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2016
Necessitas de ajuda para proceder à manutenção, reparação ou encontrar um acessório para a tua bicicleta?
Encontrarás aqui tutoriais e vídeos que te explicarão como proceder para partir com toda a tranquilidade!
Podes recuperar o Certificado de Conformidade CE da tua bicicleta.
A pressão dos pneus deve merecer uma atenção particular numa bicicleta elétrica. As rodas estão sujeitas a uma forte pressão do motor e do peso da bicicleta.
Para minimizar o risco de ocorrência de furos e assegurar uma otimização da autonomia, aconselhamos que enchas os teus pneus com uma pressão entre 4 e 5 bar.
Não, a Original 700E é uma bicicleta do tipo "totalmente suspensa" com uma suspensão telescópica à frente e uma mola no quadro, por baixo do selim.
A suspensão central não permite a instalação de um porta-criança e pode alterar bastante a utilização da bicicleta.
O teu modelo está equipado com uma roda de aperto rápido. No vídeo, deve-se prestar especial atenção à primeira parte.
Uma altura correta do selim permite pedalar sem dores.
É imprescindível fechar a bateria à chave para a proteger do risco de quedas durante uma subida!
Não, não existe efeito de "dínamo". Alguns sistemas permitem carregar a bateria em andamento ou nas travagens, mas oferecem um fraco desempenho a esse nível: é necessário percorrer várias dezenas de quilómetros para obter 1 km de assistência adicional.
Podes comprar uma nova bateria na tua loja Decathlon.
Contacta a tua loja para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.
Quando a tua bateria atingir o seu fim de vida útil, poderás entregá-la na tua loja Decathlon, a fim de ser reciclada por um organismo aprovado.
Em função da sua utilização, a bateria tem uma vida útil mais ou menos longa. Se considerares que a tua bateria se gastou prematuramente (numa utilização normal da bicicleta), a bateria tem uma garantia de 2 anos. Venha ter connosco à loja!
No caso da ORIGINAL 700E, a autonomia média situa-se entre 25 e 40 km.Respeitando estas boas práticas, garantes que a tua bicicleta elétrica tem uma autonomia otimizada:
> DA CARGA DA BICICLETA : a autonomia diminui se a bicicleta for sobrecarregada
> DO TIPO DE PERCURSO : A autonomia reduz-se em subidas
> DA PRESSÃO DOS PNEUS : A autonomia é melhor com pneus com pressão entre 3,5 e 5 bar.
> DA TEMPERATURA EXTERIOR : a autonomia diminui com tempo frio
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO : Recomenda-se a redução do modo de assistência, quando o nível da bateria está baixo.
> DA CADÊNCIA DE PEDALADA : É preciso pedalar para ir mais longe
> DO CUMPRIMENTO DAS CONDIÇÕES DE CARGA E DE ARMAZENAMENTO DA BATERIA
O modo de hibernação permite guardar a bateria durante um longo período de tempo (no máximo 1 ano), sem necessidade de a recarregar e sem afetar as suas capacidades.
Para colocar a bateria no modo de hibernação, prime durante 10 segundos o botão da bateria até que os LED se apaguem.
Para reativar a bateria, liga-a ao respetivo carregador.
Uma bateria totalmente descarregada leva 6h a ficar totalmente carregada.
Sim, o carregador e a bateria podem estar ligados 24 horas.
Quando a bateria estiver totalmente carregada, o carregador corta a corrente mas fica ligado.
É imprescindível guardar a tua bateria num local fresco (entre +10 °C e +25 °C), seco e protegido do sol.
Não guardes a bateria descarregada (1 LED intermitente) para evitar um descarregamento profundo, pois isso pode provocar uma avaria.
Carrega a bateria (mesmo se não for utilizada) pelo menos a cada 3 meses para evitar a descarga profunda e a alteração das capacidades da bateria.
Em caso de armazenamento de longa duração (+ de 3 meses sem uso), lembra-te de colocar a bateria em modo de hibernação para facilitar o armazenamento e evitar teres de a recarregar com regularidade.
