BICICLETA ELÉTRICA ORIGINAL 700E 36V BEGE

REF: 8399929

ORIGINAL 900E

2016-2019

2016

Necessitas de ajuda para proceder à manutenção, reparação ou encontrar um acessório para a tua bicicleta?

Encontrarás aqui tutoriais e vídeos que te explicarão como proceder para partir com toda a tranquilidade!

Podes recuperar o Certificado de Conformidade CE da tua bicicleta.

Manual de utilizador e Certificado de Homologação CE

Utilização mecânica

Pneus: como ter a pressão adequada?

A pressão dos pneus deve merecer uma atenção particular numa bicicleta elétrica. As rodas estão sujeitas a uma forte pressão do motor e do peso da bicicleta.

Para minimizar o risco de ocorrência de furos e assegurar uma otimização da autonomia, aconselhamos que enchas os teus pneus com uma pressão entre 4 e 5 bar.

Porta-criança: posso instalar um? 

Não, a Original 700E é uma bicicleta do tipo "totalmente suspensa" com uma suspensão telescópica à frente e uma mola no quadro, por baixo do selim.

A suspensão central não permite a instalação de um porta-criança e pode alterar bastante a utilização da bicicleta.

Roda dianteira: como a desmontar corretamente?

O teu modelo está equipado com uma roda de aperto rápido. No vídeo, deve-se prestar especial atenção à primeira parte.

Selim: como ajustar adequadamente a altura?

Uma altura correta do selim permite pedalar sem dores.

Elementos a verificar antes de partir

É imprescindível fechar a bateria à chave para a proteger do risco de quedas durante uma subida!

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Utilização elétrica

Bateria: a bateria vai carregando enquanto pedalo?

Não, não existe efeito de "dínamo". Alguns sistemas permitem carregar a bateria em andamento ou nas travagens, mas oferecem um fraco desempenho a esse nível: é necessário percorrer várias dezenas de quilómetros para obter 1 km de assistência adicional.

Bateria: onde posso adquirir uma segunda bateria?

Podes comprar uma nova bateria na tua loja Decathlon.

Contacta a tua loja para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.

Bateria: o que fazer  quando estiver demasiado usada?

Quando a tua bateria atingir o seu fim de vida útil, poderás entregá-la na tua loja Decathlon, a fim de ser reciclada por um organismo aprovado.

Bateria: qual é a duração de vida de uma bateria?

Em função da sua utilização, a bateria tem uma vida útil mais ou menos longa. Se considerares que a tua bateria se gastou prematuramente (numa utilização normal da bicicleta), a bateria tem uma garantia de 2 anos. Venha ter connosco à loja! 

Bateria: autonomia? 

No caso da ORIGINAL 700E, a autonomia média situa-se entre 25 e 40 km.Respeitando estas boas práticas, garantes que a tua bicicleta elétrica tem uma autonomia otimizada:

> DA CARGA DA BICICLETA : a autonomia diminui se a bicicleta for sobrecarregada

> DO TIPO DE PERCURSO : A autonomia reduz-se em subidas

> DA PRESSÃO DOS PNEUS : A autonomia é melhor com pneus com pressão entre 3,5 e 5 bar.

> DA TEMPERATURA EXTERIOR : a autonomia diminui com tempo frio

> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO : Recomenda-se a redução do modo de assistência, quando o nível da bateria está baixo.

> DA CADÊNCIA DE PEDALADA : É preciso pedalar para ir mais longe

> DO CUMPRIMENTO DAS CONDIÇÕES DE CARGA E DE ARMAZENAMENTO DA BATERIA

Bateria: o que é o modo de hibernação?

O modo de hibernação permite guardar a bateria durante um longo período de tempo (no máximo 1 ano), sem necessidade de a recarregar e sem afetar as suas capacidades.

Para colocar a bateria no modo de hibernação, prime durante 10 segundos o botão da bateria até que os LED se apaguem.

