PhotoPrezRiverside500e

REF: 8586865

ORIGINAL 920 E

2018-2021

2018

Necessita de ajuda para montar, proceder à manutenção, e reparação ou encontrar um acessório para a sua bicicleta?

Encontrará aqui tutoriais e vídeos que lhe explicarão como proceder para partir com toda a tranquilidade!

Pode recuperar o Certificado de Conformidade CE da sua bicicleta.

vídeo de montagem

Primeira utilização

1 - Botão de "Iluminação"

Ligar ou desligar a retroiluminação do ecrã, bem como as luzes dianteira e traseira

2 - Botão "ON/OFF"

- Pressão curta: mudar de visualização (ODO, TRIP, TripToGo)

- Pressão longa: desligar ou ligar o ecrã

3 - Botão "+"

- Pressão curta: passar ao modo de assistência superior (máximo de 3)

- Pressão longa (e manter o botão premido): utilização do modo "pedonal"

4 - Botão "-"

- Pressão curta: diminuir o modo de assistência

- Pressão longa (5 segundos): reposição a zero do contador parcial de distância (TRIP)

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Roda dianteira: como a desmontar corretamente?

O seu modelo está equipado com uma roda de aperto rápido. No vídeo, deve prestar especial atenção à primeira parte.

ATENÇÃO: se a sua roda traseira estiver solta, dirija-se à nossa oficina!

Travões: funcionam mal

Verifique se os seus travões funcionam corretamente. Se verificar que não travam bem, tente ajustá-los com a ajuda do nosso vídeo tutorial.

Se, mesmo após o ajuste, ainda encontrar problemas de travagem, talvez os seus calços estejam gastos. Na secção "Faço a manutenção" da ficha, um vídeo explica-lhe como os deve mudar.

Em caso de problemas persistentes, dirija-se à nossa oficina!

Pneus: como aplicar uma boa pressão?

A pressão dos pneus deve merecer uma atenção particular numa bicicleta elétrica. As rodas estão sujeitas a uma forte pressão do motor e do peso da bicicleta.

Para minimizar o risco de ocorrência de furos e assegurar uma otimização da autonomia, aconselhamos que encha os seus pneus com uma pressão entre 4 e 5 bar.

Cabos

Verifique se as diferentes bichas do cabo estão em bom estado e bem colocadas.

Se notar que uma bicha está danificada (exemplo: se visualizar o cabo metálico), deve substituí-la o mais rapidamente possível.

Dirija-se à oficina para que os nossos mecânicos possam ao possam encarregar-se de reparar a sua bicicleta!

Selim: como ajustar corretamente a altura ?

A altura correta do selim permite pedalar sem desconforto.

Segurança

Aconselhamos a utilização de um capacete e de luvas durante as suas saídas. Pode ocorrer uma queda inadvertida... e os seus únicos aliados são o seu capacete e as suas luvas para não magoar as mãos.

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Bateria

É imprescindível fechar a bateria à chave para a proteger do risco de quedas durante uma subida!

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Desejo fazer a minha primeira saída

VAI SAIR NUM PASSEIO ou NUMA EXCURSÃO COM A SUA BICICLETA RIVERSIDE

Eis as nossas dicas:

1-PARA SUA SEGURANÇA

Use um capacete recente e homologado, uma queda em cada duas afeta a cabeça!!
IMPORTANTE: Um capacete tem uma vida útil limitada, mesmo que não tenha sido submetido a um choque! informe-se durante a sua compra!
-Parta com uma bicicleta bem afinada e com uma manutenção adequada
-Leve um telemóvel (carregado!) para poder telefonar em caso de problemas.
-Analise o itinerário antes de sair para optar prioritariamente por pistas, ciclovias e caminhos sem carros.
-Leve um kit de primeiros socorros (numa sacola por baixo do selim, por exemplo)
-Se pedalar à noite, instale as luzes dianteiras e traseiras

2-PARA SEU MAIOR CONFORTO

-Se está a iniciar-se na prática de ciclismo: Aumente gradualmente a duração dos passeios, começando por saídas de uma hora
-Use vestuário adequado à duração da sua saída, assim como luvas.
- Não force os pedais! Utilize as mudanças para pedalar com a transmissão leve (rotação rápida das pernas): Vai pedalar até mais longe, durante mais tempo
-Leve consigo roupa quente ou para chuva, dependendo do estado do tempo
-Não se esqueça dos alongamentos após o passeio
-HIDRATE-SE!!

