Uma peça do teu skate está partida? Não entres em pânico, vamos explicar-te como reparar o teu skate autonomamente para aproveitares as tuas próximas sessões!
A utilização regular do teu skate desgasta-o e pode acontecer que peças fiquem danificadas ou partidas. É possível reparar algumas peças antes de considerar uma substituição. Vamos explicar-te como fazer a reparação de uma prancha, de um truck ou de um grip de skate para voltares a andar com toda a tranquilidade.
Há uma ferramenta que te permite fazer as reparações do teu skate com toda a autonomia: a T-tool ou a "skate tool". Com este objeto multifunções, podes enroscar, desenroscar e ajustar as várias peças do teu skate, do teu cruiser ou do teu longboard. Recomendamos que a tenhas sempre contigo durante a sessão caso precises de apertar um parafuso após uma manobra, por exemplo.
A T-tool tem uma extremidade para as 3 medidas de porcas, com chaves de 10, 13 e 14. Tem também uma extremidade sextavada e outra cruciforme para os parafusos. Se não tiveres uma T-tool à mão, podes substituí-la por outra ferramenta da tua caixa de ferramentas: chaves de caixa de vários tamanhos, uma chave sextavada e uma chave de fendas cruciforme.
As várias reparações do teu skate podem também ser realizadas numa loja especializada se preferires recorrer a um serviço profissional.
Quando cais ou fazes ollies, a tua prancha é sujeita a choques que fragilizam a madeira (além do risco de ferimentos para ti). Os ollies usam especialmente o nose (frente da prancha) e o tail (traseira da prancha), que raspam no chão. Com o tempo, pedaços de madeira separam-se do deck, que vai ficando mais fino nas extremidades.
Se esperares em demasia e continuares a usar o skate danificado, a prancha pode partir definitivamente.
Para reparar a tua prancha de skate, precisas de:
➡️ uma T-tool (ou da tua caixa de ferramentas)
➡️ pasta para madeira ou selante (vendidos em loja de bricolagem)
➡️ uma pequena escova de cerdas suaves (pode ser uma escova de dentes)
➡️ um novo grip de skate autoadesivo.
Vamos lá então!
Retira o grip da tua prancha usando um secador de cabelo. Se não souberes como fazer, vê o nosso tutorial. Não puxes o grip sem ter feito derreter a cola antes; caso contrário, podes ficar com duas partes de prancha nas mãos: a parte colada no grip e a parte de baixo. E neste caso, não terás outra hipótese que a de substituir a tua prancha.
Com a escova, limpa os pontos onde a madeira do deck está estragada e onde faltam pedaços para retirar as sujidades antes de reparar a prancha.
Espalha a pasta para madeira ou o selante pela superfície danificada para preencher os buracos dos pedaços que faltam. Não tenhas medo de pôr a mais: o excesso de produto vai desaparecer no momento da lixagem.
Espera que o produto seque (verifica as indicações na etiqueta do produto).
Pega no teu antigo grip (ou em papel de vidro) e lixa a pasta para madeira ou o selante seco até obter uma superfície lisa e plana.
Volta a colocar o novo grip (descobre como fazer neste tutorial).
E pronto, o teu deck está (quase) novo!
Chega uma altura em que é inevitável despedir-se da prancha de skate para a substituir. Este momento depende principalmente da utilização que lhe dás: quanto mais andares e quanto mais manobras fizeres, mais a prancha de skate se desgasta e menos reativa se torna. Alguns ou algumas skaters mudam de deck passado uma semana, outros(as) passado vários meses. Eis dois motivos para mudar a tua!
1. O teu skate já não tem pop
Se sentires que a tua prancha já quase não tem pop (quando bates o tail contra o chão para a propulsionar para cima), significa que tens de a mudar. Os e as skaters de street desgastam normalmente mais depressa a prancha do que os e as skaters de skatepark. Da mesma forma, as manobras mais técnicas forçam mais a prancha, encurtando o seu tempo de vida.
2. A prancha de skate está em dois pedaços ou demasiado desgastada
Após um mau posicionamento para aterrar após uma manobra, a tua prancha pode fissurar ou partir a meio no sentido da largura. Neste caso, não há dúvida de que já não a poderás usar para praticar! Mas antes de a deitar fora, lembra-te da reciclagem. Dá uma segunda vida à tua prancha de skate partida: prateleira, decoração de parede, bengaleiro...Não faltam ideias para a transformar sem a deitar fora! E para evitar partir a tua próxima prancha, tenta pousar bem os pés nos oito parafusos do skate sempre que aterras (sabemos que é mais fácil dizer do que fazer!).