Para reativar a bateria, liga-a ao respetivo carregador.

Tempo de carga: qual é o tempo necessário?

Uma bateria totalmente descarregada leva 6h a ficar totalmente carregada.

Tempo de carga: posso deixar o carregador ligado à bateria, mesmo se esta já estiver totalmente carregada?

Sim, o carregador e a bateria podem estar ligados 24 horas.

Quando a bateria estiver totalmente carregada, o carregador corta a corrente mas fica ligado.

Armazenamento da bateria: como a guardar corretamente?  

É imprescindível guardar a tua bateria num local fresco (entre +10 °C e +25 °C), seco e protegido do sol.

Não guardes a bateria descarregada (1 LED intermitente) para evitar um descarregamento profundo, pois isso pode provocar uma avaria.

 
Carrega a bateria (mesmo se não for utilizada) pelo menos a cada 3 meses para evitar a descarga profunda e a alteração das capacidades da bateria.

Em caso de armazenamento de longa duração (+ de 3 meses sem uso), lembra-te de colocar a bateria em modo de hibernação para facilitar o armazenamento e evitar teres de a recarregar com regularidade.

Armazenamento da bateria: durante quanto tempo a posso guardar?

A bateria está equipada com um modo de hibernação que permite guardá-la sem necessidade de a recarregar regularmente.

Uma vez em modo de hibernação, a bateria pode ser guardada durante um período até 1 ano sem ser recarregada, com toda a segurança e sem alterar as suas capacidades.

Uma bateria guardada sem estar em modo de hibernação deve ser recarregada pelo menos de 3 em 3 meses, sob pena de alterar as suas capacidades.

Assistência elétrica: é necessário pedalar para a iniciar?

Sim, a ORIGINAL 700 elétrica é uma bicicleta com assistência elétrica.

Esta assistência só é acionada quando o utilizador pedalar (um sistema de auxílio motorizado sem pedalada é considerado um ciclomotor, com requisitos de utilização e de segurança mais rigorosos).

Um sensor de pedalada situado junto da pedaleira transmite a informação ao computador de bordo da bicicleta, que aciona o motor.

O motor elétrico desliga instantaneamente, em caso de travagem ou quando o ciclista para de pedalar.

Bastará dar uma nova pedalada para acionar novamente o motor e beneficiar da assistência elétrica da bicicleta.

Estanqueidade: posso pedalar à chuva?

A bateria foi concebida para poder ser utilizada à chuva, mas não deve ser submergida ou lavada com jato de alta pressão.

O mesmo se aplica ao ecrã e aos outros componentes e fios elétricos.

Aconselhamos, no entanto, a guardar a tua bicicleta da forma mais abrigada possível quando não estiver a utilizá-la.

Devo esperar que a bateria esteja totalmente descarregada para a pôr a carregar?

Não, as baterias com células de iões de lítio não têm efeito de memória, podendo ser carregadas em qualquer momento.

É aconselhável carregar a bateria regularmente para preservar o seu bom desempenho.

Posso utilizar a bicicleta se a bateria estiver descarregada?

Trata-se de uma bicicleta com assistência elétrica. Portanto, é perfeitamente possível pedalar sem esta assistência.

Nessas condições, o peso adicional relacionado com o sistema de assistência far-se-á naturalmente sentir.

O que acontece se me esquecer de desligar a bicicleta?

A bicicleta desliga sozinha ao fim de alguns minutos parada.

Modo pedestre 

O modo pedonal é uma assistência elétrica que te permite empurrar mais facilmente a bicicleta quando te deslocas a pé ao lado da bicicleta. É muito útil em algumas situações como, por exemplo, quando estiveres a sair de uma garagem com forte inclinação, etc...

O modo pedonal permite-te empurrar a tua bicicleta sem esforço.

