Como evitar avarias nas trotinetes elétricas?

A trotinete elétrica é fantástica, exceto quando se avaria! Descobre as nossas sugestões e conselhos para evitar as avarias e prolongar a vida útil das peças elétricas da tua trotinete.

Como evitar avarias nas trotinetes elétricas?

Finalmente poderás deslocar-te com a tua nova trotinete motorizada! Mas atenção, mesmo que a sua manutenção seja bastante simples, é importante tomar algumas precauções para evitar avarias da trotinete elétrica. Algumas situações problemáticas são fáceis de prever, com vista a preservá-la o mais tempo possível.

Avaria no motor, bateria, controlador, visor ou acelerador: porque motivo a tua trotinete deixou de funcionar?

A tua trotinete parou subitamente enquanto a estavas a usar? Após um período sem a utilizares, não a consegues ligar? A tua trotinete elétrica avariou-se, o que pode dever-se a um mau funcionamento do motor, bateria, controlador, visor ou acelerador.

Uma avaria ocorre quando um ou mais destes componentes estão danificados e impedem o funcionamento correto da trotinete. Para evitar avarias, aconselhamos que verifiques pontualmente se estas quatro peças não estão partidas ou danificadas. A manutenção regular evitará a maioria dos problemas associados a uma avaria e a uma paragem completa da trotinete.

Fazer a manutenção da bicicleta elétrica: a chave para evitar avarias

Primeira etapa para limitar as avarias: respeitar as condições de utilização da trotinete elétrica. Antes de a utilizares, informa-te sobre as restrições e recomendações de utilização constantes no manual do produto (carga máxima, limpeza, precauções de armazenamento, etc.). Seguindo-as, irás prolongar a vida útil da tua trotinete. Elaborámos um resumo dos 6 principais conselhos para evitar avarias na trotinete

Estes diferentes pontos são válidos para todos os modelos e marcas.

Como evitar avarias nas trotinetes elétricas?

1. Contra as infiltrações, evitar a chuva

A maioria das trotinetes motorizadas estão protegidas contra o pó e salpicos. Passar por uma poça de água de vez em quando não é grave, mas não é recomendável utilizares a trotinete elétrica à chuva, pois a água pode entrar no circuito elétrico e danificar os componentes. Se estiver a chover, é melhor encontrares outro meio de transporte.

2. Para limitar as quebras, ter cuidado com os impactos

Embora seja adequada para uma utilização em meio urbano, a trotinete elétrica continua a ser vulnerável e pode deteriorar-se se for sujeita a impactos muito fortes. Vai com calma ao subires e desceres passeios, e evita buracos e pisos irregulares, que também podem fazer com que caias. Na cidade, os inimigos da tua trotinete estão em todo o lado!

3. Cuidar da bateria

A bateria da trotinete é um elemento frágil que requer algumas precauções. O ideal é recarregar a bateria após cada utilização e guardá-la quando a carga estiver à volta dos 70%. Guardar a bateria num local sem humidade e onde as temperaturas não sejam demasiado baixas ou demasiado altas.

Se não utilizares a trotinete elétrica durante muito tempo, recomendamos que mantenhas os ciclos de carga da bateria a cada 3 ou 4 meses para evitar a descarga total, o que implicaria a não reinicialização da trotinete.

4. Preservar o carregador

Deixar o carregador sempre ligado a uma tomada é uma má ideia! Quando não o estiveres a utilizar, desliga-o para evitar que se danifique (isto aplica-se aos carregadores de todos os dispositivos eletrónicos). Evita também a utilização de um carregador que não seja o original, pois as baterias das trotinetes elétricas são muito sensíveis e podem deteriorar-se se o carregador for substituído.

5. Contra o sobreaquecimento, aliviar o motor

Ao andares na trotinete, quando acionas o punho de aceleração, se sentires que o motor não está a responder normalmente e que a trotinete abranda, não hesites em ajudá-la dando-lhe mais impulso com o pé. Deste modo, proteges o motor do sobreaquecimento e de uma possível deterioração.

Verifica regularmente se os pneus estão cheios com a pressão correta. Os pneus pouco ou muito cheios puxam pelo motor.

Também recomendamos que nunca andes na trotinete com mais de uma pessoa, pois a carga seria demasiado grande, forçando o motor a sobreaquecer. Além disso, é proibido na estrada!

6. Limpar a trotinete

Antes de guardares a trotinete entre duas saídas, pensa primeiro na etapa de limpeza. Passa um pano seco nos diferentes componentes para remover a sujidade e prolongar a vida útil da trotinete. Aplica-se aos componentes eletrónicos (motor, bateria, etc.) e às outras peças da trotinete (rodas, travões, etc.). Nunca uses água, pode danificar a trotinete elétrica e provocar uma avaria.