3- LEVE SEMPRE CONSIGO O MATERIAL NECESSÁRIO PARA REPARAR UM FURO!

-Uma bomba. Alguns modelos podem ser fixados nos parafusos para porta-cantil existentes no quadro
-3 desmonta-pneus, uma câmara de ar, (uma chave de fendas de 15 mm Riverside 100) : que pode colocar numa sacola de selim.
Aprenda a efetuar autonomamente esta reparação!! Assista ao seguinte vídeo.

4-HIDRATE-SE REGULARMENTE

- Equipe a bicicleta com um cantil e porta-cantil (para que possa beber enquanto pedala) ou leve consigo uma garrafa de água numa mochila.
- Não se esqueça de beber água regularmente (de 20 em 20 minutos e, pelo menos, 500 ml por hora) !

5-LEMBRE-SE DE COMER

-Leve barras energéticas (pode transportá-las numa bolsa de quadro ou de guiador)
-Não espere até ter fome para comer. Alimente-se a cada hora para dar energia aos seus músculos.

Arrumação

> Guarde a sua bicicleta num local seco e fresco

> Limpe quaisquer resíduos de lama ou areia, para que os mesmos não corroam a sua bicicleta.

> Lubrificar a corrente: pulverizar com produto "ALL IN ONE" o conjunto da bicicleta para a proteger da corrosão

> Coloque o desviador no pinhão mais pequeno

> Carregue a bateria a cada 3 meses, no mínimo (quanto mais regular for o carregamento, melhor)

Carregamento da bateria

Quanto tempo a bateria deve ficar a carregar?

A bateria precisa de 6h para realizar uma carga completa (de 0% a 100%). No entanto, bastam 3h-4h para passar de uma carga de 0% para 80%.

Carregador
Posso utilizar a bicicleta se a bateria estiver descarregada?

Trata-se de uma bicicleta com assistência elétrica. É perfeitamente possível pedalar sem esta assistência.

Nestas condições, o peso adicional relacionado com o sistema de assistência poderá fazer-se sentir.

Posso deixar o carregador ligado à bateria mesmo se esta já estiver totalmente carregada?

Sim, o carregador e a bateria podem estar ligados 24 horas.

Quando a bateria está totalmente carregada, o carregador desliga-se. Pode identificar isto graças ao LED indicador do carregador, que se desliga.

Devo esperar que a minha bateria esteja totalmente descarregada para a pôr a carregar?

Não, as baterias com células de iões de lítio não têm efeito de memória, podendo ser carregadas em qualquer momento.

É aconselhável carregar a bateria regularmente para preservar o seu bom desempenho.

A bateria vai carregando enquanto pedalo?

Não, não existe efeito de "dínamo". Alguns sistemas permitem carregar a bateria em andamento ou nas travagens, mas oferecem um fraco desempenho a esse nível.

Bateria, vida útil, armazenamento e autonomia

O que devo fazer com a minha bateria quando ela estiver gasta?

Quando a sua bateria atingir o seu fim de vida útil, poderá entregá-la na sua loja DECATHLON para que ela seja reciclada por um organismo especializado para tal.

Qual é a duração de vida de uma bateria?

A sua bateria tem garantia de 2 anos ou 500 ciclos (1 ciclo = 1 carga a 100% + 1 descarga a 100% ou 2 cargas a 50% + 2 descargas a 50%).

Como armazenar a minha bateria?

É imperativo guardar e carregar a sua bateria num local fresco (entre +10 °C e +25°C), seco e abrigado do sol.

Não guardar a bateria descarregada (com menos de 10% de carga) para evitar uma descarga total, uma vez que isto pode provocar um mau funcionamento.



Lembre-se também de recarregar a bateria (mesmo que não a utilize) pelo menos a cada 3 meses, para evitar um descarregamento profundo e a consequente alteração das capacidades da bateria.

Onde posso adquirir uma segunda bateria?