Para ativar este modo, liga o ecrã de comandos, pressionando durante alguns segundos o botão "ON/OFF". Em seguida, prime o botão «+» durante alguns segundos. Atenção, a bicicleta ficará ligada e pronta para circular a uma velocidade constante de 6 km/h.

Não utilizes este modo quando estiveres sentado na bicicleta. Poderás provocar danos no motor.

Tenho um problema

Perdi ou parti a minha chave / o meu canhão

O teu canhão pode ser substituído na tua loja Decathlon.
Será então instalado um novo canhão e ser-te-á entregue um novo par de chaves.



Contacta a tua loja Decathlon para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.

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A minha bateria não carrega

1. Certifica-te de que não existem resíduos a dificultar o carregamento

Os conetores do carregador e da bateria devem estar limpos e não deve haver nenhum objeto ou corpo estranho que impeça o contacto entre o carregador e a bateria.

2. Verifica a ligação Bateria > Carregador > Tomada Elétrica

> Verifica se o carregador utilizado é o carregador de origem fornecido pela Decathlon

> Liga o carregador à bateria e a uma tomada de eletricidade.

LED Laranja fixo = a bateria está a carregar

LED Verde fixo = a bateria acabou de carregar

LED Intermitente = problema durante o carregamento


Uma bateria totalmente descarregada leva 6h a recarregar.


Se o problema persistir, contacta-nos ou dirige-te a uma das nossas oficinas Decathlon.

A assistência elétrica funciona de forma irregular

1. Certifica-te de que a bateria está carregada

Uma bateria quase descarregada pode resultar num funcionamento irregular antes do descarregamento completo da bateria.

> Prime o botão da bateria

> Certifica-te de que pelo menos um LED se acende

> Se todos os LED estiverem apagados ou se o 1.º ou o 2.º LED piscar, carrega a bateria


2. Certifica-te de que a bateria está limpa, bem encaixada e fechada

> Certifica-te de que os conetores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.

> A bateria deve ser encaixada até ao fim no seu compartimento

Quando a bateria é inserida no seu compartimento, deves ouvir um estalido, confirmando o encaixe correto da bateria.


Fecha a bateria à chave e retira a chave do canhão.


3. Verificar os cabos do sensor de pedalada

> Para tal, localizar o cabo do sensor de pedalada que liga ao controlador atrás do selim. É o cabo mais fino.

> Desligar e verificar se os cabos do sensor de pedalada estão em bom estado e se nenhum pino está dobrado. Voltar a fechar o conetor, encaixando corretamente o conetor ao máximo, guiando-te pelas pequenas setas de referência (devem estar frente a frente antes de encaixares os conetores).


4. Verificar se os ímanes são devidamente detetados pelo sensor.

> Limpa com um pano húmido o disco magnético fixado na parte de trás da pedaleira.

A presença de poeiras ou de sal (aplicado nas estradas para evitar gelo e neve durante o inverno) pode vedar os ímanes e impedir o bom funcionamento da assistência elétrica.

A minha assistência elétrica exige mais esforço

1. Verifica a pressão dos pneus

> A pressão dos pneus é determinante para a eficácia da assistência elétrica. Antes de cada saída, certifica-te de que os pneus têm uma pressão entre 4 e 5 bar.

2. Não sobrecarrega a bicicleta

A minha assistência elétrica não aciona e desliga-se

A assistência elétrica é acionada após várias pedaladas e só funciona se o modo de assistência estiver ativado.

Se ainda assim a assistência elétrica não funcionar, segue as seguintes instruções:

1. Certifica-te de que a bateria está bem carregada

> Prime o botão da bateria

> Certifica-te de que pelo menos um LED se acende

> Se um LED piscar, recarrega a bateria ligando-a ao seu carregador e a uma tomada elétrica


2. Certifica-te de que a bateria está limpa, bem encaixada e fechada

> Certifica-te de que os conetores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.

> A bateria deve ser encaixada até ao fim no seu compartimento

Quando a bateria é inserida no seu compartimento, deves ouvir um estalido, confirmando o encaixe correto da bateria.