Como proceder quando a trotinete deixa de acender ou de carregar?

Por muito que ligues a bateria para carregá-la e tentes ligar o ecrã de controlo da tua trotinete elétrica, nada acontece? 

Etapa número 1: verificar primeiro se todos os fios que ligam os vários componentes da trotinete estão devidamente ligados. 

Etapa número 2: se estiverem, verificar o ecrã de controlo, o acelerador, a bateria, o fusível, o motor e o controlador da trotinete. 

Vamos orientar-te!

● O problema tem origem no ecrã de controlo?

Se o visor já não acender ou se notares que as informações apresentadas estão incorretas, o problema pode dever-se a uma infiltração de água no circuito, a um impacto ou ao desaperto da trotinete. Deve ser substituído, pois os componentes eletrónicos estão danificados.

️ Descobre em vídeo as diferentes etapas para substituir o ecrã de controlo da trotinete.

Como evitar avarias nas trotinetes elétricas?

● O acelerador está avariado?

O gatilho do acelerador é propenso a avarias mecânicas (quebra da mola) e eletrónicos (infiltrações de água).

➡️ Se não subir corretamente ou se ficar preso numa posição, o problema é mecânico.

➡️ Se a velocidade e a aceleração da trotinete não forem normais ao puxar o gatilho, o problema pode ser eletrónico.

No modelo Xiaomi M365, o visor apresenta um código de erro 14 para indicar uma avaria no acelerador. Segue o nosso tutorial em vídeo para procederes à respetiva substituição.

● Como saber se a bateria da trotinete morreu?

Todas as baterias têm uma vida útil limitada e podem apresentar sinais de insuficiência com a utilização repetida. A bateria da trotinete é composta de células interligadas e de um Battery System Management (Gestão do Circuito da Bateria) ou BMS, que regula a temperatura e as células. 

Vários sinais podem indicar o desgaste da bateria e respetivas células: perda de autonomia, tempo de carregamento cada vez mais longo ou uma trotinete demasiado lenta, apesar de a bateria estar bem carregada. 

Vê os nossos conselhos para substituir a bateria avariada (hiperligação a seguir)

● O fusível da trotinete está queimado?

O fusível está localizado no mesmo compartimento da bateria da trotinete. Está ligado ao motor, à bateria e ao carregador. Se o motor tiver estado numa situação de sobreaquecimento, o fusível pode ter saltado por razões de segurança, impedindo que a trotinete se ligue a seguir. A única solução para poderes voltar a utilizar a trotinete é substituir o fusível queimado por um novo. 

Ao mudares um fusível, certifica-te de que o novo fusível é suficientemente potente. Caso contrário, o fusível pode queimar-se. Os fusíveis que saltam regularmente podem afetar o regulador de velocidade e o motor.

● O motor está avariado?

Se detetares fios e conectores derretidos ou queimados ligados ao motor, é um sinal de sobreaquecimento. Também poderás sentir cheiro a plástico queimado ao nível do motor.

Provavelmente estará queimado e serão necessárias algumas etapas para proceder à sua substituição: descobre como fazê-lo em vídeo.

● O problema tem origem no controlador?

O controlador poderá estar danificado devido a um impacto ou à utilização repetida, causando perda de aceleração durante a condução, problemas de iluminação ou ruídos invulgares. Para substituir um controlador avariado, segue as etapas em vídeo ou dirige-te a uma loja especializada. 

Como fazer a reinicialização do sistema numa trotinete elétrica?

A reinicialização da trotinete elétrica permite cancelar as diferentes configurações e os parâmetros guardados. Pode ser necessário fazer uma reinicialização do sistema após um longo período de inutilização da trotinete ou quando estiver avariada. A etapa de reinicialização pode ser utilizada para voltar a ligar a trotinete.

A reinicialização da trotinete faz-se geralmente acionando vários elementos ao mesmo tempo. Esta combinação depende do modelo da trotinete. Em alguns modelos de trotinetes elétricas, por exemplo nas da Xiaomi, é necessário pressionar ao mesmo tempo o botão de alimentação, a manete do travão e o acelerador. Consulta o manual de instruções para encontrares a combinação que funciona para a tua trotinete.

Como evitar avarias nas trotinetes elétricas?

Quem pode reparar a trotinete elétrica?

Se gostas de um desafio, podes ser tu a reparar as peças partidas da trotinete elétrica. Tens dúvidas? Podes confiar a reparação da tua trotinete a técnicos de reparação profissionais. Dirige-te a uma loja ou oficina especializada (por exemplo, o local onde compraste a trotinete), onde os técnicos tratarão das etapas de diagnóstico e reparação da tua trotinete elétrica.

Como evitar avarias nas trotinetes elétricas?