Pode comprar uma nova bateria na sua oficina DECATHLON.

Contacte a loja mais próxima de si para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.

Quanto tempo posso guardar a bateria sem a recarregar?

A bateria pode ser armazenada até 3 meses sem recarga, com toda a segurança e sem alterar as suas capacidades. Deverá contudo ser totalmente recarregada antes de um tal período de armazenamento prolongado.

Qual é a autonomia da minha bicicleta?

A autonomia da sua bicicleta elétrica depende de diversos fatores:

> DA CARGA TRANSPORTADA: a autonomia diminui se a bicicleta for sobrecarregada.

> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia diminui nas subidas.

> DA PRÁTICA: a autonomia será maior ou menor em função do esforço humano transmitido durante a pedalada

> DA PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia será maior com pneus com pressão entre 4 e 5 bar.

> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia diminui com tempo frio .

> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomenda-se que reduza o modo de assistência quando o nível da bateria for baixo.

> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARGA E DE ARMAZENAMENTO DA BATERIA.



Estima-se que a autonomia tenha uma duração de 80 km no modo 2, desde que respeitadas as boas práticas de utilização.

PbAutonomia

A autonomia é fraca ou diminuiu

1. Assegure-se de que está a seguir as boas práticas de utilização e de armazenamento.

A autonomia da sua bicicleta elétrica depende de diversos fatores:

> DA CARGA TRANSPORTADA: a autonomia diminui se a bicicleta for sobrecarregada.

> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia diminui nas subidas.

 > PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia melhora com pneus enchidos até 4 bar.

> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia diminui com tempo frio (até - 50%).

> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomenda-se que reduza o modo de assistência quando o nível da bateria for baixo.

> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARGA E DE ARMAZENAMENTO DA BATERIA.

 

2. Com o tempo, uma bateria pode perder as suas capacidades.

A sua autonomia vai deste modo ficando mais curta. Contacte a oficina da sua loja DECATHLON para realizar um teste de desempenho da sua bateria.

Aviso

Elementos a verificar

> LIGUE O ECRÃ ANTES DE SUBIR PARA A BICICLETA E AO PARAR.

Caso contrário, o comportamento da bicicleta pode alterar-se.

 

Os nossos acessórios compatíveis

Tenho um problema mecânico

Após várias utilizações, a minha roda ficou empenada

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.

É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse «ranger» resultante da torção residual decorrente da montagem.

Isto não significa que a roda está empenada. Se estiver empenada, aproveite a revisão gratuita oferecida nos primeiros 12 meses e dirija-se à oficina de uma das nossas oficinas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno.

RodaEmpeno
As velocidades não engatam corretamente

A passagem incorreta das mudanças (pinhões) pode dever-se a vários fatores.

1- Verifique o posicionamento dos terminais de bicha .O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças (carretos) na traseira. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.

2- O cabo e as bichas poderão estar gripados. Se a corrente tiver dificuldade em passar para os carretos mais pequenos ou se o desviador não se mover ao manusear o manípulo das mudanças, tal significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente gripados. As bichas e o cabo devem, neste caso, ser substituídos.

3- Leve a sua Riverside a uma oficina DECATHLON para voltar a ajustar o desviador

4- Verifique igualmente se o dropout do desviador não está torto. Se for esse o caso, consulte a secção «PARTI O DROPOUT DO DESVIADOR»

NOTA: Se utiliza regularmente a sua Riverside em condições húmidas ou com lama, ou se a lava regularmente com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

DesviadorRiverside500e
Parti o dropout do desviador

Um dropout empenado provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não poder desempenhar corretamente a sua função.

Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.

Se o dropout estiver empenado ou partido, dirija-se a uma oficina DECATHLON para a substituição do mesmo. Na compra da sua Riverside, é fornecido um dropout do desviador, de substituição .

Tenho um furo

Verificar várias vezes o pneu para não voltar a rebentar.

Perdi as minhas chaves

Poderá mandar fazer uma nova chave num serralheiro comum.

Se perder as duas chaves, dirija-se a uma oficina DECATHLON para mandar trocar o canhão.

Ser-lhe-á fornecido então um par de chaves do novo canhão.

