Antecipar os desgastes, reparar a trotinete, cuidar dos rolamentos e substituir as peças gastas... Tal como um automóvel ou uma bicicleta, também uma trotinete necessita de alguma manutenção. 

1/ Poupa os travões

A utilização repetida do travão provoca o desgaste da roda traseira, podendo fazê-la perder a sua forma circular ou achatar-se em certos locais. Para evitá-lo, sempre que puderes pousa o pé no chão para parar. Nas restantes situações, carrega levemente no travão (a travagem será mais lenta, mas poupará a roda).

2/ Evita circular em água ou em pisos sujos

Se circulares na água, irá desgastar mais rapidamente os rolamentos situados no interior das rodas. Outro dano verificado: a banda antiderrapante da plataforma perde a sua aderência e pode destabilizá-lo. 
A solução é simples: circula no asfalto seco, evita ao máximo as poças de água, a areia ou a terra. Para saberes o que fazer, consulta o nosso guia prático para usar a trotinete em dias de chuva.

Como fazer a manutenção e reparação da sua trotinete?

3/ O paninho de limpeza!

Manter a trotinete limpa ainda é a forma mais simples e eficaz de cuidar dela. A simples passagem de um pano nos rolamentos e nas partes que se sujam mais (rodas, caixa de direção, banda antiderrapante…) é sempre bem-vinda. Este gesto simples evita a acumulação de pó e eventuais limitações no funcionamento das peças da sua trotinete. 
Além disso, é totalmente possível transportar a trotinete sem te sujares, basta seguir o guia!

4/ Eliminar as folgas da tua trotinete

Com uma simples chave Allen, aperta regularmente os eixos das rodas. Estes desgastam-se mais rapidamente se houver folga entre a roda e a forqueta (roda dianteira) ou entre a roda e a plataforma (roda traseira). 
Procede da mesma forma com a abraçadeira de aperto do guiador, pois com o tempo esta pode desapertar-se e soltar o guiador.

Se necessitares, pede ajuda ao vendedor ou técnico de oficina da tua loja Decathlon, mas se tiveres um pouquinho de jeito para bricolagem, não hesites em seguir as instruções do nosso vídeo.

Substituir um eixo de roda da trotinete | OFICINA OXELO
Como fazer a manutenção e reparação da sua trotinete?
Como substituir uma roda de trotinete | OFICINA OXELO

5/ Roda de socorro, ou quase

É normal que a roda traseira se encontre mais gasta do que a roda dianteira, pois é ela que sofre a maior parte dos impactos durante a utilização. Desmonta periodicamente e troca a posição das rodas da frente e de trás para aumentar a sua duração de vida. 
Também neste caso podes solicitar a ajuda de um técnico da tua loja Decathlon, se necessário. Outra opção: assiste ao nosso vídeo para aprenderes a efetuar esta reparação sozinho!

6/ Um pouco de lubrificação?

Aplica óleo de silicone (sob a forma de spray) sobre a roda, fazendo-a girar. Esta lubrificação facilita a rotação da roda e permite-lhe ganhar velocidade para menor esforço de patinagem. E para tudo aquilo que diz respeito à lubrificação do teu sistema Easyfold, com ou sem desmontagem, assiste aos nossos pequenos vídeos explicativos.

Como lubrificar o sistema Easyfold com desmontagem - Trotinete Town EasyFold | OFICINA OXELO
Como substituir o travão de trás - Trotinete Town EasyFold | OFICINA OXELO

7/ Substitui as peças gastas

Infelizmente, as peças da trotinete não duram para sempre. Por vezes, é necessário substituir uma roda demasiado gasta (com forma já irregular) ou uma banda antiderrapante que já perdeu a sua aderência... Para aprenderes a substituir o travão de trás, assiste a este vídeo …

Como fazer a manutenção e reparação da sua trotinete?

Cédric mollet

O chefe de produto ao serviço da sua mobilidade

O meu trabalho consiste em conceber produtos que simplifiquem as suas deslocações diárias. Se precisar de alguma coisa, colocar uma dúvida, não hesite em contactar a sua loja Decathlon.