Se o pneu tubeless dá tanta felicidade, é porque a sua fiabilidade já não tem provas a dar! Assim, quando ocorre o impensável e descobrimos que afinal não é totalmente à prova de furos, convém estarmos seguros do procedimento a efetuar: respira, pode ser reparado.
O sucesso dos pneus BTT tubeless não é devido ao acaso. Efetivamente, a utilização de uma bicicleta de todo o terreno leva necessariamente a que encontres numerosos obstáculos no caminho, e consequentemente aumenta o risco de furo.
Adicionalmente, os pneus tubeless impõem-se aqui como uma solução natural e, principalmente, muito prática: não é necessário parar a cada 10 minutos para substituir a câmara de ar localizada sob o pneu; com um pneu tubeless, não há câmara de ar e há, como bónus, um líquido preventivo muito simpático que se encarrega de reparar os pequenos furos sem que seja necessário pedir-lhe algo…
É fantástico, não? Mas como ninguém é perfeito, por vezes um pneu tubeless fura apesar da sua espuma antifuros. Se isto acontecer, não te sintas atraiçoado, é normal que isto ocorra, mesmo com este tipo de pneus que pensamos serem infalíveis.
Se estiveres a ler estas linhas, isto talvez signifique que um dos pneus tubeless da tua BTT acabou de furar; se estiveres desamparado, tranquiliza-te: é possível reparar um pneu tubeless… E além de te darmos esta boa notícia, mostramos-te mesmo como proceder!
Um pneu de BTT tubeless garante conforto de condução e aderência máxima - para que possas desfrutar da tua saída a 1 000%!
Portanto, é claro que quando falamos de uma resistência otimizada aos furos (aqueles péssimos incómodos que aparecem sem serem convidados), os olhos dos apaixonados arregalam-se e o seu interesse aumenta, só podem estar a sonhar. O que é necessário agradecer é o líquido preventivo que ocupa o pneu. Este líquido um pouco mágico encarrega-se de reparar e combater as pequenas perfurações que pontilham o pneu ao longo das saídas de treino. Parece que o pneu tubeless tem tudo a seu favor! E se fosse só isso... Para não estragar, um pneu tubeless é também fácil de montar…
Para isto, começa por desmontar a roda, remove o pneu da jante e desengordura esta última. Com a jante seca, deves aplicar um fundo de jante em todos os furos dos raios e no furo da válvula, para assegurar a estanqueidade. Não te esqueças de fazer um furo para passar uma válvula no local previsto, depois instala a válvula tubeless. Com cuidado, minúcia e paciência, instala o pneu na jante (depois de a lubrificares) e controla o resultado: o pneu deve ficar posicionado de forma uniforme nos dois lados da jante.
Enche agora o pneu até ao máximo autorizado (seguindo as recomendações do fabricante indicadas no pneu) e deixa o ar escapar antes de removeres o núcleo da válvula. Em seguida, despeja o líquido antifuros no núcleo da válvula, depois enche novamente o pneu ao máximo autorizado. Para terminar, aguarda umas horas, para que o pneu tubeless ganhe forma. E pronto!
Como por imagens fica por vezes mais fácil, mostramos-te como montar um pneu tubeless.
Não desesperes: sim, pode acontecer que um pneu tubeless fure ou se esvazie, pelo que a primeira etapa caso isto ocorra consiste em saber de onde provém o furo em questão. Para isto, aproxima a orelha do pneu e escuta, tentando muito simplesmente localizar a fuga de ar. Se este método não funcionar, tenta localizar algum sinal do líquido preventivo no pneu. Só precisas agora de remover a fonte do furo (agulha, vidro, ponta, etc.), tendo cuidado com as mãos.
Por muito prático e eficaz que o líquido preventivo seja, não deixa de ser necessário verificar regularmente a sua presença e o seu aspeto, sem os quais irá perder as suas capacidades antifuro. Para te assegurares da presença de líquido antifuros no pneu, simplesmente sacode a roda para ouvires o produto a deslocar-se. Se não ouvires nada, isto significa que o pneu está vazio, pelo que deves recarregar o líquido preventivo, passando-o diretamente pela válvula ou por um dos flancos do pneu.
Adicionalmente recomendamos que recarregues o líquido preventivo do pneu a cada seis meses, para te assegurares do seu bom funcionamento e longevidade. as doses de espuma antifuros variam consoante o tamanho e o modelo do pneu, e mesmo de acordo com os produtos utilizados. Em qualquer caso, encontras as indicações a seguir na ficha de produto do pneu em questão, ou na do líquido antifuros pelo qual optaste.
Quando ocorre um furo de grandes dimensões, o líquido preventivo nem sempre consegue colmatar o orifício.
Deves assim intervir, através de duas manipulações à escolha: ou instalando uma mecha tubeless, ou instalando uma câmara de ar (e utilizando um remendo se o entalhe for demasiado grande).
Leve, rápido e permitindo manter a montagem tubeless, o conjunto de reparação com mecha apresenta numerosas vantagens. É no entanto importante especificar que reparar um pneu tubeless recorrendo a um conjunto de reparação com mecha nem sempre é possível, nomeadamente quando o entalhe que fura o pneu é demasiado comprido.
Antes de mais, os conjuntos de reparação têm constituições diferentes, mas a maioria deles inclui:
- mechas,
- uma lima,
- um tubo de cola,
- uma ferramenta para remover o objeto que danificou o pneu, e
- um porta-mechas para inserir a mecha no pneu.