A bateria está equipada com um modo de hibernação que permite guardá-la sem necessidade de a recarregar regularmente.
Uma vez em modo de hibernação, a bateria pode ser guardada durante um período até 1 ano sem ser recarregada, com toda a segurança e sem alterar as suas capacidades.
Uma bateria guardada sem estar em modo de hibernação deve ser recarregada pelo menos de 3 em 3 meses, sob pena de alterar as suas capacidades.
Sim, a ORIGINAL 700 elétrica é uma bicicleta com assistência elétrica.
Esta assistência só é acionada quando o utilizador pedalar (um sistema de auxílio motorizado sem pedalada é considerado um ciclomotor, com requisitos de utilização e de segurança mais rigorosos).
Um sensor de pedalada situado junto da pedaleira transmite a informação ao computador de bordo da bicicleta, que aciona o motor.
O motor elétrico desliga instantaneamente, em caso de travagem ou quando o ciclista para de pedalar.
Bastará dar uma nova pedalada para acionar novamente o motor e beneficiar da assistência elétrica da bicicleta.
A bateria foi concebida para poder ser utilizada à chuva, mas não deve ser submergida ou lavada com jato de alta pressão.
O mesmo se aplica ao ecrã e aos outros componentes e fios elétricos.
Aconselhamos, no entanto, a guardar a tua bicicleta da forma mais abrigada possível quando não estiver a utilizá-la.
Não, as baterias com células de iões de lítio não têm efeito de memória, podendo ser carregadas em qualquer momento.
É aconselhável carregar a bateria regularmente para preservar o seu bom desempenho.
Trata-se de uma bicicleta com assistência elétrica. Portanto, é perfeitamente possível pedalar sem esta assistência.
Nessas condições, o peso adicional relacionado com o sistema de assistência far-se-á naturalmente sentir.
A bicicleta desliga sozinha ao fim de alguns minutos parada.
O modo pedonal é uma assistência elétrica que te permite empurrar mais facilmente a bicicleta quando te deslocas a pé ao lado da bicicleta. É muito útil em algumas situações como, por exemplo, quando estiveres a sair de uma garagem com forte inclinação, etc...
O modo pedonal permite-te empurrar a tua bicicleta sem esforço.
Para ativar este modo, liga o ecrã de comandos, pressionando durante alguns segundos o botão "ON/OFF". Em seguida, prime o botão «+» durante alguns segundos. Atenção, a bicicleta ficará ligada e pronta para circular a uma velocidade constante de 6 km/h.
Não utilizes este modo quando estiveres sentado na bicicleta. Poderás provocar danos no motor.
O teu canhão pode ser substituído na tua loja Decathlon.
Será então instalado um novo canhão e ser-te-á entregue um novo par de chaves.
Contacta a tua loja Decathlon para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.
1. Certifica-te de que não existem resíduos a dificultar o carregamento
Os conetores do carregador e da bateria devem estar limpos e não deve haver nenhum objeto ou corpo estranho que impeça o contacto entre o carregador e a bateria.
2. Verifica a ligação Bateria > Carregador > Tomada Elétrica
> Verifica se o carregador utilizado é o carregador de origem fornecido pela Decathlon
> Liga o carregador à bateria e a uma tomada de eletricidade.
LED Laranja fixo = a bateria está a carregar
LED Verde fixo = a bateria acabou de carregar
LED Intermitente = problema durante o carregamento
Uma bateria totalmente descarregada leva 6h a recarregar.
Se o problema persistir, contacta-nos ou dirige-te a uma das nossas oficinas Decathlon.
1. Certifica-te de que a bateria está carregada
Uma bateria quase descarregada pode resultar num funcionamento irregular antes do descarregamento completo da bateria.
> Prime o botão da bateria
> Certifica-te de que pelo menos um LED se acende
> Se todos os LED estiverem apagados ou se o 1.º ou o 2.º LED piscar, carrega a bateria
2. Certifica-te de que a bateria está limpa, bem encaixada e fechada
> Certifica-te de que os conetores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve ser encaixada até ao fim no seu compartimento
Quando a bateria é inserida no seu compartimento, deves ouvir um estalido, confirmando o encaixe correto da bateria.