Se o pop do teu deck ainda tiver um bom desempenho, mas o teu skate estiver demasiado danificado por causa dos choques, e uma reparação não é possível, deves também substituir a prancha. De forma geral, para saber quando deves substituí-la, pergunta-te se o estado da tua prancha te permite continuar a praticar como queres e se pode ser reparada.
Existem dois trucks no teu skate e cada um deles é constituído por várias peças: a base, o hanger, o kingpin, os eixos e os amortecedores.
Se o eixo do truck estiver dobrado ou se o hanger estiver partido, deves infelizmente substituir todo o truck. Quando mudas apenas um dos dois, cuidado para usar o mesmo modelo de truck que o modelo que ainda está na tua prancha.
Para substituir o kingpin, o pivot cup ou os amortecedores do teu truck de skate, começa por desenroscar este truck da prancha para mais maneabilidade.
O kingpin é composto por um grande parafuso e por duas cavilhas que mantêm o conjunto das peças do truck juntas. O parafuso pode partir-se após uma manobra. Quando acontece, é possível substituí-lo por um novo: desenrosca o kingpin partido com a tua T-tool e substitui o kingpin com o parafuso novo da mesma forma.
O pivot cup é a peça de plástico situada entre a base e o hanger (do lado mais fino e não do lado onde se aparafusa a porca). A sua função é ajudar o truck a virar: o hanger gira dentro da base e ajuda-te a fazer curvas. Com o tempo e o esforço de giro, o pivot cup pode ficar danificado, recomendando-se então a sua substituição.
● Para o substituir, desmonta o hanger desapertando a cavilha.
● Retira a cavilha, a cúpula, os amortecedores, assim como o hanger.
● Extrair o pivot cup pode ser delicado. Recomendamos o uso de uma chave de fendas para poder retirá-lo fazendo alavanca.
● Enfia o novo pivot cup no lugar do antigo.
Os amortecedores ou as borrachas são essenciais nos teus trucks porque permitem que eles reajam nas curvas. Há dois amortecedores por truck: o cone (por cima do hanger) e o barrel (por baixo do hanger). Cada um deles tem uma forma específica.
Os amortecedores de skate são em poliuretano e existem em várias formas e durezas, com características bem precisas. Já existem nos trucks novos e são geralmente adaptados para a maioria dos trucks. Pode ser necessário substituí-los se:
➡️ estiverem desgastados ou fissurados
➡️ pretenderes ajustar o teu set up e colocar as tuas próprias borrachas para que os teus trucks virem conforme pretendes.
● Para os trocar, retira a porca e a cúpula do hanger com a tua T-tool.
● Retira o cone, o hanger e, por fim, o barrel.
● Pega nos teus novos amortecedores, coloca primeiro o barrel e substitui o hanger.
● Coloca o cone e reposiciona a cúpula, e a seguir a porca.
● Aperta a porca do truck de forma a encontrar um bom compromisso entre a manobrabilidade da prancha e a estabilidade em cima da prancha. Quanto mais apertares, mais as borrachas são comprimidas e mais difícil será virar a prancha. Por outro lado, desapertar a porca vai permitir-te virar mais facilmente.
As rodas situam-se entre os dois eixos do truck e têm dois rolamentos cada uma, sendo estas pequenas peças que permitem que virem de forma fluida. É possível que os teus rolamentos estejam "gripados", ou seja, que já não permitam às rodas virar corretamente, provocando bloqueios durante as tuas sessões e ruídos invulgares. Para resolver este problema, é preciso primeiro extrair os rolamentos das rodas para os limpar e lubrificar (vamos ajudar-te com o nosso tutorial).
Se, apesar da limpeza e da lubrificação, os teus rolamentos continuarem a bloquear, é provavelmente porque estão partidos (são componentes frágeis). Podes, então, substituí-los facilmente, retirando-os das rodas e colocando rolamentos novos no lugar deles (podes obter explicações aqui!).
Se o teu grip de skate estiver danificado de lado e pretenderes torná-lo mais "limpo", usa um pedaço de papel de vidro, uma lima ou um antigo grip para lixar os bordos desgastados. Se achares que ele está realmente desgastado em demasia ou se ele tiver perdido a função de aderência, tens de substituí-lo.
Preferes recorrer a um serviço especializado para reparar o teu skate? Não hesites em visitar uma loja DECATHLON mais perto de ti.