Fecha a bateria à chave e retira a chave do canhão.


3. Verifica todas as ligações da bicicleta: travões, motor, consola, sensor de pedalada, controlador (controlador = unidade central do kit elétrico. Situa-se depois da bateria, no porta-bagagens)

LADO DO CONTROLADOR

LADO DO MOTOR

LADO DO ECRÃ DE COMANDO E TRAVÕES

Quando estiver aberto, verificar a limpeza de cada conetor e voltar a colocar a cablagem no lugar.

Para o efeito, coloca cada conector macho e fêmea face a face, alinhando bem as setas de indicação antes de os conectar.

Aperta ao máximo as duas anilhas metálicas para manter as conexões seguras.


Ligações "de encaixar"

O conetor macho enfia-se simplesmente no conetor fêmea. Certifica-te de que os dois conetores ficam bem encaixados e, se necessário, volta a encaixá-los.


4. Testa a assistência elétrica

> Liga o ecrã, premindo no botão ON/OFF

> Sobe para a bicicleta e pedala (são necessárias várias pedaladas para ativar a assistência elétrica).


Se o problema persistir, envia-nos um pedido de assistência ou dirige-te a uma das nossas lojas Decathlon.

A autonomia é fraca ou diminuiu

1. Certifica-te de que estás a aplicar corretamente as boas práticas de utilização e armazenamento
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:

> DA CARGA DA BICICLETA: a autonomia diminui se a bicicleta for sobrecarregada

> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia diminui nas subidas

> DA PRESSÃO DOS PNEUS: : a autonomia será maior com os pneus cheios com uma pressão entre 3,5 e 5 bar.

> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia será menor com tempo frio (até -50%)

> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo.

> DA CADÊNCIA DE PEDALADA: é preciso pedalar para ir mais longe

> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E ARMAZENAMENTO DA BATERIA

Para a bicicleta ELOPS 500E, a autonomia média está entre 30 e 50 km. Respeitando estas boas práticas, garantes à tua bicicleta elétrica a melhor autonomia possível.


2. Com o passar do tempo, uma bateria pode perder as suas capacidades

A sua autonomia vai, desse modo, ficando mais curta. Contacta a tua loja Decathlon para realizar um teste de desempenho da tua bateria.

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O ecrã de comando não liga

1. Certifica-te de que a bateria está bem carregada

> Prime o botão da bateria

> Certifica-te de que pelo menos um LED se acende

> Se um LED piscar, recarrega a bateria ligando-a ao seu carregador e a uma tomada elétrica


2. Certifica-te de que a bateria está limpa, bem encaixada e fechada

> Certifica-te de que os conetores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.

> A bateria deve ser encaixada até ao fim no seu compartimento

Quando a bateria é inserida no seu compartimento, deves ouvir um estalido, confirmando o encaixe correto da bateria.

Fecha a bateria à chave e retira a chave do canhão.


3. Verifica as ligações do cabo que ligam a consola de comando ao controlador(unidade central da bicicleta situada no porta-bagagens logo por trás da bateria)

> Abre as bainhas de proteção de cabo localizadas entre o porta-bagagens e o selim.

> Localiza a ligação do cabo acessório (a ligação com as rodas metálicas).

> Para verificar se as ligações estão limpas, em bom estado e corretamente conectadas, desaperta as duas rodas de cada lado da junta preta.

> Verifica o estado e a limpeza de cada conetor

> Volta a colocar os conetores no devido lugar. Para o efeito, coloca cada conetor macho e fêmea face a face, alinhando bem as setas de orientação antes de os conectar.Atenção também para não esquecer a junta situada entre as duas rodas.

> Aperta as rodas ao máximo para manter as ligações seguras.


4. Verificar a conexão da consola de comandos

> Na parte da frente da bicicleta, desliza a capa de neoprene do lado da consola de comandos para fazer aparecer o par de conectores correspondente à consola (cor preta).