Para começar, como explicando anteriormente, deves antes de mais localizar a origem do furo, ouvindo por onde o fluxo de ar se escapa ou tentando localizar um sinal de líquido preventivo no pneu. Quando o furo estiver identificado, remove (se ainda estiver presente) a causa do furo (agulha, vidro, etc.).
Em seguida, no conjunto de reparação, recorre à ferramenta concebida para alargar o furo, depois lima o entalhe para limpar a sua superfície e aumentar a aderência. Reveste a mecha com cola, e insere-a até meio recorrendo à ferramenta de inserção (contendo a mecha) no local do furo. Remove em seguida a ferramenta de inserção; a mecha deve ficar no local no pneu; aparecem dois braços das mecha fora do pneu. Mesmo que não seja indispensável cortá-las de imediato, podes no entanto fazê-lo para uma reparação mais limpa. Para terminar, e sem esperar que a cola seque, volta encher o pneu recorrendo a uma minibomba ou a um cartucho de CO2.
Para visualizares a reparação de um pneu tubeless, vem por aqui!
Se um entalhe for demasiado grande para ser reparado com uma mecha, podes utilizar uma câmara de ar e voltar a uma configuração tubetype, não tubeless. Naturalmente, essa operação irá requerer mais tempo que uma reparação com mecha, e requer também que transportes uma câmara de ar; mas proporciona, no entanto, uma solução alternativa mais do que interessante, uma vez que funciona em todos os tipos de furos, mesmo que não consigas localizar o furo. Ou seja, uma câmara de ar pode permitir-te voltar para casa, e isso já é muito!
Assim, para reparar um pneu tubeless de BTT com uma câmara de ar, irás precisar de:
- uma câmara de ar,
- um remendo (ou um pedaço de plástico flexível),
- um desmonta-pneus, e
- uma minibomba (ou um cartucho de CO2 e um percutor).
Antes de mais, recomendamos que desmontes a roda. Após removeres a roda do seu local, remove um dos talões do pneu da jante recorrendo a um desmonta-pneus, depois remove a válvula tubeless da jante, tendo cuidado de a levar contigo para não poluíres o local onde te encontras. Tenta em seguida localizar o objeto que originou o furo (agulha, parafuso, vidro, etc.) e remove-o, para evitar que fure a câmara de ar. Se o tamanho do entalhe for significativo, recomendamos que coles um remendo ou posiciones um pedaço de plástico flexível no furo, no interior do pneu, para evitar que a câmara de ar seja exposta ao solo quando pedalas.
Já só te falta montar a câmara de ar. Para tal, enche-a ligeiramente para a ajudar a ganhar forma. Insere-a em seguida no pneu, tendo o cuidado de posicionar a válvula no orifício previsto para o efeito, e coloca o pneu na jante, terminando pelo local onde se localiza a válvula. A próxima etapa consiste em controlar a câmara de ar: não deve ficar entre o pneu e a jante, sob o risco de furar. Por fim, podes encher a câmara de ar com a bomba, e voltar a montar a roda.
Instala a câmara de ar mais facilmente graças ao nosso vídeo explicativo.
Como seguramente já percebeste, a principal vantagem de um pneu tubeless reside no facto de que pequenas perfurações e entalhes são rapidamente colmatadas pelo líquido preventivo. No entanto, por muito prática e engenhosa que seja esta invenção, não dispensa que seja necessário adicionar regularmente um pouco de pressão aos pneus, seguindo escrupulosamente as recomendações do fabricante. Aliás, recomendamos que verifiques a pressão dos pneus antes de cada saída e que os enchas se necessário, para assegurar uma saída tranquila e confortável.
Para encheres os pneus, tens duas opções disponíveis: uma bomba ou um cartucho de CO2 para utilizar com um percutor.
A primeira é, antes de mais, simples e extremamente fiável. Convém no entanto optar por uma minibomba adaptada à tua prática. De facto, ao contrário do que acontece com os pneus de bicicleta de estrada, para os quais uma bomba de alta pressão é adequada, os pneus de BTT requerem a utilização de uma bomba de alto volume/baixa pressão.
Quanto ao cartucho de CO2, é uma solução de enchimento simultaneamente rápida e compacta. Funciona com um percutor de CO2, acessório que permite parar instantaneamente a injeção de CO2 na válvula, utilizando assim apenas a quantidade de CO2 necessária.
Descobre como regular a pressão dos pneus da tua BTT em vídeo.
E porque não? Esta espuma, acondicionada sob a forma de bomba, é simultaneamente útil e prática; seria pena não a aproveitares! No entanto, é importante realçar que a bomba antifuros apenas permite colmatar as pequenas perfurações que causam, na maioria das vezes, furos lentos.
Dá uma vista de olhos à nossa oferta de bombas antifuro.
A reparação de um pneu tubeless de BTT é-te agora tão clara quanto possível (pelo menos assim o esperamos). Se se tratar da tua primeira manipulação, fá-la com confiança e segue cuidadosamente as etapas indicadas neste artigo. Lembra-te que para tratar de um furo lento, a bomba antifuros parece ser a melhor alternativa; um pequeno entalhe resolve-se com um conjunto de reparação com mecha; e um corte maior requer certamente que instales uma câmara de ar no pneu.
Por fim, tem o cuidado de controlar a pressão dos pneus antes de cada saída, reportando-te às recomendações indicadas pelo seu fabricante, mas também de cuidar da tua BTT após cada saída, bem como de ajustar adequadamente a tua fiel montada. Certo, não é seguramente divertido, mas poderás ganhar-lhe o gosto!
Tens a certeza que a tua BTT está adequada ao teu tamanho? Vem aqui para aprenderes a ajustar a tua posição em BTT!