Fecha a bateria à chave e retira a chave do canhão.
3. Verificar os cabos do sensor de pedalada
> Para tal, localizar o cabo do sensor de pedalada que liga ao controlador atrás do selim. É o cabo mais fino.
> Desligar e verificar se os cabos do sensor de pedalada estão em bom estado e se nenhum pino está dobrado. Voltar a fechar o conetor, encaixando corretamente o conetor ao máximo, guiando-te pelas pequenas setas de referência (devem estar frente a frente antes de encaixares os conetores).
4. Verificar se os ímanes são devidamente detetados pelo sensor.
> Limpa com um pano húmido o disco magnético fixado na parte de trás da pedaleira.
A presença de poeiras ou de sal (aplicado nas estradas para evitar gelo e neve durante o inverno) pode vedar os ímanes e impedir o bom funcionamento da assistência elétrica.
1. Verifica a pressão dos pneus
> A pressão dos pneus é determinante para a eficácia da assistência elétrica. Antes de cada saída, certifica-te de que os pneus têm uma pressão entre 4 e 5 bar.
2. Não sobrecarrega a bicicleta
A assistência elétrica é acionada após várias pedaladas e só funciona se o modo de assistência estiver ativado.
Se ainda assim a assistência elétrica não funcionar, segue as seguintes instruções:
1. Certifica-te de que a bateria está bem carregada
> Prime o botão da bateria
> Certifica-te de que pelo menos um LED se acende
> Se um LED piscar, recarrega a bateria ligando-a ao seu carregador e a uma tomada elétrica
2. Certifica-te de que a bateria está limpa, bem encaixada e fechada
> Certifica-te de que os conetores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve ser encaixada até ao fim no seu compartimento
Quando a bateria é inserida no seu compartimento, deves ouvir um estalido, confirmando o encaixe correto da bateria.
Fecha a bateria à chave e retira a chave do canhão.
3. Verifica todas as ligações da bicicleta: travões, motor, consola, sensor de pedalada, controlador (controlador = unidade central do kit elétrico. Situa-se depois da bateria, no porta-bagagens)
LADO DO CONTROLADOR
LADO DO MOTOR
LADO DO ECRÃ DE COMANDO E TRAVÕES
Quando estiver aberto, verificar a limpeza de cada conetor e voltar a colocar a cablagem no lugar.
Para o efeito, coloca cada conector macho e fêmea face a face, alinhando bem as setas de indicação antes de os conectar.
Aperta ao máximo as duas anilhas metálicas para manter as conexões seguras.
Ligações "de encaixar"
O conetor macho enfia-se simplesmente no conetor fêmea. Certifica-te de que os dois conetores ficam bem encaixados e, se necessário, volta a encaixá-los.
4. Testa a assistência elétrica
> Liga o ecrã, premindo no botão ON/OFF
> Sobe para a bicicleta e pedala (são necessárias várias pedaladas para ativar a assistência elétrica).
Se o problema persistir, envia-nos um pedido de assistência ou dirige-te a uma das nossas lojas Decathlon.
1. Certifica-te de que estás a aplicar corretamente as boas práticas de utilização e armazenamento
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA DA BICICLETA: a autonomia diminui se a bicicleta for sobrecarregada
> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia diminui nas subidas
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: : a autonomia será maior com os pneus cheios com uma pressão entre 3,5 e 5 bar.
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia será menor com tempo frio (até -50%)
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo.
> DA CADÊNCIA DE PEDALADA: é preciso pedalar para ir mais longe
> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E ARMAZENAMENTO DA BATERIA
Para a bicicleta ELOPS 500E, a autonomia média está entre 30 e 50 km. Respeitando estas boas práticas, garantes à tua bicicleta elétrica a melhor autonomia possível.
2. Com o passar do tempo, uma bateria pode perder as suas capacidades
A sua autonomia vai, desse modo, ficando mais curta. Contacta a tua loja Decathlon para realizar um teste de desempenho da tua bateria.