> Procede da mesma forma para verificar as ligações da consola.


5. Ligar o ecrã premindo o botão ON/OFF


Se o problema persistir, contacta-nos através do pedido de assistência ou dirige-te a uma oficina Decathlon.

A bicicleta é nova e a bateria não liga

Quando estão na loja ou em armazém, as baterias novas estão por predefinição em modo de hibernação para não gastarem.

Antes da primeira utilização, deverás ligar a bateria ao carregador e a uma tomada de corrente para sair do modo de hibernação.

Se o problema persistir, envia-nos um pedido de assistência ou dirige-te a uma das nossas lojas Decathlon.

Um led da bateria acende de forma intermitente ou nenhum led está aceso

> 1.º LED intermitente: A bateria está quase vazia e precisa de ser recarregada. Para a recarregar, liga a bateria ao respetivo carregador e este a uma tomada de corrente elétrica.

> 2.º LED intermitente: a bateria entrou em proteção ""sob tensão"" na sequência de uma manipulação inadequada ou de um longo período sem carga. Assim que possível, liga-a ao respetivo carregador e a uma tomada elétrica para a carregar e a fazer sair do modo de segurança

> Se uma outra ou mesmo várias outras luzes LED estiverem intermitentes, isso significa que a bateria tem uma falha. Leva a tua bateria a uma loja Decathlon a fim de proceder a um diagnóstico completo da mesma.

A assistência elétrica não desliga quando travo

A assistência elétrica deve desligar-se automaticamente quando uma das manetes de travão é acionada.

Se tal não acontecer, verifica se as ligações das duas manetes de travão estão em bom estado e corretamente conectadas.

> Puxa para baixo as duas bainhas de proteção de cabo em neopreno, na frente da bicicleta, para visualizar as ligações do travão (cor amarela)

> Para verificar se as ligações estão limpas, em bom estado e corretamente conectadas, desaperta as duas rodas de cada lado da junta preta.

> Verifica o estado e a limpeza de cada conetor

> Volta a colocar os conetores no devido lugar. Para o efeito, coloca cada conetor macho e fêmea face a face, alinhando bem as setas de orientação antes de os conectar.Atenção também para não esquecer a junta situada entre as duas rodas.

> Aperta as rodas ao máximo para manter as ligações seguras.


Se o problema persistir, envia-nos um pedido de assistência ou dirige-te a uma das nossas lojas Decathlon.

A travagem não é eficaz

Os calços de travões da bicicleta elétrica ELOPS 500 são sujeitos a uma grande esforço.

Com efeito, o peso da bicicleta, aliado à sua velocidade média muito superior à de uma bicicleta normal, provoca um desgaste dos calços de travão relativamente mais rápido, sobretudo se a bicicleta for usada diariamente e em todas as condições climatéricas.

Para a tua segurança, bem como para garantir a qualidade de travagem e durabilidade da tua jante, os calços de travão devem ser substituídos assim que surgirem os primeiros sinais de desgaste: travagem menos incisiva, ruídos parasitas, marcas pretas nas jantes, etc…

Os calços de travão têm estrias que lhes permitem evacuar eficazmente a água. Se essas estrias deixarem de estar visíveis, ou se forem ficando menos visíveis, está na altura de substituir os calços!

Para tal, consulta o artigo "faço a manutenção"" para seguires o nosso tutorial em vídeo.

Podes encontrar calços à venda na secção "Peças de substituição".

Poderás, em alternativa, dirigir-te à oficina da loja Decathlon mais próxima de ti para mandar substituir os teus calços.

O ecrã de comando apresenta uma mensagem de erro

ERRO 06: BATERIA EM SUBTENSÃO

Carrega a bateria.