 

 

chaves
Parti o meu quadro

O quadro, o avanço e o guiador da sua bicicleta têm garantia vitalícia.

A garantia aplica-se no caso de uma utilização adequada. A sua bicicleta destina-se a passeios mais ou menos desportivos. Se utiliza a sua bicicleta para uma prática de BTT ou DH e, por exemplo, o quadro se partir, a garantia não se poderá aplicar.

Encontrará informações mais detalhadas sobre a garantia, clicando no link abaixo.

Tenho um problema elétrico

A minha bateria não carrega

1. VERIFICAR A LIGAÇÃO ENTRE BATERIA > CARREGADOR > TOMADA ELÉTRICA

 

Verifique se o carregador utilizado é o carregador de origem fornecido pela DECATHLON.

Ligue o carregador à bateria e a uma tomada de alimentação elétrica.

LED carregador Vermelho fixo = a bateria está a carregar.

LED carregador Verde fixo = a bateria terminou o carregamento.

LED carregador com luz intermitente = a bateria ou o carregador tem um problema.

O tempo de carga de uma bateria totalmente descarregada é de 6h.

 

2. CERTIFIQUE-SE DE QUE NENHUM RESÍDUO ESTÁ A CRIAR OBSTÁCULOS À CARGA

Os conetores do carregador e da bateria devem estar limpos. Nenhum resíduo deve impedir o contacto entre o carregador e a bateria.

 

3. É POSSÍVEL QUE APENAS OS LED INDICADORES SOBRE A BATERIA ESTEJAM COM DEFEITO

Dirija-se a uma das oficinas DECATHLON para reparação.

Um ou mais led da minha bateria estão a piscar

O ÚLTIMO LED ESTÁ A PISCAR (o mais afastado do botão da bateria).

A bateria está quase descarregada e deve ser recarregada. Ligue a sua bateria ao carregador.



O 4.º LED ESTÁ A PISCAR

A sua bateria está sob tensão e já não é carregada há algum tempo. Ligue-a o mais depressa possível ao carregador e a uma tomada elétrica, para evitar uma descarga profunda que poderá comprometer o funcionamento da mesma.

 

OUTRO LED ESTÁ A PISCAR 

A bateria deparou-se com uma anomalia que está a causar um mau funcionamento. A anomalia pode ser provisória ou permanente. Dirija-se a uma oficina Decathlon para realizar o diagnóstico da bateria e da bicicleta.

LED bateria
Tenho um código de erro no meu ecrã

ERRO 16 / 17 = SENSOR NÃO DETETA

Volte a ligar a bicicleta. Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon para efetuar um diagnóstico e reparação.

 

ERRO 32 / 33 = ERRO MOTOR

O motor está com certeza desligado. Verificar os conetores do motor e voltar a ligar, tendo atenção ao sentido de ligação para não danificar os pinos.

 

ERRO 48 = ERRO SENSOR DE VELOCIDADE

O motor poderá estar desligado. 

Verificar os conetores do motor e voltar a ligar, tendo atenção ao sentido de ligação para não danificar os pinos.

Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon para efetuar um diagnóstico e reparação.

 

ERRO 49 = ERRO SENSOR DE CADÊNCIA

Volte a ligar a bicicleta. Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon para efetuar um diagnóstico e reparação.

 

ERRO 64 = ERRO SENSOR DE CADÊNCIA

Volte a ligar a bicicleta. Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon para efetuar um diagnóstico e reparação.

 

ERRO 65/66/67 = BATERIA SOB TENSÃO

Volte a carregar a bateria . Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon para efetuar um diagnóstico e reparação.

 

ERRO 80 = TEMPERATURA DO CONTROLADOR DEMASIADO ELEVADA

Aguarde até que a bicicleta arrefeça. Volte a ligar a bicicleta. Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon para efetuar um diagnóstico e reparação.

 

ERRO 81 = ERRO DE COMUNICAÇÃO BATERIA/DISPLAY

Este erro ocorre, por vezes, quando a bateria é retirada e colocada na bicicleta sem que o ecrã seja desligado.

Desligue corretamente o ecrã com o botão ON/OFF antes de retirar a bateria da bicicleta.

Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon para efetuar um diagnóstico e reparação.

 

ERRO 83 = SOBRECARGA DO MOTOR

O motor é protegido e a assistência é cortada devido a uma sobrecarga.

Volte a ligar a bicicleta.

Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon para efetuar um diagnóstico e reparação.

 

ERRO 84 = ERRO DE COMUNICAÇÃO CONTROLADOR

Verificar se o ecrã está corretamente ligado e se existe algum pino de conetor danificado.

Se a mensagem de erro não desaparecer, dirija-se a uma oficina Decathlon para efetuar um diagnóstico e reparação.

 

 

A minha assistência está a funcionar de forma irregular

1- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ CARREGADA

Uma bateria quase descarregada associada a um modo de assistência demasiado elevado pode resultar num funcionamento irregular antes do descarregamento completo da bateria.

> Retire a bateria da bicicleta.

> Carregue no botão da bateria.

> Verifique se há, pelo menos, uma luz LED acesa.

> Se todas as luzes LED estiverem desligadas ou se a última luz LED estiver a piscar, recarregue a bateria.

2- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ LIMPA, BEM ENCAIXADA E FECHADA

> Verifique se a cablagem da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.

> A bateria deve estar corretamente inserida no respetivo compartimento. (Tenha o cuidado de colocar o cadeado na posição de aberto)

3- VERIFIQUE AS LIGAÇÕES DO MOTOR

> É possível que o cabo de ligação do motor situado ao nível do tubo traseiro esquerdo do quadro esteja mal encaixado. 

Neste caso, basta encaixá-lo corretamente (não deve estar saliente nenhuma ranhura do conetor macho) para suprimir o ruído e a vibração do motor.

 

Se o problema persistir, envie-nos um pedido de assistência ou dirija-se a uma das nossas oficinas DECATHLON.

O ecrã não se ilumina

1- VERIFICAR SE O ECRÃ DE COMANDO ESTÁ BEM LIGADO

> Localize o conetor do ecrã situado à frente do guiador.

> Desenrosque as duas roscas e puxe de um lado e outro para desligar o ecrã e o cabo de ligação.

> Verifique se nenhuma ficha elétrica está dobrada.

> Volte a ligar as conexões, assegurando-se de que não se engana no sentido e dobra uma ficha! Pode usar, como auxílio, as duas setas de posicionamento gravadas de cada lado dos conectores. Estas duas setas devem ser idênticas e ficar frente a frente antes de encaixarem

2- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ CARREGADA

Uma bateria quase descarregada associada a um modo de assistência demasiado elevado pode resultar num funcionamento irregular antes do descarregamento completo da bateria.

> Retire a bateria da bicicleta.

> Carregue no botão da bateria.

> Verifique se há, pelo menos, uma luz LED acesa.

> Se todas as luzes LED estiverem desligadas ou se a última luz LED estiver a piscar, recarregue a bateria.

3- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ LIMPA, BEM ENCAIXADA E FECHADA

> Verifique se a cablagem da bateria e do seu compartimento estão limpos.

> A bateria deve ser corretamente introduzida no capô inferior e a pega deve ficar totalmente rebatida (deverá ouvir um estalido, confirmando que ficou bem encaixada).

4- DEIXAR O SISTEMA ARREFECER

Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer. Deixe a bicicleta arrefecer sem a usar durante alguns minutos antes de voltar a acionar a assistência elétrica.

 

Se o problema persistir, envie-nos um pedido de assistência ou dirija-se a uma das nossas oficinas DECATHLON.

A minha assistência desliga-se

1- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ CARREGADA

Uma bateria quase descarregada associada a um modo de assistência demasiado elevado pode resultar num funcionamento irregular antes do descarregamento completo da bateria.

> Retire a bateria da bicicleta.

> Carregue no botão da bateria.

> Verifique se há, pelo menos, uma luz LED acesa.

> Se todas as luzes LED estiverem desligadas ou se a última luz LED estiver a piscar, recarregue a bateria.

2- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ LIMPA, BEM ENCAIXADA E FECHADA

> Verifique se a cablagem da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.

