto, uma solução alternativa mais do que interessante, uma vez que funciona em todos os tipos de furos, mesmo que não consigas localizar o furo. Ou seja, uma câmara de ar pode permitir-te voltar para casa, e isso já é muito!
Assim, para reparar um pneu tubeless de BTT com uma câmara de ar, irás precisar de:

- uma câmara de ar,
- um remendo (ou um pedaço de plástico flexível),
- um desmonta-pneus, e
- uma minibomba (ou um cartucho de CO2 e um percutor).

Antes de mais, recomendamos que desmontes a roda. Após removeres a roda do seu local, remove um dos talões do pneu da jante recorrendo a um desmonta-pneus, depois remove a válvula tubeless da jante, tendo cuidado de a levar contigo para não poluíres o local onde te encontras. Tenta em seguida localizar o objeto que originou o furo (agulha, parafuso, vidro, etc.) e remove-o, para evitar que fure a câmara de ar. Se o tamanho do entalhe for significativo, recomendamos que coles um remendo ou posiciones um pedaço de plástico flexível no furo, no interior do pneu, para evitar que a câmara de ar seja exposta ao solo quando pedalas.
Já só te falta montar a câmara de ar. Para tal, enche-a ligeiramente para a ajudar a ganhar forma. Insere-a em seguida no pneu, tendo o cuidado de posicionar a válvula no orifício previsto para o efeito, e coloca o pneu na jante, terminando pelo local onde se localiza a válvula. A próxima etapa consiste em controlar a câmara de ar: não deve ficar entre o pneu e a jante, sob o risco de furar. Por fim, podes encher a câmara de ar com a bomba, e voltar a montar a roda.

Instala a câmara de ar mais facilmente graças ao nosso vídeo explicativo.

COMO ENCHER UM PNEU TUBELESS?

Como seguramente já percebeste, a principal vantagem de um pneu tubeless reside no facto de que pequenas perfurações e entalhes são rapidamente colmatadas pelo líquido preventivo. No entanto, por muito prática e engenhosa que seja esta invenção, não dispensa que seja necessário adicionar regularmente um pouco de pressão aos pneus, seguindo escrupulosamente as recomendações do fabricante. Aliás, recomendamos que verifiques a pressão dos pneus antes de cada saída e que os enchas se necessário, para assegurar uma saída tranquila e confortável.
Para encheres os pneus, tens duas opções disponíveis: uma bomba ou um cartucho de CO2 para utilizar com um percutor.
A primeira é, antes de mais, simples e extremamente fiável. Convém no entanto optar por uma minibomba adaptada à tua prática. De facto, ao contrário do que acontece com os pneus de bicicleta de estrada, para os quais uma bomba de alta pressão é adequada, os pneus de BTT requerem a utilização de uma bomba de alto volume/baixa pressão.
Quanto ao cartucho de CO2, é uma solução de enchimento simultaneamente rápida e compacta. Funciona com um percutor de CO2, acessório que permite parar instantaneamente a injeção de CO2 na válvula, utilizando assim apenas a quantidade de CO2 necessária.

Descobre como regular a pressão dos pneus da tua BTT em vídeo.

PODEMOS USAR UMA BOMBA ANTIFUROS NUM PNEU TUBELESS?

E porque não? Esta espuma, acondicionada sob a forma de bomba, é simultaneamente útil e prática; seria pena não a aproveitares! No entanto, é importante realçar que a bomba antifuros apenas permite colmatar as pequenas perfurações que causam, na maioria das vezes, furos lentos.

Dá uma vista de olhos à nossa oferta de bombas antifuro.

A reparação de um pneu tubeless de BTT é-te agora tão clara quanto possível (pelo menos assim o esperamos). Se se tratar da tua primeira manipulação, fá-la com confiança e segue cuidadosamente as etapas indicadas neste artigo. Lembra-te que para tratar de um furo lento, a bomba antifuros parece ser a melhor alternativa; um pequeno entalhe resolve-se com um conjunto de reparação com mecha; e um corte maior requer certamente que instales uma câmara de ar no pneu. 
Por fim, tem o cuidado de controlar a pressão dos pneus antes de cada saída, reportando-te às recomendações indicadas pelo seu fabricante, mas também de cuidar da tua BTT após cada saída, bem como de ajustar adequadamente a tua fiel montada. Certo, não é seguramente divertido, mas poderás ganhar-lhe o gosto!

Tens a certeza que a tua BTT está adequada ao teu tamanho? Vem aqui para aprenderes a ajustar a tua posição em BTT!

REPARAR UM PNEU TUBELESS DE BTT

Manon

Filha, irmã e companheira de ciclistas. Praticante de bicicleta em trilhos*, criada ao ar livre, na escola do desporto. Partícula ultra* em curso de aquisição. Maratonista e campeã Júnior de França 2013 de 10 000 metros marcha atlética. Apaixonada por histórias de desportistas

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