ERRO 07: BATERIA EM SOBRETENSÃO

A bicicleta ativou o seu sistema de segurança, no seguimento de sobretensão do sistema. Dirige-te à tua oficina Decathlon com a tua bicicleta e a bateria para proceder a um diagnóstico.


ERRO 08: PROBLEMA NO MOTOR

O motor tem uma anomalia. Dirige-te à tua oficina Decathlon com a tua bicicleta, a bateria e as chaves da bateria para proceder a um diagnóstico.


ERRO 09: CURTO-CIRCUITO DO MOTOR

Verifica o estado e o encaixe da cablagem do motor.

Se, todavia, a avaria persistir, dirige-te a uma das nossas oficinas DECATHLON para proceder a um diagnóstico completo.


ERRO 10: SOBREAQUECIMENTO DO CONTROLADOR

O controlador está em sobreaquecimento e deve arrefecer. Parar a assistência elétrica e deixar a bicicleta repousar num local fresco e protegido do sol.

Se, todavia, a avaria persistir, dirige-te a uma das nossas oficinas DECATHLON para proceder a um diagnóstico completo.


ERRO 11: ANOMALIA NO SENSOR DE TEMPERATURA DO CONTROLADOR

O controlador tem uma anomalia. Dirige-te à tua oficina Decathlon com a tua bicicleta, a bateria e as chaves da bateria para diagnóstico.


ERRO 12: ENTRADA DO SISTEMA ELÉTRICO NO MODO DE PROTEÇÃO

Verificar o estado e o encaixe de todas os cabos da bicicleta.

Se, todavia, a avaria persistir, dirige-te a uma das nossas oficinas DECATHLON para proceder a um diagnóstico completo.


ERRO 13 : ANOMALIA NO SENSOR DE TEMPERATURA DA BATERIA

A bateria tem uma anomalia. Dirige-te à tua oficina Decathlon com a tua bicicleta, a bateria e as chaves da bateria para diagnóstico.


ERRO 14: ANOMALIA NO SENSOR DE TEMPERATURA DO MOTOR

Verificar o estado e o encaixe da cablagem do motor.

Se, todavia, a avaria persistir, dirige-te a uma das nossas oficinas DECATHLON para proceder a um diagnóstico completo.


ERRO 22: ERRO DE COMUNICAÇÃO ENTRE A BATERIA E O CONTROLADOR

A bateria ou o controlador têm uma anomalia. Dirige-te à tua oficina Decathlon com a tua bicicleta, a bateria e as chaves da bateria para diagnóstico.


ERRO 30: COMUNICAÇÃO DEFICIENTE ENTRE O ECRÃ DE COMANDO E O CONTROLADOR

Verificar o estado e o encaixe dos cabos do ecrã de comando e do cabo que o liga ao controlador da bicicleta (situado no compartimento da bateria, atrás do selim)

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Faço a manutenção

A manutenção da tua bicicleta Original 900 E é essencial para prolongar a vida útil dos seus componentes e proporcionar-te, assim, mais prazer na prática desportiva. Uma falta de manutenção pode causar-te alguns problemas: cablagem gripada, ferrugem, fugas, desgaste precoce…

O prolongamento da vida da bicicleta e dos seus componentes possibilita um impacto ambiental reduzido.

Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si.
Por isso oferecemos-te uma revisão gratuita da tua bicicleta nos 12 meses a seguir à respetiva compra.

Uma limpeza de primavera

É necessário proceder, de vez em quando, a uma limpeza completa da tua bicicleta. Consulta aqui uma ficha que te explica como limpar a tua bicicleta em profundidade, passo a passo. Quanto mais regular for a tua prática, mais aconselhável é este tipo de limpeza.

Para lavar a tua ORIGINAL 900 E elétrica, DEIXAR a bateria NA bicicleta. Esta protegerá o controlador de eventuais infiltrações.

Ao longo da vida útil da tua bicicleta, os quilómetros irão avançar e será necessário substituir determinadas peças por questões de segurança e de bom funcionamento.