> A bateria deve estar corretamente inserida no respetivo compartimento. (Tenha o cuidado de colocar o cadeado na posição de aberto)

3- DEIXAR O SISTEMA ARREFECER

Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer. Deixe a bicicleta arrefecer sem a usar durante alguns minutos antes de voltar a acionar a assistência elétrica.

 

Se o problema persistir, envie-nos um pedido de assistência ou dirija-se a uma das nossas oficinas DECATHLON.

A minha assistência não liga

1- SELECIONAR UM MODO DE ASSISTÊNCIA QUE NÃO O VALOR ZERO

Se o modo indicado no ecrã for o modo 0, é normal não haver assistência elétrica.

Selecionar um dos modos de assistência 1, 2 ou 3.

Quando um dos modos estiver selecionado, pedale carregando bem sobre os pedais.  Aumente o modo de assistência (3 corresponde ao mais potente) se o esforço de pedalada que tiver de imprimir para acionar a assistência elétrica for demasiado elevado para si.

2- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ CARREGADA

Uma bateria quase descarregada associada a um modo de assistência demasiado elevado pode resultar num funcionamento irregular antes do descarregamento completo da bateria.

> Retire a bateria da bicicleta.

> Carregue no botão da bateria.

> Verifique se há, pelo menos, uma luz LED acesa.

> Se todas as luzes LED estiverem desligadas ou se a última luz LED estiver a piscar, recarregue a bateria.

3- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ LIMPA, BEM ENCAIXADA E FECHADA

> Verifique se a cablagem da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.

> A bateria deve ser corretamente introduzida no capô inferior e a pega deve ficar totalmente rebatida (deverá ouvir um estalido, confirmando que ficou bem encaixada).

4- DEIXAR O SISTEMA ARREFECER

Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer. Deixe a bicicleta arrefecer sem a usar durante alguns minutos antes de voltar a acionar a assistência elétrica.

5- VERIFIQUE AS LIGAÇÕES DO MOTOR

É possível que o cabo de ligação do motor situado ao nível do tubo traseiro esquerdo do quadro esteja mal encaixado. 

Neste caso, basta encaixá-lo corretamente (não deve estar saliente nenhuma ranhura do conetor macho) para suprimir o ruído e a vibração do motor.

 

Se o problema persistir, envie-nos um pedido de assistência ou dirija-se a uma das nossas oficinas DECATHLON.

A minha assistência elétrica exige mais esforço

1- VERIFICAR A PRESSÃO DOS PNEUS

> A pressão dos pneus é determinante para a eficácia da assistência elétrica. Antes de cada saída, certifique-se de que os pneus têm uma pressão entre 3 e 4,5 bar.

2- VERIFICAR A CARGA DA BATERIA

Em caso de bateria com pouca carga, o motor não receberá corrente suficiente para fornecer o nível de assistência pedido. Terá então de diminuir o modo de assistência selecionado.

3- VERIFICAR A CABLAGEM DA BATERIA

Se o motor parecer estar aos soluços, verifique se a cablagem do motor está bem encaixada.

A ligação do motor situada ao nível da escora traseira esquerda do quadro pode estar ligeiramente desconectada. 

Basta engatá-la corretamente (não deve estar saliente nenhuma ranhura do conetor macho) para eliminar o ruído e os soluços do motor.

4- NÃO SOBRECARREGAR A BICICLETA

 

Se o problema persistir, envie-nos um pedido de assistência ou dirija-se a uma das nossas oficinas DECATHLON.

RIVERSIDE 500e

Faço a manutenção

A manutenção da sua bicicleta Original 920 E é essencial para prolongar a vida útil dos seus componentes e lhe proporcionar, assim, mais prazer na sua prática desportiva. Uma falta de manutenção pode causar-lhe alguns problemas: cablagem gripada, ferrugem, fugas, desgaste precoce…

O prolongamento da vida útil da bicicleta e dos seus componentes possibilita um impacto ambiental reduzido.

Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si.
Por isso lhe oferecemos uma revisão gratuita da sua bicicleta nos 6 meses a seguir à respetiva compra.

Uma limpeza profunda

É necessário proceder, de vez em quando, a uma limpeza completa da sua bicicleta. Consulte aqui uma ficha que lhe explica como limpar a sua bicicleta em profundidade, passo a passo. Quanto mais regular for a sua prática, mais aconselhável é este tipo de limpeza.