1. Certifica-te de que a bateria está bem carregada
> Prime o botão da bateria
> Certifica-te de que pelo menos um LED se acende
> Se um LED piscar, recarrega a bateria ligando-a ao seu carregador e a uma tomada elétrica
2. Certifica-te de que a bateria está limpa, bem encaixada e fechada
> Certifica-te de que os conetores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve ser encaixada até ao fim no seu compartimento
Quando a bateria é inserida no seu compartimento, deves ouvir um estalido, confirmando o encaixe correto da bateria.
Fecha a bateria à chave e retira a chave do canhão.
3. Verifica as ligações do cabo que ligam a consola de comando ao controlador(unidade central da bicicleta situada no porta-bagagens logo por trás da bateria)
> Abre as bainhas de proteção de cabo localizadas entre o porta-bagagens e o selim.
> Localiza a ligação do cabo acessório (a ligação com as rodas metálicas).
> Para verificar se as ligações estão limpas, em bom estado e corretamente conectadas, desaperta as duas rodas de cada lado da junta preta.
> Verifica o estado e a limpeza de cada conetor
> Volta a colocar os conetores no devido lugar. Para o efeito, coloca cada conetor macho e fêmea face a face, alinhando bem as setas de orientação antes de os conectar.Atenção também para não esquecer a junta situada entre as duas rodas.
> Aperta as rodas ao máximo para manter as ligações seguras.
4. Verificar a conexão da consola de comandos
> Na parte da frente da bicicleta, desliza a capa de neoprene do lado da consola de comandos para fazer aparecer o par de conectores correspondente à consola (cor preta).
> Procede da mesma forma para verificar as ligações da consola.
5. Ligar o ecrã premindo o botão ON/OFF
Se o problema persistir, contacta-nos através do pedido de assistência ou dirige-te a uma oficina Decathlon.
Quando estão na loja ou em armazém, as baterias novas estão por predefinição em modo de hibernação para não gastarem.
Antes da primeira utilização, deverás ligar a bateria ao carregador e a uma tomada de corrente para sair do modo de hibernação.
> 1.º LED intermitente: A bateria está quase vazia e precisa de ser recarregada. Para a recarregar, liga a bateria ao respetivo carregador e este a uma tomada de corrente elétrica.
> 2.º LED intermitente: a bateria entrou em proteção ""sob tensão"" na sequência de uma manipulação inadequada ou de um longo período sem carga. Assim que possível, liga-a ao respetivo carregador e a uma tomada elétrica para a carregar e a fazer sair do modo de segurança
> Se uma outra ou mesmo várias outras luzes LED estiverem intermitentes, isso significa que a bateria tem uma falha. Leva a tua bateria a uma loja Decathlon a fim de proceder a um diagnóstico completo da mesma.
A assistência elétrica deve desligar-se automaticamente quando uma das manetes de travão é acionada.
Se tal não acontecer, verifica se as ligações das duas manetes de travão estão em bom estado e corretamente conectadas.
> Puxa para baixo as duas bainhas de proteção de cabo em neopreno, na frente da bicicleta, para visualizar as ligações do travão (cor amarela)
> Para verificar se as ligações estão limpas, em bom estado e corretamente conectadas, desaperta as duas rodas de cada lado da junta preta.
> Verifica o estado e a limpeza de cada conetor
> Volta a colocar os conetores no devido lugar. Para o efeito, coloca cada conetor macho e fêmea face a face, alinhando bem as setas de orientação antes de os conectar.Atenção também para não esquecer a junta situada entre as duas rodas.
> Aperta as rodas ao máximo para manter as ligações seguras.
Se o problema persistir, envia-nos um pedido de assistência ou dirige-te a uma das nossas lojas Decathlon.
Os calços de travões da bicicleta elétrica ELOPS 500 são sujeitos a uma grande esforço.
Com efeito, o peso da bicicleta, aliado à sua velocidade média muito superior à de uma bicicleta normal, provoca um desgaste dos calços de travão relativamente mais rápido, sobretudo se a bicicleta for usada diariamente e em todas as condições climatéricas.