A cada 100 km: Limpa a corrente e lubrifica a transmissão

A cada 2000 km: Substitui os calços de travões, dirigindo-te a uma oficina Decathlon mais próxima de ti ou realizando esse procedimento autonomamente, com a ajuda dos nossos conteúdos tutoriais.
Solicita a troca dos teus pneus ou fá-lo autonomamente graças aos nossos conteúdos tutoriais.

A cada 5000 km: Manda substituir a corrente e os carretos traseiros na oficina Decathlon mais próxima

Como desengordurar a sua transmissão?

Para desengordurar corretamente a tua corrente, é conveniente pulverizar um produto desengordurante na corrente e em todos os elementos da transmissão. Com um pano limpo, deverás em seguida remover a sujidade da corrente e da cassete. Em função do estado geral da corrente, não hesites em insistir nas zonas mais sujas!
Por fim, enxagua abundantemente para que não fiquem resíduos. Com efeito, é possível que, mesmo após a aplicação do produto, persistam alguns depósitos de sujidade.
Para terminar, deixa atuar alguns minutos antes de limpar a corrente com um pano seco para retirar totalmente os resíduos e os depósitos restantes.

Para ser mais eficaz, mais rápido e sujares-te menos, poderás também utilizar o nosso acessório de limpeza de correntes.

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Como lubrificar corretamente a minha transmissão?

Apresentamos-te o nosso método testado e aprovado pelos mecânicos da equipa VAN RYSEL | AG2R LA MONDIALE U19  e pelos nossos embaixadores.

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Substituir os calços

Atenção, quando desenroscares, deves fazê-lo suavemente sem forçar.

Como verificar o desgaste dos pneus?

O pneu de bicicleta desgastado tem consequências: desde a perda de aderência à queda, passando pelo furo. Para reduzir estes riscos, preparamos alguns conselhos para ajudar a verificar o desgaste dos teus pneus de bicicleta.

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Como mudar um pneu?

O pneu pode ficar rígido com o passar dos anos, não hesites em fazer força!

Como mudar a minha cassete?

Basta desapertar a cassete com o extrator de cassetes e o chicote de corrente, e apertar a nova cassete.

Poderás encontrar o extrator de cassetes e o chicote de corrente na ligação seguinte e, se precisares de uma cassete, ela encontra-se na secção "Peças de substituição".

Como mudar uma corrente?

Para efetuares esta substituição, precisas de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.

Posiciona a corrente no último carreto e no prato mais pequeno.

Em primeiro lugar, retira o elo rápido com um alicate e remove a antiga corrente da transmissão.

Posiciona a nova corrente no último pinhão e no prato mais pequeno, para definir o seu comprimento ideal mais facilmente.
ATENÇÃO: determinadas correntes têm um sentido, lê bem as instruções.

A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador.

Quando o comprimento estiver definido, corta a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.

Por fim, instala o elo rápido na corrente e dá uma volta à pedaleira, para posicionar o elo rápido na parte superior da corrente. Assegura-te de que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.

Precisas de material para realizar as tuas manipulações? Apresentamos aqui os produtos essenciais para a manutenção e reparação da tua bicicleta.

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Peças de substituição

Precisas de peças para a bicicleta? Encontra todas as peças disponíveis numa loja ou em Decathlon.pt

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Precisa de ajuda?

Entre em contacto com os nossos técnicos através do formulário em baixo.

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Os nossos serviços de manutenção e reparação

Repara a tua bicicleta na loja ou diretamente em casa! Os nossos mecânicos qualificados terão todo o prazer em trabalhar na tua bicicleta.

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Os nossos compromissos

A Riverside compromete-se a reduzir ao máximo as emissões de gases causadas pelo fabrico das bicicletas.
Todos os componentes são estudados para terem o menor impacto possível em termos de emissões de carbono.

Garantia vitalícia para o quadro, o avanço e o guiador.