Para lavar a sua ORIGINAL 920 E elétrica, DEIXAR a bateria NA bicicleta. Esta protegerá o controlador de eventuais infiltrações.

Ao longo da vida útil da sua bicicleta, os quilómetros irão avançar e será necessário substituir determinadas peças por questões de segurança e de bom funcionamento.

A cada 100 kms: Limpe a corrente e lubrifique a transmissão

A cada 2000 kms: Substitua os calços de travões, dirigindo-se a uma oficina Decathlon mais próxima de si ou realizando esse procedimento autonomamente, com a ajuda dos nossos conteúdos tutoriais.
Solicite a troca dos seus pneus ou faça-o autonomamente graças aos nossos conteúdos tutoriais.

A cada 5000 kms: Mandar substituir a corrente e os carretos traseiros na oficina Decathlon mais próxima

Como desengordurar a sua transmissão

Como desengordurar a corrente da bicicleta?
Para desengordurar corretamente a sua corrente, é conveniente pulverizar um produto desengordurante na corrente e em todos os elementos da transmissão. Com um pano limpo, deverá em seguida remover a sujidade da corrente e da cassete. Em função do estado geral da corrente, não hesite em insistir nas zonas mais sujas!
Por último, lave com água abundante para eliminar todos os resíduos. Com efeito, é possível que mesmo após a passagem do produto, restem ainda alguns vestígios de sujidades.
Para finalizar, aguarde alguns minutos antes de enxugar a sua corrente com um pano seco para remover completamente os resíduos e sedimentos restantes.

Para ser mais eficaz, mais rápido e sujar-se menos, poderá também utilizar o nosso acessório de limpeza de correntes.

RIVERSIDE 500e
Como lubrificar corretamente a minha transmissão

Apresentamos o nosso método testado e aprovado pelos mecânicos da equipa VAN RYSEL | AG2R LA MONDIALE U19  e os embaixadores.

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Substituir os calços

Atenção, quando desenroscar, deve fazê-lo suavemente sem forçar.

Como verificar o desgaste dos seus pneus?

Numa bicicleta, um pneu usado tem consequências: desde a perda de aderência até a uma queda, passando por um furo. Para reduzir os riscos, preparámos alguns conselhos para o ajudar a verificar o desgaste dos seus pneus de bicicleta.

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Como substituir um pneu

O pneu pode tornar-se rígido com o passar dos anos, não hesite em forçar!

Como substituir a minha cassete

Basta desenroscar a cassete com o extrator de cassetes e o chicote de corrente, de seguida, aparafusar a nova cassete.

Encontrará informações sobre o extrator de cassetes e o chicote de corrente no link abaixo e se tiver necessidade de uma cassete, esta é abordada na secção "Peças ".

Como substituir uma corrente

Para efetuar esta substituição, precisa de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.

Coloque a corrente no último dos carretos e no prato mais pequeno.

Em primeiro lugar, retire o elo rápido com um alicate e remova a antiga corrente da transmissão.

Posicione a corrente nova no último carreto e no prato mais pequeno para definir o comprimento ideal mais facilmente.

A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador.

Quando o comprimento estiver definido, corte a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.

Por fim, instale a fixação rápida na corrente e dê uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegure que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.

Em caso de necessidade de materiais para efetuar as suas operações, consulte aqui a informação essencial para proceder à manutenção e reparar a sua bicicleta.

corrente

As peças de substituição

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Os nossos serviços de oficina

Cada loja DECATHLON tem uma oficina para proceder a trabalhos de manutenção e reparação da sua bicicleta Riverside 920E. Consulte todas as prestações que os nossos técnicos qualificados podem realizar para o ajudar.

ORIGINAL 920 E ⎟2018 - 2021

Precisa de ajuda?

Manual de utilizador e certificado ce

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Os nossos
compromissos

A Riverside está empenhada em reduzir ao máximo as emissões de gases provocados pela fabricação de bicicletas.
Todos os componentes são estudados para terem o menor impacto possível em termos de emissões de carbono.

Oferecemos uma garantia vitalícia para o quadro, o guiador e o avanço.