Para a tua segurança, bem como para garantir a qualidade de travagem e durabilidade da tua jante, os calços de travão devem ser substituídos assim que surgirem os primeiros sinais de desgaste: travagem menos incisiva, ruídos parasitas, marcas pretas nas jantes, etc…
Os calços de travão têm estrias que lhes permitem evacuar eficazmente a água. Se essas estrias deixarem de estar visíveis, ou se forem ficando menos visíveis, está na altura de substituir os calços!
Para tal, consulta o artigo "faço a manutenção"" para seguires o nosso tutorial em vídeo.
Podes encontrar calços à venda na secção "Peças de substituição".
Poderás, em alternativa, dirigir-te à oficina da loja Decathlon mais próxima de ti para mandar substituir os teus calços.
ERRO 06: BATERIA EM SUBTENSÃO
Carrega a bateria.
ERRO 07: BATERIA EM SOBRETENSÃO
A bicicleta ativou o seu sistema de segurança, no seguimento de sobretensão do sistema. Dirige-te à tua oficina Decathlon com a tua bicicleta e a bateria para proceder a um diagnóstico.
ERRO 08: PROBLEMA NO MOTOR
O motor tem uma anomalia. Dirige-te à tua oficina Decathlon com a tua bicicleta, a bateria e as chaves da bateria para proceder a um diagnóstico.
ERRO 09: CURTO-CIRCUITO DO MOTOR
Verifica o estado e o encaixe da cablagem do motor.
Se, todavia, a avaria persistir, dirige-te a uma das nossas oficinas DECATHLON para proceder a um diagnóstico completo.
ERRO 10: SOBREAQUECIMENTO DO CONTROLADOR
O controlador está em sobreaquecimento e deve arrefecer. Parar a assistência elétrica e deixar a bicicleta repousar num local fresco e protegido do sol.
Se, todavia, a avaria persistir, dirige-te a uma das nossas oficinas DECATHLON para proceder a um diagnóstico completo.
ERRO 11: ANOMALIA NO SENSOR DE TEMPERATURA DO CONTROLADOR
O controlador tem uma anomalia. Dirige-te à tua oficina Decathlon com a tua bicicleta, a bateria e as chaves da bateria para diagnóstico.
ERRO 12: ENTRADA DO SISTEMA ELÉTRICO NO MODO DE PROTEÇÃO
Verificar o estado e o encaixe de todas os cabos da bicicleta.
Se, todavia, a avaria persistir, dirige-te a uma das nossas oficinas DECATHLON para proceder a um diagnóstico completo.
ERRO 13 : ANOMALIA NO SENSOR DE TEMPERATURA DA BATERIA
A bateria tem uma anomalia. Dirige-te à tua oficina Decathlon com a tua bicicleta, a bateria e as chaves da bateria para diagnóstico.
ERRO 14: ANOMALIA NO SENSOR DE TEMPERATURA DO MOTOR
Verificar o estado e o encaixe da cablagem do motor.
Se, todavia, a avaria persistir, dirige-te a uma das nossas oficinas DECATHLON para proceder a um diagnóstico completo.
ERRO 22: ERRO DE COMUNICAÇÃO ENTRE A BATERIA E O CONTROLADOR
A bateria ou o controlador têm uma anomalia. Dirige-te à tua oficina Decathlon com a tua bicicleta, a bateria e as chaves da bateria para diagnóstico.
ERRO 30: COMUNICAÇÃO DEFICIENTE ENTRE O ECRÃ DE COMANDO E O CONTROLADOR
Verificar o estado e o encaixe dos cabos do ecrã de comando e do cabo que o liga ao controlador da bicicleta (situado no compartimento da bateria, atrás do selim)
A manutenção da tua bicicleta Original 900 E é essencial para prolongar a vida útil dos seus componentes e proporcionar-te, assim, mais prazer na prática desportiva. Uma falta de manutenção pode causar-te alguns problemas: cablagem gripada, ferrugem, fugas, desgaste precoce…
O prolongamento da vida da bicicleta e dos seus componentes possibilita um impacto ambiental reduzido.
Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si.
Por isso oferecemos-te uma revisão gratuita da tua bicicleta nos 12 meses a seguir à respetiva compra.
É necessário proceder, de vez em quando, a uma limpeza completa da tua bicicleta. Consulta aqui uma ficha que te explica como limpar a tua bicicleta em profundidade, passo a passo. Quanto mais regular for a tua prática, mais aconselhável é este tipo de limpeza.
Para lavar a tua ORIGINAL 900 E elétrica, DEIXAR a bateria NA bicicleta. Esta protegerá o controlador de eventuais infiltrações.
Ao longo da vida útil da tua bicicleta, os quilómetros irão avançar e será necessário substituir determinadas peças por questões de segurança e de bom funcionamento.
A cada 100 km: Limpa a corrente e lubrifica a transmissão
A cada 2000 km: Substitui os calços de travões, dirigindo-te a uma oficina Decathlon mais próxima de ti ou realizando esse procedimento autonomamente, com a ajuda dos nossos conteúdos tutoriais.
Solicita a troca dos teus pneus ou fá-lo autonomamente graças aos nossos conteúdos tutoriais.
A cada 5000 km: Manda substituir a corrente e os carretos traseiros na oficina Decathlon mais próxima
Para desengordurar corretamente a tua corrente, é conveniente pulverizar um produto desengordurante na corrente e em todos os elementos da transmissão. Com um pano limpo, deverás em seguida remover a sujidade da corrente e da cassete. Em função do estado geral da corrente, não hesites em insistir nas zonas mais sujas!
Por fim, enxagua abundantemente para que não fiquem resíduos. Com efeito, é possível que, mesmo após a aplicação do produto, persistam alguns depósitos de sujidade.
Para terminar, deixa atuar alguns minutos antes de limpar a corrente com um pano seco para retirar totalmente os resíduos e os depósitos restantes.
Para ser mais eficaz, mais rápido e sujares-te menos, poderás também utilizar o nosso acessório de limpeza de correntes.
Apresentamos-te o nosso método testado e aprovado pelos mecânicos da equipa VAN RYSEL | AG2R LA MONDIALE U19 e pelos nossos embaixadores.
Atenção, quando desenroscares, deves fazê-lo suavemente sem forçar.
O pneu de bicicleta desgastado tem consequências: desde a perda de aderência à queda, passando pelo furo. Para reduzir estes riscos, preparamos alguns conselhos para ajudar a verificar o desgaste dos teus pneus de bicicleta.
O pneu pode ficar rígido com o passar dos anos, não hesites em fazer força!
Basta desapertar a cassete com o extrator de cassetes e o chicote de corrente, e apertar a nova cassete.
Poderás encontrar o extrator de cassetes e o chicote de corrente na ligação seguinte e, se precisares de uma cassete, ela encontra-se na secção "Peças de substituição".
Para efetuares esta substituição, precisas de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.
Posiciona a corrente no último carreto e no prato mais pequeno.
Em primeiro lugar, retira o elo rápido com um alicate e remove a antiga corrente da transmissão.
Posiciona a nova corrente no último pinhão e no prato mais pequeno, para definir o seu comprimento ideal mais facilmente.
ATENÇÃO: determinadas correntes têm um sentido, lê bem as instruções.
A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador.
Quando o comprimento estiver definido, corta a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.
Por fim, instala o elo rápido na corrente e dá uma volta à pedaleira, para posicionar o elo rápido na parte superior da corrente. Assegura-te de que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.
Precisas de peças para a bicicleta? Encontra todas as peças disponíveis numa loja ou em Decathlon.pt
Entre em contacto com os nossos técnicos através do formulário em baixo.
Repara a tua bicicleta na loja ou diretamente em casa! Os nossos mecânicos qualificados terão todo o prazer em trabalhar na tua bicicleta.
A Riverside compromete-se a reduzir ao máximo as emissões de gases causadas pelo fabrico das bicicletas.
Todos os componentes são estudados para terem o menor impacto possível em termos de emissões de carbono.
Garantia vitalícia para o quadro, o avanço e o guiador.